As novas tecnologias que deve escolher para o seu carro novo – Motorguia
Ligue-se connosco

Novos

As novas tecnologias que deve escolher para o seu carro novo

Published

on

Duas das ferramentas mais importantes em sua vida quotidiana podem ser seu smartphone e o seu automóvel. Será que está a tirar proveito de todas as ferramentas à sua disposição no momento de emparelhar o carro com o telefone?

As novas tecnologias presentes nos automóveis oferecem novas maneiras de usar o seu smartphone com o seu carro, permitindo aceder ao carro remotamente. Use os recursos do telefone com segurança enquanto conduz e muito mais. Veja uma lista básica para ter uma ideia do que a mistura dessas duas ferramentas podem fazer por si.

Bluetooth

Começando com o básico, muitos carros podem sincronizar com seu telefone por meio do Bluetooth, permitindo que você navegue pela sua música usando o display do carro, reproduza músicas ou faça chamadas pelo sistema de som do carro.

Interfaces Integradas

Alguns carros são compatíveis com uma interface integrada, como o Apple CarPlay ou o Android Auto, que se conecta ao seu telefone e permite usar os recursos do telefone por meio do controlo de voz ou dos controlos no volante. As informações do seu telefone podem ser exibidas no visor do carro para facilitar o planeamento da navegação e itinerários, a reprodução de músicas ou a realização de uma chamada.

Bloqueio Remoto e Desbloqueio

Evite a frustração de saber se você trancou seu carro com um sistema de desbloqueio e tranca remoto através do telefone. Esse recurso permite bloquear ou desbloquear as portas do carro de qualquer lugar com alguns toques do seu telefone. Também é útil quando alguém precisa correr de volta para o carro por algum motivo.

Arranque Remoto      

Se teme a sensação de frio de seu carro num dia de inverno ou o calor sufocante dos meses de verão, então o arranque remoto pode ser o seu serviço favorito no que respeita à conectividade do seu carro. Esta funcionalidade permite-lhe ativar o seu automóvel a partir do seu telemóvel, permitindo-lhe ligá-lo e ligar a climatização ou ar condicionado alguns minutos antes de entrar no veículo. No momento em que chega ao carro, não apenas o motor está aquecido e pronto para funcionar, mas o interior já estará ajustado para a temperatura ideal.

Lembretes de Status e Manutenção em Tempo Real

Se tende a preocupar-se em perder sua data da revisão ou troca de óleo, se a pressão dos pneus está correta, ou simplesmente gostaria de saber mais sobre o que está a acontecer com o seu carro, então as estatísticas em tempo real e os lembretes de manutenção são ideais para quem gosta de ter o controlo absoluto do veículo. Com este recurso, o seu carro poderá enviar as estatísticas e informações atuais diretamente para seu smartphone, para que possa ficar atento às informações no display do tablier.

Localização do Veículo

Esqueceu-se do local onde estacionou o carro? Quando esse recurso está conectado ao seu smartphone, não precisa de andar à caça do seu veículo. A tecnologia dos carros modernos permite que simplesmente procure no mapa usando o GPS integrado.

Assistência na estrada

Elevando os recursos de localização do veículo para o próximo nível, a assistência na estrada com o smartphone conectado é um dos recursos avançados que podem ajudar a mantê-lo seguro. Este recurso permite que envie a localização exata do seu carro para garantir que a ajuda chegue o mais rápido possível.

 

Essa lista serve para lhe dar uma ideia do que são os serviços conectados e como pode usá-los na sua vida diária. Se está a pensar comprar um carro novo, verifique quais desses recursos podem ser compatíveis com seu veículo, e quais os modelos que oferecem este tipo de tecnologia.

 


Publicidade
Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Manutenção

Como montar as correntes de neve

Published

on

Com o tempo frio é normal que seja necessário recorrer à colocação de correntes de neve nas rodas para garantir a circulação em algumas estradas cobertas de neve. Como é normal, a sua colocação também tem os seus segredos.



Escolher a corrente certa

As correntes a utilizar dependem do tipo de veículo, por isso assegure-se que no momento da compra escolhe as correntes certas para o seu ligeiro, SUV ou todo-o-terreno. Obviamente, verifique também se as correntes são homologadas.

Segurança primeiro

No momento de colocar as correntes escolha bem o local onde estaciona o veículo. Opte por um local com espaço, pouco trânsito e que seja bem visível para os demais utentes da via. Caso ache necessário para aumentar a sua visibilidade e segurança, vista o colete refletor e coloque o triângulo atrás do veículo.

Não se esqueça de usar luvas. Lembre-se que o frio torna a montagem mais complicada e além disso pode sempre haver um contratempo as luvas protegem-no de algum ferimento ligeiro.

Como colocar as correntes

Se é a primeira vez que coloca correntes convém que leia o folheto de instruções das mesmas e que siga as suas indicações. A primeira coisa a fazer é colocar as correntes no chão e esticá-las para ter a noção das peças que as compõem e da sua dimensão. Normalmente as correntes são colocadas nas rodas motrizes do automóvel. Se este tem tração dianteira as correntes devem ser colocadas nas rodas do eixo da frente, se este é um tração traseira estas devem ser montadas nas rodas do eixo de trás. Se está num todo-o-terreno com tração às quatro rodas, o ideal é colocar correntes nas quatro rodas. Agora siga as instruções do fabricante sobre como colocar as correntes em cada roda. Já há no mercado algumas correntes que automaticamente ajustam a sua tensão ao pneu, mas se as que comprou são tensionadas de forma manual, então depois de colocadas e tensionadas andem com o carro uns 100 metros e volte a parar para verificar e, se for necessário, voltar a tensionar as correntes para que estas tenham o ajuste correto e seguro.

Adapte a sua condução

Quando circula com correntes de neve não se esqueça que deve adaptar a sua condução e evitar acelerações ou travagens bruscas. A suavidade é o segredo. Escusado será dizer que não deve usar as correntes quando estas já não são necessárias, por isso remova-as quando achar que as condições da estrada já não exigem a sua utilização.

Continuar a ler

Novos

A importância da distância de segurança

Published

on

A distância de segurança é um conceito no meio rodoviário que pode ser definido como a distância que separa dois veículos que circulam na mesma faixa e que permite ao que circula atrás travar em segurança sem embater no da frente.



Naturalmente que essa distância em concreto varia em função de vários fatores como a velocidade, o estado do piso ou as condições climatéricas, por isso aqui lhe deixamos alguns conceitos e conselhos para garantir que circula sempre com a distância de segurança adequada.

O bom estado do veículo

Pneus, travões e amortecedores em boas condições são determinantes para a eficácia da travagem do veículo, logo é importante saber gerir a distância para o veículo da frente caso desconfie que algum destes elementos possa não estar a 100% (como antes de ir à revisão, por exemplo).

A velocidade

Quando maior a velocidade, mais espaço o veículo necessita para se imobilizar em segurança e menos tempo de reação tem o condutor, logo tem de adequar a distância de segurança à via em que circula, aumentando-a em função do aumento da velocidade. Ou seja, em auto-estrada a distância para o veículo da frente terá que ser maior do que em estrada e aqui maior do que em cidade.

As condições do condutor

O cansaço, o sono ou as distrações são dois fatores que influenciam a capacidade de reação. Numa primeira análise, se sentir alguma destas condições o condutor não deve conduzir, mas se ainda assim tiver de o fazer, então convém aumentar a distância de segurança para poder ganhar tempo de reação face a qualquer imprevisto.

O estado do piso

Um piso degradado prejudica a capacidade de travagem do veículo pois os amortecedores estão sempre a ressaltar. Isto faz com que a roda não esteja permanentemente em contacto com o asfalto o que em caso de travagem vai aumentar a distância percorrida pelo veículo pois o esforço dos travões não está a ser aplicado em pleno no alcatrão. Por isso se a estrada está degradada também deve aumentar a distância de segurança.

A meteorologia

Chuva, neve, gelo ou nevoeiro são elementos que prejudicam a aderência e também a visibilidade e como tal exigem uma condução mais preventiva e cautelosa. Por isso deve, pelo menos, duplicar a distância de segurança habitual em função da via em que circula porque uma má visibilidade prejudica o seu tempo de reação e um piso escorregadio aumenta e muito a distância percorrida numa travagem de emergência, por exemplo.

Continuar a ler
Publicidade

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

Em aceleração