Comerciais
Daimler Truck testa o primeiro camião Fuel Cell com hidrogénio líquido

A Daimler Truck alcança mais um feito no caminho para atingir o transporte sustentável, também com propulsores à base de hidrogénio.

Desde o ano passado, o protótipo de um camião Fuel Cell GenH2 da Mercedes-Benz tem sido submetido a teste intensivos, tanto em pista como em empresas e em serviço real. A marca coloca agora em marcha outro concept para testar a utilização do hidrogénio líquido.
Foi instalado um protótipo de estação de serviço no centro desenvolvimento e teste da marca em Wörth que permite abastecer com hidrogénio líquido.
Recentemente, a Daimler Truck anunciou o seu primeiro camião a hidrogénio líquido em parceria com a Air Liquide.
Durante o processo de abastecimento, o hidrogénio líquido criogénico a 253º abaixo de zero é introduzido em dois depósitos de 40kg montados de ambos os lados do chassis. Graças ao isolamento dos depósitos do veículo, o hidrogénio pode ser mantido à mesma temperatura durante um bom tempo, sem necessidade de refrigeração ativa.
A Daimler Truck prefere o hidrogénio líquido no desenvolvimento dos motores à base deste combustível. Neste caso pode transporte mais quantidade de hidrogénio, o que aumenta significativamente a autonomia e permite um rendimento comparável ao de um camião Diesel.
O objetivo de desenvolvimento do GenH2 é de alcançar uma autonomia de até 1000 km. Isto faz com que o camião seja adequado para aplicações flexíveis e exigentes, especialmente no segmento do transporte de longo curso. O início da produção deste tipo de veículo, está agendado para a segunda metade desta década.
Comerciais
Stellantis Pro One leva ao Salão de Bruxelas o novo Fiat TRIS

A Stellantis Pro One marcará presença no 102.º Salão Automóvel de Bruxelas com a sua gama completa de soluções dedicadas aos profissionais, apresentando também importantes novidades nas áreas da micromobilidade e da personalização.
Em destaque estará a estreia europeia do Fiat Professional TRIS, um veículo de três rodas 100% elétrico concebido para a mobilidade urbana e para as entregas de última milha, que alia dimensões compactas a uma impressionante capacidade de carga útil de até 500 kg e elevada versatilidade.
A oferta de micromobilidade será ainda reforçada com o Citroën Ami Cargo, respondendo às crescentes necessidades das entregas em meio urbano. O stand contará igualmente com edições especiais como o Citroën Berlingo “XTR” e o Opel Vivaro “Sportive”, modelos que combinam conforto, funcionalidade e estilo para o uso profissional.
A Stellantis Pro One dará também destaque ao programa CustomFit, reafirmando o seu compromisso com soluções de conversão e personalização à medida, com qualidade de fábrica e prazos de entrega otimizados. No total, estarão em exposição oito veículos, abrangendo desde a micromobilidade até aos grandes furgões, num conjunto de sete modelos distintos apresentados no stand da marca, localizado no Hall 5.
Comerciais
Isuzu comemora 3 milhões de pick-up exportadas desde a Tailândia

A Isuzu, representada em Portugal pela Astara, alcançou um marco histórico nas suas operações internacionais. A unidade de produção localizada na Tailândia, responsável pelo fabrico da pick-up D-MAX, atingiu o impressionante número de três milhões de unidades exportadas para 120 países, evidenciando a sólida implantação global da marca japonesa.

Desde 2002 dedicada à produção de pick-ups Isuzu para os mercados internacionais, esta fábrica produz não só a versão Diesel da D-MAX, como também a nova D-MAX EV, 100% elétrica, um modelo que assinala um passo decisivo na estratégia de eletrificação da marca.

O êxito da D-MAX reflete-se igualmente no seu desempenho comercial na Europa. Em 2024, o modelo registou um novo recorde de vendas, com 23.132 unidades comercializadas, representando um crescimento de 17% face ao ano anterior. Em Portugal, a D-MAX tem assegurado presença constante no top 3 do segmento, tendo mesmo liderado o mercado no último ano.

A Isuzu D-MAX construiu a sua reputação com base numa robustez e fiabilidade amplamente reconhecidas, tornando-se uma solução versátil tanto para trabalho como para lazer. A estas qualidades juntam-se um design moderno e apelativo, elevados níveis de conforto e sistemas de segurança preparados para enfrentar os desafios mais exigentes.
O modelo disponibiliza uma vasta gama de configurações, com opções de cabina simples, longa ou dupla, tração 4×2 ou 4×4, e três níveis de equipamento.
As versões a gasóleo recorrem ao consagrado motor 1.9 litros turbodiesel common rail, com 164 cv de potência e 360 Nm de binário máximo, associado a uma caixa manual de seis velocidades e em conformidade com as normas de emissões Euro 6d.
Já a D-MAX EV conta com um sistema de propulsão totalmente elétrico composto por uma bateria de 66,9 kWh e dois motores elétricos — um no eixo dianteiro, com 43 kW, e outro no eixo traseiro, com 97 kW — que asseguram uma potência combinada de 140 kW (188 cv) e um binário máximo de 325 Nm. Trata-se da primeira pick-up 100% elétrica disponível no mercado europeu a oferecer carga útil de uma tonelada, tração integral e capacidade de reboque até 3.500 kg.
Em termos de preços, a Isuzu D-MAX com motorização convencional está disponível a partir de 28.680 € + IVA, enquanto a versão elétrica tem um preço inicial de 66.900 € + IVA.
Notícias1 semana antesAudi GT50 Concept celebra o motor de 5 cilindros
Notícias2 semanas antesMudanças no IUC afinal são só a partir de 2027
Motos5 dias antesDois italianos batem recorde do Guiness numa Ducati Scrambler
Comerciais4 dias antesIsuzu comemora 3 milhões de pick-up exportadas desde a Tailândia
Notícias4 dias antesNovo Nissan Micra já tem preços
Notícias1 semana antesGNR aumenta fiscalização ao álcool até domingo
Notícias1 semana antesFórmula 1 regressa a Portugal em 2027
Avaliações Usados2 semanas antesHyundai i20 (2014-2020)











