No inverno cuide bem do seu clássico – Motorguia
Ligue-se connosco

Manutenção

No inverno cuide bem do seu clássico

Published

on

Com a chegada do inverno é normal que a utilização do seu automóvel clássico seja menor ou até mesmo nula, pelo que é habitual que alguns destes carros iniciem o seu “período de hibernação” na garagem até que o bom tempo regresse para então voltarem à estrada.



Para manter o seu clássico nas melhores condições, também são precisos alguns cuidados mesmo quando ele está parado na sua garagem. Por isso, aqui lhe deixamos alguns conselhos importantes para garantir o bom estado e longevidade do seu carro clássico:

Lave bem o exterior

Dê uma boa lavagem à mão ao seu carro e se possível não se esqueça de lavar também a parte inferior. Depois de bem seco pode encerá-lo e polir para garantir que a pintura está protegida antes de tapar o seu clássico com uma cobertura.

Lave bem o interior

Se lavou bem o exterior, também o deve fazer no interior garantindo que nenhum resto de nada relacionado com comida fica no habitáculo. Além do mau aspeto e possível surgimento de maus odores, também é um chamariz para muita bicharada que só fará mal ao seu carro. Proteger os estofos com umas capas é uma boa ideia e para “rematar” não faz mal nenhum adicionar algum produto anti-humidade (semelhante a sílica-gel em saquetas, por exemplo) que se encontra à venda nas grandes superfícies. Desta forma irá combater mais eficazmente alguma humidade que tenha tendência a acumular-se no interior do seu clássico.

Cuidado com os roedores

Lembre-se que um carro parado numa garagem pode ser um hotel de cinco estrelas ou um restaurante “gourmet” para os roedores. Não só encontram bons estofos para fazer ninho como bons fios elétricos para roerem. Por isso se suspeita que a sua garagem pode ter um destes indesejados visitantes, tome as devidas precauções para evitar dissabores.

Reponha os líquidos

Certifique-se que tem os vários líquidos no nível correto e se for caso disso, reponha ou substitua o óleo, o óleo dos travões ou o líquido de refrigeração. Lembre-se que este tipo de fluídos perdem as suas qualidades com o tempo e as baixas temperaturas também não ajudam a que eles se mantenham no melhor estado. Aproveite e encha o depósito de combustível. As opiniões dividem-se sobre se é melhor encher ou esvaziar, mas a maioria é a favor de encher pois assim assegura que com o depósito cheio não há espaço para que alguma possível humidade comece a corroer o metal do depósito, enferrujando-o.

Trate bem dos pneus

Lave e limpe os pneus removendo poeiras, terras ou pequenas pedras e garanta que eles ficam com a pressão correta, enchendo-os de ar se eles necessitarem. Um dos problemas com as paragens mais longas é o facto dos pneus estarem muito tempo no mesmo lugar e com a pressão do peso do carro eles acabam por perder a sua forma circular e deformam a própria estrutura e borracha. Se além disso os pneus estiverem com pouco ar (ou a perder ar) e isso faz com que deformem mais rapidamente e fiquem “quadrados”, mais depressa.

Cuide da bateria

As baterias são sempre um calcanhar de Aquiles quando um carro está parado e ainda mais quando se fala da estação mais fria do ano. Por isso a solução mais prática é desligar a bateria ou até retirá-la por completo e colocá-la num local menos suscetível ao frio para evitar que ela “congele”. No entanto, se não quiser ter esse trabalho e poder ligar um carregador de bateria que assegura sempre que esta não descarrega, então essa é a solução ideal.

Tape o seu clássico

Tapar o seu clássico é o último passo no processo de prepará-lo para o inverno. A capa vai ajudar a proteger a pintura e evita que a sujidade se acumule no carro. Se for possível escolha uma capa à medida do seu carro e num material respirável. O facto de ser à medida assegura que a capa envolve bem a carroçaria sem deixar muito espaço para a entrada de sujidade ou humidade e se o tecido for respirável então também irá ajudar a evitar que a humidade acumule por baixo da capa.

Ligue o carro pontualmente

Depois de todo este trabalho a preparar o seu clássico para o inverno, é normal que não lhe apeteça muito ter o trabalho de o destapar por completo e colocá-lo a trabalhar. No entanto ligar o carro por algum tempo, até ele atingir a temperatura ideal de funcionamento, ajuda o lubrificar o motor e a remover alguma humidade acumulada, o que só beneficia o seu clássico. Fazer isto uma vez por mês seria o ideal.

Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Manutenção

Estacionar em segurança

Published

on

Na esmagadora maioria das vezes a preocupação principal ao estacionar é mesmo encontrar um simples lugar onde caiba o carro, mas há alguns cuidados que deve ter para garantir uma melhor segurança para si e para o seu veículo.



Os principais riscos para si e o seu veículo que deve considerar quando estaciona podem, de uma forma simplista, ser divididos em dois grupos principais: os possíveis danos e os possíveis roubos. Os danos podem ser intencionais, acidentais ou por efeito da natureza e os furtos podem ser de bens pessoais, de objetos ou do próprio veículo. Por isso, para minimizar o risco de qualquer uma destas situações acontecer, o condutor deve prestar atenção a alguns fatores quando estaciona.

Local iluminado

Durante a noite sempre que possível escolha um local iluminado para estacionar o seu automóvel. Caso estacione na rua, tente fazê-lo o mais perto possível de um poste de iluminação. Um veículo estacionado num local com boa luz é menos “apetitoso” para potenciais furtos do que se estiver num canto escuro da rua.

Boa visibilidade

Tanto de dia como de noite é conveniente que o automóvel esteja bem visível. Primeiro porque é menos atrativo para eventuais furtos e depois porque também é uma forma de evitar alguns acidentes como uma ligeira raspadela na chapa ou um espelho partido.

Atenção às esquinas ou às passadeiras

Evite estacionar perto de esquinas. Uma manobra menos bem conseguida por parte de um veículo pesado, por exemplo, pode ter consequências inesperadas na chapa do seu carro. Já em relação às passadeiras, como são zonas de muita passagem de peões também pode acontecer um toque ou uma raspadela causada por algum peão mais distraído… ou menos “sóbrio”.

Cuidado com as árvores

Nos dias mais quentes e soalheiros do verão, estacionar à sombra de uma árvore é uma excelente solução pois além de minimizar o aumento da temperatura no habitáculo também evita que a pintura seja “queimada” pelo sol. Contudo na estação “oposta”, no inverno pode ser um problema. Em dias mais complicados em termos climatéricos pode correr o risco do seu veículo sofrer com uma queda de árvore e mesmo que tenho um seguro que cubra essa situação, não se livra das complicações causadas por este infortúnio.

Escolha bem o lugar no parque

Se for estacionar num parque coberto, como nas grandes superfícies comerciais, por exemplo, escolha bem o lugar. Não deixe o carro demasiado isolado pois assim facilita a tarefa de quem o queira assaltar pois há menos gente perto. Se possível escolha um lugar junto a um pilar, pelo menos um dos lados do seu automóvel fica “imune” a pancadas das portas de quem está estacionado ao seu lado.

Veja bem a sinalização

Confirme se o lugar onde vai estacionar é “legal”. Por vezes pode acontecer chegar ao pé do local onde estacionou e o seu carro não estar lá e isso acontecer porque, ao estar mal estacionado, ele foi rebocado pelas forças da autoridade e não porque tenha sido roubado. Por isso é melhor evitar a multa e também o susto, estacione de forma legal.

Continuar a ler

Manutenção

Saiba como ter uma boa posição de condução

Published

on

Uma posição de condução correta é determinante para garantir a segurança, o controlo do veículo e evitar o cansaço quando se vão somando quilómetros ao volante.



Estar sentado aos comandos de um veículo não é a mesma coisa que estar sentado no sofá onde só o conforto interessa. A posição de condução é determinante para garantir que o condutor tem uma boa visibilidade, mantém a capacidade de reação e não vai ficar demasiado cansaço nas viagens mais longas.

Naturalmente a posição de condução ideal vai depender do físico de quem está ao volante e das possibilidades de regulação do banco e da coluna de direção do veículo, mas há sempre forma de encontrar o melhor compromisso.

Para ter uma posição de condução correta é necessário levar em linha de conta alguns pormenores:

Ajustar o banco

O banco deve ser ajustado em longitude e em altura (se possível) de forma a que os pés cheguem bem aos pedais e consigam exercer pressão completa nos mesmos para que estes vão até ao máximo do seu curso. As pernas deverão ficar fletidas de forma a que o condutor não sinta as pernas demasiado esticadas ou encolhidas.

Inclinação do encosto do banco

O encosto do banco deve ser ajustado em inclinação de maneira a que as costas fiquem o mais verticais possível mas mantendo um bom nível de conforto.

Regular o encosto de cabeça

O encosto de cabeça é um elemento fundamental na segurança e deve ser ajustado de forma a que fique a cerca de dois ou três centímetros da nuca. Em termos de altura imagine uma linha ao nível dos olhos e ajuste a altura do encosto de forma a que essa linha fique sensivelmente a meio do encosto.

A posição do volante

Ajustar a altura e a profundidade (caso tenha essa regulação) da coluna de direção é fundamental para garantir que o condutor está confortável e tem a amplitude de movimentos necessária para reagir prontamente face a algum imponderável. Por isso o volante deve ser ajustado de forma a que os braços fiquem ligeiramente fletidos e imaginando que o volante é um relógio, então as mãos devem ficar nas 9 e nas 3 horas. A melhor forma de posicionar o volante corretamente é esticar o braço na horizontal e ajustar a profundidade e a altura do volante de maneira a que o pulso da mão fique no topo do volante.

Continuar a ler
Publicidade

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

  • por Angelmike
    Boas malta qua carro ou carrinha me aconselham, quanto a carrinha tipo uma Opel astra h1.7.. Opel Insignia...etc aconselhem-me aí por favor ✌️
  • por Poisen
    Tenho acompanhado com interesse o "caso Diddy," que está a colocar em cheque a bilionária e poderosa industria discográfica norte americana. Em...
  • por Angelmike
    Bom dia pessoal, vim aqui informar-me sobre uma possível compra que quero fazer. Tenho em vista um golf 4, 1.9 de 1998 com 110cv o carro tá novo a...
  • por Lacatus
    apagar.

Em aceleração