Renault Trucks T elétrico chega aos 600 km de autonomia – Motorguia
Connect with us

Comerciais

Renault Trucks T elétrico chega aos 600 km de autonomia

Published

on

O camião elétrico de longo curso da Renault Trucks vai passar a ser proposto, a partir do segundo semestre deste ano, numa nova versão com uma autonomia de até 600 quilómetros, que resultou da introdução de um novo eixo elétrico. A encomendas para o E-Tech T abrem no segundo semestre.



A marca francesa introduziu um novo eixo elétrico no camião E-Tech T que permitiu aumentar a autonomia de até 600 quilómetros entre carregamentos. Aquele componente veio possibilitar a integração de todos os elementos do grupo motopropulsor – motores elétricos e transmissão – na parte traseira do camião, libertando espaço entre as longarinas para acomodar baterias adicionais.

A Renault Trucks refere que a nova proposta vem complementar a sua oferta elétrica, sem substituir as soluções existentes. A marca sublinha que manterá a sua vasta gama de opções, com diferentes autonomias, configurações e equipamentos, adaptados às necessidades específicas de cada utilização.

Para apoiar as empresas de transportes na escolha da solução ideal, a Renault Trucks disponibiliza também ferramentas de simulação avançadas, permitindo configurar cada camião elétrico de acordo com as exigências individuais de cada operador.

“Não estamos interessados em entrar numa corrida pela autonomia com uma única carga”, afirma Emmanuel Duperray, Vice-Presidente Sénior de Eletromobilidade da Renault Trucks.

Capacidade da bateria em função da operação
“Baterias sobredimensionadas comprometem a carga útil, aumentam os custos operacionais totais e ampliam a pegada ambiental”, explica o responsável. “Na essência, um camião elétrico é mais caro do que um veículo a combustão. É necessário repensar a logística de baixo carbono, ou seja, reconsiderar os padrões de transporte, de forma a otimizar a utilização dos veículos e, consequentemente, reduzir o custo por quilómetro.”

A Renault Trucks refere que incentiva os seus clientes a selecionar a capacidade das baterias em função das suas necessidades reais, apoiando-os na otimização da solução, incluindo a estratégia de carregamento. “Esta abordagem já nos permite atingir uma quilometragem diária superior a 700 quilómetros com a nossa produção em série do Renault Trucks E-Tech T”, sublinha a marca.

A Renault Trucks acrescenta que os camiões elétricos da marca já percorreram mais de 30 milhões de quilómetros por transportadores em todo o mundo e evitaram a emissão de 38 822 toneladas de dióxido de carbono. Com a nova oferta, o fabricante alarga a sua gama de soluções de transporte sustentáveis, reforçando o apoio aos seus clientes na transição energética.

As encomendas para o Renault Trucks E-Tech T com autonomia de até 600 quilómetros serão abertas no segundo semestre de 2025, com a produção a cargo da fábrica de Bourg-en-Bresse, que, desde o final de 2023, monta as gamas elétricas topo de gama da marca.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comerciais

MAN Truck & Bus Portugal reorganiza liderança a partir de janeiro de 2026

Published

on

A MAN Truck & Bus Portugal anunciou uma reorganização estratégica da sua estrutura de liderança, que entra em vigor a 1 de janeiro de 2026, com o objetivo de reforçar o crescimento sustentável, a inovação e a excelência operacional.

No âmbito destas mudanças, Afonso Guimarães, atual Diretor de Serviço a Cliente, é nomeado Center Lead MAN GBS Portugal, assumindo a liderança do novo centro de Global Business Services da MAN, um projeto internacional com base em Portugal. Ao longo dos últimos sete anos, destacou-se pela expansão da rede própria de oficinas, pelo crescimento do negócio de contratos de serviço e peças originais e pela coordenação de projetos estruturais na área de após-venda.


A Direção de Serviço a Cliente passa a ser assumida por João Cruz, até agora Diretor Comercial de Autocarros. Com quase 25 anos de experiência no setor dos veículos pesados, João Cruz traz um percurso sólido nas áreas de produto e vendas, ficando responsável pela gestão da rede de oficinas, negócio de peças e formação técnica, num contexto de crescente exigência tecnológica no após-venda.


Por sua vez, Daniel Soares, atual Truck & Van Retail Sales Manager, é nomeado Diretor Comercial de Autocarros, ficando responsável pela definição e execução da estratégia comercial das marcas MAN e Neoplan em Portugal. Com cerca de 20 anos de experiência no setor, o responsável assume o desafio de fortalecer o negócio de autocarros com uma abordagem transversal e alinhada com a evolução do mercado.


Segundo a empresa, estas alterações refletem a aposta no desenvolvimento de talento interno e na preparação da organização para os desafios de um setor em profunda transformação.

Continue Reading

Comerciais

Renault Trucks cria corredor logístico 100% elétrico em França

Published

on

A Renault Trucks, em parceria com o transportador Malherbe, implementou um corredor logístico totalmente elétrico em França, ligando Blainville-sur-Orne, Bourg-en-Bresse e Lyon, para o transporte de cabines, motores e eixos entre as suas unidades industriais.

O corredor opera segundo o princípio do just in time, assegurando o abastecimento contínuo das linhas de montagem. As cabines produzidas em Blainville-sur-Orne seguem para Bourg-en-Bresse, enquanto os motores e eixos fabricados em Lyon são enviados para Blainville-sur-Orne.

A operação é realizada com uma frota de 22 camiões elétricos Renault Trucks E-Tech T, distribuídos por dois circuitos logísticos, permitindo percursos diários superiores a 700 quilómetros através de um sistema de revezamento de veículos e condutores, sem paragens para carregamento durante o transporte.

Com este modelo, a marca estima evitar a emissão de cerca de 2.869 toneladas de CO₂ por ano, reforçando o seu compromisso com a descarbonização e com uma logística mais eficiente e sustentável.

Continue Reading

Publicidade

Ultimas do Fórum

Em aceleração