Comerciais
Renault apresenta nova gama de veículos comerciais elétricos
A Renault desvendou as designações de três veículos comerciais que prometem mudar por completo a gama profissional do construtor francês.
Estes três veículos comerciais ligeiros são o resultado de uma colaboração com a Flexis, a sociedade independente fundada pelo Grupo Renault, o Grupo Volvo e o Grupo CMA CGM. Esta nova gama de furgões E-Tech elétricos foi desenvolvida para responder a todas as exigências de uma ampla gama de atividades.
Com base na nova plataforma “skateboard” e na arquitetura SDV, estes furgões compactos, espaçosos e adaptáveis abrem caminho a soluções personalizadas que vão apoiar os clientes na transição energética e tecnológica.
O primeiro modelo é precisamente a Trafic. Com esta quarta geração da Trafic, o modelo escreve um novo capítulo de uma saga iniciada em 1980. Com mais de 2,5 milhões de unidades construídas desde o seu lançamento, continua uma carreira de grande sucesso.
O Trafic E-Tech elétrico apresenta proporções contemporâneas e um design monovolume para um perfil limpo e dinâmico. Com um vão dianteiro curto e uma distância entre eixos alargada, as rodas posicionadas nas extremidades maximizam o espaço interior, mantendo um raio de viragem equivalente ao de um Renault Clio.
Tem menos de 1,90 m de altura para facilitar o acesso a parques de estacionamento subterrâneos.
Na frente, a zona central sublinha a aparência de alta tecnologia do Trafic, mostrando a faixa superior retroiluminada, com DRLs laterais a confirmar o seu carácter de vanguarda. No centro da faixa, o logótipo retroiluminado também chama a atenção, refletindo a atenção geral aos detalhes.
A traseira apresenta uma linha de carroçaria elevada, ao nível dos vidros laterais, juntamente com portas com dobradiças assimétricas e fortemente curvadas, e um spoiler com deflectores para otimizar a aerodinâmica. As luzes traseiras ganham uma assinatura luminosa exclusiva, realçada por um design 3D que confere um toque distinto e sofisticado ao estilo.
O segundo modelo chama-se Goelette E-Tech e reedita um nome que já fez parte da gama de trabalho do construtor em 1956. Vai estar disponível em três versões: chassis-cabina, caixa de carga e plataforma basculante, abrindo caminho a uma vasta escolha de conversões.
Tirando o máximo partido da arquitetura flexível e engenhosa que esta nova geração de veículos comerciais ligeiros permite, o Goelette E-Tech elétrico é particularmente bem proporcionado da frente ao pilar B, tal como o Trafic E-Tech elétrico.
Os faróis traseiros são, simultaneamente, funcionais e elegantes, valorizando o design global do veículo. Disponível com ou sem plataforma de carga, o Goelette E-Tech elétrico é um veículo comercial funcional e moderno, capaz de se adaptar a todas as situações.









Por fim, merece destaque o Estafette E-Tech, desenvolvido para os perímetros urbanos e também uma designação repescada do passado.
Mais de meio milhão de veículos ostentaram o nome Estafette, entre 1959 e 1980. Esta designação icónica simboliza um VCL que atravessa várias gerações.
O seu design é largamente inspirado no Renault Estafette Concept apresentado em setembro passado.
Com apenas 5,27 m de comprimento e 1,92 m de largura, é um comercial compacto e fácil de manobrar em cidade. Com 2,60 m de altura, permite que uma pessoa com até 1,90 m de altura se desloque facilmente no interior, entre o habitáculo e a zona de carga.
Inspirado no design do Trafic E-Tech elétrico, o Estafette E-Tech elétrico apresenta um grande para-brisas panorâmico, de três peças, para uma maior visibilidade, segurança e conforto de condução. A dianteira contemporânea apresenta uma assinatura luminosa distintiva: uma faixa luminosa com luzes de circulação diurna perfeitamente alinhadas, que sublinha a identidade high-tech deste veículo comercial ligeiro. O logótipo Renault dá um toque sóbrio e elegante a este conjunto harmonioso.
Esta nova gama de veículos comerciais ligeiros deverá chegar ao mercado a partir de 2026. Mais pormenores serão revelados nos próximos meses.
Comerciais
MAN apresenta o novo TGS para uso agrícola na Agritechnica 2025
A MAN Truck & Bus apresentou na Agritechnica 2025 a nova versão do MAN TGS agrícola 18.540 4×4, um trator desenvolvido para garantir tração, eficiência e versatilidade em operações agrícolas exigentes.
Integrado na exposição da MAN Engines, sob o lema “Impulsionando a transformação sustentável: soluções todo-o-terreno para o futuro”, o modelo foi concebido para responder às necessidades do transporte entre o campo e as unidades de processamento, mantendo elevado desempenho mesmo em terrenos difíceis. O seu design exclusivo, criado pela MAN Individual, reforça a imagem robusta e funcional do veículo.
Segundo Johann Schuster, chefe de desenvolvimento mecânico da MAN Individual, o novo TGS agrícola demonstra a capacidade da marca de acompanhar a evolução da agricultura moderna, oferecendo um comportamento igualmente eficaz no campo e na estrada e simplificando as tarefas diárias dos agricultores. O MAN TGS 18.540 4×4 BL SA está equipado com o motor D2676 de 12,4 litros, com 540 cv, compatível com a norma Euro 6e, e capaz de disponibilizar um binário máximo de 2650 Nm a partir das 930 rpm, assegurando força e eficiência em qualquer contexto.
A potência é gerida pela caixa automática MAN TipMatic de 12 velocidades, que dispõe de modos Offroad, Performance e Efficiency especificamente adaptados ao uso agrícola. A tração integral permanente e os pneus agrícolas largos garantem operação segura em terrenos húmidos ou prados delicados, enquanto o sistema hidráulico Load Sensing, com caudal até 100 l/min, permite um controlo preciso de implementos e reboques.
A cabina de comprimento médio “NN” oferece um equilíbrio entre dimensões compactas, robustez e funcionalidade, proporcionando boa visibilidade, acesso fácil e amplo espaço de arrumação. No exterior, o pacote MAN TGS INDIVIDUAL LION S acrescenta faróis LED de longo alcance e detalhes em carbono e vermelho que reforçam o caráter do modelo.
No interior, o condutor encontra o sistema intuitivo MAN SmartSelect, funcional mesmo em piso irregular, um painel Professional de 12,3 polegadas e vários sistemas avançados de segurança, incluindo assistente de manutenção na faixa, câmara traseira e ACC Stop & Go.
O veículo está ainda equipado com o travão motor MAN PriTarder com EVBec, que oferece até 625 kW de retenção, e inclui um arco antivoltamento (ROPS) atrás da cabina para maior segurança. Pensado para máxima versatilidade, o MAN TGS agrícola dispõe de quinta roda e engate de reboque, permitindo desempenhar diversas tarefas logísticas.
A sua homologação como veículo LOF (agrícola ou silvícola) garante vantagens adicionais, como a isenção de restrições de circulação ao domingo e a dispensa de tacógrafo em determinadas operações.
Comerciais
Renault Trucks lança novas versões elétricas do E-Tech T
A Renault Trucks, representada em Portugal pela Nors, reforçou a sua aposta na eletrificação com o lançamento de duas novas versões do trator elétrico Renault Trucks E-Tech T: o E-Tech T 585 e o E-Tech T 780, este último capaz de alcançar até 600 quilómetros de autonomia com uma única carga.
As duas propostas foram desenvolvidas para responder às diferentes exigências do setor do transporte, privilegiando no caso do E-Tech T 780 a autonomia máxima e, no do E-Tech T 585, a otimização da carga útil. A marca mantém ainda em atualização o modelo E-Tech T 540 4×2, pensado para distribuição regional, que passa agora a oferecer até 450 quilómetros de autonomia.

O aumento de alcance dos novos modelos tornou-se possível graças à integração de um eixo elétrico (E-axle), que reúne motores e transmissão na secção traseira e liberta espaço entre as longarinas, permitindo instalar mais módulos de bateria.
As novas baterias de iões de lítio NCA, concebidas com uma estrutura em forma de L para se adaptarem ao novo layout, garantem maior densidade energética e são asseguradas pela Renault Trucks durante oito anos ou um milhão de quilómetros.

Com 585 kWh de capacidade, o E-Tech T 585 oferece até 460 quilómetros de autonomia, enquanto o E-Tech T 780, com 780 kWh, eleva a fasquia para os 600 quilómetros, tornando-se numa opção especialmente interessante para missões de longo curso.
Para garantir maior eficiência operacional, ambos os modelos são compatíveis com carregamento ultrarrápido através do sistema Megawatt Charging System (MCS), com potência até 720 kW, possibilitando recuperar até 350 quilómetros em apenas 45 minutos.
Podem igualmente ser carregados em parques de frotas com tecnologia CCS até 350 kW. Pensadas para percorrer longas distâncias, as versões trator 6×2 incluem suspensão pneumática integral, que melhora o conforto e facilita as manobras de acoplamento, além de um eixo traseiro leve, elevável e direcional que aumenta a manobrabilidade e reduz o desgaste dos pneus.

O E-Tech T 585 mantém-se também como a solução da gama com maior capacidade de carga útil, podendo transportar até 28 toneladas conforme as regulamentações locais.
A Renault Trucks complementa a sua ofensiva elétrica com um conjunto de serviços digitais destinados a maximizar a eficiência e a disponibilidade dos veículos, incluindo o Optifleet, plataforma de gestão inteligente de frotas, a Driver App, que permite o pré-condicionamento remoto e monitorização do estado da bateria, e o programa Renault Trucks E-Tech, que oferece consultoria especializada e simulações energéticas ajustadas a cada operação.
Os novos modelos serão produzidos na fábrica de Bourg-en-Bresse, que desde 2023 monta os veículos pesados elétricos das gamas Renault Trucks E-Tech T e E-Tech C, consolidando o compromisso da marca com qualidade, inovação e descarbonização do transporte rodoviário.

-
Motos2 semanas agoBoa estreia para Miguel Oliveira com a BMW
-
Notícias2 semanas agoMiúdo de 10 anos foi da escola para casa… a conduzir
-
Comerciais2 semanas agoNova Renault Trafic E-Tech está pronta e chega aos 450 km de autonomia
-
Sem categoria3 dias ago
PGRI dalam Mewujudkan Lingkungan Sekolah Aman: Standar Perlindungan, SOP, dan Implementasi Lapangan
-
Notícias2 semanas agoXiaomi já fabricou o seu modelo número 500.000
-
Notícias2 semanas agoFirefly é a nova aposta chinesa no nosso mercado
-
Notícias5 dias agoFiat Topolino já tem preços e já pode ser encomendado
-
Sem categoria3 dias ago
PGRI dan Kebijakan Pendidikan Daerah: Analisis Keterlibatan Organisasi di Tingkat Provinsi/Kab/Kota
