Saiba detetar ruídos indesejáveis – Motorguia
Ligue-se connosco

Manutenção

Saiba detetar ruídos indesejáveis

Published

on

Certamente, já ouviu ruídos estranhos na sua viatura e questionou-se sobre qual seria a sua origem. Deixamos algumas pistas para tentar identificar e resolver esses problemas.

Os ruídos parasitas são uma praga para o ouvido do automobilista, sobretudo se forem repetitivos e capazes de “furar” a insonorização do habitáculo. Outra das dificuldades que o condutor comum regista surge no momento de explicar o ruído ao rececionista da oficina. A origem do ruído é sempre a grande dúvida. Este artigo tentará ajudar a identificar os barulhos mais comuns.


EMBRAIAGEM
Embraiagem dura


Após algumas centenas de quilómetros percorridos, o pedal da embraiagem fica rijo e range? Provavelmente o cabo da embraiagem está a perder consistência e a tornar-se laço. Também pode acontecer porque o mecanismo está muito usado e não tem elasticidade. O melhor será substituir a embraiagem nos dois a três meses seguintes à verificação destes sintomas ou então corre o risco de ficar parado na berma da estrada.


CAIXA DE VELOCIDADES
Mudanças “arranham”

O arranhar das mudanças, que acontece nas passagens de caixa, pode ter a ver ou com a embraiagem desgastada ou com os sincronizadores da caixa de velocidades. No primeiro caso, a situação é mais óbvia quando a marcha-atrás teima em não entrar ou quando o carro soluça no arranque. O disco de embraiagem não está totalmente gasto, mas exige um esforço extra para se engrenar qualquer relação de caixa. Não deixe passar muito tempo, caso contrário, ao invés de trocar só de embraiagem, terá de trocar de caixa de velocidades e aí o valor da fatura será astronómico.

Se ouvir um ruído proveniente da frente do automóvel, este pode derivar dos rolamentos da caixa de velocidades. Os carretos ou os esticadores estarão danificados ou gastos. Até que deixe de conseguir fazer passagens de caixa pode levar algum tempo, mas o melhor será dirigir-se à oficina quando verificar esta situação.

O “arranhar” pode ainda dever-se à falta de óleo na caixa de velocidades. Neste caso sente-se nas mudanças mais baixas. A resolução passa por esvaziar por completo o reservatório e enchê-lo com óleo indicado para caixas de velocidades.

 

MOTOR
Ruídos metálicos no motor


Quando estão em bom estado, os pistões e outras peças em movimento não emitem barulhos incomodativos. Todavia, as vibrações a que o motor está sujeito desgastam as peças novas ou acabam por partir as mais desgastadas e aí surgem os tais ruídos incomodativos e nada saudáveis para o seu motor.

Um segmento do pistão do motor tem uma durabilidade prolongada, mas existem outras peças cujo desgaste pode ser demasiado rápido. Em caso de dúvida, procure de imediato uma oficina ou um especialista.


TRAVÕES
Vibração e “chiadeira” nos travões


Quando sentir um barulho irritante proveniente das rodas sempre que trava, pode querer dizer que as pastilhas de travão estão gastas. Ainda que na maioria dos automóveis atuais exista uma luz no painel de instrumentos que não permite que se chegue a este extremo, deve ter atenção. Caso chegue a esta situação, deve substituir os discos ao mesmo tempo que as pastilhas. Isto porquê? Por que em contacto com o ferro, os discos ficariam danificados e assegurariam uma travagem pouco eficiente. Tenha ainda em atenção a qualidade das peças substituídas. Para evitar situações desagradáveis utilize sempre peças de origem ou de marcas conceituadas.
Se, ao travar, sente a direção a vibrar, é bem provável que os discos de travão do seu automóvel estejam empenados. Isto pode acontecer com uma travagem muito violenta, com um choque térmico provocado pela água, ou simplesmente por desgaste e/ou pouca qualidade do material. Neste caso, há que trocar os discos e as pastilhas.


DIRECÇÃO
A direcção vibra


Pode não fazer barulho, mas é desagradável ter o volante sempre “ligado” em vibromassagem. Se este fenómeno se produzir em aceleração a uma velocidade entre os 80 e os 120 km/h quer dizer que as rodas necessitam de ser equilibradas. Dirija-se a um centro de pneus e faça a equilibração das rodas e alinhe a direcção.
Pode ainda sentir o carro pouco estável a baixa velocidade e mais estável a ritmos elevados. O volante continua a vibrar. O mais certo é uma estrutura do pneu estar deformada e a jante empenada devido a um embate no passeio. Substitua os elementos defeituosos. No caso da jante, pode ser apenas reparada numa oficina dedicada a pneus.


MOTOR
O motor faz um ruído diferente

Se sentir que o motor tem um trabalhar diferente, mantenha-se atento. Caso ouça um barulho semelhante a um assobio poderá ser uma correia a patinar. Convém analisar de imediato a situação, pois se a correia se partir pode causar danos irreversíveis no motor. A correia deve ser substituída dentro de intervalos preconizados pela marca (ver livro de revisões da sua viatura). Se a correia de partir antes do tempo deve dirigir-se ao local onde adquiriu o veículo para que possam identificar o problema. Se ainda estiver na garantia terá de ser substituída ao abrigo desta. No caso de um rolamento em vias de gripar, o caso será mais difícil de analisar. Por isso, se sentir ruídos estranhos no motor, dirija-se de imediato a uma oficina oficial.


RODAS
Ruídos nas rodas


Os rolamentos gripados podem ser a principal causa dos ruídos provenientes das rodas. Abra o vidro e coloque a cabeça de fora. Ao mesmo tempo que vira a direcção para um lado e para o outro, escute. Caso sinta vibrações no volante e um estalo proveniente de uma roda, poderá querer dizer que está na altura de substituir a caixa de direcção.

Se ao virar para um dos lados ouvir um zumbido forte, pode querer dizer que algum rolamento está gripado.

Para determinar se é numa roda dianteira ou traseira levante o carro com um macaco hidráulico. Faça girar a roda para concluir se é essa que provoca o ruído. Faça este procedimento em todas as rodas Pode ainda, com a roda no chão, abaná-la de um lado para o outro. Caso os rolamentos estejam nos últimos dias de vida terá de substitui-los. Não precisa de fazê-lo de imediato, pois ainda pode circular durante algum tempo, mas tal não é aconselhável correndo o risco de danificar peças importantes que asseguram o bom funcionamento da roda.


 

Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Manutenção

Equipe o seu carro para o inverno

Published

on

O inverno está à porta e especialmente nesta época também se aproximam as viagens natalícias que muitas vezes podem ter a surpresa da chuva, do frio, da neve ou do gelo. Sempre esperando que não aconteça nenhum contratempo nunca é demais equipar bem o seu carro com um “kit de inverno”.


Por vezes quando o tempo fica mais rigoroso é normal vermos notícias de estradas fechadas devido à neve, por exemplo. Na realidade, quando se faz uma viagem, nunca estamos à espera que podemos ser nós a ficar presos porque a estrada foi fechada ou porque aconteceu uma avaria, mas isso pode acontecer e pode ser uma experiência muito desagradável para o condutor e demais ocupantes do veículo. Para minimizar o desconforto e também garantir a máxima segurança possível é conveniente ter um “kit de inverno” que inclua um conjunto de objetos que podem solucionar uma variedade de problemas.

Roupas quentes e visíveis

Pode parecer básico, mas viajar com roupas adequadas para enfrentar o frio é determinante e nunca é demais acrescentar uma manta ou cobertor, sem esquecer um impermeável. Em caso de avaria além de ter de sair do carro também poderá ter de ficar muito tempo no seu interior sem climatização ou nenhuma forma de aquecimento, o que em pleno frio pode tornar-se complicado. Além disso roupa de alta visibilidade também é conveniente (pode sempre usar o colete refletor do carro) pois é bem provável que a visibilidade no exterior seja reduzida.

Telemóvel sempre a 100%

Obviamente será difícil ter o telemóvel a 100% quando surgir um contratempo, mas levar um carregador e um adaptador para a ficha de isqueiro do carro é essencial. Um powerbank também não será mal pensado pois o automóvel pode ter uma avaria elétrica e ficar sem energia nenhuma que permita carregar o telemóvel. Para poupar a bateria para o essencial que é comunicar, convém também levar consigo uma lanterna pois dessa forma evitar gastar a bateria do telemóvel com a luz do mesmo.

Comida e bebida

Numa paragem forçada no meio do frio nunca se sabe quanto tempo poderá ter de ficar no veículo e nesses casos alguns snacks ou bolachas para contornar a fome e recuperar energias são essenciais. Ao mesmo tempo, ter água para hidratar ou bebidas quentes num termo para aquecer um pouco também ajuda bastante. Além de reconfortante é meio caminho andado para manter os seus sentidos alerta.

Ferramentas úteis

Algumas ferramentas que não usa regularmente no carro podem ser muito úteis em caso de avaria ou paragem. Se a bateria fizer das suas, ter um par de cabos para poder fazer a ligação a outro carro podem “salvar-lhe” a viagem (se tiver um booster de pequenas dimensões seria o ideal pois não teria de esperar pela ajuda de outros). Uma pá pode fazer a diferença se ficar preso na neve. Basta uma daquelas pás pequenas dobráveis para já ser uma ajuda preciosa. Um raspador de gelo para limpar os pára-brisas que podem estar repletos de gelo que se formou durante a noite. Um pequeno jerrycan de combustível vazio também não é de menosprezar porque nem sempre as viagens correm como planeado e pode dar consigo sem combustível (que pode ter como causa uma avaria mecânica). Escusado será dizer que se não tem montados pneus de inverno ou de todas as estações, então um conjunto de correntes de neve para as rodas é essencial caso vá viajar para zonas onde pode encontrar neve ou gelo. Nalguns casos as autoridades condicionam algumas estradas e só deixam passar veículos equipados com correntes ou com pneus apropriados.

Óculos de sol

Pode parecer estranho, mas é bem possível que viaje com sol numa zona com neve e nesse caso a luminosidade é muito intensa com a luz a refletir na neve. Uns óculos de sol irão ajudá-lo na viagem pois além de não ficar encandeado com tanta luz também não irá cansar a vista.

Continuar a ler

Manutenção

Cuidado com o que come e bebe no Natal

Published

on

Às portas da época natalícia nunca é de mais alerta para alguns comportamentos que podem influenciar a sua segurança na estrada. Desta vez o foco vai para as recheadas mesas de Natal que, apesar de muito irresistíveis, exigem alguma consciência da parte daqueles que têm a responsabilidade de conduzir.


O Natal é marcado pela reunião dos familiares em trono de uma mesa, seja na noite da consoada, seja depois no almoço de Natal. Normalmente não faltam acepipes aos quais é difícil resistir e além da variedade também muitas vezes não se consegue evitar a quantidade pois não se consegue evitar repetir. No entanto convém não esquecer que o que come também tem influência na sua condução pois pode diminuir as suas capacidades de reação, comprometendo a sua segurança e a dos demais. Por isso, deixamos aqui alguns alertas para que o seu Natal corra da melhor forma depois das habituais festividades à mesa.

– Não abuse da comida

É difícil conseguir comer de forma equilibrada e moderada em frente a uma mesa recheada de coisas boas, mas se vai conduzir após a refeição não deve exagerar. Comidas muito “pesadas” ou em excesso vão ter influência direta nas suas capacidades, diminuindo o seu tempo de reação e consequentemente comprometer a atenção e rapidez de resposta face à estrada e ao trânsito. Não é por acaso que por vezes depois de uma refeição mais pesada sentimos uma “quebra” e algum sono e esse estado não é aconselhável para pegar num volante e fazer-se à estrada.

– Faça bem a digestão

Se não foi capaz de controlar a sua “gulosice” face aos pratos e doces que tinha à sua frente, então respeite os tempos de digestão e não vá conduzir logo após a refeição. Deixe o seu corpo digerir corretamente o que consumiu ou então faça uma pequena sesta antes de entrar no automóvel e seguir viagem. Assim evita as tais “quebras” que diminuem a sua capacidade de reação.

– Durma bem, coma bem e beba bem

Se fizer uma boa noite de sono na noite anterior à refeição de Natal vai diminuir a possibilidade de se sentir sonolento depois de comer. Também na própria refeição se optar mais pelos vegetais também não se irá sentir tão “pesado” e enfartado, o que permitirá que esteja mais atento ao volante. Se beber muita água durante o dia isso também irá ajudar a que permaneça bem hidratado e isso também reduzirá alguma sensação de “moleza”.

– Não beba álcool

É mais do que sabido que o álcool e a condução não dão bom resultado, mas nunca é demais alertar para esse facto e por isso evite ao máximo beber bebidas alcoólicas. Lembre-se que o excesso de álcool compromete completamente a sua capacidade de conduzir e muitas das vezes em época natalícia as viagens são longas e o automóvel está lotado com os familiares. Mantenha o Natal como uma época de boas recordação e não de más.

slot gacorbento4dtogel onlinebakautotobakautotoslot onlinebento4dtogel onlinebento4dbento4dbento4dtoto togelslot onlinebento4dtoto togelbento4dslot resmisitus slotbento4dslot onlineslot resmilink gacorsitus slotslot onlinebento4dsitus togelbento4dslot onlinebento4dtoto togelbento4dlink slotsitus gacorbento4dtoto slotbento4dslot gacorsitus gacorbento4dbento4dslot onlinesitus totobento4dtogel onlinelink slotbento4dlink gacorslot onlinelink gacorbento4dtoto togelbento4dslot resmisitus totobento4dtoto togelbento4dtoto slotrtp livesitus slot gacorbento4dslot gacor hari ini
Continuar a ler

Publicidade

Ultimas do Fórum

  • por Etcetera
    Bons dias, Espero que tenham passado um Excelente Natal junto das vossas famílias. A minha mãe vai precisar de trocar o seu Peugeot 207 1.4 vti...
  • por KiianPT
    Que tipo de carros gostas? Mazda CX-5, Octavia, Superb, Karoq Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C...
  • por Tabby
    Bom dia, desde já agradeço a quem me possa ajudar com esta situação. Comprei em Novembro deste ano um smart fortwo coupe de 2019 com caixa...
  • por LinoMarques
    Afinal... está (quase) tudo bem! [:D] ​ ...

Em aceleração