Comerciais
Novo Mercedes-Benz EQT vai ter versão autocaravana

A Mercedes-Benz apresentou o novo EQT, a versão elétrica do Classe T que também vai dar origem a uma autocaravana desenvolvida sob a chancela da Marco Polo.

Primeiro, o Mercedes-Benz EQT será proposto na versão curta de cinco lugares, equipada com um módulo que compreende um motor elétrico de 90 kW (122 CV) e uma bateria de iões de lítio com 45 kWh, a qual oferece uma autonomia de até 280 quilómetros em ciclo WLTP.
A potência é transmitida às rodas dianteiras por uma caixa com uma velocidade, estando disponíveis dois programas de condução, Comfort e Eco, e três níveis de regeneração de energia, D-, D e D+.

O EQT distingue-se visualmente do Classe T de combustão interna pelo design específico da secção frontal, que inclui um novo pára-choques e um acabamento em preto na grelha.
Para complementar a oferta do EQT, a Mercedes-Benz também desenvolveu o protótipo de mini-autocaravana baseada neste modelo, denominada Concept EQT Marco Polo.

Foi desenvolvido a partir da versão longa com uma distância entre-eixos de 2,90 metros,, que ainda não se encontra em comercialização, dirige-se aos adeptos do campismo e inclui um tecto extensível, assim como outros elementos para este tipo de atividade.
O aumento das dimensões externas permitiu a inclusão de vários equipamentos típicos das autocaravanas. O tecto extensível permite acomodar uma cama com um comprimento de 1,97 metros e uma largura de 87 centímetros, enquanto a traseira foi projetada para receber bancos que podem ser transformados numa segunda cama, com comprimento de dois metros e uma largura de 1,15 metros.

Comerciais
MAN inicia produção da mais recente geração de motores Diesel

Na fábrica de Nuremberga, a empresa alemã iniciou a produção do novo MAN D30, um motor diesel de 13 litros de alta eficiência que, após mais de um século de fabrico de motores diesel nesta fábrica, será o último do seu género.
Para que tal seja possível, a empresa investiu cerca de 220 milhões de euros neste local, bem como outros 30 milhões de euros para a produção de cambotas na fábrica de Salzgitter. O motor, desenvolvido em conjunto com as marcas que compõem o Grupo TRATON, estabelece novos padrões em termos de consumo de combustível e emissões de CO2. O D30 é o maior motor de produção em série do portfólio e será utilizado nos camiões TGS e TGX de 40 toneladas.
Por ocasião do arranque da produção, o Presidente da Câmara de Nuremberga, Marcus König, o CEO da TRATON, Christian Levin, o Diretor de I&D do Grupo TRATON, Niklas Klingenberg, o CEO da MAN, Alexander Vlaskamp, o membro do Conselho Executivo responsável pela Produção e Logística, Michael Kobriger, o diretor da fábrica, Matthias Meindl, e outros convidados reuniram-se nas instalações de última geração para celebrar o início da produção.
Após o início da produção, cerca de 160 funcionários altamente qualificados trabalharão no D30 em três turnos. A capacidade técnica permitirá a produção de cerca de 50.000 motores por ano. O D30 será o último motor diesel para veículos comerciais a ser desenvolvido inteiramente pela MAN, pois não está prevista uma nova geração. Este motor diesel servirá, portanto, como uma ponte na transição dos motores de combustão para os motores elétricos.
O início da produção na fábrica coincidirá quase em paralelo com o início da produção em série das baterias, que está previsto para a primavera. Isto significa também que os principais componentes dos sistemas de acionamento para veículos de combustão e eléctricos serão produzidos em Nürnberg durante muitos anos.
O D30 substitui as gamas de motores D26 e D15 anteriormente disponíveis. Está disponível em seis níveis de potência, variando de 380 a 560 hp (2100 a 2800 Nm).
O novo motor incorpora a experiência combinada das marcas do Grupo TRATON. Com uma eficiência máxima de mais de 50 % e um dos melhores consumos de combustível da sua classe, o D30 está entre os motores de veículos comerciais mais avançados do mundo.
Comerciais
Kuwait Petroleum International reafirma o compromisso com o mercado português

A Kuwait Petroleum International, uma das principais empresas internacionais de energia sob a marca Q8, anunciou um ambicioso plano de expansão em Portugal, reafirmando a sua forte aposta no mercado local.
A empresa conta atualmente com mais de 200 estações de serviço na Península Ibérica, incluindo estações de Retalho (próprias e de bandeira) e IDS.
No último período fiscal, que decorre de abril de 2023 a março de 2024, o volume de negócios líquido da Kuwait Petroleum Espanha e Portugal atingiu cerca de 1,5 mil milhões de dólares, com um total de 300 colaboradores diretos na região.
No âmbito da sua estratégia de consolidação e crescimento, a Kuwait Petroleum International alcançou um marco importante ao obter a licença de Operador Nacional de Petróleo em Portugal, o que irá impulsionar significativamente os investimentos da empresa através da sua subsidiária Kuwait Petroleum Portugal.
Desde a sua chegada ao mercado português há uma década, a empresa tem centrado a sua atividade na comercialização de produtos energéticos a operadores locais, contribuindo para o desenvolvimento do sector energético português. Para reforçar ainda mais a sua presença, a empresa estabeleceu como objetivo a curto prazo o alargamento da sua rede de estações de serviço e a diversificação da sua oferta em diferentes linhas de negócio, consolidando a sua presença no fornecimento de combustíveis e produtos Q8.
Nos próximos anos, a Kuwait Petroleum International continuará com os seus planos de expansão em Portugal, abrangendo tanto o sector das estações de serviço como outras atividades de fornecimento direto de combustíveis, lubrificantes, Q8 Cards e aviação. Estes planos refletem o seu forte empenho na diversificação e no reforço da sua posição no mercado da energia.
Em linha com os seus objetivos de expansão, a Kuwait Petroleum Portugal assinou um acordo estratégico com uma rede de estações de serviço premium, em regime de “flagging”. Esta aliança apresenta-se como um pilar fundamental para reforçar a sua atividade no mercado português, permitindo à empresa oferecer soluções energéticas competitivas e de elevada qualidade.
“Este marco acelera a nossa estratégia de crescimento em Portugal e sublinha o nosso forte compromisso com o país e com os nossos clientes. Continuaremos a investir no desenvolvimento da nossa rede de postos, na qualidade dos nossos produtos e em soluções inovadoras que reforcem o posicionamento da marca Q8”, acrescenta Stefano La Camera.
-
Notícias2 semanas ago
Renault 5 Turbo está de volta
-
Notícias2 semanas ago
A coleção de Bernie Ecclestone foi vendida
-
Avaliações Usados1 semana ago
Mazda 3 (2013-2019)
-
Notícias2 semanas ago
Skoda Octavia vai ter versão 100% elétrica
-
Manutenção3 dias ago
Como tratar os riscos na pintura do carro
-
Motos7 dias ago
Brough Superior de 1925 avaliada em 420.000€ vai a leilão
-
Comerciais2 semanas ago
IVECO vai aumentar oferta de veículos comerciais elétricos em 2026
-
Motos2 semanas ago
Miguel Oliveira infeliz na Argentina