MAN Truck & Bus avança no desenvolvimento de camiões a hidrogénio – Motorguia
Ligue-se connosco

Comerciais

MAN Truck & Bus avança no desenvolvimento de camiões a hidrogénio

Published

on

O construtor almeão anunciou que em 2024 estará disponível o seu primeiro camião 100% elétrico, mas que durante os próximos meses ira ainda intensificar as suas atividades de investigação em tudo aquilo que esteja relacionado com a mobilidade a hidrogénio.



O primeiro ministro da Baviera, Markus Söder e o ministro da Economia da Baviera, Hubert Aiwanger, apresentaram o projeto “frota bávara) (Bayernflotte), que contará com um financimanento de 8,5 milhões de euros. Dentro deste projeto, a MAN está a desenvolver um camião a célula de combustível em parceria com a Bosch, a Faurecia e a ZF.

Está previsto que as primeira unidades sejam entregues em meados de 2024 a cinco clientes: BayWa, DB Schenker, GRESS Spedition, Rhenus Logistics e Spedition Dettendorfer. Durante um ano, as cinco empresas irão testar em utilização real os camiões a célula de combustível alimentados a hidrogénio.

Com a primeira apresentação do concept de veículo elétrico a bateria baseado na nova geração de camiões MAN, a empresa mostrou que a propulsão elétrica com baterias e a célula de combustível alimentada a hidrogénio andam tecnologicamente de mão dada, por isso complementam-se entre si. O ponto de partida é o motor elétrico, que obtém a energia das bateria. Os BEV (Veículos Elétricos) já oferecem a tecnologia básica que combina, por um lado, os requisitos dos clientes quanto a soluções práticas e otimização de custos e, por outro, a procura da sustentabilidade e da neutralidade climática em camiões, autocarros e furgões da MAN.

Também como complemento, no futuro poderia utilizar-se camiões e autocarros com células de combustível de hidrogénio, um vez que se baseiam na cadeia cinemática dos BEV, mas grande parte das pesadas baterias serão substituídas por depósitos de hidrogénio e células de combustível mais leves.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Comerciais

Ebro está de regresso e mostra pick-up elétrica no Salão de Barcelona

Published

on

A emblemática marca de veículos industriais e agrícolas espanhola, que em breve vai celebrar os 70 anos desde a sua fundação em 1954, apresentou-se pela primeira ao público no Salão de Barcelona de 2023, desde o seu desaparecimento em 1987.



O renascimento da marca foi acompanhado pelo anúncio do desenvolvimento de uma pick-up totalmente elétrica que deverá entrar em produção no último trimestre de 2024. Marcará o regresso da Ebro à produção em série e será produzido numa fábrica D-Hub na Zona Franca de Barcelona, sendo uma autêntica novidade no setor automóvel europeu.
Como resultado deste projeto, a Ebro pretende contratar diretamente 150 pessoas, principalmente para os departamentos comercial e de marketing. Vai contribuir ainda para a criação de 1200 novos empregos.

Quanto à pick-up, conta com tração traseira ou total, graças a dois motores elétricos que debitam 220 kW (299 CV). São alimentados por uma bateria de iões de lítio de 100 kWh, que lhe garante uma autonomia de até 440 km.
Quanto a dimensões, são 5218 mm de comprimento, 1848 mm de largura e 1785 mm de altura. Oferece muito espaço no habitáculo para cinco ocupantes e tem uma plataforma de carga muito versátil.

Continuar a ler

Comerciais

António Costa foi ao Tramagal assinalar Canter nº 250 mil

Published

on

António Costa marcou presença no momento que assinalou a meta de produção de 250 mil veículos Canter, modelo fabricado desde 1980, assim como o início da produção do novo modelo.



Após a sua estreia europeia na IAA Transportation, em Hannover (Alemanha), em setembro de 2022, a FUSO – subsidiária da Daimler Truck – celebra, agora, o início da produção do camião ligeiro totalmente elétrico, em Portugal. O evento, que decorreu na fábrica de produção da Mitsubishi FUSO Truck Europe (MFTE), localizada no Tramagal (Abrantes), reuniu representantes da empresa, tendo ainda contado com a presença do primeiro-ministro, António Costa, e do secretário de Estado da Economia, Pedro Cilínio.

O evento contemplou uma visita à fábrica e à unidade de produção do eCanter, bem como a intervenção de Arne Barden, CEO da MFTE, que anunciou um marco impressionante para a fábrica: a produção de 250 mil unidades do modelo FUSO Canter, no Tramagal, desde o início do seu fabrico, em 1980. No total, foram cinco as gerações de Canter produzidas em solo nacional para o mercado europeu.
Neste momento, já existem mais de 550 FUSO eCanter em operação diária, com clientes na Europa, Japão e Estados Unidos, bem como na Austrália e Nova Zelândia. A distância total percorrida pela frota global de eCanter, em modo totalmente elétrico, ou seja, sem emissões locais, é de cerca de oito milhões de quilómetros, o equivalente a cerca de 200 circunavegações ao mundo. A próxima geração eCanter pretende, agora, levar esta história de sucesso a um novo nível.

Continuar a ler
Publicidade

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

Em aceleração