Novos
As novas tecnologias que deve escolher para o seu carro novo

Duas das ferramentas mais importantes em sua vida quotidiana podem ser seu smartphone e o seu automóvel. Será que está a tirar proveito de todas as ferramentas à sua disposição no momento de emparelhar o carro com o telefone?
As novas tecnologias presentes nos automóveis oferecem novas maneiras de usar o seu smartphone com o seu carro, permitindo aceder ao carro remotamente. Use os recursos do telefone com segurança enquanto conduz e muito mais. Veja uma lista básica para ter uma ideia do que a mistura dessas duas ferramentas podem fazer por si.
Bluetooth
Começando com o básico, muitos carros podem sincronizar com seu telefone por meio do Bluetooth, permitindo que você navegue pela sua música usando o display do carro, reproduza músicas ou faça chamadas pelo sistema de som do carro.
Interfaces Integradas
Alguns carros são compatíveis com uma interface integrada, como o Apple CarPlay ou o Android Auto, que se conecta ao seu telefone e permite usar os recursos do telefone por meio do controlo de voz ou dos controlos no volante. As informações do seu telefone podem ser exibidas no visor do carro para facilitar o planeamento da navegação e itinerários, a reprodução de músicas ou a realização de uma chamada.
Bloqueio Remoto e Desbloqueio
Evite a frustração de saber se você trancou seu carro com um sistema de desbloqueio e tranca remoto através do telefone. Esse recurso permite bloquear ou desbloquear as portas do carro de qualquer lugar com alguns toques do seu telefone. Também é útil quando alguém precisa correr de volta para o carro por algum motivo.
Arranque Remoto
Se teme a sensação de frio de seu carro num dia de inverno ou o calor sufocante dos meses de verão, então o arranque remoto pode ser o seu serviço favorito no que respeita à conectividade do seu carro. Esta funcionalidade permite-lhe ativar o seu automóvel a partir do seu telemóvel, permitindo-lhe ligá-lo e ligar a climatização ou ar condicionado alguns minutos antes de entrar no veículo. No momento em que chega ao carro, não apenas o motor está aquecido e pronto para funcionar, mas o interior já estará ajustado para a temperatura ideal.
Lembretes de Status e Manutenção em Tempo Real
Se tende a preocupar-se em perder sua data da revisão ou troca de óleo, se a pressão dos pneus está correta, ou simplesmente gostaria de saber mais sobre o que está a acontecer com o seu carro, então as estatísticas em tempo real e os lembretes de manutenção são ideais para quem gosta de ter o controlo absoluto do veículo. Com este recurso, o seu carro poderá enviar as estatísticas e informações atuais diretamente para seu smartphone, para que possa ficar atento às informações no display do tablier.
Localização do Veículo
Esqueceu-se do local onde estacionou o carro? Quando esse recurso está conectado ao seu smartphone, não precisa de andar à caça do seu veículo. A tecnologia dos carros modernos permite que simplesmente procure no mapa usando o GPS integrado.
Assistência na estrada
Elevando os recursos de localização do veículo para o próximo nível, a assistência na estrada com o smartphone conectado é um dos recursos avançados que podem ajudar a mantê-lo seguro. Este recurso permite que envie a localização exata do seu carro para garantir que a ajuda chegue o mais rápido possível.
Essa lista serve para lhe dar uma ideia do que são os serviços conectados e como pode usá-los na sua vida diária. Se está a pensar comprar um carro novo, verifique quais desses recursos podem ser compatíveis com seu veículo, e quais os modelos que oferecem este tipo de tecnologia.
Manutenção
Poupe a sua caixa de velocidades manual

A caixa de velocidades de um automóvel é um elemento fundamental no controlo do mesmo e por isso ter algum cuidado na sua utilização é muito importante para garantir o seu bom funcionamento e longevidade e também para evitar avarias que podem sair caras.
Num automóvel a potência produzida pelo seu motor é transformada em força através da caixa de velocidades que passa essa potência para as rodas do veículo. De uma forma simplista é uma espécie de intermediário entre o motor e as rodas do carro que através das suas relações transforma a energia do motor em maior força nas relações mais baixas, ou em mais velocidade nas relações mais altas. Sem esquecer a marcha atrás, obviamente.
Num modelo com uma caixa manual o condutor muda de relação (ou de mudança, se preferirem) acionando a embraiagem e engrenando a relação adequada ao momento da condução através da alavanca da caixa (ou manete). Quando retira o pé da embraiagem a relação escolhida vai estar acoplada ao veio de transmissão e consequentemente às rodas, completando-se a relação mecânica entre o motor e as rodas.
No dia a dia o condutor pode ter certos cuidados e evitar alguns erros para que a caixa de velocidades mantenha o seu bom funcionamento e tenha uma maior durabilidade:
Arranque sempre em primeira velocidade
É das primeiras coisas que se aprende na escola de condução e é essencial. Arranque a marcha do veículo sempre em primeira velocidade. Não o faça em segunda velocidade pois isso causa um desgaste suplementar, especialmente na embraiagem.
Circular com a mudança na rotação correta
Evitar que o carro ande com a rotação muito baixa face à relação. Se sentir que o carro está “a perder força e a ir abaixo” não force a situação acelerando. Faça o correto que é reduzir para uma mudança inferior e garantir que está a circular no regime correto para aquele momento de condução. O mesmo pode ser dito na situação inversa. Não ande com a rotação demasiado alta causando um desgaste desnecessário e consumindo mais combustível do que o exigido.
Não ande com a mão na alavanca da caixa ou o pé na embraiagem
Utilize os comandos apenas quando são necessários para executar as suas funções, ou seja, não conduza sempre com a mão na alavanca da caixa de velocidades. pode parecer que não, mas isso causa pressão sobre os elementos da caixa desgastando-os mais prematuramente. O mesmo pode ser dito sobre o pé no pedal de embraiagem. Sempre que utiliza o pedal de embraiagem depois coloque o pé do lado esquerdo e não o deixe no pedal. Sem dar por isso ele pode ir pressionando ligeiramente o pedal e também dessa forma causar um desgaste prematuro na embraiagem. Também quando está parado num semáforo, por exemplo, deve colocar o carro em ponto morto e não ficar com uma mudança engrenada e o pé no pedal de embraiagem.
Garanta a boa manutenção da caixa de velocidades
A caixa de velocidades não tem de trocar o óleo com a mesma frequência que o motor do automóvel, mas ainda assim é necessário ele seja trocado seguindo as indicações do manual do automóvel ou então verificando o seu estado a cada 100 mil quilómetros pelo menos.
bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4dNovos
Os pneus para todas as estações

Nos últimos anos as marcas de pneus têm apostado no desenvolvimento e comercialização de pneus para todas as estações, ou seja, que reúnem num só as principais características dos pneus de verão e dos pneus de inverno.
Apesar de no nosso país o clima ser ameno e não haver muitas zonas que sofrem demasiado com o inverno, os pneus normalmente mais utilizados pelos condutores são os pneus de verão. Contudo, nas épocas mais chuvosas e frias é cada vez mais comum haver dias de neve ou gelo na estrada e para aqueles que vivem em regiões que são cada vez mais afetadas por este tipo de circunstâncias, então equacionar os pneus para todas as estações (ou All-Season, como também são denominados) pode ser uma solução.
Não sendo uma prática muito comum no nosso país, sabemos que é normal que se mudem os pneus de verão para pneus de inverno quando a estação do ano assim o exige, mas com a adoção de pneus All-Season essa mudança deixa de ser necessária (considerando que não estamos a falar de regiões onde de facto os invernos são extremamente rigorosos e prolongados).
Um pneu para todas as estações oferece uma melhor aderência em piso molhado, com neve ou com gelo. Nas zonas de maior altitude e mais frias, por exemplo, eles permitem que se dispense a utilização de correntes de neve, podendo prosseguir viagem sem ter de as instalar. É comum que os pneus All-Season tenham a marcação “3PMSF” no flanco o que indica que são aprovados para circular em estradas com gelo ou neve.
Obviamente, em zonas com climas mais extremos os pneus específicos de verão ou de inverno terão um desempenho mais adequado pois foram desenvolvidos para temperaturas amenas a muito altas no primeiro caso ou temperaturas amenas a muito baixas no segundo, mas um pneu para todas as estações assegura um bom compromisso se falarmos de um país como o nosso. Mesmo não tendo muitas regiões com longos períodos de gelo ou neve nas estradas, é normal que tenhamos invernos mais rigorosos em termos de chuva e aí um pneu All-Season oferece um melhor desempenho que um de verão.
slot gacor slot gacor hari ini bento4d slot gacor bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d slot gacor slot gacor hari ini situs slot slot gacor hari ini-
Notícias1 semana ago
Alpine celebra 70 anos com um vídeo
-
Motos2 semanas ago
Miguel Oliveira regressou aos pontos
-
Comerciais1 semana ago
Túnel do Monte Branco fechado ao trânsito de setembro a dezembro de 2025
-
Avaliações Usados2 semanas ago
Fiat 500e (2020-…)
-
Notícias1 semana ago
BYD quer superar os 3000 cv com o Yangwang U9
-
Curiosidades2 semanas ago
A 105 km/h na auto-estrada… numa trotinete
-
Comerciais2 semanas ago
BYD Trucks já chegou a Espanha. Segue-se Portugal
-
Manutenção1 semana ago
Poupe a sua caixa de velocidades manual