DB Schenker utiliza primeiros MAN eTrucks já em 2024 – Motorguia
Ligue-se connosco

Comerciais

DB Schenker utiliza primeiros MAN eTrucks já em 2024

Published

on

A empresa internacional de logística DB Schenker e o fabricante comercial de veículos pesados MAN Truck & Bus assinaram um acordo para integrar, pela primeira vez, o novo MAN eTruck. A DB Schenker está assim a impulsionar a eletrificação da sua frota e o transporte rodoviário de mercadorias. A empresa planeia acrescentar 100 novos MAN eTrucks à sua frota até 2026.



Na primeira metade de 2024, os primeiros MAN eTrucks serão produzidos numa pequena série na linha de produção na sede da empresa em Munique. Com a assinatura do acordo, a DB Schenker é o primeiro cliente piloto para estes eTrucks. A empresa quer ganhar experiência prática com o produto o mais cedo possível. Isto inclui também a criação da sua própria infra-estrutura de carregamento, planeamento inteligente de rotas e outros serviços digitais da MAN Digital Solutions, tais como eManager, ServiceCare e MAN Driver App. A DB Schenker é, portanto, apoiada pela consultoria 360° da MAN Transport Solutions, incluindo análise de rotas, estratégia de carregamento, planeamento de infra-estruturas de carregamento e otimização da procura de energia.

Os primeiros MAN eTrucks para a DB Schenker serão tractores para semirreboque. A baixa altura do semirreboque de cerca de 950 mm permite o transporte de reboques com uma altura interna de 3 metros. Dez MAN eTrucks que a DB Schenker receberá em 2024 serão unidades de ultra-tractor. Os outros camiões eléctricos a serem entregues em 2025 e 2026 estão planeados serem ultra-tractores e camiões de caixa móvel.
Os componentes essenciais do eTrucks serão produzidos em Nuremberga no futuro. A MAN fabrica as baterias de alta tensão neste local – actualmente ainda em produção em pequenas séries, mas a partir do início de 2025 os pacotes de baterias serão produzidos em grandes séries. Para este fim, a empresa irá investir cerca de 100 milhões de euros durante os próximos cinco anos no local de produção tradicional para motores de combustão interna. O fabricante de veículos comerciais está também a receber apoio do governo do estado da Baviera, que se comprometeu a contribuir com cerca de 30 milhões de euros para a pesquisa de energia e financiamento tecnológico para o período de 2023 a 2027.

Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Comerciais

FIAT Professional inicia a produção do E-Ducato na fábrica de Atessa

Published

on

A FIAT Professional iniciou a produção do E-Ducato na fábrica de Atessa, em Itália, marcando um passo significativo no fabrico sustentável de veículos comerciais. O Fiat Ducato é o furgão grande da Stellantis mais vendido na Europa, com uma quota de mercado de 11,2% em 2024.



Na Europa, uma importante conquista traduz-se na forte presença do Ducato, o grande furgão mais vendido da Stellantis, com uma quota de mercado de 11,2%. Com o estatuto de veículo comercial mais vendido em Itália, é, há muito, o líder do mercado dos VCL, nomeadamente no segmento dos grandes furgões em Itália, mercado onde o modelo Ducato detém uma impressionante quota de mercado de 24%, solidificando ainda mais a sua posição de líder.

Já em França, o Ducato obtém um desempenho impressionante, ocupando o segundo lugar no seu segmento, sendo, também, o furgão de grandes dimensões mais vendido da Stellantis. Ocupa, também, outros lugares de pódio, sendo exemplos a Polónia, onde ocupa a segunda posição, e Espanha e Portugal, em ambos como o terceiro modelo mais vendido no seu segmento.

No que diz respeito ao segmento dos veículos recreativos, o Ducato é líder absoluto na Europa, registando um crescimento de 5 pontos percentuais na quota de mercado, comparativamente ao ano passado, e com 70% dos veículos recreativos a circular nas estradas europeias tendo um Ducato como base. Entre as suas conquistas, o Ducato foi galardoado com o prémio “Melhor Veículo Base para Autocaravanas” de 2024, atribuído pelos leitores da revista especializada alemã “Promobil”, uma honra que recebeu pelo décimo sexto ano consecutivo.

Com base no seu legado, o novo E-Ducato representa a jóia da coroa da inovação, oferecendo uma solução elétrica sem compromissos. Concebido inteiramente pela marca, inclui a nova bateria de segunda geração de 110 kWh, que assegura uma experiência de emissões zero, a melhor da sua classe, com uma impressionante autonomia de até 424 km no ciclo WLTP. Combinando uma avançada tecnologia elétrica com fiabilidade, desempenho e versatilidade de confiança do modelo Ducato, representa uma solução ecológica para as frotas de veículos comerciais.

Concebido para o atual panorama profissional, o E-Ducato apresenta uma impressionante autonomia de condução, opções de carregamento rápido e múltiplas configurações que o tornam adaptável a uma variedade de indústrias, desde a logística aos sectores de serviços e muito mais. Como a procura de veículos de emissões zero continua a crescer, o E-Ducato posiciona a FIAT Professional como líder na transição para a mobilidade elétrica no domínio comercial.

A unidade de produção de Atessa, criada em 1979 perto de Chieti, em Itália, como uma joint-venture entre a FIAT e a PSA-Peugeot Citroën, iniciou a sua atividade em 1981. Com mais de 1,2 milhões de metros quadrados, esta fábrica icónica é a maior e mais adaptável fábrica de veículos comerciais ligeiros da Europa, tendo uma capacidade de produção máxima diária de até 1.200 veículos. Presentemente, 80% da sua produção é exportada para 75 países, sublinhando a importância internacional da fábrica.
Dado que a maioria dos grandes furgões é aqui produzida, o arranque da produção do E-Ducato em Atessa representa um momento histórico para a unidade e reafirma o compromisso da FIAT Professional para com a produção italiana e com a transição ecológica.

Continuar a ler

Comerciais

Cepsa transforma-se em Moeve

Published

on

A empresa transforma-se para se tornar uma das referências da transição energética, mudando o seu nome para Moeve.



Esta mudança responde também ao objetivo da marca de acelerar a sua descarbonização e a dos seus clientes. Através de um investimento de até 8.000 milhões de euros, dos quais mais de 60% serão afetados a atividades sustentáveis. Como a produção de hidrogénio verde, de biocombustíveis de segunda geração (2G) e de produtos químicos sustentáveis, sem esquecer o carregamento elétrico ultrarrápido. Este é o resultado da sua estratégia “Positive Motion to 2030” e do seu total empenhamento na energia e mobilidade sustentáveis.

Para Maarten Wetselaar, CEO da Moeve: “Estou entusiasmado por comunicar a mudança de uma grande marca, a Cepsa, que está connosco há mais de 90 anos. Dizer ao mundo que nos estamos a transformar num tipo diferente de organização, a Moeve, em que a maior parte dos seus lucros virá de atividades sustentáveis até ao final desta década. Uma empresa próxima e colaborativa que, nos últimos dois anos, acelerou a sua transformação, com a realização de múltiplos marcos no âmbito da sua estratégia Positive Motion to 2030. Face a estes progressos e aos progressos que faremos no futuro. Estamos a introduzir uma nova marca que reflete o nosso forte compromisso de ser uma referência para a transição energética na Europa. Em especial no domínio do hidrogénio verde, dos biocombustíveis 2G e da mobilidade elétrica ultra-rápida.

Este anúncio é acompanhado pela implementação progressiva da marca Moeve. Tanto nos seus centros empresariais como na sua rede de estações de serviço. Começará em novembro, a um ritmo de cerca de 600 estações por ano, até atingir as mais de 1800 que a empresa tem em Espanha e Portugal.

Continuar a ler
Publicidade

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

  • por Mrodrigues
    ​​​​​​
  • por PauloRaposo
    Para os adeptos do renting, a Arval está com uma promoção muito boa para esta época da Black Friday: Ford Focus ST-Line 1.0 EcoboostMHEV...
  • por loureiro
    Boas, O meu vidro da frente costuma ficar embaciado no interior com frequência. Já comprei umas toalhinhas próprias para tirar a gordura e...
  • por Zedobone
    Bom dia, Alguém proximo de mim está na fase de escolher a especialidade médica. Algum médic@ de saúde pública que trabalhe na zona centro...

Em aceleração