Comerciais
IVECO vai ao Rali Dakar 2023 com duas equipas

A IVECO irá participar, uma vez mais, no histórico Dakar com duas equipas: Boss Machinery Team de Rooy IVECO e Eurol Team de Rooy IVECO, que estão já a preparar aquela que é a uma das competições de rally-raid mais radicais do mundo, o que acontecerá pela quarta vez na Arábia Saudita, entre os dias 31 de dezembro de 2022 e 15 de janeiro de 2023.

A marca italiana vai ser o patrocinador oficial das duas equipas, fornecendo-lhes os veículos, mecânicas e peças sobressalentes. Todos os camiões IVECO Powerstar contam com motores IVECO Cursor 13 com um máximo de 1000 CV, especialmente concebidos pela FPT Industrial. Tratam-se de veículos equipados com as mais recentes atualizações em termos de set-up de suspensões e de sistemas de enchimento de pneus.
Esta nova edição do Dakar – que contará com 365 veículos em competição – regressa à Arábia Saudita mas numa nova rota que será um verdadeiro teste de resistência extrema. Os concorrentes irão percorrer uma distância total superior a 8.500 km em terrenos de dureza variável, começando nas margens do Mar Vermelho e cruzando a linha de chegada em Damman, no lado oposto da Península Arábica. O nível de dificuldade foi uma vez mais aumentado para esta edição que irá colocar à prova as capacidades de pilotos e máquinas, ao longo de cerca de 5.000 km de Setores Especiais, que compreendem um Prólogo e 14 Etapas, nos quais se inclui uma incursão de quatro dias no oceano de dunas do chamado Empty Quarter e uma etapa Maratona, onde tripulações e camiões irão competir sem assistência externa.
Em relação às equipas, aqui fica a descrição de cada uma:
Eurol Team de Rooy IVECO
Mitchel van den Brink fez a sua estreia competitiva com apenas 16 anos, quando se juntou ao seu pai Martin como mecânico/co-piloto no Dakar 2019, tornando-se no mais jovem participante de sempre neste rali. Estará agora ao volante do IVECO Powerstar #511, sendo navegado por Moises Torrallardona e tendo Jarno Van De Pol como mecânico.
Martin van den Brink, lenda do Dakar desde 2009, irá ter como co-piloto Rijk Mouw e como mecânico Erik Kofman. O oitavo classificado no Dakar de 2021, irá estar agora ao volante do IVECO Powerstar #506, tendo como objetivo melhorar essa prestação.
Boss Machinery Team de Rooy IVECO
Janus van Kasteren jr é um piloto de ralis e irá fazer o Dakar pela quarta vez na sua carreira, assumindo o volante do IVECO Powerstar (#502), sendo acompanhado por Marcel Snijders (co-piloto) e Darek Rodewald (mecânico). Pretende capitalizar a experiência acumulada nas anteriores edições da prova, pretendendo fazer melhor do que o 6º lugar que alcançou na edição de 2020.
O holandês Vick Versteijnen teve o seu batismo no Dakar em 2015, apresentando-se, agora, ao volante do IVECO Powerstar (#504), tendo a bordo o co-piloto Teun Van Dal e o mecânico Andreas Van Der Sande.
Comerciais
MAN inicia produção da mais recente geração de motores Diesel

Na fábrica de Nuremberga, a empresa alemã iniciou a produção do novo MAN D30, um motor diesel de 13 litros de alta eficiência que, após mais de um século de fabrico de motores diesel nesta fábrica, será o último do seu género.
Para que tal seja possível, a empresa investiu cerca de 220 milhões de euros neste local, bem como outros 30 milhões de euros para a produção de cambotas na fábrica de Salzgitter. O motor, desenvolvido em conjunto com as marcas que compõem o Grupo TRATON, estabelece novos padrões em termos de consumo de combustível e emissões de CO2. O D30 é o maior motor de produção em série do portfólio e será utilizado nos camiões TGS e TGX de 40 toneladas.
Por ocasião do arranque da produção, o Presidente da Câmara de Nuremberga, Marcus König, o CEO da TRATON, Christian Levin, o Diretor de I&D do Grupo TRATON, Niklas Klingenberg, o CEO da MAN, Alexander Vlaskamp, o membro do Conselho Executivo responsável pela Produção e Logística, Michael Kobriger, o diretor da fábrica, Matthias Meindl, e outros convidados reuniram-se nas instalações de última geração para celebrar o início da produção.
Após o início da produção, cerca de 160 funcionários altamente qualificados trabalharão no D30 em três turnos. A capacidade técnica permitirá a produção de cerca de 50.000 motores por ano. O D30 será o último motor diesel para veículos comerciais a ser desenvolvido inteiramente pela MAN, pois não está prevista uma nova geração. Este motor diesel servirá, portanto, como uma ponte na transição dos motores de combustão para os motores elétricos.
O início da produção na fábrica coincidirá quase em paralelo com o início da produção em série das baterias, que está previsto para a primavera. Isto significa também que os principais componentes dos sistemas de acionamento para veículos de combustão e eléctricos serão produzidos em Nürnberg durante muitos anos.
O D30 substitui as gamas de motores D26 e D15 anteriormente disponíveis. Está disponível em seis níveis de potência, variando de 380 a 560 hp (2100 a 2800 Nm).
O novo motor incorpora a experiência combinada das marcas do Grupo TRATON. Com uma eficiência máxima de mais de 50 % e um dos melhores consumos de combustível da sua classe, o D30 está entre os motores de veículos comerciais mais avançados do mundo.
Comerciais
Kuwait Petroleum International reafirma o compromisso com o mercado português

A Kuwait Petroleum International, uma das principais empresas internacionais de energia sob a marca Q8, anunciou um ambicioso plano de expansão em Portugal, reafirmando a sua forte aposta no mercado local.
A empresa conta atualmente com mais de 200 estações de serviço na Península Ibérica, incluindo estações de Retalho (próprias e de bandeira) e IDS.
No último período fiscal, que decorre de abril de 2023 a março de 2024, o volume de negócios líquido da Kuwait Petroleum Espanha e Portugal atingiu cerca de 1,5 mil milhões de dólares, com um total de 300 colaboradores diretos na região.
No âmbito da sua estratégia de consolidação e crescimento, a Kuwait Petroleum International alcançou um marco importante ao obter a licença de Operador Nacional de Petróleo em Portugal, o que irá impulsionar significativamente os investimentos da empresa através da sua subsidiária Kuwait Petroleum Portugal.
Desde a sua chegada ao mercado português há uma década, a empresa tem centrado a sua atividade na comercialização de produtos energéticos a operadores locais, contribuindo para o desenvolvimento do sector energético português. Para reforçar ainda mais a sua presença, a empresa estabeleceu como objetivo a curto prazo o alargamento da sua rede de estações de serviço e a diversificação da sua oferta em diferentes linhas de negócio, consolidando a sua presença no fornecimento de combustíveis e produtos Q8.
Nos próximos anos, a Kuwait Petroleum International continuará com os seus planos de expansão em Portugal, abrangendo tanto o sector das estações de serviço como outras atividades de fornecimento direto de combustíveis, lubrificantes, Q8 Cards e aviação. Estes planos refletem o seu forte empenho na diversificação e no reforço da sua posição no mercado da energia.
Em linha com os seus objetivos de expansão, a Kuwait Petroleum Portugal assinou um acordo estratégico com uma rede de estações de serviço premium, em regime de “flagging”. Esta aliança apresenta-se como um pilar fundamental para reforçar a sua atividade no mercado português, permitindo à empresa oferecer soluções energéticas competitivas e de elevada qualidade.
“Este marco acelera a nossa estratégia de crescimento em Portugal e sublinha o nosso forte compromisso com o país e com os nossos clientes. Continuaremos a investir no desenvolvimento da nossa rede de postos, na qualidade dos nossos produtos e em soluções inovadoras que reforcem o posicionamento da marca Q8”, acrescenta Stefano La Camera.
-
Notícias2 semanas ago
Renault 5 Turbo está de volta
-
Notícias2 semanas ago
A coleção de Bernie Ecclestone foi vendida
-
Avaliações Usados1 semana ago
Mazda 3 (2013-2019)
-
Notícias2 semanas ago
Skoda Octavia vai ter versão 100% elétrica
-
Manutenção3 dias ago
Como tratar os riscos na pintura do carro
-
Motos7 dias ago
Brough Superior de 1925 avaliada em 420.000€ vai a leilão
-
Comerciais2 semanas ago
IVECO vai aumentar oferta de veículos comerciais elétricos em 2026
-
Motos2 semanas ago
Miguel Oliveira infeliz na Argentina