Notícias
Audi construíu modelo dos anos 30
Dava pelo nome de Type 52 ou “Schnellsportswagen”, carro desportivo veloz, e foi idealizado nos anos 30 como a versão de estrada do Auto Union Type 22 Grand Prix de corridas, mas nunca viu a luz do dia. Agora a Audi decidiu dar-lhe vida.
A Audi encarregou a Crosthwaite & Gardner, empresa especializada na construção de carros de competição clássicos, para criar o Type 52 a partir dos desenhos iniciais do projeto que têm mais de 90 anos. A empresa jogou mãos à obra e tudo foi feito de raiz: chassis, carroçaria e motor.
Apresentado no Goodwood Festival of Speed, este Auto Union conta com um motor central com 16 cilindros com compressor e 6.0 litros de cilindrada capaz de debitar 512 cv de potência. O projeto original considerava um motor de 4.0 litros com 200 cv e devido ás dimensões do motor agora adotado o Type 52 teve de ficar um pouco mais comprido do que o projeto inicial.
No interior destaca-se a disposição dos três bancos com o condutor a ficar sentado no meio numa posição ligeiramente à frente dos outros dois ocupantes. Este Type 52 será apenas um modelo de museu, mas saúda-se a iniciativa da Audi de dar vida a mais uma “flecha de prata”.





Notícias
Novo Kia EV5 já tem preços
A Kia já divulgou os preços do seu novo SUV elétrico EV5 que chega agora a nosso mercado posicionado entre o mais pequeno EV3 e o EV9, o SUV topo de gama da marca coreana.
Este novo SUV elétrico da Kia vem reforçar a oferta da marca na sua gama de SUVs totalmente elétricos e, para já, surge no mercado apenas com um motor elétrico capaz de debitar 218 cv de potência e um binário de 295 Nm. Para o alimentar o EV5 conta com uma bateria com 81,4 kWh de capacidade que lhe dá uma autonomia de 520 quilómetros para a versão Tech e 502 quilómetros para a versão GT-Line, as únicas duas versões disponíveis do EV5. Em termos de preços, estamos a falar de 49.990€ para o EV5 Tech e 53.490€ para o mais equipado GT-Line.


Notícias
Toyota continua na liderança mundial
O Grupo Toyota prepara-se para conseguir ser o maior construtor automóvel do mundo pelo sexto ano consecutivo, ficando à frente do Grupo Volkswagen que segue em segundo lugar.
Quando ainda faltam apurar os dados de dezembro de 2025 e contabilizando o período entre janeiro e novembro, o Grupo Toyota apresentou um crescimento de 4,8% no total de vendas face ao período homólogo de 2024, registando 10.327.976 veículos vendidos somando todas as marcas que compõem o grupo. Esta cifra dá-lhe uma quota de mercado de 12,3% e o Grupo Volkswagen surge em segundo no ranking com 9,7% de quota tendo registado uma ligeira quebra nas vendas de 0,5% a nível mundial, contabilizando um total de 8.98 milhões de modelos vendidos. No entanto, estes números do grupo alemão correspondem ao ano completo, incluindo dezembro, pelo que a Toyota ainda poderá ver a sua liderança mais fortalecida quando acrescentar os números das vendas de dezembro.
-
Notícias2 semanas agoBYD já é líder mundial de vendas de elétricos
-
Manutenção2 semanas agoSaiba como eliminar odores no seu carro
-
Notícias1 semana agoMercedes CLA é o Carro do Ano 2026
-
Notícias1 semana agoMazda já definiu os preços do novo CX-6e
-
Notícias1 semana agoCircuito de Suzuka vai vender asfalto como “souvenir”
-
Curiosidades2 semanas agoComboio vs carro… ganha o comboio
-
Comerciais2 semanas agodēzl DualView da Garmin “ataca” o problema de falta de visibilidade dos camiões
-
Comerciais1 semana agoQUBO está de regresso ao catálogo da Fiat

