Comerciais
DAF entrega primeiro LF Electric
A DAF Trucks iniciou a entrega dos seus camiões de distribuição LF Electric com “zero emissões” para utilização em áreas urbanas.

Enquanto o CF Electric é especialmente destinado ao abastecimento regional de supermercados e serviços de recolha de lixo, o LF Electric é mais adequado para tarefas de distribuição mais leves, graças às dimensões compactas. O LF Electric está disponível como um rígido de 19 toneladas (distância entre eixos de 5,30 ou 5,85 metros) com uma capacidade de carga útil de 11 700 kg.
O camião com “zero emissões” inclui um motor elétrico de 260 kW (capacidade máxima de 370 kW) alimentado por uma bateria de fosfato de ferro de lítio (LFP) isenta de cobalto e magnésio de 282 kWh (capacidade efetiva de 252 kWh). Isto proporciona ao LF Electric uma autonomia de até 280 quilómetros, o que é mais do que suficiente para as estradas normalmente percorridas para a distribuição no centro da cidade.
Uma caraterística do DAF LF Electric é o sistema de carregamento combinado. Através de um carregamento lento (400 V CA, 22 kW, trifásico), a bateria pode ser carregada de 20% para 80% em 6,5 horas. Um carregamento completo (0% a 100%) demora 12 horas. Além disso, é possível efetuar um carregamento rápido (650 V CC, 150 kW). A bateria pode então ser carregada de 20% a 80% em apenas 60 minutos ou em 2 horas ao efetuar um carregamento completo a partir de 0%.
A aquisição do LF Electric tem duas finalidades para a Nabuurs, afirma Dolf Hubertus, gestor de frotas do fornecedor de serviços de logística. “A câmara municipal de Groninga pretende acelerar o processo de alcançar uma logística urbana livre de emissões. O DAF LF Electric cumpre esta expetativa. Ao mesmo tempo, enquanto empresa, pretendemos também ganhar experiência com camiões elétricos; de que forma irá isto afetar o nosso planeamento, por exemplo?”
O facto de o LF Electric poder ser carregado rápida e lentamente é uma importante vantagem para a Nabuurs, diz Hubertus. “Significa que não temos de investir imediatamente em dispendiosas instalações de carregamento CC. O veículo pode ser ligado a um carregador normal de 22 kWh no final do dia e estar pronto para ser utilizado na manhã seguinte.”
O primeiro camião LF Electric entregue será utilizado pela Nabuurs para abastecer os estabelecimentos hoteleiros em Groningen pela empresa de produção de cerveja AB InBev, que pretende reduzir as emissões de CO2 da sua cadeia de fornecimento utilizando o LF Electric. Ralf Kox, gerente de logística da AB InBev: “A nossa ambição é alcançar a neutralidade globalmente até 2040. A redução das emissões de CO2 é um importante fator no setor dos transportes. A Bud é atualmente fabricada com 100% de eletricidade renovável e está a ser fornecida de forma totalmente elétrica a estabelecimentos hoteleiros na cidade de Groninga.”
Comerciais
Volkswagen Veículos Comerciais acelera para a produção neutra em carbono
A Volkswagen Veículos Comerciais está a caminhar para uma produção 100% neutra em carbono até 2040, graças à utilização de eletricidade verde, energia solar e calor sustentável proveniente de biomassa nas suas fábricas.
A sustentabilidade tornou-se um objetivo estratégico para a indústria automóvel. A Volkswagen Veículos Comerciais está empenhada numa transformação real, concentrando-se na produção neutra em carbono em todas as suas fábricas até 2040. Energia limpa, tecnologias renováveis e colaborações regionais estão a abrir caminho.
Desde janeiro de 2025 que a fábrica de Hannover opera exclusivamente com eletricidade proveniente de fontes renováveis. As fábricas polacas em Poznań e Września já o faziam desde 2019. Esta transição energética é um dos principais motores para a redução das emissões e a conservação dos recursos.
Em setembro de 2024, a central de Września atingiu um marco significativo: começou a operar com energia solar no local, graças a uma instalação fotovoltaica com 31.000 módulos e uma capacidade de 18,3 megawatts. Este sistema cobre, em média, 25% da procura anual de eletricidade, estando já a ser planeadas novas expansões.
A estratégia de sustentabilidade da Volkswagen Veículos Comerciais não se limita a ações isoladas, mas é parte integrante da sua cultura empresarial. Steffen Reiche, membro do Conselho de Administração responsável pela Produção e Logística, explica:
“A sustentabilidade não é um objetivo a curto prazo, mas um compromisso contínuo. Com a energia verde, o nosso próprio sistema fotovoltaico e projetos como a central de biomassa em Hanover, evitaremos a emissão de mais de 100.000 toneladas de CO₂ este ano.”
Petra Schreiber, Diretora de Assuntos Públicos e Sustentabilidade, sublinha: “Procuramos um equilíbrio entre a responsabilidade ambiental, a solidez económica e o compromisso social. O nosso objetivo é claro: alcançar a produção neutra em carbono até 2040.”
Comerciais
Volvo e IKEA apostam em camiões elétricos para descarbonizar o transporte
A Volvo Trucks, a IKEA Supply Chain Operations, a GEODIS e a KLOG estão a implementar camiões elétricos em rotas de distribuição na Catalunha, avançando para o transporte com zero emissões e alinhando as suas estratégias com as metas de descarbonização para 2040.
A eletrificação de veículos pesados de mercadorias deixou de ser uma promessa futura e passou a ser uma realidade em curso. A Volvo Trucks, a IKEA Supply Chain Operations, a GEODIS e a KLOG reforçam o seu compromisso com a descarbonização dos transportes na Catalunha, incorporando camiões 100% elétricos em rotas logísticas estratégicas. Esta iniciativa marca um novo marco na transição para a mobilidade com zero emissões.
As quatro empresas uniram esforços num projeto conjunto que representa um passo concreto para um transporte mais limpo. No âmbito dessa colaboração: a GEODIS acrescenta três unidades Volvo FH 100% elétricas à sua frota operacional; a KLOG incorpora um camião trator Volvo FH elétrico, juntando-se à implementação.
Os camiões abastecem diariamente as lojas IKEA em Barcelona, reduzindo a pegada de carbono das operações de entrega do último quilómetro. Estas novas unidades elétricas operam em ambientes urbanos e suburbanos, otimizando a logística com zero emissões de gases de escape e reduzindo a poluição sonora.
Segundo Ewelina Taylor, Diretora Global de Transportes da IKEA Supply Chain Operations: “Ambicionamos um transporte com zero emissões, movido a energia 100% renovável, até 2040. Este projeto na Catalunha, em conjunto com a IKEA Retail Spain, inclui a instalação de pontos de carregamento elétrico no centro de distribuição e representa um passo fundamental na descarbonização dos nossos fluxos logísticos em Espanha.”
A estratégia da IKEA centra-se em liderar a mudança no setor da logística, utilizando a sua escala para acelerar soluções reais que combinem eficiência, sustentabilidade e responsabilidade social.
-
Motos2 semanas agoDois italianos batem recorde do Guiness numa Ducati Scrambler
-
Comerciais2 semanas agoIsuzu comemora 3 milhões de pick-up exportadas desde a Tailândia
-
Notícias2 semanas agoNovo Nissan Micra já tem preços
-
Notícias2 semanas agoNeste Natal, “agasalhe” o seu todo-o-terreno
-
Curiosidades1 semana agoSem lugar de estacionamento? Põe-se o Ferrari na varada!
-
Avaliações Usados1 semana agoSeat Leon (2020-…)
-
Comerciais2 semanas agoFord e Renault estudam colaboração no âmbito dos veículos comerciais ligeiros
-
Comerciais1 semana agoStellantis Pro One leva ao Salão de Bruxelas o novo Fiat TRIS
