Comerciais
MAN e Torsus unem-se para produzir o minibus mais robusto de sempre

A MAN Truck & Bus e a Torsus reforçaram o seu acordo de cooperação que prevê a produção do ‘esqueleto’ do Praetorian, uma versão ainda mais robusta de um mini-autocarro da MAN, na fábrica desta última em Starachowice, na Polónia.

O chassis soldado do Praetorian dispõe de 780 componentes, incluindo 273 metros de elementos de aço para um total de 1182 kg e painéis de metal de elevada resistência que representam um total de 351 kg, demarcando-se por um processo de revestimento de três fases para máxima proteção contra corrosão, algo essencial atendendo a que o Torsus Praetorian está pensado para utilização nas condições mais extremas do mundo.

Este modelo (que tem por base um MAN TGM) conta com o motor turbodiesel de 6,9 litros da MAN, com 286 CV de potência, sistema de tração integral com bloqueios de diferencial dianteiro e traseiro, suspensão pneumática e 469 mm de altura ao solo, para que possa ser usado em todos os locais
Ao abrigo deste acordo, a parceria entre a MAN Truck & Bus e a Torsus, que se iniciou em 2017, sai reforçada, com o ‘esqueleto’ do modelo a utilizar no Praetorian a sair agora da fábrica polaca da MAN, onde os padrões de qualidade e de precisão serão usados também pela Torsus para a produção do Praetorian.

Comerciais
CaetanoBus vai fornecer mais 30 autocarros elétricos da sua nova geração à STCP

A STCP adjudicou a aquisição de 30 autocarros elétricos à CaetanoBus, num contrato no valor de 11,6 milhões de euros.
Esta é a terceira vez que a STCP encomenda autocarros elétricos à Caetanobus, tendo esta encomenda a particularidade de se tratar da segunda encomenda da nova geração do e.City Gold, após a aquisição de 20 unidades em 2024 e que se encontram em fase final de produção para entrega. A STCP passará assim a operar um total de 65 autocarros elétricos da CaetanoBus.
A CaetanoBus e a STCP mantêm uma relação de longa data, com um histórico de fornecimento de várias centenas de autocarros a diesel, gás natural e, mais recentemente, elétricos. Esta nova adjudicação representa não só a continuidade dessa parceria, como também a confirmação da qualidade, conforto e segurança da mais recente geração de veículos elétricos da CaetanoBus, uma vez que é a segunda vez que a STCP opta pela aquisição desta nova geração do e.City Gold.
O modelo agora encomendado é a mais recente versão do CAETANO e.City Gold, com 12 metros de comprimento e com capacidade para até 88 passageiros. Estes modelos destacam-se pela utilização de componentes e tecnologia de última geração extremamente fiáveis da CRRC, o maior fabricante mundial de material circulante, incluindo comboios de alta velocidade, autocarros e componentes, trazendo excelência global e tecnologia avançada aos autocarros CaetanoBus. Para além disso, estes autocarros estão equipados com baterias CATL BC5 oferecendo uma capacidade até 465 kWh. A tecnologia BC5 da CATL integra células LFP de elevada densidade energética, concebidas para garantir segurança, carregamento rápido e longa durabilidade.
Esta é a terceira vez que a STCP adjudica à CaetanoBus a aquisição de autocarros elétricos, sendo esta nova encomenda a segunda vez que a STCP opta pela nova geração de autocarros elétricos da CaetanoBus. Esta repetição comprova o sucesso da mais recente versão dos autocarros zero emissões da CaetanoBus, que se distinguem por oferecer mais autonomia, conforto e segurança, bem como tecnologia mais inovadora e fiável. A CaetanoBus vai oficialmente apresentar esta nova geração de autocarros Zero-Emissões na feira Busworld 2025, que irá ocorrer em Outubro, em Bruxelas, no entanto, serão vistos a circular na cidade do Porto ao serviço da STCP antes desta apresentação oficial.
Nuno Lago de Carvalho, membro da Comissão Executiva da CaetanoBus e CCO da CaetanoBus destacou que: “é um grande orgulho para a Caetanobus ser, uma vez mais, a empresa vencedora de um concurso internacional tão competitivo.
É muito prestigiante para nós fornecer mais autocarros elétricos à STCP, com quem temos orgulho de já vir a fornecer autocarros há várias décadas. De salientar que esta encomenda tem um significado especial para a CaetanoBus, pois é a segunda vez que a STCP encomenda autocarros eletrico CAETANO da nossa nova geração.”.
Comerciais
Volkswagen renova Grand California

A Volkswagen Veículos Comerciais revelará a versão 2026 da sua icónica carrinha camper no Caravan Salon de Düsseldorf (29 de agosto – 7 de setembro).
A produção em série terá início no outono.
Há várias novidades como:
Interior lounge Atami Bamboo
Bancadas e mesa com acabamento Atami Bamboo, ambiente acolhedor e sofisticado.
Novo piso em PVC resistente com a mesma textura.
Torneiras de cozinha pretas, contraste elegante com os móveis em branco.
Detalhes que fazem a diferença
Mesa de jantar bloqueável no exterior da cozinha: jantar ao ar livre sem complicações.
Redes porta-bagagens nos armários superiores (versões 600 e 680) para organizar roupas e utensílios.
Kit opcional de isolamento e escurecimento à medida para a cabina.
Tecnologia Crafter de última geração

A base Crafter traz avanços notáveis:
Digital Cockpit Pro de série.
Ecrã tátil flutuante de 10,4“ ou opcional de 12,9”.
Assistentes Front Assist, Lane Assist, reconhecimento de sinais e ajuda ao estacionamento.
Travel Assist opcional para condução semiautónoma.
Travão de estacionamento eletrónico: liberta espaço e facilita a rotação do banco do condutor.
toto slot toto slot bento4d bento4d bento4d slot 4d bento4d bento4d slot gacor bento4d bento4d bento4d-
Comerciais2 semanas ago
Iveco Daily tem versões especiais há 50 anos
-
Comerciais2 semanas ago
Scania lança a solução de carregamento rápido para pesados
-
Notícias2 semanas ago
Mais um Ferrari no Museu do Caramulo
-
Motos4 dias ago
Harley-Davidson vai apostar num modelo mais acessível
-
Comerciais7 dias ago
Grupo Iveco foi comprado pela Tata Motors
-
Notícias1 semana ago
Audi A6 está prestes a chegar e já tem preços
-
Notícias1 semana ago
Chevrolet mostra como imagina o futuro Corvette
-
Notícias2 semanas ago
Opel mostra o primeiro GSE elétrico