Paulo Fiúza, o melhor português no Dakar – Motorguia
Ligue-se connosco

Notícias

Paulo Fiúza, o melhor português no Dakar

Published

on

Paulo Fiúza, o navegador de Stéphane Peterhansel entrou na história do desporto motorizado ao ser o português mais bem classificado de sempre na categoria dos automóveis no mítico Dakar.

A edição deste ano do Dakar que decorreu nas areias da Arábia Saudita viu um português subir ao pódio dos automóveis pela primeira vez na história das participações nacionais, Paulo Fiúza e Stéphane Peterhansel levaram Mini ao terceiro lugar numa prova ganha por Carlos Sainz. Este feito superou o melhor resultado nas quatro rodas que até aqui era o quarto lugar que Carlos Sousa conseguiu em 2003.

De salientar que o melhor resultado de sempre no Dakar em qualquer categoria continua a ser o de Paulo Gonçalves com o segundo lugar nas motos conquistado em 2015.

Mas a participação portuguesa no Dakar deste ano não se fica por aqui, Hélder Rodrigues e Rúben Faria que fazem parte da estrutura da equipa Honda também estão de parabéns já que a Honda conseguiu finalmente arredar a KTM do primeiro lugar na categoria das motos ao conquistar a vitória com o piloto americano Ricky Brabec.

Bianchi Prata também teve uma excelente prestação na sua estreia como navegador na categoria SSV, lutando até ao final por um lugar no pódio que acabaria por lhe escapar, mas assegurou o quarto lugar na classificação.

Considerando os resultados desportivos, foi uma excelente participação nacional no Dakar deste ano, mas infelizmente esta prova ficará para sempre gravada na nossa memória coletiva como sendo a pior para as cores nacionais pela perda de um dos seus melhores desportistas, Paulo Gonçalves.

Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Notícias

Hyundai apresentou o IONIQ 9

Published

on

Depois de alguns teasers o construtor coreano apresentou o seu novo SUV totalmente elétrico com 7 lugares, o IONIQ 9.



Aquele que é o maior SUV elétrico da Hyundai foi apresentado em Los Angeles, nos Estados Unidos, mais concretamente na Goldstein House, um espaço que por si só é emblemático no campo da arquitetura e que de certa forma foi o ambiente certo para o IONIQ 9 mostrar as suas linhas aerodinâmicas e modernas, ou se preferirem, até futuristas.

Este SUV de sete lugares foi desenvolvido com base na plataforma E-GMP e conta com uma bateria de 110.3 kWh que alimenta a versão Long Range de duas rodas motrizes equipada com um motor elétrico com 214 cv de potência e que tem uma autonomia de 620 quilómetros. Estarão ainda disponíveis mais duas versões em termos de motorizações, a versão Long Range AWD com tração integral que conta com dois motores elétricos que em conjunto debitam uma potência de 313 cv e que anuncia uma autonomia de quilómetros e a versão Performance que conta também tração integral e dois motores que em conjunto apresentam cv de potência 435 cv. Esta proposta mais potente consegue fazer uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 5,2 segundos.

Este IONIQ 9 só chegará aos mercados europeus no final do próximo ano de 2025 e para já ainda não foram divulgados preços para qualquer uma das suas versões.

Continuar a ler

Notícias

Jeep Wrangler homenageia o Willys original

Published

on

A Jeep criou uma edição especial do seu Wrangler 4Xe que presta um tributo ao Jeep “original”, o Willys MB de 1941 que foi um instrumento fundamental na vitória dos aliados na Segunda Guerra Mundial.



Este Jeep Wrangler 4Xe Willys ’41, assim é denominado, mostra logo onde é inspirado pois a sua cor verde oliva militar não engana. Além disso são inúmeros os pormenores inspirados no Willys como os bancos em cor de areia, semelhantes ao tom da lona com que eram feitos os originais. A designação Willys 4Xe com uma discreta bandeira dos Estados Unidos nas laterais do capot, relembrando a estampagem do nome Willys no capot do modelo militar. As próprias jantes de 17 polegadas, quase “fechadas” são uma interpretação moderna das jantes, também elas icónicas, do Willys MB. A alusão a esta versão “41” marca também presença na manete das mudanças e na superfície pintada de preto no capot.

Para já, esta versão do Wrangler está apenas disponível no mercado norte americano e lá é comercializado por um preço de 59.930 dólares, qualquer coisa como 57.172 euros, sensivelmente.

Continuar a ler
Publicidade

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

  • por Tertuliano
    Boas: O título diz tudo. Preciso de comprar uma carroça (usado) e estou indeciso entre uma de duas: VW T-Roc 1.0 TSI Life [arranja-se de...
  • por PeLeve
    Gouveia e Melo informou Governo que não quer ser reconduzido no cargo...
  • por Shotukan
    Boa Tarde a todos Tal como o titulo indica estou a ponderar trocar de carro. Atualmente tenho uma carrinha Renault Clio IV 1.5 dCi 90 Sport...
  • por Paiyuca
    Muito boa tarde, não sei se estou no sítio certo mas aqui vai. Tenho uma citroen C5 1.6 hdi e de uns tempos para cá a carrinha tem se desligado...

Em aceleração