Comerciais
Freightliner apresenta segunda geração do SuperTruck
Published
2 anos anteson
By
Motor GuiaA Daimler Truck North America (DTNA), uma subsdiária da Daimler Truck, apresentou a segunda gerçaão do SuperTruck em Las Vegas, no CES, camião que traz uma variedade de inovações técnicas para demonstrar o potencial da eficiência no transporte de carga.
O protótipo foi desenvolvido como parte integrante do programa SuperTruck cofinanciado pelo Departamento de Energia dos EUA, cujo objetivo passa por reduzir as emissões no transporte rodoviário de mercadorias. Os engenheiros da DTNA investigam tecnologias de camiões pesados da nova geração, formas técnicas para o seu desenvolvimento e formas de as integrar em produtos de série.
Desenvolvido sobre a base de sucesso do SuperTruck I, apresentado em 2015, o SuperTruck II superou as expetativas no que diz respeito à aerodinâmica, pneus, cadeia cinemática e fornecimento de energia, duplicando a eficiência de carga do veículo base desde o início do programa SuperTruck.
Os engenheiros da Freightine puderam superar as melhorias aerodinâmicas e reduzir a resistência aerodinâmica deste veículo em mais de 12% face ao da primeira geração. E em vez de mudar radicalmente a estrutura do camião, o objetivo do desenho do SuperTruck II era redefinir o formato existente no mercado para maximizar a eficiência aerodinâmica e, ao mesmo tempo, utilizar uma linguagem de design avançado para transmitir essa eficiência. O capô, o para-choques e a carenagem do chassis redesenhados funcionam bem com a estrutura da cabina existente e agora permite que o ar flua sem perturbações ao redor do camião. A grelha, as entradas de ar e as portas foram redesenhadas para que se tornassem mais uniformes e limpas para não comprometerem a aerodinâmica do camião.
O SuperTruck II conta com a cadeia cinemática mais eficiente que a Freightline integrou num camião. O sistema de propulsão altamente eficiente permite uma redução do consumo de 5,7% face ao primeiro modelo. Um inovador sistema elétrico de 48V que conta com baterias de iões e lítio permite reduzir o consumo de combustível e aumentar o conforto do condutor, como um novo sistema de ar condicionado elétrico que consome menos 50% de energia e continua a funcionar mesmo com o motor desligado.
Os pneus também são novos e foram desenhados especificamente para este modelo. Reduzem o consumo de energia do veículo e o tempo de inatividade por manutenção devido ao desgaste minímo. Os pneus têm um papel fundamental para alcançar os objetivos de eficiência ao reduzir a fricção em asfalto, logo é preciso menos combustível para o camião manter a velocidade.
Comerciais
MAN e FC Bayern inauguram novo parque de carregamento em Munique
Published
1 dia anteson
02/10/2024A inauguração de um inovador parque de carregamento elétrico para camiões e autocarros teve lugar em Munique, na Allianz Arena.
Este ambicioso projeto tem como objetivo impulsionar a eletrificação dos transportes pesados, oferecendo pontos de carregamento de alto desempenho. Entre os presentes na inauguração encontravam-se o Dr. Markus Söder, Ministro Presidente da Baviera; Christian Bernreiter, Ministro dos Transportes da Baviera; e altos funcionários do FC Bayern München e da MAN Truck & Bus, incluindo o seu CEO, Alexander Vlaskamp.
O parque de estacionamento sul do Allianz Arena acolherá a instalação de até 30 estações de carregamento de megawatts em três fases. Isto permitirá recarregar até 500 veículos elétricos por dia, apoiando assim a crescente procura de infra-estruturas de mobilidade elétrica. A Allianz Arena, graças à sua localização estratégica no norte de Munique e à sua ligação à rede europeia de transportes, torna-se um local-chave para uma instalação deste tipo.
O projeto do parque de carga foi concebido em cooperação com a MAN Truck & Bus, um patrocinador de longa data do FC Bayern. A utilização de eletricidade 100% verde significa que esta iniciativa não só promove a eletrificação dos transportes, como também a sustentabilidade ambiental. A infraestrutura também estará disponível para a futura frota elétrica do clube bávaro, que receberá o seu primeiro autocarro elétrico na época de 2025-2026.
Alexander Vlaskamp, CEO da MAN Truck & Bus, sublinhou a importância desta frota de carregamento na descarbonização dos transportes: “Para atingir os objetivos climáticos de Paris, metade dos camiões fabricados em 2030 têm de ser elétricos. A infraestrutura de carregamento será fundamental para alcançar este objetivo”. A MAN, em colaboração com a E.ON, tem vindo a construir uma rede pública de carregamento na Europa, e este projeto em Munique será uma referência para iniciativas semelhantes no futuro.
A rede de carregamento na Allianz Arena faz parte de um esforço mais alargado para alcançar os 50.000 postos de carregamento de alto desempenho necessários na Europa até 2030, de acordo com as estimativas da ACEA. O novo MAN eTruck já registou 2.000 pedidos de compra e irá para a estrada em outubro de 2023, oferecendo até 800 km de autonomia. Este modelo inclui tecnologias de carregamento rápido, permitindo recuperar 300 a 400 km de autonomia durante as pausas dos condutores, uma caraterística que se destaca pela sua flexibilidade.
Para além disso, o MAN eTruck está equipado com a tecnologia MCS (Megawatt Charging System) e CCS (Combined Charging System), facilitando o carregamento tanto em postos de carregamento públicos como em garagens privadas.
Comerciais
Maxus revela eDeliver 5 elétrico que chegará em breve a Portugal
Published
3 dias anteson
30/09/2024A Maxus anunciou a chegada à Europa e a Portugal de um novo furgão elétrico. O Maxus eDeliver 5 estará disponível nos primeiros meses de 2025. Um veículo comercial com uma autonomia de mais de 330 quilómetros que, como o seu nome indica, estará a meio caminho entre o eDeliver 3 e o eDeliver 9.
A Maxus é, desde há vários anos, um dos principais intervenientes no mercado espanhol de furgões eléctricos, muito competitivo. Os veículos comerciais elétricos da marca britânica estabeleceram-se no topo do ranking dos furgões elétricos mais vendidos em Espanha. O modelo estrela da empresa que agora pertence ao colosso chinês SAIC é o Maxus eDeliver 3, um veículo que em breve receberá o seu novo “irmão mais velho”.
Tem dimensões médias. Tem 4,80 metros de comprimento e uma distância entre eixos de 3,10 metros. É proposto em duas alturas e está disponível com dois ou três lugares à frente. A capacidade de carga útil é de 1.200 quilogramas. A área de carga tem 2,65 m de comprimento e 1,7 m de largura.
O equipamento tecnológico é outra das principais caraterísticas do novo eDeliver 5. Dispõe de uma extensa lista de sistemas de assistência ao condutor, como o aviso de colisão frontal com deteção de peões, ciclistas e veículos, assistente de manutenção na faixa de rodagem, aviso de ângulo morto e aviso de saída da faixa de rodagem.
No que diz respeito ao sistema de propulsão elétrica, não existem opções. O novo eDeliver 5 estará disponível apenas com um grupo motopropulsor. Um sistema de propulsão composto por uma bateria LFP de 64 kWh e um motor de 118 kW (161 CV) e 240 Nm de binário máximo . A autonomia do eDeliver 5 é de 335 quilómetros. Este valor aumenta para 489 km se nos concentrarmos exclusivamente na condução urbana.
Scania Ibérica inicia testes com clientes do novo trator elétrico regional
Moto GP vai continuar em Portimão por mais dois anos
Nissan Silvia poderá estar de volta
Mercedes lança o AMG GT 63 PRO para colecionadores
Dusty Track 2024 vai levantar pó em Felgueiras
Alfa Romeo Stelvio (2017-…)
Chama-se Maxus eTERRON 9 e é a segunda pick-up elétrica da marca chinesa
Celebrar os 60 anos do Ferrari 275 GTB
Um McLaren P1 em LEGO em tamanho real deu uma volta a Silverstone
Lamborghini mostrou o rugido do novo V8 biturbo
“De piano a allegro” com o Alfa Romeo 33 Stradale
Grande Prémio do Mónaco de 1962 em 4K
Dua Lipa faz anúncio da Porsche
Kawasaki mostra a Ninja H2 SX HySE a hidrogénio
Renault mostra primeiras imagens do novo 4 E-Tech electric
Próximo hipercarro da McLaren vai chamar-se W1
MAN e FC Bayern inauguram novo parque de carregamento em Munique
Celebrar os 60 anos do Ferrari 275 GTB
Miguel Oliveira partiu o pulso e tem de ser operado
Maxus revela eDeliver 5 elétrico que chegará em breve a Portugal
Alfa Romeo Stelvio (2017-…)
Publicidade
Newsletter
Ultimas do Fórum
- por AngelmikeOlá boa noite, tenho aqui uma dúvida, eu fiz um diagnóstico ao meu Opel astra g e acusou lá um erro cujo o nome é "REGIME DO MOTOR 17" mas não...
- por MrodriguesParece que foi ontem, mas foi em 2018 que o atual Corolla foi mostrado. Via aberta para nova geração a apresentar em 2025. Para já pouco se...
- por JoaoPedroFQue tipo de carros gostas? 5 portas - formato berlina ou carrinha (nada de SUV, monovolumes, etc) Quais os segmentos ou tipo de carro em...
- por c200Boa tarde. De um momento para o outro, após pressionar os botões do cartão - Megane 3, nada acontece. Será pilha? PS: nunca me aconteceu e tenho...
Em aceleração
- Comerciais2 semanas antes
Renault Master H2 Prototype da Hyvia é a nova geração com 700 km de autonomia
- Comerciais1 semana antes
Scania Ibérica inicia testes com clientes do novo trator elétrico regional
- Notícias2 semanas antes
Lotus revela o Theory 1
- Manutenção2 semanas antes
Estacionar em segurança
- Curiosidades2 semanas antes
A Fórmula 1 também ajudou a construir o Millennium Falcon
- Motos1 semana antes
Moto GP vai continuar em Portimão por mais dois anos
- Motos1 semana antes
Miguel Oliveira no top ten em Misano
- Comerciais1 semana antes
Ford Trucks apresenta soluções conectadas e de emissões zero