Comerciais
DAF entrega primeiro LF Electric

A DAF Trucks iniciou a entrega dos seus camiões de distribuição LF Electric com “zero emissões” para utilização em áreas urbanas.

Enquanto o CF Electric é especialmente destinado ao abastecimento regional de supermercados e serviços de recolha de lixo, o LF Electric é mais adequado para tarefas de distribuição mais leves, graças às dimensões compactas. O LF Electric está disponível como um rígido de 19 toneladas (distância entre eixos de 5,30 ou 5,85 metros) com uma capacidade de carga útil de 11 700 kg.
O camião com “zero emissões” inclui um motor elétrico de 260 kW (capacidade máxima de 370 kW) alimentado por uma bateria de fosfato de ferro de lítio (LFP) isenta de cobalto e magnésio de 282 kWh (capacidade efetiva de 252 kWh). Isto proporciona ao LF Electric uma autonomia de até 280 quilómetros, o que é mais do que suficiente para as estradas normalmente percorridas para a distribuição no centro da cidade.
Uma caraterística do DAF LF Electric é o sistema de carregamento combinado. Através de um carregamento lento (400 V CA, 22 kW, trifásico), a bateria pode ser carregada de 20% para 80% em 6,5 horas. Um carregamento completo (0% a 100%) demora 12 horas. Além disso, é possível efetuar um carregamento rápido (650 V CC, 150 kW). A bateria pode então ser carregada de 20% a 80% em apenas 60 minutos ou em 2 horas ao efetuar um carregamento completo a partir de 0%.
A aquisição do LF Electric tem duas finalidades para a Nabuurs, afirma Dolf Hubertus, gestor de frotas do fornecedor de serviços de logística. “A câmara municipal de Groninga pretende acelerar o processo de alcançar uma logística urbana livre de emissões. O DAF LF Electric cumpre esta expetativa. Ao mesmo tempo, enquanto empresa, pretendemos também ganhar experiência com camiões elétricos; de que forma irá isto afetar o nosso planeamento, por exemplo?”
O facto de o LF Electric poder ser carregado rápida e lentamente é uma importante vantagem para a Nabuurs, diz Hubertus. “Significa que não temos de investir imediatamente em dispendiosas instalações de carregamento CC. O veículo pode ser ligado a um carregador normal de 22 kWh no final do dia e estar pronto para ser utilizado na manhã seguinte.”
O primeiro camião LF Electric entregue será utilizado pela Nabuurs para abastecer os estabelecimentos hoteleiros em Groningen pela empresa de produção de cerveja AB InBev, que pretende reduzir as emissões de CO2 da sua cadeia de fornecimento utilizando o LF Electric. Ralf Kox, gerente de logística da AB InBev: “A nossa ambição é alcançar a neutralidade globalmente até 2040. A redução das emissões de CO2 é um importante fator no setor dos transportes. A Bud é atualmente fabricada com 100% de eletricidade renovável e está a ser fornecida de forma totalmente elétrica a estabelecimentos hoteleiros na cidade de Groninga.”
Comerciais
IVECO fornece dois camiões S-eWay Fuel-Cell à BMW

A IVECO entregou hoje dois camiões pesados IVECO S-eWay Fuel Cell à BMW, um parceiro no projeto H2Haul.
Este projeto europeu, cofinanciado pela Clean Hydrogen Partnership, visa demonstrar a elevada fiabilidade dos camiões movidos a hidrogénio como uma solução viável de emissões zero para as necessidades de transporte da Europa, através de testes operacionais no terreno em múltiplas missões reais, em colaboração com vários fornecedores de hidrogénio e em diversos ecossistemas geográficos.
Este marco sublinha o empenho da IVECO em promover a mobilidade sustentável e em moldar o futuro da logística de emissões zero na Europa.

A entrega teve lugar durante um evento especial organizado pela BMW em Leipzig, o qual proporcionou uma compreensão da utilização holística do hidrogénio em toda a cadeia de valor da BMW, desde a logística até ao veículo final destinado ao transporte rodoviário de longo curso. Esta importante ocasião marcou também a abertura de duas estações de abastecimento de hidrogénio de última geração pela TEAL Mobility, em Leipzig e Hormersdorf, um avanço fundamental na criação da infraestrutura necessária para a logística e o transporte comercial a H2.
A pilha de combustível IVECO S-eWay tem uma autonomia de até 800 km, um tempo de reabastecimento rápido inferior a 20 minutos e pode acomodar 70 kg de H2 comprimido a 700 bar de pressão. Graças à sua elevada autonomia e capacidade de carga, prevê-se que possa ser um verdadeiro fator de mudança nas missões de longo curso sem emissões de escape. Os camiões irão transportar peças entre a Baviera (Nuremberga) e Leipzig (fábrica da BMW), apoiados por duas novas estações de reabastecimento de hidrogénio.

A participação da IVECO no projeto H2Haul faz parte da sua abordagem multi-energia à descarbonização, concentrando-se no desenvolvimento de vários grupos propulsores alternativos para proporcionar aos clientes a solução que melhor satisfaz as suas necessidades operacionais específicas, com o hidrogénio a representar um elemento-chave na descarbonização de missões difíceis de neutralizar.
Ao mesmo tempo que acompanha o progresso do panorama tecnológico e a evolução do quadro regulamentar, a marca continua a contribuir para o desenvolvimento do ecossistema do hidrogénio para aplicações em veículos pesados, estudando todas as tecnologias e arquiteturas de veículos potencialmente interessantes, como o protótipo IVECO S-Way com um motor de combustão interna a hidrogénio FPT Industrial XCURSOR de 13 litros, e o concept híbrido para veículos pesados com um sistema de extensão de autonomia a hidrogénio FPT Industrial CURSOR 9, ambos apresentados no IAA 2024.
Comerciais
Farizon chega a Portugal com SuperVAN elétrico

-
Notícias1 semana ago
A110R Ultime, o mais desportivo dos Alpine
-
Notícias2 semanas ago
Citroën Type Ami, um tributo ao passado
-
Notícias1 semana ago
O Volvo EX30 Cross Country está aí
-
Notícias2 semanas ago
Mercedes W 196 R é o Fórmula 1 mais caro de sempre
-
Notícias2 semanas ago
Volkswagen mostra imagem do seu futuro elétrico mais acessível
-
Notícias1 semana ago
Elétricos poderão vir a ter um sistema de escape
-
Comerciais3 dias ago
Farizon chega a Portugal com SuperVAN elétrico
-
Manutenção7 dias ago
Como manter os faróis cristalinos