Comerciais
BMC Trucks passa a vender camiões em França

O construtor turco BMC Trucks vai iniciar a comercialização dos seus tratores e veículos rígidos em França. Seguindo os passos do seu homólogo Otosan, que produz e comercializa a Ford Trucks, o fabricante turco vai iniciar a estruturação da sua rede de distribuição em França.

Assim, de oito fabricantes de camiões que operam em França, passam agora a ser nove que oferecem tractores e camiões rígidos.
Já presente em Espanha e Portugal (só com autocarros) desde 2019, a BMC Trucks prossegue a sua estratégia de crescimento na Europa Ocidental. Ao fazê-lo, segue os passos de outro fabricante turco, a Otosan, que comercializa veículos pesados de mercadorias em França há vários anos, nomeadamente o Ford F-Max 500.
A Ford-Otosan tem vindo a consolidar a sua rede de distribuição há vários meses. A BMC está ainda a dar os primeiros passos neste domínio. Apresentou a sua gama de camiões no salão Solutrans, em Lyon, no final de novembro de 2023. Inclui 14 modelos de 18 t a 44 t: 3 tractores para longo curso, 5 rígidos para a distribuição e 6 para a construção.

“Estamos a finalizar a nossa rede, com cerca de quarenta distribuidores já identificados que gostariam de se juntar a nós,” diz Damien Petit, Presidente da BMC França. Estamos a criar uma organização dedicada, com base na nossa experiência no comércio de veículos comerciais”. O fabricante pretende vender entre 150 e 200 veículos em França até 2024.
A empresa foi fundada em 1964. A sua principal fábrica está situada em Esmirna.

Comerciais
Luís Simões incorporou este ano 70 novas unidades Lecitrailer

A operadora logística portuguesa Luís Simões incorporou ao longo deste ano 70 novas unidades Lecitrailer à sua frota, em diferentes tipos de semirreboques, reafirmando assim a sua confiança nos produtos da marca e o seu compromisso com uma logística moderna, eficiente e sustentável.
Com esta importante expansão, a Luís Simões reforça a sua capacidade operacional e consolida a sua posição como uma das principais referências no transporte e logística na Península Ibérica.
Os semirreboques entregues pela Lecitrailer foram configurados à medida para atender às diferentes necessidades de transporte, incorporando soluções técnicas avançadas que respondem aos elevados padrões operacionais do operador.
Entre elas, destacam-se as unidades com configuração especial para o transporte de bobinas de papel, que incluem piso reforçado e máxima estanqueidade para garantir a integridade da carga.
Além disso, parte dos veículos está preparada para formar conjuntos euro-modulares duo-trailer, com a integração de dollys de 2 eixos Lecitrailer, o que permite uma maior eficiência no transporte e uma redução significativa das emissões de CO₂e.
Toda as unidades entregues incorporam o equipamento mais completo e representativo da frota da Luis Simões, incluindo, por exemplo:
Jantes de alumínio para reduzir o peso e melhorar a eficiência energética;Caixas de grande capacidade em aço inoxidável;
Sistema de amarração de mercadorias Streep 2 Go, que melhora a segurança na fixação da carga;
Sistemas de segurança avançados, orientados para a proteção tanto do condutor como do ambiente.
A entrega destas 70 unidades reforça a relação estratégica entre a Luis Simões e a Lecitrailer, baseada na qualidade do produto, na capacidade de adaptação técnica e no compromisso comum de oferecer soluções de transporte robustas, sustentáveis e alinhadas com os desafios atuais do setor logístico.
bento4d link slot slot maxwinComerciais
Camiões elétricos ganham isenção de portagens até 2031

O Parlamento Europeu aprovou a prorrogação da isenção de portagens para camiões elétricos e a hidrogénio até 2031, numa medida considerada estratégica para acelerar a descarbonização do transporte rodoviário.
A decisão pode traduzir-se em poupanças significativas para os transportadores, desde que seja implementada por cada Estado-Membro.
A iniciativa surge num momento em que a penetração de camiões elétricos na Europa é ainda reduzida, representando menos de 3% das vendas, e visa reduzir os custos de exploração, apontados como o principal obstáculo à adoção destes veículos.

Atualmente, apenas dois países aplicam a gratuidade total das portagens e dez oferecem tarifas reduzidas, enquanto a maioria ainda não recorreu a qualquer incentivo. A eliminação ou redução das portagens pode representar milhares de euros de poupança anual por veículo, sendo um contributo decisivo para equilibrar o custo total de propriedade (TCO) face aos camiões a diesel, cujo preço de compra é até 59% superior. Estudos indicam que, com manutenção e energia mais económicas, a diferença de custos pode ser compensada em menos de seis anos para percursos longos.
A medida integra um pacote europeu mais amplo, que inclui a revisão das normas sobre pesos e dimensões para os camiões elétricos, investimento de 570 milhões de euros na rede de carregamento entre 2025 e 2026 e incentivos nacionais moduláveis para acelerar a adoção destes veículos. Outras ações visam aumentar a competitividade das frotas e reduzir as emissões de CO₂ em 45% até 2030, em relação a 2019.
Apesar do avanço, a implementação depende de cada Estado-Membro. A ACEA, associação dos fabricantes de automóveis europeus, considera a medida “um passo decisivo para a neutralidade carbónica”, mas alerta que apenas 3,5% dos camiões em circulação são elétricos, longe da meta de 35% prevista para 2030, e apela a uma rápida transposição da diretiva e à expansão das estações de carregamento adequadas.
bento4d bento4d toto slot bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d link slot slot maxwin-
Notícias6 dias ago
Radares em outubro
-
Notícias1 semana ago
Condicionamentos na Ponte 25 de Abril a partir de hoje
-
Notícias2 semanas ago
Mercedes vai reduzir emissões através do alumínio
-
Comerciais2 semanas ago
Mercedes-Benz Trucks lança novo eActros 400 inspirado no 600
-
Notícias1 semana ago
Bentley “brinca” com as cores
-
Comerciais2 semanas ago
Novos eDELIVER 5 e eDELIVER 7 da Maxus já estão à venda
-
Motos2 semanas ago
Miguel Oliveira volta a pontuar
-
Notícias1 semana ago
Porsche mostra interior do novo Cayenne elétrico