Novo camião da BMC já começou a ser vendido em Portugal – Motorguia
Ligue-se connosco

Comerciais

Novo camião da BMC já começou a ser vendido em Portugal

Published

on

A BMC Trucks, representada em Portugal pela SJDA, vai iniciar a comercialização de mais um veículo em Portugal.



Trata-se do 417, um veículo de gama mais baixa com PB de 9 e de 7,5 toneladas, sendo que surgem equipados com motores de 168 CV da Cummins e caixa de velocidades manual de seis da Eaton.
Os BMC 417 destinam-se a operações de distribuição e transporte regional, sendo propostos com cabina curta, propondo profundidade de 1,68 metros, largura de 2,0 metros para facilitar a manobrabilidade em zonas urbanas. A altura é de 2,39 metros.

A nível mecânico, conta com um motor turbodiesel intercooler de quatro cilindros proveniente da Cummins (B4.0 E170) de 3956 cc que desenvolve uma potência máxima de 168 CV às 2400 rpm, estando associado a uma caixa manual Eaton de seis velocidades. A velocidade máxima está limitada a 90.

A gama é constituída por versões de chassis curto, com distância entre-eixos de 3,37 metros, e longa, com 3,85 metros. O equipamento de série inclui luzes de circulação diurna em LED, faróis de nevoeiro, espelhos exteriores aquecidos, vidros elétricos, fecho centralizado com comando à distância.

O habitáculo possui assento individual para condutor e duplo para acompanhante, painel de instrumentos digital e analógico, ecrã multimédia, rádio / leitor de MP3 com Bluetooth, ar condicionado, volante multifunções.
Os veículos têm uma garantia do fabricante de dois anos, com opção de mais três anos para a motorização. O BMC 417 de 9,0 toneladas já está disponível para encomenda, com preço a partir de 51 mil euros (+ IVA).

Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Comerciais

Volvo Trucks vai lançar camião elétrico com mais de 600 km de autonomia

Published

on

A Volvo está empenhada na transição energética no setor automóvel, tal como a sua divisão de veículos pesados. O fabricante sueco acaba de apresentar o seu novo camião elétrico de longo alcance baseado no atual FH Electric.



O mundo dos veículos pesados de mercadorias foi largamente poupado à eletrificação dos automóveis, apesar de, segundo vários estudos, os transportes serem responsáveis por cerca de 7% das emissões de gases com efeito de estufa na Europa. Tecnicamente, há que dizer que a margem de manobra das tecnologias elétricas atuais é reduzida, mesmo que modelos como o Tesla Semi consigam atingir números interessantes.

O facto é que existe um grande obstáculo: o preço. Em média, um camião elétrico é três vezes mais caro do que o seu equivalente de combustão interna. Por outras palavras, sem preços mais baixos para as baterias ou subsídios generosos, os camiões elétricos não serão comuns nas nossas estradas a médio prazo, para não falar da necessidade de uma rede de carregamento potente e eficiente, uma vez que os camiões não foram concebidos para utilizar as mesmas estações de carga dos automóveis.
A Volvo Trucks já oferece um FH Electric no seu catálogo, mas a sua utilização é, no mínimo, limitada, uma vez que apenas reivindica uma autonomia de 300 km com uma única carga com a grande bateria de 540 kWh, e ainda menos com a bateria de 360 kWh.

Apesar destes obstáculos, a Volvo Trucks vai lançar no próximo ano uma nova versão de longo alcance do seu FH Electric, que terá uma autonomia de até 600 km com uma única carga. Isto permitirá às empresas de transportes operar camiões elétricos em rotas inter-regionais e de longa distância, permitindo-lhes conduzir durante todo o dia sem terem de recarregar. O novo Volvo FH Electric estará disponível para venda no segundo semestre de 2025.
Para atingir os 600 km e integrar uma bateria enorme, a Volvo Trucks trabalhou num novo sistema de eixo elétrico que cria espaço a bordo para uma bateria muito maior. Os engenheiros têm trabalhado numa série de áreas, começando pela eficiência da bateria, um sistema de gestão da bateria melhorado e a eficiência global do sistema de propulsão.
Relembrando, a Volvo Trucks já oferece um FH Electric no seu catálogo, mas a sua utilização é, no mínimo, limitada, uma vez que apenas reivindica uma autonomia de 300 km com uma única carga com a grande bateria de 540 kWh, e ainda menos com a bateria de 360 kWh. Para o novo modelo com uma autonomia de 600 km, a Volvo ainda não anunciou a capacidade da bateria, mas há uma boa hipótese de esta se aproximar dos 900 kWh, ou mesmo mais.

Continuar a ler

Comerciais

ICNF reforça a sua frota com 12 viaturas MAN

Published

on

No sentido de aumentar a sua capacidade de prevenção ao combate de incêndios rurais, o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas reforça a sua frota com 12 novas viaturas.



No âmbito de um procedimento financiado pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), foram adquiridas 12 viaturas, sendo as mesmas adquiridas em dois distintos lotes:
Lote 1 – Trator pesado com semirreboque porta-máquinas;
Lote 2 – Camião modular de chassi rígido com contentor-tanque.

As viaturas fornecidas ao Instituto Nacional de Conservação e Florestas (ICNF) obedecem a critérios tecnicamente muito exigentes, tendo em consideração as exigências que irão desempenhar na prevenção e combate aos incêndios rurais.

Estas viaturas foram especialmente projetadas para uma variedade de tarefas, com o objetivo de aumentar a capacidade de resposta e atender às múltiplas exigências do trabalho diário desta entidade.
Assim, no lote 1 – sete tratores pesados com semirreboque porta-máquinas, fornecidos com o modelo MAN TGS 18.520 4×2 BLS dotado de um leque de equipamentos enorme, no qual se destaca:

  • Cabine com cama, que permitirá aos condutores das viaturas pernoitarem sempre que se encontrem deslocados, estando a mesma equipada com ar condicionado e aquecimento de parque e muitos outros equipamentos que lhes permitirá elevados níveis de conforto;
  • As viaturas estão dotadas de sistemas adicionais de travagem, que proporcionam níveis elevados de segurança, além de diversos outros equipamentos.
    Já para o Lote 2 – cinco camiões modulares de chassis rígido com contentor-tanque, o desafio foi extremamente ambicioso, pois neste caso, o chassis fornecido TGS 33.440 6×4 BB, que tem também cabina equipada com cama e um elevado leque de equipamentos, e elevados níveis de conforto, segurança, entre outros, teria que estar preparado para ter um sistema do tipo “Ampliroll”, sistema modular em que fosse possível ter a capacidade de estar preparado para transportar três distintos tipos de equipamentos:
  • Estrado porta-máquinas para trabalhar sobre sistema “Ampliroll”;
  • Caixa de carga basculante;
  • Contentor-tanque.

    Todo o processo foi acompanhado de forma dinâmica pelo ICNF no sentido de encontrar as melhores soluções e assim enquadrar um fornecimento tão específico ao idealizado pelo cliente.
    A MAN Truck & Bus Portugal está a acompanhar o processo do início da operação das viaturas e tem estado a ministrar diversas ações de formação pelos diversos pontos onde irão operar as viaturas.

    A MAN espera que estas viaturas fornecidas sejam uma mais-valia para toda a operação e que este investimento contribua para melhorar a monitorização e aumentar a capacidade de prevenção e combate a incêndios rurais.

Continuar a ler
Publicidade

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

Em aceleração