As novas tecnologias que deve escolher para o seu carro novo – Motorguia
Ligue-se connosco

Novos

As novas tecnologias que deve escolher para o seu carro novo

Published

on

Duas das ferramentas mais importantes em sua vida quotidiana podem ser seu smartphone e o seu automóvel. Será que está a tirar proveito de todas as ferramentas à sua disposição no momento de emparelhar o carro com o telefone?

As novas tecnologias presentes nos automóveis oferecem novas maneiras de usar o seu smartphone com o seu carro, permitindo aceder ao carro remotamente. Use os recursos do telefone com segurança enquanto conduz e muito mais. Veja uma lista básica para ter uma ideia do que a mistura dessas duas ferramentas podem fazer por si.

Bluetooth

Começando com o básico, muitos carros podem sincronizar com seu telefone por meio do Bluetooth, permitindo que você navegue pela sua música usando o display do carro, reproduza músicas ou faça chamadas pelo sistema de som do carro.

Interfaces Integradas

Alguns carros são compatíveis com uma interface integrada, como o Apple CarPlay ou o Android Auto, que se conecta ao seu telefone e permite usar os recursos do telefone por meio do controlo de voz ou dos controlos no volante. As informações do seu telefone podem ser exibidas no visor do carro para facilitar o planeamento da navegação e itinerários, a reprodução de músicas ou a realização de uma chamada.

Bloqueio Remoto e Desbloqueio

Evite a frustração de saber se você trancou seu carro com um sistema de desbloqueio e tranca remoto através do telefone. Esse recurso permite bloquear ou desbloquear as portas do carro de qualquer lugar com alguns toques do seu telefone. Também é útil quando alguém precisa correr de volta para o carro por algum motivo.

Arranque Remoto      

Se teme a sensação de frio de seu carro num dia de inverno ou o calor sufocante dos meses de verão, então o arranque remoto pode ser o seu serviço favorito no que respeita à conectividade do seu carro. Esta funcionalidade permite-lhe ativar o seu automóvel a partir do seu telemóvel, permitindo-lhe ligá-lo e ligar a climatização ou ar condicionado alguns minutos antes de entrar no veículo. No momento em que chega ao carro, não apenas o motor está aquecido e pronto para funcionar, mas o interior já estará ajustado para a temperatura ideal.

Lembretes de Status e Manutenção em Tempo Real

Se tende a preocupar-se em perder sua data da revisão ou troca de óleo, se a pressão dos pneus está correta, ou simplesmente gostaria de saber mais sobre o que está a acontecer com o seu carro, então as estatísticas em tempo real e os lembretes de manutenção são ideais para quem gosta de ter o controlo absoluto do veículo. Com este recurso, o seu carro poderá enviar as estatísticas e informações atuais diretamente para seu smartphone, para que possa ficar atento às informações no display do tablier.

Localização do Veículo

Esqueceu-se do local onde estacionou o carro? Quando esse recurso está conectado ao seu smartphone, não precisa de andar à caça do seu veículo. A tecnologia dos carros modernos permite que simplesmente procure no mapa usando o GPS integrado.

Assistência na estrada

Elevando os recursos de localização do veículo para o próximo nível, a assistência na estrada com o smartphone conectado é um dos recursos avançados que podem ajudar a mantê-lo seguro. Este recurso permite que envie a localização exata do seu carro para garantir que a ajuda chegue o mais rápido possível.

 

Essa lista serve para lhe dar uma ideia do que são os serviços conectados e como pode usá-los na sua vida diária. Se está a pensar comprar um carro novo, verifique quais desses recursos podem ser compatíveis com seu veículo, e quais os modelos que oferecem este tipo de tecnologia.

 


Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Manutenção

Sabe o que é o efeito submarino?

Published

on

Quando se entra no automóvel, a colocação do cinto é algo imprescindível e chega mesmo a ser praticamente um ato reflexo para o condutor e passageiros. No entanto se não o colocarmos corretamente em caso de desaceleração brusca ou mesmo de acidente, o corpo pode escorregar por baixo do cinto naquilo a que se apelidou de “efeito submarino”, podendo causar lesões graves.



Esta situação pode ocorrer quando o cinto de segurança não foi bem colocado, ou quando o banco está demasiado reclinado. Como tal é preciso verificar que o cinto está bem ajustado ao corpo, tenso e sem folgas. Que não usa roupa demasiado larga que pode impedir o correto ajuste do cinto ao corpo.

Lembre-se que num cinto corretamente colocado a tira inferior atravessa na horizontal a zona abaixo do abdómen e que a parte diagonal deve ficar entre o ombro e o pescoço. O corpo deve estar com as pernas e as costas o mais na perpendicular possível, fazendo praticamente um ângulo de 90º.

Naturalmente que estas regras se aplicam a todos os ocupantes do veículo, com especial atenção para as crianças. Utilize sempre um sistema de segurança adequado ao peso e altura da criança (as denominadas cadeiras de criança) e lembre-se que deve ser o adulto a verificar a correta colocação do cinto pois a criança não tem ainda consciência nem capacidade para o fazer.

Continuar a ler

Manutenção

Cuidados a conduzir com chuva

Published

on

Com a chegada da chuva o ambiente rodoviário muda consideravelmente e requer mais cuidados na condução de forma a evitar percalços e a garantir a sua segurança e a dos outros.



Com as primeiras chuvas as condições do piso mudam substancialmente. As primeiras águas que caem sobre o asfalto misturam-se com o óleo, gasóleo e demais resíduos que estão no asfalto e formam aquela película “espumosa” que prejudica substancialmente a aderência do veículo.

É um período particularmente propício a acidentes pois os condutores ainda estão a conduzir em “modo verão”, ou seja, muito confiantes na aderência típica de um piso seco, mas que entretanto mudou radicalmente.

Além deste período inicial, conduzir com chuva requer sempre uma mudança no comportamento ao volante. A aderência diminui com a presença da água, mas também a visibilidade fica substancialmente prejudicada tanto pela água no exterior do veículo como pela condensação no seu interior que embacia as superfícies vidradas.

Assim, o condutor deve:

Assegurar-se do bom estado dos pneus

Os pneus são o único elo de ligação do veículo à estrada, por isso devem estar nas melhores condições. Verifique o estado do piso, se não está gasto ou degradado e confirme também a pressão, certifique-se que está correta.

Ver bem e ser bem visto

Confirme também que todas as luzes do seu veículo estão a funcionar e com boa intensidade. Assim garante que de noite tem uma melhor visibilidade, mas ao mesmo tempo também assegura que a sua presença está bem evidente para os demais utentes da via.

Verificar o estado das escovas

Ver bem é determinante em tempo de chuva, por isso veja se as escovas limpa para-brisas estão em boas condições, se a borracha continua flexível e se não está quebradiça ou com falhas.

Adequar a sua condução

Com o piso molhado deve adequar a sua condução às condições do momento. Pelo menos duplicar a distância de segurança para o veículo da frente, ganhando tempo de reação. Evitar movimentos bruscos no volante, nas acelerações ou travagens. Conduza de forma suave e atenta.

Continuar a ler
Publicidade

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

  • por ChiragG
    Boas pessoal, Deixei cair um papel entre o tablier e o pára-brisas, há alguma forma de o tirar sem ter que desmontar nada, ou nem por isso? ...
  • por Westvic
    Boa noite pessoal, estou à procura de um novo carro. Vou meter aqui dados para que me possam ajudar neste processo. Tipo de carro - Sendo eu um...
  • por pepas94
    Boa tarde Malta das 4 rodas... No mês passado como é do conhecimento de alguns comprei um bmw 320i E93. Pois bem...comprei este carro com...
  • por Bunker1978
    Olá amigos. Sabem como funcionam as empresas subcontratadas de transporte expresso? Em termos de rentabilidade e requisitos conseguem informar?...

Em aceleração