Notícias
Mercedes surpreende com o Vision Iconic
Ninguém esperava uma surpresa destas no mundo automóvel atual, mas a Mercedes-Benz surpreendeu e de que maneira com o Vision Iconic Concept Coupé, um protótipo que pode dar indícios sobre o futuro estético da marca, mas que para já é pura e simplesmente impressionante.
Poucas são as criações atuais no mundo automóvel que nos fazem ficar a contemplar indefinidamente, mas este Mercedes-Benz Vision Iconic Concept Coupé consegue isso mesmo. Esteticamente mostra a sua inspiração em modelos e traços icónicos criados pela marca alemã no passado. Nele podemos “ver” o 600 Pullman relembrado na grelha frontal ou o 300 SL Gullwing na forma da traseira, por exemplo. Uma longa e imponente frente mas com uma linha que fluí pelo para-brisas e tejadilho até à traseira.
O interior é um misto de futurismo, revivalismo, “steam punk” e art déco. Podia correr tudo mal, mas não, tudo está no sítio certo, dando-lhe um ambiente único, luxuoso, moderno e saudosista. A Mercedes teve o dom de transformar aparentes paradoxos numa criação harmoniosa cheia de referências e novas ideias.
Mas também na sua essência o Vision Iconic Concept é inovador e “visionário”, como o seu próprio nome indicia. A sua pintura inclui uma camada fotovoltaica muito fina que reforça a capacidade de eletrificação do sistema e segundo a marca esta solução permite aumentar a autonomia em cerca de 12 mil quilómetros por ano. Preparado para condução autónoma Nível 4, o Vision Iconic Concept utiliza um sistema de computação neuromórfica cujo funcionamento se baseia no cérebro humano e que de acordo com a Mercedes além de ser mais rápido a interpretar o ambiente que rodeia o veículo, também consome menos energia.
Este exercício de estilo e demonstração de vitalidade e criatividade por parte da Mercedes-Benz com este Vision Iconic Concept deixa perceber que muitas ideias aqui reveladas podem vir a ser incorporadas em modelos futuros, nomeadamente que sabe se o Classe S Coupé não irá herdar alguns traços, mas… bom mesmo era ver o construtor germânico transformar este protótipo num modelo real.




Notícias
2025 foi o ano com mais carros importados
Segundo dados divulgados pela ACAP, Portugal registou no último ano um número recorde de automóveis ligeiros importados, facto que não vem ajudar na renovação do parque automóvel nacional.
Ao todo foram 120.787 automóveis ligeiros que foram importados para o mercado nacional, o que de acordo com a ACAP (Associação Automóvel de Portugal) é um número recorde e representa um aumento de 13,7% comparativamente ao ano anterior de 2024. A média de idade destes modelos importados é de sensivelmente 7,9 anos, o que não vem ajudar na efetiva modernização do parque automóvel nacional. De referir que 36% dos carros importados foram modelos totalmente elétricos, híbridos ou híbridos Plug-in, o que mostra o crescimento deste tipo de automóveis também nas importações. Dos restantes importados 33% foram modelos Diesel e 31% a gasolina.
Neste momento no nosso país a idade media de todo o parque automóvel está nos 14,1 anos, mas é importante destacar que nas nossas estradas circulam mais de 1.6 milhões de automóveis com uma idade superior a 20 anos.
Notícias
BMW já produziu os primeiros i3 de pré-série
A BMW já fabricou as primeiras unidades de pré-série do novo BMW i3 na sua unidade de Munique e assinala o primeiro passo em direção à produção em série que está agendada para o segundo semestre deste ano.
Ainda devidamente camuflado, para não revelar demasiado sobre o novo BMW i3, a marca bávara mostrou um dos primeiros modelos de pré-série nas instalações da sua fábrica em Munique. Trata-se do segundo modelo da nova geração “Neue Klasse”, que começou com o BMW iX3, e que nada tem a ver com o primeiro BMW i3 lançado em 2015. Agora estamos perante uma berlina elétrica com uma silhueta mais próxima de um Série 3 e que utiliza a mesma plataforma do iX3 e uma arquitetura de 800V. O construtor alemão ainda não revelou mais detalhes do novo i3 que será apresentado ao público ainda este ano.
Em relação a estes modelos de pré-série do i3, Peter Weber, responsável pela fábrica de Munique, afirma que “a produção de veículos de pré-série é um marco importante para a nossa fábrica. Pela primeira vez construímos um BMW i3 inteiramente na nossa fábrica, utilizando tecnologia de ponta na produção e processos conectados digitalmente. Com a produção agora perto de estar amadurecida para a produção em série, a nossa logística e processos de produção já estão a funcionar em condições reais em todas as áreas: na nossa zona de prensagem modernizada, na nova oficina das carroçarias, na moderna área de pintura e na nova área de montagem, além das inovadoras estruturas logísticas. Nos próximos meses iremos aplicar os ensinamentos aprendidos com este início de produção de forma a afinar e melhorar os processos para a produção em série e assegurar um lançamento tranquilo”.
-
Notícias2 semanas agoRadares em fevereiro
-
Notícias2 semanas agoO último “Velocidade Furiosa” estreia em 2028
-
Notícias2 semanas agoAs bases de dados do IMT já incluem os clássicos
-
Notícias2 semanas agoBMW tem um novo símbolo para toda a gama
-
Curiosidades2 semanas agoFábrica da Bentley agitada por Travis Pastrana
-
Manutenção1 semana agoDetetar problemas no catalisador
-
Comerciais2 semanas agoHAVI estreia dois semirreboques elétricos com Vector eCool da Carrier
-
Notícias4 dias agoChina bate recorde de vendas em 2025




