As novas tecnologias que deve escolher para o seu carro novo – Motorguia
Ligue-se connosco

Novos

As novas tecnologias que deve escolher para o seu carro novo

Published

on

Duas das ferramentas mais importantes em sua vida quotidiana podem ser seu smartphone e o seu automóvel. Será que está a tirar proveito de todas as ferramentas à sua disposição no momento de emparelhar o carro com o telefone?

As novas tecnologias presentes nos automóveis oferecem novas maneiras de usar o seu smartphone com o seu carro, permitindo aceder ao carro remotamente. Use os recursos do telefone com segurança enquanto conduz e muito mais. Veja uma lista básica para ter uma ideia do que a mistura dessas duas ferramentas podem fazer por si.

Bluetooth

Começando com o básico, muitos carros podem sincronizar com seu telefone por meio do Bluetooth, permitindo que você navegue pela sua música usando o display do carro, reproduza músicas ou faça chamadas pelo sistema de som do carro.

Interfaces Integradas

Alguns carros são compatíveis com uma interface integrada, como o Apple CarPlay ou o Android Auto, que se conecta ao seu telefone e permite usar os recursos do telefone por meio do controlo de voz ou dos controlos no volante. As informações do seu telefone podem ser exibidas no visor do carro para facilitar o planeamento da navegação e itinerários, a reprodução de músicas ou a realização de uma chamada.

Bloqueio Remoto e Desbloqueio

Evite a frustração de saber se você trancou seu carro com um sistema de desbloqueio e tranca remoto através do telefone. Esse recurso permite bloquear ou desbloquear as portas do carro de qualquer lugar com alguns toques do seu telefone. Também é útil quando alguém precisa correr de volta para o carro por algum motivo.

Arranque Remoto      

Se teme a sensação de frio de seu carro num dia de inverno ou o calor sufocante dos meses de verão, então o arranque remoto pode ser o seu serviço favorito no que respeita à conectividade do seu carro. Esta funcionalidade permite-lhe ativar o seu automóvel a partir do seu telemóvel, permitindo-lhe ligá-lo e ligar a climatização ou ar condicionado alguns minutos antes de entrar no veículo. No momento em que chega ao carro, não apenas o motor está aquecido e pronto para funcionar, mas o interior já estará ajustado para a temperatura ideal.

Lembretes de Status e Manutenção em Tempo Real

Se tende a preocupar-se em perder sua data da revisão ou troca de óleo, se a pressão dos pneus está correta, ou simplesmente gostaria de saber mais sobre o que está a acontecer com o seu carro, então as estatísticas em tempo real e os lembretes de manutenção são ideais para quem gosta de ter o controlo absoluto do veículo. Com este recurso, o seu carro poderá enviar as estatísticas e informações atuais diretamente para seu smartphone, para que possa ficar atento às informações no display do tablier.

Localização do Veículo

Esqueceu-se do local onde estacionou o carro? Quando esse recurso está conectado ao seu smartphone, não precisa de andar à caça do seu veículo. A tecnologia dos carros modernos permite que simplesmente procure no mapa usando o GPS integrado.

Assistência na estrada

Elevando os recursos de localização do veículo para o próximo nível, a assistência na estrada com o smartphone conectado é um dos recursos avançados que podem ajudar a mantê-lo seguro. Este recurso permite que envie a localização exata do seu carro para garantir que a ajuda chegue o mais rápido possível.

 

Essa lista serve para lhe dar uma ideia do que são os serviços conectados e como pode usá-los na sua vida diária. Se está a pensar comprar um carro novo, verifique quais desses recursos podem ser compatíveis com seu veículo, e quais os modelos que oferecem este tipo de tecnologia.

 


Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Manutenção

Estacionar em segurança

Published

on

Na esmagadora maioria das vezes a preocupação principal ao estacionar é mesmo encontrar um simples lugar onde caiba o carro, mas há alguns cuidados que deve ter para garantir uma melhor segurança para si e para o seu veículo.



Os principais riscos para si e o seu veículo que deve considerar quando estaciona podem, de uma forma simplista, ser divididos em dois grupos principais: os possíveis danos e os possíveis roubos. Os danos podem ser intencionais, acidentais ou por efeito da natureza e os furtos podem ser de bens pessoais, de objetos ou do próprio veículo. Por isso, para minimizar o risco de qualquer uma destas situações acontecer, o condutor deve prestar atenção a alguns fatores quando estaciona.

Local iluminado

Durante a noite sempre que possível escolha um local iluminado para estacionar o seu automóvel. Caso estacione na rua, tente fazê-lo o mais perto possível de um poste de iluminação. Um veículo estacionado num local com boa luz é menos “apetitoso” para potenciais furtos do que se estiver num canto escuro da rua.

Boa visibilidade

Tanto de dia como de noite é conveniente que o automóvel esteja bem visível. Primeiro porque é menos atrativo para eventuais furtos e depois porque também é uma forma de evitar alguns acidentes como uma ligeira raspadela na chapa ou um espelho partido.

Atenção às esquinas ou às passadeiras

Evite estacionar perto de esquinas. Uma manobra menos bem conseguida por parte de um veículo pesado, por exemplo, pode ter consequências inesperadas na chapa do seu carro. Já em relação às passadeiras, como são zonas de muita passagem de peões também pode acontecer um toque ou uma raspadela causada por algum peão mais distraído… ou menos “sóbrio”.

Cuidado com as árvores

Nos dias mais quentes e soalheiros do verão, estacionar à sombra de uma árvore é uma excelente solução pois além de minimizar o aumento da temperatura no habitáculo também evita que a pintura seja “queimada” pelo sol. Contudo na estação “oposta”, no inverno pode ser um problema. Em dias mais complicados em termos climatéricos pode correr o risco do seu veículo sofrer com uma queda de árvore e mesmo que tenho um seguro que cubra essa situação, não se livra das complicações causadas por este infortúnio.

Escolha bem o lugar no parque

Se for estacionar num parque coberto, como nas grandes superfícies comerciais, por exemplo, escolha bem o lugar. Não deixe o carro demasiado isolado pois assim facilita a tarefa de quem o queira assaltar pois há menos gente perto. Se possível escolha um lugar junto a um pilar, pelo menos um dos lados do seu automóvel fica “imune” a pancadas das portas de quem está estacionado ao seu lado.

Veja bem a sinalização

Confirme se o lugar onde vai estacionar é “legal”. Por vezes pode acontecer chegar ao pé do local onde estacionou e o seu carro não estar lá e isso acontecer porque, ao estar mal estacionado, ele foi rebocado pelas forças da autoridade e não porque tenha sido roubado. Por isso é melhor evitar a multa e também o susto, estacione de forma legal.

Continuar a ler

Manutenção

Saiba como ter uma boa posição de condução

Published

on

Uma posição de condução correta é determinante para garantir a segurança, o controlo do veículo e evitar o cansaço quando se vão somando quilómetros ao volante.



Estar sentado aos comandos de um veículo não é a mesma coisa que estar sentado no sofá onde só o conforto interessa. A posição de condução é determinante para garantir que o condutor tem uma boa visibilidade, mantém a capacidade de reação e não vai ficar demasiado cansaço nas viagens mais longas.

Naturalmente a posição de condução ideal vai depender do físico de quem está ao volante e das possibilidades de regulação do banco e da coluna de direção do veículo, mas há sempre forma de encontrar o melhor compromisso.

Para ter uma posição de condução correta é necessário levar em linha de conta alguns pormenores:

Ajustar o banco

O banco deve ser ajustado em longitude e em altura (se possível) de forma a que os pés cheguem bem aos pedais e consigam exercer pressão completa nos mesmos para que estes vão até ao máximo do seu curso. As pernas deverão ficar fletidas de forma a que o condutor não sinta as pernas demasiado esticadas ou encolhidas.

Inclinação do encosto do banco

O encosto do banco deve ser ajustado em inclinação de maneira a que as costas fiquem o mais verticais possível mas mantendo um bom nível de conforto.

Regular o encosto de cabeça

O encosto de cabeça é um elemento fundamental na segurança e deve ser ajustado de forma a que fique a cerca de dois ou três centímetros da nuca. Em termos de altura imagine uma linha ao nível dos olhos e ajuste a altura do encosto de forma a que essa linha fique sensivelmente a meio do encosto.

A posição do volante

Ajustar a altura e a profundidade (caso tenha essa regulação) da coluna de direção é fundamental para garantir que o condutor está confortável e tem a amplitude de movimentos necessária para reagir prontamente face a algum imponderável. Por isso o volante deve ser ajustado de forma a que os braços fiquem ligeiramente fletidos e imaginando que o volante é um relógio, então as mãos devem ficar nas 9 e nas 3 horas. A melhor forma de posicionar o volante corretamente é esticar o braço na horizontal e ajustar a profundidade e a altura do volante de maneira a que o pulso da mão fique no topo do volante.

Continuar a ler
Publicidade

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

Em aceleração