Comerciais
Allison e TATRA reforçam colaboração de sucesso

A Allison, com o seu foco em soluções de propulsão para uma ampla gama de veículos encontrou um parceiro valioso na TATRA, cuja especialização assent no design de chassis com eixos oscilantes.

Esta colaboração permitiu a ambas as empresas destacar-se nas suas respetivas áreas de experiência.
Assim, para ressaltar o seu compromisso com o mercado europeu, Allison e a TATRA, organizaram eventos de condução em Itália e no Allison Customer Experience Center & Drive Track (ACE) na Hungria. Estes eventos serviram para demonstrar a eficiência e a fiabilidade dos seus produtos em condições reais.
A TATRA escolhe transmissões Allison por causa das várias vantagens que os seus veículos oferecem , incluindo a tração constante, o funcionamento suave e a capacidade de manobrar em terrenos difíceis. A tecnologia patenteada Continuous Power Technology da Allison garante passagens suaves e potentes, o que melhora a experiência do condutor e a eficiência do veículo.

Nesta linha, a colaboração com a TATRA demonstrou ser bem sucedida em condições extremas. Um exemplo disso mesmo foi o Off Road Day em Itália, onde um TATRA Phoenix R46 equipado com uma transmissão Allison demonstrou a sua capacidade em terrenos acidentados. Esta tecnologia destacou-se ao proporcionar potência contínua durante as passagens de caixa, garantindo uma tração ótima.
Por outro lado, o ACE da Allison Transmission na Hungria foi o cenário de um Demo Day para os distribuidores da marca. Durante este evento foram realizados testes de condução para veículos equipados com transmissões Allison e transmissões manuais automatizadas para se comparar os seus rendimentos.
Comerciais
IVECO conclui com sucesso os testes com camiões semiautónomos

A IVECO concluiu com sucesso os testes da sua tecnologia pioneira desenvolvida com a Plus, uma empresa de software de transporte autónomo com inteligência artificial, com a DSV e com a dm.
Um projeto de vários meses para testar camiões semiautónomos desenvolvidos em conjunto pela IVECO e pela Plus foi concluído com um teste no mundo real. Os resultados do projeto demonstraram as principais vantagens da tecnologia de transporte autónomo: maior segurança, eficiência e economia de combustível.
Os parceiros concluíram, recentemente, uma sessão de testes em Krefeld, na Alemanha, com recurso a um camião pesado IVECO que integrava a solução de assistência ao condutor semiautónoma da Plus. Foi o primeiro teste em estrada desta tecnologia na Alemanha.
Após vários meses de testes exaustivos e validação da tecnologia e formação dos condutores, a solução semiautónoma estava pronta para a realização de testes em estradas públicas. As mercadorias foram entregues em condições reais na rota entre dois armazéns, nas localidades de Krefeld e Hennef.
A solução semiautónoma foi desenvolvida em conjunto pela IVECO e pela empresa de software de condução autónoma Plus, sediada em Silicon Valley, nos EUA. Equipada com a solução de condução altamente automatizada baseada em IA da Plus, juntamente com sensores avançados, como lidar, radar e câmaras, este camião IVECO S-Way oferece ao condutor uma visão de 360 graus em redor do veículo e novas formas de monitorizar o trânsito e a estrada, aumentando a segurança e o conforto.
A tecnologia de condução autónoma da Plus pode realizar com segurança e automaticamente manobras normais de condução em autoestradas, incluindo centralização na faixa, mudanças de faixa iniciadas pelo motorista ou sugeridas pelo sistema, assistência em engarrafamentos e nudging, com o motorista a monitorizar o sistema. Também pode reduzir o consumo de combustível em aproximadamente 10%, diminuindo assim as emissões.
Ao testar a tecnologia, os parceiros do projeto estão a preparar o caminho para a futura entrada em operação de camiões semiautónomos e para o teste de soluções de condução totalmente autónoma para a logística. Espera-se que os camiões autónomos de fábrica estejam disponíveis comercialmente nos EUA até 2027 e, posteriormente, na Europa
Comerciais
Volvo Trucks inspira-se na indústria aeroespacial

A Volvo ganhou recentemente o Green Truck Award 2025 com o Volvo FH Aero, graças ao seu motor altamente eficiente e à nova cabina aerodinâmica do Aero. No entanto, este foi também o primeiro teste real da mais recente tecnologia da Volvo para combater a resistência do ar.
Estabilizadores de fluxo de ar na cabine, defletores de ar ampliados e carenagens do chassis modificadas são alterações discretas, mas poderosas, que fazem uma diferença real na aerodinâmica. Isto significa que a autonomia, o consumo de combustível e as emissões de carbono podem ser melhorados em até 2%, para além da eficiência já alcançada. Em concreto, o Volvo FH Aero com as melhorias aerodinâmicas pode oferecer uma eficiência de combustível até 7% superior à do Volvo FH normal que o substituiu.

As novas funcionalidades estarão agora disponíveis para os clientes que procuram o mais recente em termos de veículos pesados com baixo consumo de combustível, oferecido em várias combinações nos modelos de camiões Volvo FH, FH Aero e FM. Os benefícios dos novos recursos aplicam-se a todos os tipos de combustível: camiões elétricos, a gás e diesel.
“Todo o tempo gasto em simulações e no túnel de vento valeu a pena. Com estas novas mudanças na cabine, somamos ainda mais as grandes melhorias aerodinâmicas do ano passado, que beneficiarão os nossos clientes”, afirma Jan Hjelmgren, responsável pelo departamento de gestão de produtos da Volvo Trucks.
A introdução mais significativa são os estabilizadores de fluxo de ar da cabina, localizados nos cantos superiores desta, ao lado do pára-brisas. Usando um padrão cuidadosamente projetado que consiste em pequenas palhetas oblíquas, os estabilizadores controlam a forma como o ar flui em torno dos cantos da cabina.

“Temos pensado fora da caixa, usando uma técnica comummente aplicada em aviões, carros de Fórmula 1 e turbinas eólicas. Os cantos superiores da cabine são muito importantes para a aerodinâmica e, com o nosso novo sistema de monitorização por câmaras, fomos capazes de identificar novas possibilidades nesta área, utilizando pequenas palhetas para controlar o fluxo de ar em pequena escala, criando um efeito em grande escala. Estes ensinamentos também permitirão a introdução de mais conceitos aerodinâmicos no futuro”, afirma Anders Tenstam, Senior Technology Expert Aerodynamics da Volvo Trucks.
Enquanto os estabilizadores de fluxo de ar da cabine melhoram a aerodinâmica à frente da cabine do camião, também ajudam a criar melhores condições para duas atualizações adicionais: defletores de ar estendidos em 50 mm para reduzir o espaço entre a cabine e o reboque, e carenagens do chassis modificadas para criar um melhor alinhamento com o para-choques traseiro.
Estas três novas características complementam-se de acordo com o princípio 1+1 = 3, o que significa que o impacto positivo global é superior à soma dos benefícios individuais de cada componente.
O novo modelo FH Aero da Volvo é a prova do impacto que a aerodinâmica pode ter na melhoria da eficiência de combustível numa cabina de camião moderna. Graças a uma extensão da cabina de 24 cm e à introdução de várias modificações para reduzir o arrasto, o Volvo FH Aero proporciona melhorias significativas na economia de combustível em camiões pesados que operam em rotas de longo curso.
-
Motos1 semana ago
Miguel Oliveira merecia melhor regresso
-
Comerciais2 dias ago
IVECO conclui com sucesso os testes com camiões semiautónomos
-
Manutenção2 semanas ago
Como limpar o carro da sujidade feita pelas crianças
-
Comerciais1 semana ago
Isuzu mostra versão final da D-Max elétrica
-
Notícias2 semanas ago
Mercedes AMG GT APXGP Edition, uma estrela de cinema
-
Sem categoria2 semanas ago
Ford Mustang GTD melhorou no “Inferno Verde”
-
Notícias2 semanas ago
Amazon apoia uma nova marca de elétricos, a Slate
-
Notícias7 dias ago
O novo DS Nº8 da presidência francesa