Petição pública contra o aumento do IUC – Motorguia
Ligue-se connosco

Notícias

Petição pública contra o aumento do IUC

Published

on

Foi criada uma petição pública que visa travar o aumento do IUC definido na proposta de orçamento de estado para 2024 e quase 200 mil pessoas já a assinaram.



Aquela que é uma das mais contestadas medidas que vai aumentar substancialmente o valor do IUC para modelos matriculados antes de 2007 tem gerado não só contestação como indignação pois estamos perante automóveis cuja maioria dos proprietários não tem a capacidade financeira para os trocar por modelos mais recentes.

Para tentar alterar este previsto aumento do IUC foi lançada a petição “Contra o aumento previsto do IUC para automóveis anteriores a 07-2007” que além de apresentar as razões da contestação também apresenta alternativas a esta solução como a isenção do IUC para modelos elétricos pois, como referem na alínea F da petição, “em grande parte, aqueles que adquirem veículos elétricos são empresas e indivíduos com maior capacidade financeira. Nesse sentido, não concordamos com a isenção de IUC para veículos elétricos. É inconcebível que um veículo com mais de duas décadas, como por exemplo um carro fabricado em 1995, que já não possui valor comercial significativo, seja obrigado a pagar IUC ou a enfrentar um aumento significativo para compensar os descontos nas ex-scuts, enquanto veículos que custam mais de 100 mil euros e têm uma potência de 1020cv estão isentos dessa taxa, como por exemplo um Tesla Model s Plaid. É importante notar que um veículo com 1020cv é classificado como um supercarro, e existem muitos outros veículos elétricos com 400cv e 500cv que também estão isentos do IUC em Portugal”.

Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Notícias

Kia EV6 renovado por fora e também por dentro

Published

on

A Kia revelou as alterações que fez ao seu EV6 fazendo com que as suas linhas estejam mais niveladas com os mais recentes modelos da gama, mas as mudanças estendem-se também ao seu sistema elétrico que tem agora uma nova bateria.



Mais alinhado com a estética do EV9, este EV6 surge com uma frente onde pontificam as novas óticas e uma grelha de maiores dimensões. Também o interior foi revisto e a marca coreana optou pela utilização de novos materiais, um volante com um novo formato e a adoção do sistema de infoentretenimento Connected Car Navigation Cockpit, semelhante ao do Kia EV9.

Este Kia EV6 renovado conta agora com uma bateria de 84 kWh que, segundo a marca, lhe dá uma maior autonomia face ao antecessor. Em termos de oferta de motores não se esperam grandes diferenças, sendo a gama dominada pelo motor com 229 cv de potência e tração traseira.

Ainda não foram reveladas datas de comercialização para a Europa, ainda não há preços e também não foi divulgado se vai haver alguma alteração no mais desportivo EV6 GT, o que não quer dizer que esta não venha a acontecer.

Continuar a ler

Notícias

Adamastor Furia, o superdesportivo português

Published

on

O Centro de Congressos da Alfândega do Porto foi o local escolhido para a apresentação oficial daquele que é o primeiro superdesportivo português, desenvolvido e fabricado no nosso país, o Adamastor Furia.



Depois de algumas imagens “teaser” reveladas há algum tempo atrás, chegou finalmente a hora de ver as reais linhas do Adamastor e também de conhecer o seu “nome de guerra”: Furia.

As suas linhas não enganam e percebe-se que foi “desenhado pelo vento”, com a aerodinâmica a dominar todo o desenvolvimento. O Furia tem um chassis monocoque em fibra de carbono e uma carroçaria com 4,56 metros de comprimento, 2,21 de largura e 1,09 de altura.

O seu coração é um motor desenvolvido pela Ford Performance e trata-se de um V6 com 3,5 litros de cilindrada, capaz de debitar 650 cv de potência e 571 Nm de binário. O Furia consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,5 segundos e dos 0 aos 200 km/h em 10,2. A sua velocidade máxima é superior aos 300 km/h e para travar esta máquina o Furia conta com travões de disco de seis êmbolos com 378 mm na frente e de quatro êmbolos com 356 mm atrás. Haverão duas versões deste Adamastor, uma de estrada denominada Road e outra para circuito com o nome Race.

Este projeto português é liderado por Ricardo Quintas e o Adamastor será produzido numa fábrica em Perafita, Matosinhos a uma cadência de 25 unidades por ano, sendo que cada modelo lançado pela marca portuguesa não deverá exceder as 60 unidades, o que posiciona a Adamastor no nicho das marcas de superdesportivos de baixa produção, o que aumenta a sua exclusividade.

Exclusivo é também o seu preço. Estima-se que cada Adamastor Furia venha a custar qualquer coisa como 1,6 milhões de euros aos quais acrescem os impostos.

Continuar a ler
Publicidade

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

  • por gamer06
    Boa tarde a todos, Estou à procura de uma carrinha do genero das Peugeot Partner e encontrei uma E-HDi importada com cerca de 95mil Km a 9mil€,...
  • por User292838292
    Boas a todos, Infelizmente devido a estupidez minha vou em breve ter a minha carta em regime probatório cancelada (CO muito grave de velocidade)....
  • por ramess
    Eu faço umas reparações de relógios a partir de casa. E para ter minimamente legal passo facturas embora honestamente ninguém me pede. Minha...
  • por ramess
    2 perguntas Criar nova série em maio

Em aceleração