Notícias
Estes são os novos furgões elétricos da Flexis Mobility
A Flexis Mobility entrou em cena no ano passado como uma joint venture entre o Grupo Renault, o Grupo Volvo e a empresa de navegação CMA CGM. Agora, estamos a ver os frutos do seu trabalho, uma vez que a parceria revelou três novos furgões comerciais.
Concebidos para revolucionar a logística urbana, os três furgões baseiam-se numa plataforma de skate elétrico e partilham uma arquitetura eletrónica. Os modelos também têm um interior personalizável, bem como uma baixa altura ao solo para ajudar na carga e descarga de encomendas.
A Flexis continua a dizer que os clientes podem esperar uma autonomia WLTP de até 450 km, bem como uma capacidade de carregamento rápido que pode fornecer uma carga de 80% em menos de 20 minutos. A empresa também prestou atenção à ergonomia e à segurança do condutor, uma vez que o banco do condutor foi especificamente posicionado para reduzir a tensão nos joelhos. Isto é importante, uma vez que os condutores podem ter de se levantar e sentar 250 vezes por dia.
Não entrou em muitos pormenores, mas o seu modelo Step-in é uma carrinha média com portas dianteiras deslizantes. Tem também uma porta traseira com persiana, que está a ser anunciada como uma “novidade no mercado europeu”. Existe um acesso fácil entre a cabina e a área de carga, e a altura de 1.900 mm (74,8 polegadas) significa que os condutores podem circular facilmente no interior.
O Cargo Van é um veículo urbano de entrega de última milha que possui uma “caixa facilmente convertível”, que é “capaz de integrar diferentes larguras, alturas e camas, bem como soluções modulares, incluindo, mas não se limitando a, caixas refrigeradas”. O modelo também tem portas dianteiras tradicionais, bem como uma cabina de baixa altura.
O furgão é talvez o mais interessante dos três, pois parece pronto a desafiar os pesos pesados da indústria. A Flexis não disse muito sobre ele, mas afirmou que o modelo terá uma capacidade de manobra superior, uma altura total de 1.900 mm e um “design polivalente [que] aborda todas as limitações das ofertas actuais do mercado”. A aparência também é muito boa, o que é um pouco surpreendente para um veículo comercial.
As carrinhas serão construídas na fábrica da Renault em Sandouville e as primeiras entregas estão previstas para 2026. A Flexis venderá os veículos diretamente a frotas e fornecedores de logística, mas também os fornecerá à Renault, que os “distribuirá sob as suas próprias marcas nas suas redes de vendas”.
Foram construídos 20 protótipos que já registaram mais de 9000 horas de condução desde março do ano passado. A Flexis também referiu que recebeu dez cartas de intenção de fornecedores de logística em França, na Alemanha e no Reino Unido. Entre eles estão a Colis Privé, a DB Schenker e a HIVED.











Notícias
Auto Clássico Militar em Oeiras
Mais uma vez Oeiras irá ser o palco do Auto Clássico Militar, um evento onde os visitantes poderão esta rem contacto com veículos militares clássicos de outros tempos e até dar um passeio neles.
O espaço da Unidade de Apoio do Comando da Logística situada em Paço de Arcos vai ser o “centro das operações” do Auto Clássico Militar que se realizará entre os dias 2 e 7 de julho. Este evento é promovido pelo Exército Português e pela Câmara Municipal de Oeiras sendo que a organização está a cargo da Associação Portuguesa de Veículos Militares Antigos. Na edição deste ano estarão mais de 50 modelos expostos, entre carros de combate, autometralhadoras, transportes de tropas ou viaturas táticas e administrativas.
Haverão passeios e os visitantes até poderão dar uma volta numa Chaimite ou numa Berliet Tramagal, dois emblemáticos modelos da nossa história bem representativos da indústria militar nacional de outrora. Além disso, também estarão patentes vários equipamentos e rádios, uma exposição de modelismo militar, lojas de militaria e fardamento, grupos de recreação histórica e ainda haverão conferências temáticas e zonas de “street food”.
Para mais informação basta consultar a página do evento aqui.
Notícias
Volvo apresenta o novo EX60
A Volvo revelou aquele que poderá ser um dos modelos mais relevantes da sua gama, o EX60, um SUV elétrico que vai enfrentar fortes rivais num dos segmentos mais competitivos atualmente no mercado.
Segundo a marca sueca, o novo EX60 foi desenvolvido para entrar no mercado e estabelecer novos patamares no que diz respeito a SUVs elétricos com o foco na família e um dos seus primeiros argumentos é uma das versões ter uma autonomia de 810 quilómetros. O XC60 utiliza um sistema elétrico de 800V que permite carregamentos rápidos até 400 kWh. Este facto faz com que bastem 10 minutos de carregamento para que este Volvo ganhe 340 quilómetros de autonomia.
Este XC60 tem 4,8 metros de comprimento e surgirá no mercado com três opções de motorização. A mais acessível P6 RWD Electric com um motor capaz de debitar 374 cv de potência e 480 Nm binário, alimentado por uma bateria de 83 kWh que lhe dá uma autonomia de 610 quilómetros e uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 5,9 segundos. Num patamar acima temos o P10 AWD Electric com dois motores, um em cada eixo, que em conjunto debitam 510cv de potência e 710 Nm de binário que lhe permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em 4,6 segundos. Equipado com uma bateria de 95 kWh esta versão anuncia uma autonomia de 660 quilómetros. Por fim, o topo de gama P12 AWD Electric também tem dois motores, mas aqui com 680 cv de potência combinada e um binário de 790 Nm, aceleraça dos 0 aos 100 km/h em 3,9 segundos e tem uma autonomia de 810 quilómetros graças a uma bateria com uma capacidade de 117 kWh.
Os preços do novo XC60 começam nos 50.650€ + IVA, ou seja, 62.299€ sensivelmente. A comercialização prevista para o verão começará com as versões P6 e P10 e só depois chegará ao nosso mercado o P12.





-
Notícias2 semanas agoMercedes CLA é o Carro do Ano 2026
-
Notícias2 semanas agoMazda já definiu os preços do novo CX-6e
-
Notícias2 semanas agoPeaq será o nome do próximo SUV da Skoda
-
Notícias2 semanas agoSalão Motorclássico volta à Cordoaria Nacional
-
Manutenção2 semanas agoSe tiver de partir um vidro faça-o corretamente
-
Comerciais2 semanas agoFIAT Professional apresenta pick-up elétrica TRIS
-
Notícias1 semana agoHonda vai ter um novo logótipo
-
Notícias7 dias agoToyota continua na liderança mundial


