Notícias
Estes são os novos furgões elétricos da Flexis Mobility
A Flexis Mobility entrou em cena no ano passado como uma joint venture entre o Grupo Renault, o Grupo Volvo e a empresa de navegação CMA CGM. Agora, estamos a ver os frutos do seu trabalho, uma vez que a parceria revelou três novos furgões comerciais.
Concebidos para revolucionar a logística urbana, os três furgões baseiam-se numa plataforma de skate elétrico e partilham uma arquitetura eletrónica. Os modelos também têm um interior personalizável, bem como uma baixa altura ao solo para ajudar na carga e descarga de encomendas.
A Flexis continua a dizer que os clientes podem esperar uma autonomia WLTP de até 450 km, bem como uma capacidade de carregamento rápido que pode fornecer uma carga de 80% em menos de 20 minutos. A empresa também prestou atenção à ergonomia e à segurança do condutor, uma vez que o banco do condutor foi especificamente posicionado para reduzir a tensão nos joelhos. Isto é importante, uma vez que os condutores podem ter de se levantar e sentar 250 vezes por dia.
Não entrou em muitos pormenores, mas o seu modelo Step-in é uma carrinha média com portas dianteiras deslizantes. Tem também uma porta traseira com persiana, que está a ser anunciada como uma “novidade no mercado europeu”. Existe um acesso fácil entre a cabina e a área de carga, e a altura de 1.900 mm (74,8 polegadas) significa que os condutores podem circular facilmente no interior.
O Cargo Van é um veículo urbano de entrega de última milha que possui uma “caixa facilmente convertível”, que é “capaz de integrar diferentes larguras, alturas e camas, bem como soluções modulares, incluindo, mas não se limitando a, caixas refrigeradas”. O modelo também tem portas dianteiras tradicionais, bem como uma cabina de baixa altura.
O furgão é talvez o mais interessante dos três, pois parece pronto a desafiar os pesos pesados da indústria. A Flexis não disse muito sobre ele, mas afirmou que o modelo terá uma capacidade de manobra superior, uma altura total de 1.900 mm e um “design polivalente [que] aborda todas as limitações das ofertas actuais do mercado”. A aparência também é muito boa, o que é um pouco surpreendente para um veículo comercial.
As carrinhas serão construídas na fábrica da Renault em Sandouville e as primeiras entregas estão previstas para 2026. A Flexis venderá os veículos diretamente a frotas e fornecedores de logística, mas também os fornecerá à Renault, que os “distribuirá sob as suas próprias marcas nas suas redes de vendas”.
Foram construídos 20 protótipos que já registaram mais de 9000 horas de condução desde março do ano passado. A Flexis também referiu que recebeu dez cartas de intenção de fornecedores de logística em França, na Alemanha e no Reino Unido. Entre eles estão a Colis Privé, a DB Schenker e a HIVED.











Notícias
Crise no Médio Oriente pode trazer a Fórmula 1 para Portugal
A perigosa situação que se vive no Médio Oriente devido ao conflito dos Estados Unidos e Israel com o Irão poderá obrigar ao cancelamento das provas de Fórmula 1 no Bahrein e na Arábia Saudita e a solução para manter o calendário da competição poderá passar por Portugal.
A operação militar “Fúria Épica” desencadeada pelos Estados Unidos e por Israel contra o Irão resultou num conflito que se estendeu aos países árabes vizinhos do Irão entre os quais o Bahrein e a Arábia Saudita que deveriam receber a Fórmula 1 no próximo mês de abril. A instabilidade na região e a incerteza quanto à duração desta crise leva os responsáveis da Federação Internacional do Automóvel (FIA), em conjunto com a proprietária dos direitos da Fórmula 1, a Liberty Media, a equacionarem o cancelamento destes dois Grandes Prémios e a sua substituição noutra localização. Neste contexto o Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, surge como uma forte solução pois, além de já estar no calendário de Fórmula 1 de 2027, ele tem a homologação máxima de Grau 1 da FIA e é um circuito muito bem visto tanto por pilotos como por equipas. A solução portuguesa surge como a mais rápida, simples e eficaz de concretizar pelo que é bem possível que venhamos a ter a Fórmula 1 em Portugal já em 2026.
Notícias
Novo Range Rover Velar será elétrico e bem diferente
Com a apresentação mundial agendada para o final deste ano, o novo Range Rover Velar promete surpreender muitos com a sua silhueta que ao que parece será mais baixa do que o habitual. Além disso, será uma proposta exclusivamente elétrica, o que também rompe com o passado.
O novo Velar será o primeiro modelo da Range Rover a estrear a plataforma Electric Modular Architecture (EMA) para modelos totalmente elétricos, plataforma essa que deverá também servir de base para o futuro Freelander. Utilizando uma arquitetura elétrica de 800 V, este novo Velar deverá começar a ser produzido em 2027 na fábrica de Halewood, no Reino Unido. De momento a marca ainda não avançou com muitos detalhes técnicos, mas estima-se que o novo Velar elétrico deverá estar equipado com baterias com uma capacidade entre os 80 kWh e os 100 kWh, capazes de uma autonomia entre 500 e 700 quilómetros.
-
Motos1 semana agoMiguel Oliveira já acelera no WSBK
-
Notícias1 semana agoAlpina tem uma nova imagem
-
Notícias1 semana agoLamborghini não vai apostar nos elétricos
-
Comerciais1 semana agoUE enfrenta falta de 500 mil condutores profissionais do volante
-
Notícias1 semana agoKia K4 já chegou e já tem preços
-
Notícias6 dias agoCuidado com os recall, dão chumbo na inspeção
-
Curiosidades2 semanas agoParada de parar a respiração
-
Comerciais6 dias agoVolkswagen ID. Buzz Cargo recebe versão mista de cinco lugares
