Scania teste primeiro camião híbrido movido a energia solar – Motorguia
Connect with us

Comerciais

Scania teste primeiro camião híbrido movido a energia solar

Published

on

Em resultado de uma colaboração de investigação de dois anos envolvendo a Scania, a Universidade Uppsala, a Eksjö Maskin & Truck, Midsummer, Ernsts Express e Dalakraft, está a ser testado em estradas públicas um camião híbrido único com reboque coberto com painéis solares. A energia solar diminui os custos operacionais e as emissões de forma significativa devido à energia produzida pelo camião.



O camião é utilizado num projeto de investigação para examinar a energia solar gerada e como diminuem as emissões de carbono através dos painéis solares. Os investigadores desenvolveram painéis solares ultra leves, eficientes e novos para camiões. Estudam ainda a forma como os camiões podem interagir com a rede elétrica e trazer novos modelos para o que irá acontecer se vários camiões como este estiverem ligados à rede elétrica.

O reboque de 18 metros do camião está quase totalmente coberto de painéis solares, equivalente a uma casa equipada com painéis com potência similar. A energia solar proporciona ao camião híbrido um intervalo de condução prolongado de até 5000 quilómetros anualmente na Suécia. Em países como Espanha, com mais horas de sol, o veículo pode duplicar a quantidade de energia solar e, assim, o intervalo de condução quando comparado com as circunstâncias suecas.


O projeto inclui ainda investigação sobre novas células solares ultra leves e tandem que se baseiam numa combinação de painéis solares do solstício de verão e novas painéis solares perovskita. Estas permitem uma eficiência mais alta na transformação da luz solar em eletricidade. Tal solução poderá duplicar a geração de energia solar, quando comparada com a energia atual gerada pelos painéis.
O camião a energia solar foi desenvolvido num projeto de investigação parcialmente financiado pela agência governamental de inovação Vinnova, para desenvolver camiões com baixo impacto climático graças à energia solar. O camião é um híbrido plug-in de 560 CV.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comerciais

IVECO vai aumentar oferta de veículos comerciais elétricos em 2026

Published

on

A Stellantis Pro One, a unidade de negócios de veículos comerciais da Stellantis N.V., e a IVECO, a marca do Iveco Group N.V., anunciaram que assinaram acordos separados para fornecer à IVECO dois veículos comerciais ligeiros (VCL) totalmente elétricos para o mercado europeu.





Estes veículos serão baseados nas plataformas de furgões 100% eléctricos Stellantis Pro One de grande e média dimensão: massa máxima admissível (MMA) entre 2,8 e 4,25 t.
A Stellantis Pro One fabricará os furgões nas suas fábricas de Atessa (Itália), Gliwice (Polónia) e Hordain (França), e entregará os veículos comerciais ao Grupo Iveco. O grupo distribuirá então os veículos no mercado europeu (incluindo o Reino Unido) através dos seus canais habituais de vendas e serviços.

Os dois furgões IVECO anunciados terão um peso bruto de 2,8-3,1 toneladas e 3,5-4,25 toneladas, respetivamente. Irão complementar a oferta de veículos eléctricos a bateria da marca para o mercado europeu e alargá-la ao segmento dos veículos comerciais mais leves. Estes veículos comerciais alargam e melhoram a carteira de veículos comerciais ligeiros da IVECO, juntamente com o icónico eDaily, produzido em Itália.

Estes veículos comerciais alargam e melhoram o portfólio de veículos comerciais ligeiros da IVECO, juntamente com o icónico eDaily, produzido em Itália.

As duas empresas planeiam comercializar os novos modelos até meados de 2026 ao abrigo de um acordo de fornecimento de dez anos. Isto representa uma colaboração importante no sector dos veículos comerciais, um compromisso para a transição para a mobilidade sustentável com um horizonte de longo prazo.

“Estamos muito satisfeitos por acrescentar dois furgões elétricos inovadores e versáteis à nossa gama de veículos comerciais ligeiros. Estou confiante de que esta parceria irá beneficiar os nossos clientes europeus, particularmente no que diz respeito às suas atividades logísticas de última milha”, afirma Luca Sra, Presidente da Unidade de Negócios de Camiões do Grupo Iveco.
Jean Philippe Imparato, Diretor de Operações da Stellantis para a Europa Alargada, afirmou estar orgulhoso por trabalhar com uma empresa italiana.

Continue Reading

Comerciais

Volvo lança novo VNR focado na eficiência e no futuro

Published

on

A Volvo apresentou o novo VNR, camião voltado para o transporte regional que chega com um novo design que traz melhorias significativas em aerodinâmica, eficiência de combustível e segurança.



Equipado com tecnologia Eco-roll, motor D13 VGT atualizado e novos recursos para proteção dos motoristas, o modelo reduz as emissões de CO2 em até 7,5% e já está preparado para futuras soluções de propulsão, como eletrificação e combustíveis renováveis.

Após o lançamento do Volvo VNL no início de 2024, o novo Volvo VNR é o segundo modelo do construtor sueco baseado em sua plataforma global totalmente reformulada. Com 90% de componentes melhorados, o veículo apresenta um novo design aerodinâmico e inovações tecnológicas para tornar o transporte regional e urbano mais eficiente e seguro.

A Volvo investiu na versatilidade do modelo, permitindo que o VNR seja configurado em versões 4×2, 6×2 e 6×4, adaptando-se a diferentes necessidades operacionais. Com opções que vão desde o compacto VNR 300, ideal para entregas urbanas, até ao VNR 660, pensado para viagens regionais e até de longa distância, o modelo destaca-se pela flexibilidade.

Na questão eficiência, o motor Volvo D13 VGT atualizado e o sistema Eco-roll – que desacopla a transmissão em descidas para otimizar o consumo de energia – foram fundamentais para alcançar a redução de até 7,5% no consumo de combustível e nas emissões de CO2.

A segurança também foi prioridade no desenvolvimento do novo modelo. Vem equipado com o Volvo Active Driver Assist, que inclui aviso de colisão frontal, travagem automática de emergência e alerta de saída de faixa de rodagem. Além disso, passa a contar com airbags de cortina laterais integrados, oferecendo proteção extra para motorista e passageiro.Outro destaque é o Sistema de Monitorização por Câmara, que substitui os tradicionais espelhos retrovisores por câmaras compactas e aerodinâmicas, proporcionando maior visibilidade e segurança em ambientes urbanos.

O novo VNR será produzido na fábrica da Volvo Trucks em New River Valley, Virgínia (EUA), com vendas programadas para os próximos meses. Além disso, o modelo já foi projetado para atender às obrigações futuras do setor, podendo receber motorização elétrica, células de combustível ou combustão interna com combustíveis renováveis, como o hidrogénio.
Com essa nova geração de veículos, a Volvo Trucks reafirma seu compromisso com inovação, eficiência energética e segurança, preparando o mercado de transporte regional para um futuro mais sustentável.

Continue Reading
Advertisement

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

Erro RSS: DOMDocument not found, unable to use locator

Em aceleração

[plista widgetname=plista_widget_belowArticle]