Notícias
Petição pública contra o aumento do IUC

Foi criada uma petição pública que visa travar o aumento do IUC definido na proposta de orçamento de estado para 2024 e quase 200 mil pessoas já a assinaram.
Aquela que é uma das mais contestadas medidas que vai aumentar substancialmente o valor do IUC para modelos matriculados antes de 2007 tem gerado não só contestação como indignação pois estamos perante automóveis cuja maioria dos proprietários não tem a capacidade financeira para os trocar por modelos mais recentes.
Para tentar alterar este previsto aumento do IUC foi lançada a petição “Contra o aumento previsto do IUC para automóveis anteriores a 07-2007” que além de apresentar as razões da contestação também apresenta alternativas a esta solução como a isenção do IUC para modelos elétricos pois, como referem na alínea F da petição, “em grande parte, aqueles que adquirem veículos elétricos são empresas e indivíduos com maior capacidade financeira. Nesse sentido, não concordamos com a isenção de IUC para veículos elétricos. É inconcebível que um veículo com mais de duas décadas, como por exemplo um carro fabricado em 1995, que já não possui valor comercial significativo, seja obrigado a pagar IUC ou a enfrentar um aumento significativo para compensar os descontos nas ex-scuts, enquanto veículos que custam mais de 100 mil euros e têm uma potência de 1020cv estão isentos dessa taxa, como por exemplo um Tesla Model s Plaid. É importante notar que um veículo com 1020cv é classificado como um supercarro, e existem muitos outros veículos elétricos com 400cv e 500cv que também estão isentos do IUC em Portugal”.
Notícias
Veterano destrói Tesla com um tanque

O movimento ativista e artístico Led by Donkeys fez um vídeo de protesto onde um veterano da Segunda Guerra Mundial destrói um Tesla Model 3 com um carro de combate Sherman.
Enquadrando este protesto com a celebração dos 80 anos da derrota do regime nazi na Segunda Guerra Mundial em 1945, o movimento Led by Monkeys (Liderados por Burros) recorreu ao veterano britânico Ken Turner de 98 anos para esmagar um Tesla Model 3 usando para isso um carro de combate Sherman M4A1 semelhante ao que ele utilizou durante o grande conflito.
Antes de “passar a ferro” o Tesla com o Sherman de 33 toneladas, Ken Turner deixa uma mensagem a Elon Musk “já esmagámos o fascismo no passado e vamos esmagá-lo outra vez”:
Notícias
Giamaro Katla, um colosso com mais de 2.000 cv

O Giamaro Katla é o novo hiperdesportivo italiano e surge com um cartão de visita bem invejável, pois tem mais de 2.000 cv de potência e um peso de apenas 1.450 quilos.
Pensado como um desportivo da “velha guarda”, ou seja, apenas propulsado por um motor a combustão, sem qualquer recurso a soluções elétricas, o Giamaro Katla conta com um imponente motor V12 com 7,0 litros de capacidade e quatro turbos para, na sua versão mais potente, lhe dar cerca de 2.157 cv de potência e 2.008 Nm de binário. A potência do motor é transmitida às rodas traseiras através de uma caixa automática de 7 velocidades.
Com o chassis monocoque construído em fibra de carbono e uma carroçaria em alumínio, o Giamaro Katla pesa apenas 1450 kg, o que lhe dá uma impressionante relação peso potência de 0,67 kg/cv. A título comparativo, o Bugatti Tourbillon tem uma relação peso potência de 1,10 kg/cv, quase o dobro.
Ainda não foi divulgada mais informação definitiva pois ainda há alguns elementos em fase de desenvolvimento como uma caixa de dupla embraiagem de 11 velocidades, por exemplo. O único dado mais concreto é que este Katla estará disponível com duas versões de potência, a de 2.157 cv e outra com 1.670 cv e que serão produzidas 100 unidades que deverão começar a ser entregues em 2027 com um preço unitário de 2,1 milhões de euros sensivelmente, antes de adicionar opcionais e impostos.



-
Motos4 dias ago
Oliveira quase nos pontos em Silverstone
-
Comerciais2 semanas ago
IVECO conclui com sucesso os testes com camiões semiautónomos
-
Notícias2 semanas ago
O carro que voa mesmo
-
Comerciais1 semana ago
Scania apresenta novo motor Super 11
-
Comerciais2 semanas ago
Volvo Trucks inspira-se na indústria aeroespacial
-
Notícias1 semana ago
Renault 4 Savane poderá ser futuro SUV 4×4
-
Manutenção Motos6 dias ago
As ferramentas úteis para a sua viagem de moto
-
Avaliações Usados2 semanas ago
Skoda Superb (2015-2019)