Futuro da Daimler Trucks passa pelas baterias e pelo hidrogénio – Motorguia
Ligue-se connosco

Comerciais

Futuro da Daimler Trucks passa pelas baterias e pelo hidrogénio

Published

on

A Daimler Truck definiu claramente o seu rumo estratégico e segue uma estratégia na eletrificação do seu portfolio de produto equipando os seus camiões, tanto com a tecnologia de baterias elétricas como células de combustível, dependendo da aplicação e utilização do camião.



A marca estabeleceu claramente o seu plano estratégico e está a levar a cabo uma estratégica dupla na eletrificação do seu portefólio, tanto com veículos a bateria, como a hidrogénio. O objetivo é abranger as diferentes tarefas e funções dos camiões. O hidrogénio poderá ser uma melhor solução, especialmente para aplicações flexíveis e exigentes no segmento do transporte mais pesado e de longo curso. Já para as restantes aplicações convencionais, podem ser utilizados os camiões elétricos a bateria.

Em cooperação com a empresa Linde, a Daimler Truck tem vindo a desenvolver a próxima geração de tecnologia de reabastecimento de hidrogénio líquido para camiões com células de combustível. Com esta cooperação, os parceiros pretendem fazer com que o abastecimento de hidrogénio seja o mais simples e prático possível.

No domínio das infraestruturas para postos de abastecimento de hidrogénio ao longo de importantes rotas de transporte na Europa, a Daimler Truck planeia trabalhar em conjunto com as empresas Shell, BP e TotalEnergies;

Adicionalmente, o Grupo Daimler Truck, IVECO, Linde, OMV, Shell, TotalEnergies e o Grupo Volvo comprometeram-se a trabalhar em conjunto para ajudar a criar as condições para o lançamento de camiões a hidrogénio na Europa, como parte da H2Accelerate (H2A).
Ainda no âmbito das parcerias, o Grupo Daimler Truck e o Grupo Volvo fundaram a joint venture Cellcentric em 2021. O objectivo da cellcentric é tornar-se um dos principais fabricantes mundiais de sistemas de células de combustível. Para tal, a empresa pretende criar uma das maiores fábricas na Europa a partir de 2025.

O Mercedes-Benz eCitaro e o Mercedes-Benz eActros, ambos veículos a bateria elétrica, têm estado em produção em série desde 2018 e 2021, respetivamente. O Mercedes-Benz eEconic, o FUSO eCanter e o Freightliner eCascadia seguem-se esses ano, já com outros veículos em preparação. Do lado do hidrogénio, o protótipo a pilha de combustível Mercedes-Benz GenH2 tem sido submetido a testes intensivos desde o ano passado – tanto na pista em circuito fechaod, como em estradas públicas.

O objetivo do desenvolvimento é alcançar uma autonomia de 1000 quilómetros ou mais, para o veículo de produção em série, com o lançamento da produção previsto para 2027.

Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Comerciais

Volvo Trucks alcança cinco estrelas nos testes Euro NCAP com dois modelos

Published

on

A organização europeia independente de testes de consumo Euro NCAP avaliou pela primeira vez a segurança de camiões pesados. Os modelos mais vendidos da Volvo, o Volvo FH e o Volvo FM, receberam a classificação máxima de cinco estrelas.




“Este excelente resultado deixa-me muito orgulhoso, pois confirma a posição de liderança da Volvo Trucks em segurança”, afirma Roger Alm, presidente da Volvo Trucks, para quem “a segurança é um valor fundamental para nós e uma pedra angular em nossa herança. A segurança tem-nos guiado desde o início de nossa empresa – e a cada lançamento de novo produto, estamos tornando nossos camiões ainda mais seguros.

A classificação de cinco estrelas do Euro NCAP significa que a Volvo demonstrou excelente desempenho em critérios como suporte ao motorista e prevenção de colisões, proporcionando segurança no trânsito para o motorista e os usuários da estrada ao redor. Além disso, ambos os modelos Volvo cumprem os chamados critérios City Safe, graças à boa visão e ao bom desempenho dos sistemas de segurança ativa da Volvo, concebidos para proteger os utentes vulneráveis da estrada em situações de trânsito urbano.
“Esta é a prova de nossos esforços consistentes em desenvolvimentos de segurança para ir além do que é exigido pela legislação, em direção à nossa visão de zero acidentes envolvendo os nossos camiões”, diz Anna Wrige Berling, diretora de Segurança de Tráfego e Produto da Volvo Trucks.

Continuar a ler

Comerciais

Skywell vai lançar grande furgão elétrico

Published

on

A Skywell vai entrar no mercado dos veículos comerciais já em 2025 com a introdução de um novo furgão elétrico de grandes dimensões. O veículo, com o nome de código “233”, deverá ser lançado no Salão de Birmingham em abril do próximo ano.

A Skywell, parte da marca chinesa de eletrónica de consumo Skyworth, é nova na Europa. O seu modelo de estreia é o BE11 SUV, que estará à venda em novembro. As importações para o Reino Unido, por exemplo, estão a cargo da Innovation Automotive, a empresa por detrás da DFSK.

O 233 estará inicialmente disponível em dois comprimentos de carroçaria (5.490 mm e 5.990 mm) e duas alturas de tejadilho (2.200 mm e 2.700 mm), correspondendo a uma gama de volume de carga de aproximadamente 9,5 a 13 metros cúbicos.

Haverá a opção de um veículo com peso bruto de 3,5t ou 4,25t; este último oferece uma carga útil de até 1.755Kg. O Skywell 233 conta com um motor elétrico de 204 CV e pode ser equipado com uma bateria de 88 kWh ou 105 kWh. Os pormenores sobre a autonomia ainda não foram divulgados.

Continuar a ler
Publicidade

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

  • por Tertuliano
    Boas: O título diz tudo. Preciso de comprar uma carroça (usado) e estou indeciso entre uma de duas: VW T-Roc 1.0 TSI Life [arranja-se de...
  • por PeLeve
    Gouveia e Melo informou Governo que não quer ser reconduzido no cargo...
  • por Shotukan
    Boa Tarde a todos Tal como o titulo indica estou a ponderar trocar de carro. Atualmente tenho uma carrinha Renault Clio IV 1.5 dCi 90 Sport...
  • por Paiyuca
    Muito boa tarde, não sei se estou no sítio certo mas aqui vai. Tenho uma citroen C5 1.6 hdi e de uns tempos para cá a carrinha tem se desligado...

Em aceleração