Paulo Fiúza, o melhor português no Dakar – Motorguia
Ligue-se connosco

Notícias

Paulo Fiúza, o melhor português no Dakar

Published

on

Paulo Fiúza, o navegador de Stéphane Peterhansel entrou na história do desporto motorizado ao ser o português mais bem classificado de sempre na categoria dos automóveis no mítico Dakar.

A edição deste ano do Dakar que decorreu nas areias da Arábia Saudita viu um português subir ao pódio dos automóveis pela primeira vez na história das participações nacionais, Paulo Fiúza e Stéphane Peterhansel levaram Mini ao terceiro lugar numa prova ganha por Carlos Sainz. Este feito superou o melhor resultado nas quatro rodas que até aqui era o quarto lugar que Carlos Sousa conseguiu em 2003.

De salientar que o melhor resultado de sempre no Dakar em qualquer categoria continua a ser o de Paulo Gonçalves com o segundo lugar nas motos conquistado em 2015.

Mas a participação portuguesa no Dakar deste ano não se fica por aqui, Hélder Rodrigues e Rúben Faria que fazem parte da estrutura da equipa Honda também estão de parabéns já que a Honda conseguiu finalmente arredar a KTM do primeiro lugar na categoria das motos ao conquistar a vitória com o piloto americano Ricky Brabec.

Bianchi Prata também teve uma excelente prestação na sua estreia como navegador na categoria SSV, lutando até ao final por um lugar no pódio que acabaria por lhe escapar, mas assegurou o quarto lugar na classificação.

Considerando os resultados desportivos, foi uma excelente participação nacional no Dakar deste ano, mas infelizmente esta prova ficará para sempre gravada na nossa memória coletiva como sendo a pior para as cores nacionais pela perda de um dos seus melhores desportistas, Paulo Gonçalves.

Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Notícias

Lamborghini lança o Urus mais potente e é híbrido Plug-in

Published

on

A Lamborghini apresentou aquele que é o Urus mais potente da gama, o Urus SE e trata-se também do seu primeiro SUV super desportivo híbrido Plug-in.



Esta nova proposta da marca italiana tem 800 cv de potência e 980 Nm de binário, valores obtidos graças ao seu motor V8 biturbo com 620 cv que nesta versão SE é auxiliado por um motor elétrico com 192 cv que está inserido na caixa de oito velocidades.

Segundo a marca esta solução motriz permite a este Urus circular até 60 quilómetros apenas em modo elétrico e a sua aceleração dos 0 aos 100 km/h é de 3,4 segundos.

O presidente e CEO da Lamborghini, Stephan Winkelmann, refere que “com o Urus mudámos os paradigmas do mundo dos SUV, criando um novo segmento. Em poucos anos, o Urus tornou-se o líder de vendas da nossa marca, permitindo à Lamborghini atrair novos clientes, e reforçar a sua posição nos mercados mais importantes. Com o Urus SE, demos mais um passo rumo ao futuro, em consonância com a nossa estratégia Direzione Cor Tauri 2.0, avançando na eletrificação da gama, e no caminho rumo à descarbonização, que teve início com a introdução do superdesportivo Revuelto, em março de 2023”.

Continuar a ler

Notícias

Audi Q6 e-tron já tem preços e já pode ser encomendado

Published

on

A marca alemã já está a receber encomendas para o seu novo Q6 e-tron, modelo que estreia a nova plataforma Premium Platform Electric (PPE) e cuja bateria de 100 kWh lhe permite autonomias em torno dos 600 quilómetros.



Este SUV Premium da marca de Ingolstadt chega ao mercado com duas versões, ambas com tração integral e dois motores: o Q6 e-tron 55 quattro com 387 cv de potência, capaz de uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 5,9 segundos e com uma autonomia de 618 quilómetros e o mais desportivo SQ6 e-tron quattro, com 517 cv de potência, uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 4,4 segundos e uma autonomia de 590 quilómetros.

As encomendas já estão abertas e os preços começam nos 82.949€ para o Q6 e-tron 55 quattro e nos 97.818€ para o SQ6 e-tron quattro.

Continuar a ler
Publicidade

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

Em aceleração