IVECO assume todos os modelos da Nikola, elétricos e FCEV – Motorguia
Connect with us

Comerciais

IVECO assume todos os modelos da Nikola, elétricos e FCEV

Published

on

A IVECO anunciou que irá produzir e comercializar os seus veículos pesados (HD = Heavy Duty) elétricos a bateria e a pilha de combustível sob a marca IVECO.



Esta decisão surge na sequência da comunicação do Grupo, em junho passado, da aquisição da totalidade da empresa alemã resultante da antiga parceria Nikola Iveco Europe, passando a ser proprietária exclusiva da mesma.

Os veículos IVECO HD BEV (Veículo Elétrico a Bateria) e IVECO HD FCEV (Veículo Elétrico a Célula Combustível) contam com um eixo elétrico desenvolvido e produzido conjuntamente com a FPT Industrial, marca do Iveco Group especializada em grupos propulsores, e dispõem de baterias fornecidas pela Proterra e tecnologia de células de combustível e componentes-chave da Bosch. Estes veículos elétricos desenvolvidos de raiz baseiam-se na plataforma do camião IVECO S-Way, a qual foi especificamente redesenhada de modo a poder suportar ambas as tecnologias de propulsão (célula de combustível e bateria), graças a uma arquitetura modular.

O IVECO HD BEV tem uma autonomia de até 500 km. Possui uma bateria com uma capacidade total de 738 kWh (9 packs) com uma potência de carregamento até 350 kW, o que permite missões de entrega hub-to-hub, uma vasta gama de aplicações regionais e até missões que exijam quilometragens prolongadas com possibilidades de carregamento durante as paragens obrigatórias do condutor.
A configuração Artic 4×2 será a primeira a entrar no mercado europeu no último trimestre de 2023.

O IVECO HD FCEV apresenta uma autonomia de até 800 km. Com um tempo de reabastecimento rápido, inferior a 20 minutos, é a solução perfeita para missões de longo curso nos transportes pesados de mercadorias. Pode acomodar 70 kg de energia utilizável de H2 a 700 bar de pressão. Graças à sua maior quilometragem em comparação com um veículo elétrico, será um verdadeiro fator de mudança nas missões de longo curso sem emissões de gases escape.

As primeiras unidades do IVECO HD FCEV serão entregues em França, na Suíça e na Alemanha no final de 2023, tal como previsto no projeto europeu H2Haul, cofinanciado pela Parceria para o Hidrogénio Limpo, que visa acelerar a implantação de soluções de hidrogénio na indústria dos transportes de mercadorias e permitir o desenvolvimento do mercado de camiões a células de combustível em grande escala ao longo dos próximos anos.

Ambos os veículos são produzidos na fábrica de Ulm, a unidade multimarca do Grupo Iveco na Alemanha. Os veículos serão comercializados e assistidos pela vasta rede de concessionários IVECO, que conta com 254 pontos de venda em toda a Europa.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comerciais

MAN eTGM completa ofensiva elétrica da marca na distribuição urbana

Published

on

A MAN Truck & Bus reforçou a sua estratégia de eletrificação com a apresentação do novo MAN eTGM de 16 toneladas, um modelo desenvolvido para responder às exigências crescentes da distribuição urbana e regional. Com autonomia até 480 quilómetros, elevada capacidade de carga e foco na eficiência operacional, o novo camião surge como a peça que faltava na gama elétrica da fabricante alemã.


Num contexto em que a descarbonização do transporte rodoviário se tornou uma prioridade para operadores logísticos e autoridades urbanas, o eTGM posiciona-se num dos segmentos mais críticos da distribuição: o transporte de média tonelagem em ambientes urbanos densos e operações regionais de elevada intensidade.

Equipado com uma plataforma modular de baterias até 320 kWh, o modelo disponibiliza uma autonomia máxima de até 480 quilómetros, permitindo cumprir ciclos completos de distribuição sem necessidade de carregamentos intermédios na maioria das operações urbanas e regionais. O sistema de tração elétrica foi desenvolvido para garantir eficiência em cenários de paragem e arranque frequentes, típicos da logística de última milha e distribuição diária.


A MAN destaca ainda a capacidade de combinar eficiência energética com redução de emissões, menor ruído e controlo dos custos operacionais. A nova proposta elétrica oferece uma carga útil até 10,6 toneladas e pode operar com reboques até 33 toneladas, características que procuram assegurar flexibilidade sem comprometer a rentabilidade das operações.

Para a marca, a competitividade da eletrificação depende precisamente da capacidade de manter os níveis de produtividade exigidos pelo setor. Nesse sentido, a MAN sublinha que a transição energética exige uma abordagem integrada, onde infraestrutura de carregamento, serviços digitais, gestão operacional e soluções de assistência desempenham um papel central.

Com o lançamento do eTGM, a construtora alemã consolida um portefólio elétrico mais abrangente, reforçando a aposta numa gama capaz de responder a diferentes necessidades logísticas dentro do transporte de mercadorias de curta e média distância.

Continue Reading

Comerciais

Scania anuncia motor Super 11L para transporte de passageiros

Published

on

Apenas seis meses após lançar a revolucionária cadeia cinemática Super de 13 litros para o transporte de pessoas, a Scania apresenta agora uma nova opção de 11 litros, o Super 11L, adequada para operações tanto no segmento urbano como no segmento interurbano.

O novo Super 11L amplia o portefólio da Scania de cadeias cinemáticas de combustão, oferecendo mais alternativas aos operadores de transporte de pessoas. Será relevante para uma vasta gama de operadores, incluindo empresas que realizam percursos urbanos e serviços interurbanos de maior distância.

O Super 11L é significativamente mais eficiente em consumo do que a opção de nove litros e, com potências de 350, 390 e 430 cv, tem também capacidade para assumir determinadas aplicações onde atualmente é utilizado o motor de 13 litros.


A nova cadeia cinemática inclui uma melhoria significativa na eficiência de combustível, uma vida útil do motor muito mais longa, manutenção aperfeiçoada, compatibilidade com combustíveis renováveis e a nova tecnologia de travagem Variable Valve Braking.

Destacam-se particularmente os ganhos em eficiência de combustível, com poupanças de até 10% em muitos casos, em comparação com os seus predecessores. Parte desta poupança deve-se à incorporação do sistema Variable Valve Braking (VVB).

Tal como todos os motores Scania, o novo Super 11L é compatível com os combustíveis renováveis HVO e biodiesel (FAME).

Entre outras vantagens-chave encontra-se uma maior vida útil do motor, de até dois milhões de quilómetros, o que representa um aumento de 25% face ao equivalente anterior.

A manutenção também é melhorada, uma vez que os filtros de óleo e combustível foram posicionados lado a lado no lado frio do motor, em vez de no lado quente, como acontecia em modelos anteriores. Isto significa que já não é necessário esperar que o motor arrefeça antes de realizar operações de substituição, reduzindo o tempo de imobilização em oficina e garantindo a continuidade do negócio da clientela.

Além disso, os novos eixos traseiros e travões auxiliares proporcionam um melhor comportamento e condução, enquanto o novo sistema de pós-tratamento (com dupla SCR para Euro 6) oferece uma excelente eficiência de combustível e maior tempo de disponibilidade.

Continue Reading

Ultimas do Fórum

Em aceleração