Renault apresenta nova gama de veículos comerciais elétricos – Motorguia
Connect with us

Comerciais

Renault apresenta nova gama de veículos comerciais elétricos

Published

on

A Renault desvendou as designações de três veículos comerciais que prometem mudar por completo a gama profissional do construtor francês.



Estes três veículos comerciais ligeiros são o resultado de uma colaboração com a Flexis, a sociedade independente fundada pelo Grupo Renault, o Grupo Volvo e o Grupo CMA CGM. Esta nova gama de furgões E-Tech elétricos foi desenvolvida para responder a todas as exigências de uma ampla gama de atividades.

Com base na nova plataforma “skateboard” e na arquitetura SDV, estes furgões compactos, espaçosos e adaptáveis abrem caminho a soluções personalizadas que vão apoiar os clientes na transição energética e tecnológica.

O primeiro modelo é precisamente a Trafic. Com esta quarta geração da Trafic, o modelo escreve um novo capítulo de uma saga iniciada em 1980. Com mais de 2,5 milhões de unidades construídas desde o seu lançamento, continua uma carreira de grande sucesso.

O Trafic E-Tech elétrico apresenta proporções contemporâneas e um design monovolume para um perfil limpo e dinâmico. Com um vão dianteiro curto e uma distância entre eixos alargada, as rodas posicionadas nas extremidades maximizam o espaço interior, mantendo um raio de viragem equivalente ao de um Renault Clio.

Tem menos de 1,90 m de altura para facilitar o acesso a parques de estacionamento subterrâneos.
Na frente, a zona central sublinha a aparência de alta tecnologia do Trafic, mostrando a faixa superior retroiluminada, com DRLs laterais a confirmar o seu carácter de vanguarda. No centro da faixa, o logótipo retroiluminado também chama a atenção, refletindo a atenção geral aos detalhes.

A traseira apresenta uma linha de carroçaria elevada, ao nível dos vidros laterais, juntamente com portas com dobradiças assimétricas e fortemente curvadas, e um spoiler com deflectores para otimizar a aerodinâmica. As luzes traseiras ganham uma assinatura luminosa exclusiva, realçada por um design 3D que confere um toque distinto e sofisticado ao estilo.

O segundo modelo chama-se Goelette E-Tech e reedita um nome que já fez parte da gama de trabalho do construtor em 1956. Vai estar disponível em três versões: chassis-cabina, caixa de carga e plataforma basculante, abrindo caminho a uma vasta escolha de conversões.

Tirando o máximo partido da arquitetura flexível e engenhosa que esta nova geração de veículos comerciais ligeiros permite, o Goelette E-Tech elétrico é particularmente bem proporcionado da frente ao pilar B, tal como o Trafic E-Tech elétrico.

Os faróis traseiros são, simultaneamente, funcionais e elegantes, valorizando o design global do veículo. Disponível com ou sem plataforma de carga, o Goelette E-Tech elétrico é um veículo comercial funcional e moderno, capaz de se adaptar a todas as situações.

Por fim, merece destaque o Estafette E-Tech, desenvolvido para os perímetros urbanos e também uma designação repescada do passado.
Mais de meio milhão de veículos ostentaram o nome Estafette, entre 1959 e 1980. Esta designação icónica simboliza um VCL que atravessa várias gerações.

O seu design é largamente inspirado no Renault Estafette Concept apresentado em setembro passado.
Com apenas 5,27 m de comprimento e 1,92 m de largura, é um comercial compacto e fácil de manobrar em cidade. Com 2,60 m de altura, permite que uma pessoa com até 1,90 m de altura se desloque facilmente no interior, entre o habitáculo e a zona de carga.

Inspirado no design do Trafic E-Tech elétrico, o Estafette E-Tech elétrico apresenta um grande para-brisas panorâmico, de três peças, para uma maior visibilidade, segurança e conforto de condução. A dianteira contemporânea apresenta uma assinatura luminosa distintiva: uma faixa luminosa com luzes de circulação diurna perfeitamente alinhadas, que sublinha a identidade high-tech deste veículo comercial ligeiro. O logótipo Renault dá um toque sóbrio e elegante a este conjunto harmonioso.

Esta nova gama de veículos comerciais ligeiros deverá chegar ao mercado a partir de 2026. Mais pormenores serão revelados nos próximos meses.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comerciais

IVECO e Ford Trucks assinam acordo para nova cabina de camião

Published

on

A Ford Trucks, a marca de veículos comerciais pesados da Ford Otosan, e a IVECO, a marca do Grupo Iveco N.V. que concebe, fabrica e comercializa veículos comerciais ligeiros, médios e pesados, anunciam hoje a assinatura de um Acordo de Desenvolvimento Conjunto (ADC) vinculativo para a conceção e engenharia de uma nova cabina para camiões pesados.



Este acordo surge na sequência do Memorando de Entendimento (MoU) exclusivo e não vinculativo anunciado pelas duas empresas em14 de março de 2024, transformando-o num projeto operacional. O JDA é um quadro contratual para o co-desenvolvimento de uma nova cabina para camiões pesados, bem como para o fornecimento comum, quando aplicável. Ambas as empresas fabricarão e montarão a cabina nas suas próprias instalações, personalizando conceitos de design de estilo específicos e vendendo os produtos sob as suas marcas respetivas, Ford Trucks e IVECO.


A nova cabina irá aumentar a competitividade de ambas as marcas, oferecendo uma solução em conformidade com a futura norma Diret Vision da UE, com uma aerodinâmica melhorada para reduzir as emissões de carbono. A tónica será colocada no conforto, segurança, aerodinâmica e modularidade da cabina, dando simultaneamente prioridade à relação custo-eficácia e à total compatibilidade com todos os grupos motopropulsores. Prevê-se que as primeiras cabinas estejam prontas para produção em 2028. Através deste acordo e como resultado do seu esforço conjunto, as duas empresas obterão uma nova família de cabinas modulares de topo de gama com tecnologia de ponta, muito superior às cabinas anteriormente planeadas, promovendo simultaneamente poupanças significativas nos investimentos. O montante total estimado das despesas a efetuar pelas partes no âmbito da ADC é de 343 milhões de euros.

Estiveram presentes na cerimónia de assinatura Güven Özyurt, Diretor-Geral da Ford Otosan; Emrah Duman, Vice-Presidente da Ford Trucks; Olof Persson, CEO do Grupo Iveco; e Luca Sra, Presidente da Unidade de Negócios de Camiões do Grupo Iveco.


Emrah Duman, Vice-Presidente da Ford Trucks, destacou a dedicação da Ford Trucks à engenharia, inovação e fornecimento de soluções de alta qualidade para a indústria de veículos comerciais pesados: “Na Ford Trucks, estamos empenhados em ultrapassar os limites da excelência da engenharia. Este Acordo de Desenvolvimento Conjunto é uma prova da nossa capacidade de conceber e desenvolver soluções de ponta que não só satisfazem como excedem os padrões em evolução do sector.

Ao unir forças com a IVECO, estamos a aumentar a nossa capacidade de fornecer cabinas inovadoras e de elevado desempenho que estabelecerão novos padrões de referência em termos de segurança, aerodinâmica e conforto do condutor, assegurando simultaneamente a eficiência de custos e a conformidade regulamentar.”

Luca Sra, Presidente da Unidade de Negócios de Camiões do Grupo Iveco, afirmou: “Estamos entusiasmados por levar a nossa parceria com a Ford Trucks para o próximo nível através deste acordo. Partilhando conhecimentos de engenharia e combinando os nossos pontos fortes, vamos criar um produto que estabelece novos padrões de segurança, eficiência, qualidade e conforto do condutor. Este acordo é um passo estratégico que permitirá à IVECO e à Ford Trucks permanecerem na vanguarda do mercado, bem preparadas para cumprir os novos regulamentos e oferecer qualidade e valor excecionais aos nossos clientes.”

Continue Reading

Comerciais

Volvo Trucks regista um em cada cinco camiões na Europa

Published

on

A Volvo Trucks regista um em cada cinco camiões na Europa (quase), uma vez que a quota de camiões pesados da Volvo Trucks é de 17,9 por cento. A maioria destes camiões são os bem sucedidos modelos FH. A maioria deles é a versão trator AERO.



Pela primeira vez na história, a Volvo Trucks é líder de mercado na Europa para camiões pesados. Em 2024, a empresa alcançou uma quota de mercado de 17,9% na Europa e foram registados 56.331 camiões Volvo na região.

Em Portugal, a marca sueca também lidera o mercado de camiões pesados. A Volvo Trucks regista um em cada cinco camiões na Europa
A marca sueca tem sido a líder do mercado de camiões pesados de ≥ 16 toneladas na Europa, com uma quota de mercado de 17,9% em 2024. Os mercados com o maior número de camiões Volvo registados durante o ano foram o Reino Unido, França, Alemanha, Polónia e Espanha.
A Volvo Trucks liderou o mercado de camiões pesados em 2024, com um recorde de matrículas e uma quota de 17,4% em ≥16T, um sucesso também alcançado em 2020 e 2021. Foi também líder de mercado nos Tratores pelo quinto ano consecutivo, com uma quota de 20,3% em 2024.

Continue Reading
Advertisement

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

  • por Picard
    Procurei mas não encontrei nada sobre livros e leituras. Há por aqui alguém que tenha lido um livro depois da pandemia? :sh)
  • por Charger144
    Eu tenho a impressão de que havia um trópico dos electrodomésticos, mas não encontrei nem aqui nem no Google, e sendo assim abri um novo. Se...
  • por Pneucareca
    Um novo R8 poderá estar em cima da mesa e a combustão/PHEV....
  • por Mrodrigues
    ​​​​​​​​​

Em aceleração

[plista widgetname=plista_widget_belowArticle]