Comerciais
Camiões Xcient da Hyundai vão começar a operar na Alemanha
Os camiões a hidrogénio da Hyundai vão começar a operar na Alemanha, aquele que é o maior mercado de veículos comerciais da Europa. Sete empresas alemãs de logística, indústria e retalho vão incorporar 27 Xcient Fuel Cell da Hyundai movidos a hidrogénio nas suas frotas, usufruindo de financiamento para veículos comerciais ecológicos aprovado pelo Governo alemão.

Lançado em 2020 pela Hyundai, o Xcient Fuel Cell é o primeiro camião pesado de mercadorias movido a hidrogénio a ser produzido em massa no mundo. A empresa já tinha disponibilizado 47 unidades na Suíça, que até à data percorreram mais de quatro milhões de quilómetros ao serviço de 45 clientes e 23 marcas.
Em agosto de 2021, o Governo alemão divulgou as suas diretrizes de financiamento para veículos comerciais com sistemas de condução alternativos, após aprovação da Comissão Europeia. O financiamento está disponível para veículos elétricos a bateria, fuel cell (hidrogénio) e híbridos, correspondendo a infraestruturas de reabastecimento/carregamento e estudos de viabilidade relacionados. O Governo alemão terá um orçamento de 1.6 mil milhões de euros disponíveis até 2024 para a aquisição de veículos comerciais amigos do ambiente.

As autoridades alemãs disponibilizarão até 15 milhões de euros a cada uma das empresas elegíveis durante os próximos quatro anos para promover a mudança para veículos comerciais amigos do ambiente. Adicionalmente, serão disponibilizados cerca de sete mil milhões até 2025 para a construção de infraestruturas de reabastecimento e carregamento de veículos de passageiros e veículos comerciais.
O Hyundai Xcient Fuel Cell está equipado com um sistema de pilha de combustível a hidrogénio de 190 kW, com duas pilhas de 90 kW cada, recentemente modificadas para este camião pesado de mercadorias. A durabilidade do sistema fuel cell, assim como a eficiência de combustível do veículo, foram melhoradas para corresponderam à procura dos clientes de frotas. O motor debita 350 kW com binário máximo de 2237 Nm.

Sete tanques de hidrogénio proporcionam uma capacidade de armazenamento de 31 kq de combustível, enquanto três baterias de alta voltagem de 72 kWh proporcionam uma fonte adicional de energia. A autonomia máxima ronda, aproximadamente, os 400 quilómetros.
Comerciais
MAN entrega primeiro camião elétrico da Luís Simões
A Luís Simões, operador logístico de referência na Península Ibérica, deu um passo importante na sua estratégia de sustentabilidade com a entrada em operação do seu primeiro camião 100% elétrico, o MAN eTGX.
Com esta incorporação, a empresa pretende tornar o transporte mais eficiente e reduzir o consumo energético da frota. Em simultâneo, instalou carregadores rápidos de 300 kW, desenvolvidos em parceria com a REMO, numa solução pioneira em Portugal que assegura carregamentos mais rápidos, fiáveis e adaptados às necessidades de veículos pesados elétricos.
O novo MAN eTGX 20.449 4×2 BL SA EB, com autonomia até 500 km, ficará afeto ao transporte diário de semirreboques entre o Porto e Lisboa. O modelo destaca-se pelos reduzidos tempos de carregamento, pela integração de sistemas avançados de assistência ao condutor e pelos serviços digitais da plataforma RIO, que permitem monitorização e conectividade em tempo real.

Para Tiago García, Diretor de Transportes Portugal da Luís Simões, este é um passo decisivo na eletrificação do transporte de mercadorias, historicamente marcado por desafios de autonomia e eficiência energética. O responsável sublinha que a empresa está comprometida com rotas mais limpas e alinhadas com o objetivo estratégico de descarbonização.
A acompanhar a entrada do novo camião elétrico, a Luís Simões reforçou a sua infraestrutura com novos carregadores de 300 kW nos Centros de Operações Logísticas do Carregado e de Vila Nova de Gaia. A solução foi desenvolvida pela REMO, que garantiu um projeto totalmente adaptado às necessidades operacionais da empresa, reduzindo riscos e assegurando uma transição segura para a mobilidade elétrica.
Segundo Luís Castanheira, CEO da REMO Powered By Mota-Engil, o projeto demonstra a capacidade da marca em oferecer soluções completas, fiáveis e escaláveis para frotas pesadas eletrificadas. Estas novas unidades juntam-se a outros investimentos da Luís Simões, que já dispõe de pontos de carregamento e painéis fotovoltaicos em várias instalações para promover o autoconsumo e reduzir emissões.
Numa perspetiva mais alargada, a empresa está também a renovar a frota ligeira utilizada pelos colaboradores, sendo que 30% já é composta por veículos elétricos ou híbridos plug-in. O objetivo é que esta percentagem aumente para 50% até 2030.
Para Fernanda Simões, Administradora da Área de Transportes, a aposta na eletrificação é essencial num setor que tem um papel central no mercado ibérico e internacional. A responsável destaca que a incorporação do novo camião representa um marco importante na estratégia de descarbonização e circularidade da empresa.
Apesar dos desafios associados à transição energética no transporte, nomeadamente no que toca a autonomia e custos, a Luís Simões afirma estar empenhada em continuar a inovar e a trabalhar com parceiros estratégicos. A empresa reforça que a adoção de tecnologia sustentável é essencial para reduzir o impacto ambiental e preparar uma cadeia de abastecimento mais eficiente e responsável. Com este primeiro camião elétrico pesado, a Luís Simões dá um passo firme na sua visão de mobilidade sustentável e reafirma a sua posição de referência no setor logístico.
Comerciais
MAN apresenta o novo TGS para uso agrícola na Agritechnica 2025
A MAN Truck & Bus apresentou na Agritechnica 2025 a nova versão do MAN TGS agrícola 18.540 4×4, um trator desenvolvido para garantir tração, eficiência e versatilidade em operações agrícolas exigentes.
Integrado na exposição da MAN Engines, sob o lema “Impulsionando a transformação sustentável: soluções todo-o-terreno para o futuro”, o modelo foi concebido para responder às necessidades do transporte entre o campo e as unidades de processamento, mantendo elevado desempenho mesmo em terrenos difíceis. O seu design exclusivo, criado pela MAN Individual, reforça a imagem robusta e funcional do veículo.
Segundo Johann Schuster, chefe de desenvolvimento mecânico da MAN Individual, o novo TGS agrícola demonstra a capacidade da marca de acompanhar a evolução da agricultura moderna, oferecendo um comportamento igualmente eficaz no campo e na estrada e simplificando as tarefas diárias dos agricultores. O MAN TGS 18.540 4×4 BL SA está equipado com o motor D2676 de 12,4 litros, com 540 cv, compatível com a norma Euro 6e, e capaz de disponibilizar um binário máximo de 2650 Nm a partir das 930 rpm, assegurando força e eficiência em qualquer contexto.
A potência é gerida pela caixa automática MAN TipMatic de 12 velocidades, que dispõe de modos Offroad, Performance e Efficiency especificamente adaptados ao uso agrícola. A tração integral permanente e os pneus agrícolas largos garantem operação segura em terrenos húmidos ou prados delicados, enquanto o sistema hidráulico Load Sensing, com caudal até 100 l/min, permite um controlo preciso de implementos e reboques.
A cabina de comprimento médio “NN” oferece um equilíbrio entre dimensões compactas, robustez e funcionalidade, proporcionando boa visibilidade, acesso fácil e amplo espaço de arrumação. No exterior, o pacote MAN TGS INDIVIDUAL LION S acrescenta faróis LED de longo alcance e detalhes em carbono e vermelho que reforçam o caráter do modelo.
No interior, o condutor encontra o sistema intuitivo MAN SmartSelect, funcional mesmo em piso irregular, um painel Professional de 12,3 polegadas e vários sistemas avançados de segurança, incluindo assistente de manutenção na faixa, câmara traseira e ACC Stop & Go.
O veículo está ainda equipado com o travão motor MAN PriTarder com EVBec, que oferece até 625 kW de retenção, e inclui um arco antivoltamento (ROPS) atrás da cabina para maior segurança. Pensado para máxima versatilidade, o MAN TGS agrícola dispõe de quinta roda e engate de reboque, permitindo desempenhar diversas tarefas logísticas.
A sua homologação como veículo LOF (agrícola ou silvícola) garante vantagens adicionais, como a isenção de restrições de circulação ao domingo e a dispensa de tacógrafo em determinadas operações.
-
Notícias2 dias agoRadares em dezembro
-
Motos2 semanas agoBoa estreia para Miguel Oliveira com a BMW
-
Sem categoria5 dias ago
PGRI dalam Mewujudkan Lingkungan Sekolah Aman: Standar Perlindungan, SOP, dan Implementasi Lapangan
-
Notícias7 dias agoFiat Topolino já tem preços e já pode ser encomendado
-
Notícias2 semanas agoFirefly é a nova aposta chinesa no nosso mercado
-
Sem categoria5 dias ago
PGRI dan Kebijakan Pendidikan Daerah: Analisis Keterlibatan Organisasi di Tingkat Provinsi/Kab/Kota
-
Motos2 semanas agoA balada da Bullet
-
Comerciais6 dias agoRenault Trucks lança novas versões elétricas do E-Tech T
