IVECO vai ao Rali Dakar 2023 com duas equipas – Motorguia
Ligue-se connosco

Comerciais

IVECO vai ao Rali Dakar 2023 com duas equipas

Published

on

A IVECO irá participar, uma vez mais, no histórico Dakar com duas equipas: Boss Machinery Team de Rooy IVECO e Eurol Team de Rooy IVECO, que estão já a preparar aquela que é a uma das competições de rally-raid mais radicais do mundo, o que acontecerá pela quarta vez na Arábia Saudita, entre os dias 31 de dezembro de 2022 e 15 de janeiro de 2023.



A marca italiana vai ser o patrocinador oficial das duas equipas, fornecendo-lhes os veículos, mecânicas e peças sobressalentes. Todos os camiões IVECO Powerstar contam com motores IVECO Cursor 13 com um máximo de 1000 CV, especialmente concebidos pela FPT Industrial. Tratam-se de veículos equipados com as mais recentes atualizações em termos de set-up de suspensões e de sistemas de enchimento de pneus.
Esta nova edição do Dakar – que contará com 365 veículos em competição – regressa à Arábia Saudita mas numa nova rota que será um verdadeiro teste de resistência extrema. Os concorrentes irão percorrer uma distância total superior a 8.500 km em terrenos de dureza variável, começando nas margens do Mar Vermelho e cruzando a linha de chegada em Damman, no lado oposto da Península Arábica. O nível de dificuldade foi uma vez mais aumentado para esta edição que irá colocar à prova as capacidades de pilotos e máquinas, ao longo de cerca de 5.000 km de Setores Especiais, que compreendem um Prólogo e 14 Etapas, nos quais se inclui uma incursão de quatro dias no oceano de dunas do chamado Empty Quarter e uma etapa Maratona, onde tripulações e camiões irão competir sem assistência externa.

Em relação às equipas, aqui fica a descrição de cada uma:

Eurol Team de Rooy IVECO

Mitchel van den Brink fez a sua estreia competitiva com apenas 16 anos, quando se juntou ao seu pai Martin como mecânico/co-piloto no Dakar 2019, tornando-se no mais jovem participante de sempre neste rali. Estará agora ao volante do IVECO Powerstar #511, sendo navegado por Moises Torrallardona e tendo Jarno Van De Pol como mecânico.
Martin van den Brink, lenda do Dakar desde 2009, irá ter como co-piloto Rijk Mouw e como mecânico Erik Kofman. O oitavo classificado no Dakar de 2021, irá estar agora ao volante do IVECO Powerstar #506, tendo como objetivo melhorar essa prestação.

Boss Machinery Team de Rooy IVECO

Janus van Kasteren jr é um piloto de ralis e irá fazer o Dakar pela quarta vez na sua carreira, assumindo o volante do IVECO Powerstar (#502), sendo acompanhado por Marcel Snijders (co-piloto) e Darek Rodewald (mecânico). Pretende capitalizar a experiência acumulada nas anteriores edições da prova, pretendendo fazer melhor do que o 6º lugar que alcançou na edição de 2020.
O holandês Vick Versteijnen teve o seu batismo no Dakar em 2015, apresentando-se, agora, ao volante do IVECO Powerstar (#504), tendo a bordo o co-piloto Teun Van Dal e o mecânico Andreas Van Der Sande.


Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Comerciais

Skywell vai lançar grande furgão elétrico

Published

on

A Skywell vai entrar no mercado dos veículos comerciais já em 2025 com a introdução de um novo furgão elétrico de grandes dimensões. O veículo, com o nome de código “233”, deverá ser lançado no Salão de Birmingham em abril do próximo ano.

A Skywell, parte da marca chinesa de eletrónica de consumo Skyworth, é nova na Europa. O seu modelo de estreia é o BE11 SUV, que estará à venda em novembro. As importações para o Reino Unido, por exemplo, estão a cargo da Innovation Automotive, a empresa por detrás da DFSK.

O 233 estará inicialmente disponível em dois comprimentos de carroçaria (5.490 mm e 5.990 mm) e duas alturas de tejadilho (2.200 mm e 2.700 mm), correspondendo a uma gama de volume de carga de aproximadamente 9,5 a 13 metros cúbicos.

Haverá a opção de um veículo com peso bruto de 3,5t ou 4,25t; este último oferece uma carga útil de até 1.755Kg. O Skywell 233 conta com um motor elétrico de 204 CV e pode ser equipado com uma bateria de 88 kWh ou 105 kWh. Os pormenores sobre a autonomia ainda não foram divulgados.

Continuar a ler

Comerciais

Ford Trucks converte quilómetros em doação à Corações Com Coroa

Published

on

Já arrancou a 3ª edição da “Corações ao Volante”, iniciativa lançada pela Ford Trucks Portugal com o objetivo de apoiar a Corações Com Coroa.



A Corações Com Coroa atua em situações de vulnerabilidade social ou pessoal, e trabalha pela inclusão e dignidade de todas as pessoas, pela igualdade de género e o empoderamento de mulheres e raparigas. O sucesso das edições anteriores não deixou margem para dúvidas.

Este ano, a Ford Trucks Portugal aliou-se novamente à Corações Com Coroa e vai desafiar mulheres motoristas de pesados a participar numa ação em que, com as suas viagens, contribuem para atingir uma doação de 10.000€ para a Associação. “Podermos contar com o apoio da Ford Trucks e das mulheres motoristas de pesados que diariamente viajam e enfrentam desafios é um privilégio e contribui muito para fazer crescer a nossa missão”, reforça Ana Magalhães, da direção da Associação.

A forte adesão registada no primeiro ano de lançamento permitiu que o objetivo traçado para a primeira edição e que compreendia um donativo de 5.000€ fosse atingido em apenas três semanas, fazendo a doação em nome de todas as mulheres que se juntaram à causa. O sucesso ditou o aumento do valor do donativo para 2023, sendo que a forte adesão de mulheres motoristas de pesados tem permitido manter esta aliança em prol de uma causa que continua ativa, com a certeza que as mulheres motoristas continuarão a participar nesta iniciativa.

Daniela Oliveira, motorista da JMF com larga experiência nesta atividade, é a embaixadora da Corações ao Volante e realça a importância desta ação. A este respeito é perentória em afirmar “não podia estar mais satisfeita por poder associar-me novamente a esta iniciativa. Já lá vão três anos de muito sucesso e de objetivos cumpridos. Associo-me como mulher motorista que sou e pelas mulheres. Obrigada a todas as que no passado se juntaram a nós. É para mim um orgulho enorme poder fazer parte deste projeto, poder sentir que ano após ano a adesão de mulheres motoristas é maior. Por isso apelo a que todas as minhas colegas se juntem a mim, por um futuro melhor para todas as mulheres que necessitam do nosso apoio e ajuda. Juntas somos mais fortes”.

Bruno Oliveira, CEO da Ford Trucks Portugal refere: “Em 2022, envolvemo-nos na ajuda à Corações Com Coroa, mas as expectativas eram mais contidas, era tudo novo. No final, só posso dizer que foi uma aposta memorável. A adesão mostrou-nos que estávamos no caminho certo e só posso agradecer a confiança que depositaram em nós. A prova disso é que 2 anos passaram e o nosso apoio mantém-se. Para mais mulheres motoristas que se unam a este projeto, precisamos do vosso apoio na luta por uma causa tão nobre. É muito gratificante poder fazer mais por quem mais precisa”.

A participação está aberta a motoristas de todas as marcas. Basta aceder a www.fordtrucks.pt e preencher o formulário que é disponibilizado, inserir o trajeto de cada viagem, e os quilómetros percorridos e por fim partilhar as fotos e a iniciativa nas redes sociais, com #coraçõesaovolante e #fordtrucksportugal.
No site, o contador do donativo com o valor atingido é atualizado mediante as participações, sendo possível acompanhar em tempo real.
Em janeiro o valor angariado será entregue à Associação Corações com Coroa, que a ajudará a cumprir a sua missão.

Continuar a ler
Publicidade

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

Em aceleração