Novos
Cuidados na condução junto de um incêndio
Published
3 meses anteson
By
Pedro GriloDeve sempre evitar conduzir numa zona de incêndio, mas por vezes as circunstâncias inesperadas deste fenómeno fazem com que tenhamos de o fazer. Por isso aqui ficam alguns conselhos para lidar melhor com essa situação.
Com o tempo quente o risco de incêndios aumenta e todos bem sabemos o flagelo que todos os anos o nosso país sofre com os incêndios. Perante esta realidade por vezes por necessidade ou pela mudança súbita da evolução do fogo pode dar consigo muito perto ou até mesmo no meio de um incêndio.
Aqui lhe deixamos alguns cuidados que o poderão ajudar nessa situação:
– Tente manter a máxima calma
Será certamente uma tarefa difícil, mas quanto mais calmo conseguir estar, mais terá os sentidos apurados e melhor será o discernimento na tomada de decisões o que é determinante.
– Alerta máximo
Na estrada apure os sentidos e esteja o mais alerta possível, não se esqueça que pode deparar-se com animais em fuga, pessoas a tentarem combater o fogo ou assustadas, outros veículos em marcha de emergência ou outros condutores em pânico.
– Marque a sua presença
Acenda as luzes do seu veículo, não se esqueça que além do próprio fumo poder reduzir a visibilidade, a atenção das pessoas é com o fogo e por isso estarão menos atentas ao que os rodeia. Por isso ter as luzes ligadas é fundamental para ver melhor o que o rodeia, mas também para assinalar a sua presença aos outros.
– Feche as janelas e condutas
Feche todos os acessos do ar exterior ao habitáculo. Feche as janelas e as condutas de refrigeração. Se o carro tiver ar condicionado utilize a função de recirculação de ar para utilizar apenas o ar que já está dentro do carro. Com estas medidas evita a o fumo do incêndio ou as partículas suspensas entrem dentro do carro. Não só previne a inalação de fumos como não fica com a visibilidade reduzida da parte de dentro do carro.
– Cuidado com o sentido da marcha
Mesmo que esteja “em fuga” não circule em “contra-mão” na faixa contrária pois isso pode causar acidentes graves num ambiente já de si muito perigoso. Lembre-se que pode haver outros condutores ou veículos de combate a incêndios em marcha de emergência que vêm em sentido contrário (mas na faixa correta deles).
– Evite parar mas…
Se tiver de parar tente fazê-lo junto a um edifício que bloqueie a onda de calor ou a passagem do fogo e continue com o carro a trabalhar ficando atento a uma possível rota de fuga. Se as comunicações estiverem a funcionar mantenha o contacto com familiares ou amigos de forma a que estes saibam da sua localização e o possam auxiliar se for necessário.
Também pode gostar
Na esmagadora maioria das vezes a preocupação principal ao estacionar é mesmo encontrar um simples lugar onde caiba o carro, mas há alguns cuidados que deve ter para garantir uma melhor segurança para si e para o seu veículo.
Os principais riscos para si e o seu veículo que deve considerar quando estaciona podem, de uma forma simplista, ser divididos em dois grupos principais: os possíveis danos e os possíveis roubos. Os danos podem ser intencionais, acidentais ou por efeito da natureza e os furtos podem ser de bens pessoais, de objetos ou do próprio veículo. Por isso, para minimizar o risco de qualquer uma destas situações acontecer, o condutor deve prestar atenção a alguns fatores quando estaciona.
Local iluminado
Durante a noite sempre que possível escolha um local iluminado para estacionar o seu automóvel. Caso estacione na rua, tente fazê-lo o mais perto possível de um poste de iluminação. Um veículo estacionado num local com boa luz é menos “apetitoso” para potenciais furtos do que se estiver num canto escuro da rua.
Boa visibilidade
Tanto de dia como de noite é conveniente que o automóvel esteja bem visível. Primeiro porque é menos atrativo para eventuais furtos e depois porque também é uma forma de evitar alguns acidentes como uma ligeira raspadela na chapa ou um espelho partido.
Atenção às esquinas ou às passadeiras
Evite estacionar perto de esquinas. Uma manobra menos bem conseguida por parte de um veículo pesado, por exemplo, pode ter consequências inesperadas na chapa do seu carro. Já em relação às passadeiras, como são zonas de muita passagem de peões também pode acontecer um toque ou uma raspadela causada por algum peão mais distraído… ou menos “sóbrio”.
Cuidado com as árvores
Nos dias mais quentes e soalheiros do verão, estacionar à sombra de uma árvore é uma excelente solução pois além de minimizar o aumento da temperatura no habitáculo também evita que a pintura seja “queimada” pelo sol. Contudo na estação “oposta”, no inverno pode ser um problema. Em dias mais complicados em termos climatéricos pode correr o risco do seu veículo sofrer com uma queda de árvore e mesmo que tenho um seguro que cubra essa situação, não se livra das complicações causadas por este infortúnio.
Escolha bem o lugar no parque
Se for estacionar num parque coberto, como nas grandes superfícies comerciais, por exemplo, escolha bem o lugar. Não deixe o carro demasiado isolado pois assim facilita a tarefa de quem o queira assaltar pois há menos gente perto. Se possível escolha um lugar junto a um pilar, pelo menos um dos lados do seu automóvel fica “imune” a pancadas das portas de quem está estacionado ao seu lado.
Veja bem a sinalização
Confirme se o lugar onde vai estacionar é “legal”. Por vezes pode acontecer chegar ao pé do local onde estacionou e o seu carro não estar lá e isso acontecer porque, ao estar mal estacionado, ele foi rebocado pelas forças da autoridade e não porque tenha sido roubado. Por isso é melhor evitar a multa e também o susto, estacione de forma legal.
Uma posição de condução correta é determinante para garantir a segurança, o controlo do veículo e evitar o cansaço quando se vão somando quilómetros ao volante.
Estar sentado aos comandos de um veículo não é a mesma coisa que estar sentado no sofá onde só o conforto interessa. A posição de condução é determinante para garantir que o condutor tem uma boa visibilidade, mantém a capacidade de reação e não vai ficar demasiado cansaço nas viagens mais longas.
Naturalmente a posição de condução ideal vai depender do físico de quem está ao volante e das possibilidades de regulação do banco e da coluna de direção do veículo, mas há sempre forma de encontrar o melhor compromisso.
Para ter uma posição de condução correta é necessário levar em linha de conta alguns pormenores:
Ajustar o banco
O banco deve ser ajustado em longitude e em altura (se possível) de forma a que os pés cheguem bem aos pedais e consigam exercer pressão completa nos mesmos para que estes vão até ao máximo do seu curso. As pernas deverão ficar fletidas de forma a que o condutor não sinta as pernas demasiado esticadas ou encolhidas.
Inclinação do encosto do banco
O encosto do banco deve ser ajustado em inclinação de maneira a que as costas fiquem o mais verticais possível mas mantendo um bom nível de conforto.
Regular o encosto de cabeça
O encosto de cabeça é um elemento fundamental na segurança e deve ser ajustado de forma a que fique a cerca de dois ou três centímetros da nuca. Em termos de altura imagine uma linha ao nível dos olhos e ajuste a altura do encosto de forma a que essa linha fique sensivelmente a meio do encosto.
A posição do volante
Ajustar a altura e a profundidade (caso tenha essa regulação) da coluna de direção é fundamental para garantir que o condutor está confortável e tem a amplitude de movimentos necessária para reagir prontamente face a algum imponderável. Por isso o volante deve ser ajustado de forma a que os braços fiquem ligeiramente fletidos e imaginando que o volante é um relógio, então as mãos devem ficar nas 9 e nas 3 horas. A melhor forma de posicionar o volante corretamente é esticar o braço na horizontal e ajustar a profundidade e a altura do volante de maneira a que o pulso da mão fique no topo do volante.
Radares em outubro
Próximo hipercarro da McLaren vai chamar-se W1
Celebrar os 60 anos do Ferrari 275 GTB
Renault mostra primeiras imagens do novo 4 E-Tech electric
MAN e FC Bayern inauguram novo parque de carregamento em Munique
Mercedes-AMG One volta a bater recorde em Nürburgring
Atenção ao óleo da sua moto
Celebrar os 60 anos do Ferrari 275 GTB
Um McLaren P1 em LEGO em tamanho real deu uma volta a Silverstone
Lamborghini mostrou o rugido do novo V8 biturbo
“De piano a allegro” com o Alfa Romeo 33 Stradale
Grande Prémio do Mónaco de 1962 em 4K
Dua Lipa faz anúncio da Porsche
Kawasaki mostra a Ninja H2 SX HySE a hidrogénio
Audi mostra um pouco do novo Q6 e-tron Sportback
Porto recebe a 8ª edição do Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico
Lusocargo comemora 40 anos de transporte internacional
Emblème, a ideia da Renault para uma aposta no hidrogénio
Radares em outubro
Peugeot E-408 já tem preços e já pode ser encomendado
França obriga empresas de transportes a comunicar emissões de gases a partir de 2025
Publicidade
Newsletter
Ultimas do Fórum
- por AngelmikeBoas malta qua carro ou carrinha me aconselham, quanto a carrinha tipo uma Opel astra h1.7.. Opel Insignia...etc aconselhem-me aí por favor ✌️
- por PoisenTenho acompanhado com interesse o "caso Diddy," que está a colocar em cheque a bilionária e poderosa industria discográfica norte americana. Em...
- por AngelmikeBom dia pessoal, vim aqui informar-me sobre uma possível compra que quero fazer. Tenho em vista um golf 4, 1.9 de 1998 com 110cv o carro tá novo a...
- por Lacatusapagar.
Em aceleração
- Notícias4 dias antes
Radares em outubro
- Avaliações Usados2 semanas antes
Alfa Romeo Stelvio (2017-…)
- Notícias2 semanas antes
Nissan Silvia poderá estar de volta
- Motos2 semanas antes
Dusty Track 2024 vai levantar pó em Felgueiras
- Notícias1 semana antes
Próximo hipercarro da McLaren vai chamar-se W1
- Comerciais2 semanas antes
Chama-se Maxus eTERRON 9 e é a segunda pick-up elétrica da marca chinesa
- Motos2 semanas antes
Miguel Oliveira partiu o pulso e tem de ser operado
- Curiosidades1 semana antes
Celebrar os 60 anos do Ferrari 275 GTB