Até dia 12 de maio a PSP e GNR têm preparadas duas operações especiais dedicadas a apanhar quem conduz e fala ao telemóvel. A sinistralidade tem aumentado significativamente por causa da irresponsabilidade dos condutores que teimam em usar os telefones durante a condução.
As operações “Phone Off” da PSP e a “Smartphone, Smartdrive” da GNR vão ter na estrada um forte efetivo durante a próxima semana e vão ter mão pesada para todos quando forem intercetados a falar ao telemóvel sem dispositivos adequados e permitidos por lei, como sejam os sistemas de mãos livres ou mono auriculares Bluetooth.
Entre 1 de janeiro e 30 de abril deste ano, a GNR detetou cerca de 9000 condutores a fazer uso indevido do telemóvel durante a condução e em 2018 foram mais de 22.000 condutores a serem punidos por esta infração.
Portanto, a fiscalização vai ser feita em parte com muitos veículos descaraterizados e agentes à paisana. Este tipo de prática muito comum nos condutores portugueses representou, segundo dados da PSP, entre 1 de janeiro e 30 de abril um total de aproximadamente 5000 acidentes, que provocaram 53 mortos, 231 feridos graves e 5888 feridos ligeiros.
Não queiras ser um dos próximos a fazer parte desta estatística e respeita o Código da Estrada.