Comerciais
BMC e Ohm chegam a Portugal pelas mãos da SJDA

A oferta de veículos comerciais ligeiros e pesados no nosso país vai ser enriquecida com o lançamento de duas novas marcas cujas vendas já começaram.

São elas a BMC, da Turquia, e a Ohm, detida pela Hiab e com produção na China. Ambas são distribuídas no nosso país pela empresa SJDA – Distribuição Automóvel, com instalações em Sintra. A BMC Trucks arrancou no nosso país com a comercialização de camiões da gama Tügra, os quais utilizam componentes dos principais fabricantes internacionais: motores Cummins ou FPT Cursor, caixas de velocidades ZF Traxon com ou sem Intarder, sistemas de travagem Wabco e eixos traseiros Meritor.

A oferta BMC vai incluir tratores 4×2, com cabina alta e duas camas (Elegance) ou baixa, equipados com motores FPT Cursor de 11 litros com 460 CV e transmissão automática de 12 velocidades. Para aplicações ligadas a transporte regional e construção, a BMC disponibiliza camiões rígidos nas configurações 6×2, 6×4 e 8×4, com cabina curta ou longa, equipados com motores diesel Cummins de 320 cv ou de 400 cv, caixa manual ou automática de nove ou 16 velocidades, respetivamente.
Quanto à Ohm, aposta no segmento de veículos elétricos do tipo chassis-cabina. Detida pela Hiab dos Países Baixos – fabricante das gruas com o mesmo nome -, centro de pesquisa e desenvolvimento em Itália, sede em Singapura e produção na China, foi fundada em 2021 e dedica-se à conceção e produção de veículos comerciais elétricos para aplicações ligadas à distribuição urbana e serviços municipais.
A estrutura do chassis foi otimizada para facilitar a instalação dos mais diversos tipos de carroçarias, incluindo contentores fechados, com ou sem frio, caixas abertas, equipamentos de recolha de resíduos sólidos, entre outros.

O seu primeiro modelo, que já se encontra em comercialização, é o Ohm 35 BEV, um chassis-cabina elétrico, homologado com peso bruto de 3500 quilos. Está equipado com dois packs de bateria de fosfato de ferro e lítio (LiFePO4), localizados em ambos os lados do chassis, que garantem uma autonomia de até 241 quilómetros em ciclo WLTP ou 337 km em ciclo urbano, para um peso total do veículo de 2143 kg.
A bateria fornece energia a um motor elétrico síncrono, localizado no eixo traseiro, que desenvolve uma potência máxima de 86 kW (117 CV) e um binário máximo de 3150 Nm. Para não penalizar o consumo energético, a velocidade máxima está limitada a 90 km/h, sublinhando o caráter deste veículo para operação em ambiente urbano.
Comerciais
DAF apresenta chassis para transporte de automóveis

A DAF está a expandir o seu programa de veículos com uma série de chassis especiais para transporte de automóveis. Inclui uma altura do chassis baixa e está disponível como XD, XF, XG e XG+.
A disponibilidade adicional de modelos com um tejadilho mais baixo ou inclinado permite carregar automóveis por cima da cabina.
A DAF utilizou todas as soluções técnicas disponíveis para baixar o novo chassis rígido para transporte de automóveis tanto quanto possível, maximizando o espaço útil do veículo, dentro da altura legalmente permitida de 4 metros. Os modelos Low Deck constituem a base para a série. Baixando a suspensão em 4 centímetros e utilizando rodas de 22,5 polegadas com pneus de baixo perfil permitiu uma altura do chassis de apenas 83 centímetros.
A gama de transportadores de automóveis começa com veículos nos quais os automóveis são carregados atrás da cabina e estão disponíveis em todas as variantes de cabinas de camiões da nova geração DAF: XD, XF, XG e XG+.

A versão XD também inclui modelos com um tejadilho baixo (18 cm) ou inclinado para que os automóveis possam ser carregados por cima da cabina. Uma vez que a cabina XD já tem uma posição baixa, existe mais do que espaço suficiente de excelência para o condutor trabalhar, descansar e para dormir, incluindo uma cama de tamanho normal.
Os chassis para transporte de automóveis estão disponíveis com uma vasta gama de distâncias entre eixos. Para além dos modelos 4×2, o programa também contém versões 6×2 para capacidade de carga adicional. Estes estão equipados com um eixo direcional leve de 4,5 toneladas e rodas de 17,5 polegadas.
O novo chassis para transporte de automóveis inclui naturalmente todas as inovações destinadas a alcançar a máxima eficiência que a DAF introduziu na última primavera para a sua nova geração de camiões. Estas incluem melhorias adicionais no grupo motopropulsor com os motores PACCAR MX-11 e MX-13, com o objetivo de aproveitar ao máximo cada gota de combustível.
O Predictive Cruise Control é uma funcionalidade de série, com o objetivo de atingir a eficiência de combustível mais elevada possível e as emissões de CO2 mais baixas. Os novos veículos DAF para transporte de automóveis também beneficiam do para-brisas de grandes dimensões, das linhas de cintura baixas e dos sistemas de câmara exclusivos (DAF Digital Vision System e DAF Corner View) que garantem o mais elevado nível de segurança, o que é especialmente importante para entregas em áreas urbanas.
Comerciais
DAF Trucks apresenta a série XB com carroçarias PACCAR de fábrica

A DAF Trucks está a expandir a sua nova geração da série XB para incluir uma ampla gama de carroçarias PACCAR instaladas de fábrica. Essas superestruturas de alta qualidade foram projetadas internamente para garantir uma integração perfeita com os populares camiões DAF para distribuição urbana e regional.
O resultado: prazos de entrega muito mais curtos e um equilíbrio perfeito entre carroçaria e o chassi, o que melhora o programa geral de eficiência de transporte da DAF.
O programa PACCAR BODY já provou o seu valor no Reino Unido, onde centenas de operadores de transporte encomendam camiões XB equipados com essas superestruturas integradas, todos os anos. Todos os veículos PACCAR são montados numa linha de produção dedicada nas instalações da DAF em Leyland, garantindo qualidade e confiabilidade constantes.

A oferta de carroçarias PACCAR de fábrica inclui caixas fechadas, lona lateral e variantes Aerobody, com inúmeras opções de comprimento, altura, largura, iluminação, plataformas elevatórias traseiras e muito mais. Todas essas variantes estão disponíveis para os chassis de 10t, 12 t e 18 t da série DAF XB.
A Nova Geração DAF Série XB destaca-se na sua classe ao combinar um comportamento excecional, conforto do condutor e eficiência de combustível com um chassis robusto de 7,5 a 19 toneladas. Com recursos avançados de segurança, cabine diurna altamente ergonômica, cabine diurna estendida ou cabine-cama e uma ampla gama de opções de cadeia cinemática, incluindo variantes elétricas de zero emissões, a série XB oferece a solução de transporte ideal para distribuição urbana e regional.
A integração das carroçarias PACCAR BODY no programa torna ainda mais atrativa a Série XB, oferecendo uma solução abrangente que otimiza o tempo de atividade e a eficiência operacional.
-
Legislação2 semanas ago
As novas regras do IUC
-
Notícias1 semana ago
Lucid Air entrou no Guiness com a sua autonomia
-
Comerciais2 semanas ago
Traton Group reúne 9.000 engenheiros em nova unidade de R&D
-
Avaliações Usados1 semana ago
Smart Fortwo (2014-2020)
-
Notícias2 semanas ago
Mais uma marca chinesa a apostar na Europa
-
Notícias2 semanas ago
BMW M2 CS bate o recorde em Nürburgring
-
Motos2 semanas ago
O programa da 32ª Concentração de Góis
-
Notícias2 dias ago
Versões Dual Motor dos Peugeot E-3008 e E-5008 já têm preços