Notícias
Suzuki apresentou o seu primeiro modelo 100% elétrico, o e-Vitara
Published
6 dias anteson
By
Pedro GriloA Suzuki mostrou ao mundo o seu primeiro modelo totalmente elétrico que irá ajudar a marca a dar passos importantes no mercado dos elétricos, trata-se do e-Vitara.
Desenvolvido com base na nova plataforma HEARTECT-e, este e-Vitara resulta do trabalho desenvolvido em torno do protótipo eVX que foi revelado há dois anos atrás, em 2023. As suas formas seguem a linha de design da marca apelidada de “High-Tech & Adventure” que é caracterizada pela combinação de uma imagem vanguardista de um modelo elétrico com a sensação de robustez de um SUV.
O Suzuki e-Vitara incorpora o sistema de motorização que a marca denomina como eAxle e que incorpora o motor elétrico, o inversor e as baterias. Estas podem ter uma capacidade de 49 kWh ou 61 kWh. Na versão 4×2 com a bateria de 49 kWh o e-Vitara terá uma potência de 144 cv ao passo que com a bateria de 61 kWh essa potência sobe para os 174 cv, nos dois casos o binário mantém-se igual, nos 181 Nm. Já a versão de tração integral 4×4 “ALLGRIP-e” a marca apostou na utilização de dois motores, um em cada eixo, que em conjunto debitam uma potência de 183 cv e um binário que de 300 Nm.
Na apresentação deste e-Vitara, o próprio Toshihiro Suzuki, presidente da Suzuki, referiu que este SUV “é o nosso primeiro modelo 100% elétrico, desenvolvido por tentativa e erro, para criar um automóvel elétrico fácil de utilizar pelos nossos clientes”
Também pode gostar
Comerciais
Scania mostra que a reutilização de componentes na linha de montagem é possível
Published
20 horas anteson
13/11/2024O projeto de “refabricação” da caixa de velocidades Milestone consumiu cerca de 50% menos material e aproximadamente 45% menos emissões de carbono, comparativamente com o fabrico de uma caixa nova. O projeto revela que é possível integrar componentes “refabricados” diretamente nas linhas de produção de veículos novos.
Pela primeira vez no mundo entre os fabricantes de veículos pesados, a Scania integrou componentes reutilizados na sua principal linha de montagem na Suécia durante um projeto-piloto.
A realização histórica foi desenvolvida no âmbito do projeto de investigação conjunta iReGear com o KTH Royal Institute of Technology e a Scandinavian Transmission Service AB, tendo sido viabilizado graças ao financiamento da Vinnova, a agência de inovação sueca.
A caixa de velocidades “refabricada” foi submetida exatamente às mesmas etapas rigorosas e aos mesmos testes de qualidade e de funcionamento em linha das caixas de velocidades fabricadas a partir de peças totalmente novas. Foi avaliada no mesmo equipamento de ensaio utilizado para as caixas de velocidade novas, com a monitorização de cerca de 100 parâmetros de qualidade e funcionamento.
A caixa de velocidades cumpriu devidamente todos os requisitos, podendo por conseguinte, ser confirmada “como nova”, garantindo o cumprimento das normas de qualidade e desempenho para instalação nos veículos Scania.
Para além de a caixa de velocidades refabricada ser considerada como nova, o próprio processo de produção revelou enormes vantagens ambientais. Embora as taxas de substituição durante a refabricação de caixas de velocidades possam variar aproximadamente de 10% a 100%, dependendo do histórico de desgaste, esta caixa de velocidades específica consumiu aproximadamente menos 50% de material e produziu menos 45% de emissões de carbono, comparativamente com as caixas de velocidades fabricadas apenas com componentes novos.
A refabricação, que consiste na reutilização de peças antigas para criar produtos novos de qualidade equiparada à dos novos, é considerada pela indústria automóvel uma estratégia promissora para alcançar os objetivos climáticos e apoiar a transição para uma economia circular. Além disso, faz face a questões relacionadas com a crescente escassez de recursos. Apesar do seu enorme potencial, a refabricação no setor automóvel europeu limita-se principalmente à produção de peças de reposição para o mercado pós-venda, representando apenas 1,1% da nova produção, em conformidade com o relatório da Rede Europeia de Refabricação (“European Remanufacturing Network”) (2015).
A adoção mais generalizada do processo exige aos fabricantes de veículos que integrem os componentes refabricados diretamente nas linhas de produção de veículos novos, em vez de os utilizarem separadamente nas vendas no mercado de pós-venda. Prevê-se que o projeto pioneiro iReGear ajude a abrir caminho para que a indústria efetue esta mudança necessária nos esforços com vista à criação de uma indústria de transportes mais sustentável e limpa.
Aquela que se pode considerar como a terceira geração da BMW M5 Touring já começou a ser produzida na fábrica de Dingolfing na Alemanha.
O novo BMW M5 já começou a ser produzido há quatro meses atrás e agora chegou a vez da “sua irmã” M5 Touring começar a sair das linhas de montagem da fábrica do construtor bávaro.
Esta carrinha conta com o sistema M HYBRID que conjuga um motor V8 biturbo a gasolina com 4,4 litros de cilindrada e um motor elétrico alimentado por uma bateria de 18,6 kWh. Esta solução dá à M5 Touring uma potência combinada de 727 cv e um binário máximo de 1000 Nm numa carrinha com tração às quatro rodas. Isto permite-lhe atingir uma velocidade máxima de 248 km/h e uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,6 segundos.
A M5 Touring deverá começar a chegar aos concessionários ainda durante o corrente mês de novembro com preços que deverão começar em torno dos 170.000€.
Radares em novembro
E se painéis solares no topo do seu camião reduzissem o consumo de combustível?
A Royal Enfield cria a marca de motos elétricas Flying Flea
Toyota Corolla (2018-…)
Um café inspirado no Porsche 911 Carrera RSR
Hyundai mostra o concept Initium a hidrogénio
Toyota revelou o GR86 Rally Legacy Concept
Um Rolls-Royce inspirado no vilão Goldfinger
Kia revela um pouco do novo Sportage
Celebrar os 60 anos do Ferrari 275 GTB
Um McLaren P1 em LEGO em tamanho real deu uma volta a Silverstone
Lamborghini mostrou o rugido do novo V8 biturbo
“De piano a allegro” com o Alfa Romeo 33 Stradale
Grande Prémio do Mónaco de 1962 em 4K
Miguel Oliveira está de regresso em Barcelona
Scania mostra que a reutilização de componentes na linha de montagem é possível
BMW M5 Touring já começou a ser produzida
Mercedes-AMG está a desenvolver um SUV exclusivo
Mercedes-Benz Trucks inicia produção em série do eActros 600
Toyota Corolla (2018-…)
Suzuki apresentou o seu primeiro modelo 100% elétrico, o e-Vitara
Publicidade
Newsletter
Ultimas do Fórum
- por Mitojtdmhttps://www.media.stellantis.com/pt-pt/corporate-communications/press/gama-stellantis-totalmente-compativel-com-diesel-verde-hvo Tenho um carro do...
- por XiaomipardalBoas a minha Astra 2.0 CDTI 165cv, tem uma correia de distribuição mudada em Maio com 8.000kms feitos. Por motivo de reparação de um tubo, foi...
- por EcoflexOra bem, penso que não haverá tópico dedicado ao tema e sendo que é um assunto pertinente e "do momento", parece-me que faz sentido ser abordado...
- por BrunonogueiraBOAS A TODOS Gostaria de saber a vossa opinião sobre o seguinte. Os 4 pneus do meu carro estam a ficar peganhosos no rasto ,(só no rasto) agaram...
Em aceleração
- Notícias1 semana antes
Radares em novembro
- Comerciais2 semanas antes
IVECO fornece frota de 16 veículos comerciais à Scuderia Ferrari HP
- Comerciais1 semana antes
E se painéis solares no topo do seu camião reduzissem o consumo de combustível?
- Notícias2 semanas antes
Jeep Avenger 4xe já tem preços e já pode ser encomendado
- Notícias2 semanas antes
Lancia Gamma vai regressar
- Comerciais2 semanas antes
Big Boy 1200 é uma caravana da Brabus com base num camião
- Motos1 semana antes
A Royal Enfield cria a marca de motos elétricas Flying Flea
- Manutenção Motos2 semanas antes
A importância das luvas quando anda de moto