Comerciais
MS-RT é mais uma forma de ser uma Ford Ranger desportiva
A Ford Pro desvenda hoje uma nova série de veículos comerciais topo de gama, sob a marca MS-RT, entre as quais está a novíssima Ranger MS-RT.

Esta proposta exclusiva foi concebida e projetada em estreita colaboração entre a equipa global da Ford e os especialistas da MS-RT – ramificação da M-Sport, o parceiro da Ford no WRC – para oferecer uma combinação única de visual inspirado no desporto motorizado, experiência de condução melhorada e excelente capacidade de carga.

A Ford Ranger MS-RT foi concebido para ser a pick-up topo de gama, com um estilo musculado inspirado na competição automóvel. Esta pick-up premium é alimentada pelo potente motor diesel V6 de 3,0 litros da Ford, com 240 CV e 600 Nm, utiliza uma transmissão automática de 10 velocidades e possui o novo sistema de tração integral às quatro rodas e4WD, semelhante ao encontrado em outras variantes da mais recente gama Ranger. A Ranger MS-RT mantém a capacidade de carga de 1 tonelada 5 e oferece os 3.500 kg de capacidade de reboque do novo Ranger.

Visualmente, esta proposta é inspirada nas versões Ranger de competição que disputam provas na Ásia – apresenta um estilo assertivo, com uma grelha em forma de favo de mel e um separador integrado. A sua postura geral é rebaixada pelas saias laterais esculpidas e, na traseira, encontra-se um para-choques distinto, com um difusor integrado. O portão traseiro apresenta grafismos MS-RT e um spoiler exclusivo, complementado por outro no topo da cabina. Esta combinação única de spoilers foi otimizada através de simulações em computador para ajudar no equilíbrio aerodinâmico geral e para melhorar a estabilidade a alta velocidade. As jantes exclusivas de 21″ com corte diamantado utilizam pneus 275/45 R21 de baixo perfil e são as maiores jantes alguma vez montadas numa Ford Ranger. Estão inseridas em cavas de roda alargadas que aumentam a largura total do veículo em 82 mm, tanto à frente como atrás; a largura das vias é aumentada em 40 mm de cada lado, para maior aderência e estabilidade.
A suspensão foi otimizada para atingir o nível ideal de manobrabilidade e conforto, com a configuração final a integrar novos amortecedores mais firmes à frente, uma suspensão traseira afinada e uma redução global da altura em 40 mm. Isto confere ao Ranger MS-RT uma postura mais desportiva e proporciona também uma maior precisão na condução e estabilidade nas curvas.
O interior distinto da cabina dupla inclui novos assentos exclusivos, com almofadas e encostos dos bancos dianteiros mais apoiados, para proporcionar um aspeto e uma sensação mais desportivos ao veículo, aumentando simultaneamente o conforto. Integra bancos dianteiros e traseiros em couro ecológico, de origem não animal, e camurça, ostentando o padrão distintivo MS-RT e costuras azuis, emblemas “MS-RT” na frente e um emblema adicional no painel de instrumentos. Os condutores também beneficiam de um volante desportivo com detalhes em azul e da marca MS-RT.
Comerciais
Renault Trucks cria corredor logístico 100% elétrico em França
A Renault Trucks, em parceria com o transportador Malherbe, implementou um corredor logístico totalmente elétrico em França, ligando Blainville-sur-Orne, Bourg-en-Bresse e Lyon, para o transporte de cabines, motores e eixos entre as suas unidades industriais.
O corredor opera segundo o princípio do just in time, assegurando o abastecimento contínuo das linhas de montagem. As cabines produzidas em Blainville-sur-Orne seguem para Bourg-en-Bresse, enquanto os motores e eixos fabricados em Lyon são enviados para Blainville-sur-Orne.
A operação é realizada com uma frota de 22 camiões elétricos Renault Trucks E-Tech T, distribuídos por dois circuitos logísticos, permitindo percursos diários superiores a 700 quilómetros através de um sistema de revezamento de veículos e condutores, sem paragens para carregamento durante o transporte.
Com este modelo, a marca estima evitar a emissão de cerca de 2.869 toneladas de CO₂ por ano, reforçando o seu compromisso com a descarbonização e com uma logística mais eficiente e sustentável.

Comerciais
Renault 4 E-Tech aposta forte na versão van
A Renault apresentou a versão comercial do 4 E-Tech, uma variante pensada para uso profissional que privilegia a capacidade de carga em detrimento da lotação.
Para esse efeito, o modelo abdica da segunda fila de bancos, passando a disponibilizar 1.045 litros de volume útil, com capacidade para transportar mercadorias até 1,2 metros de comprimento, além de um compartimento de arrumação inferior adicional. A carga útil anunciada é de 375 kg.

Esta versão elétrica do 4 E-Tech foi desenvolvida segundo as especificações de veículo comercial ligeiro N1 pela Qstomize, subsidiária da Renault especializada em conversões, sendo produzida na mesma unidade de Maubeuge onde é fabricado o modelo de passageiros.
No mercado francês, o Renault 4 E-Tech comercial tem preços a partir de 29.300 euros (antes de impostos) na versão equipada com bateria de 40 kWh e motor de 120 CV (88 kW), que oferece uma autonomia de até 307 km. Está também prevista uma variante mais potente, com 150 CV (110 kW) e bateria de 52 kWh, capaz de atingir uma autonomia máxima de 409 km. Em ambas as versões, o carregamento rápido permite recuperar de 15 a 80% da bateria em cerca de 30 minutos.

-
Notícias1 semana agoRadares em dezembro
-
Notícias2 semanas agoFiat Topolino já tem preços e já pode ser encomendado
-
Comerciais2 semanas agoRenault Trucks lança novas versões elétricas do E-Tech T
-
Motos1 semana agoInspeções às motos não avançam na Europa
-
Comerciais2 semanas agoFord E-Transit Custom recebe tração integral e nova bateria para maior autonomia
-
Notícias2 semanas agoJá foram fabricados 100 mil Renault 5 E-Tech Electric
-
Notícias2 semanas agoFalta de comandos manuais vai ser considerada pela EuroNCAP
-
Manutenção2 semanas agoCuidado com o que come e bebe no Natal
