Opel reforça aposta no Vivaro-e HYDROGEN para longo curso – Motorguia
Connect with us

Comerciais

Opel reforça aposta no Vivaro-e HYDROGEN para longo curso

Published

on

O Opel Vivaro-e HYDROGEN é o comercial ligeiro ideal para os clientes de frotas que desejem cobrir longas distâncias ou necessitem de reabastecimentos feitos em poucos minutos.



Trata-se de um veículo elétrico com pilha de combustível de hidrogénio com bateria plug-in. A instalação da tecnologia é tão compacta que não compromete o espaço de carga, em comparação com as motorizações convencionais. A sua autonomia até aos 400 km (WLTP1) e o reabastecimento com hidrogénio demora apenas 3 minutos, aproximadamente o mesmo tempo necessário para atestar um veículo convencional com gasóleo ou gasolina.

O veículo oferece um volume de carga máximo de 6,1 metros cúbicos e uma carga útil de 1.000 kg, para além de uma capacidade de reboque de 1.000 kg. O Vivaro-e HYDROGEN está disponível em dois comprimentos L2 e L3 (4,95 m e 5,30 m) e já integra a frota da Miele, fabricante alemão de eletrodomésticos premium.

O princípio de funcionamento é simples: a partir de hidrogénio e ar, a pilha de combustível gera eletricidade para alimentar o motor elétrico. O único produto desta reação é vapor de água que sai pelo escape.
O conceito de pilha de combustível plug-in permite a integração de todo o sistema de pilha de combustível com o motor elétrico debaixo do capô. Além disso, a bateria do Vivaro-e BEV (veículo elétrico a bateria) é substituída por três depósitos de hidrogénio, de 700 bar, com uma capacidade de 4,4 kg.

A pilha de combustível de 45 kW pode gerar energia suficiente para trajetos mais longos de condução em autoestrada, enquanto a bateria de iões de lítio de 10,5 kWh, localizada sob os bancos dianteiros, proporciona uma potência dinâmica de pico sempre que necessário, por exemplo, nos arranques e em aceleração. Uma vez que a bateria cobre as necessidades energéticas nestas situações, a pilha de combustível pode operar em condições de funcionamento ideais.

O Vivaro-e HYDROGEN também possui travagem regenerativa, enquanto a capacidade plug-in permite recarregar a bateria externamente, se necessário, por exemplo, numa estação de carregamento, fornecendo 50 km de autonomia pura pela bateria elétrica. São de série o carregador trifásico (11 kW) e um cabo de carregamento de modo 2, presentes a bordo.
A Opel irá oferecer uma versão elétrica de cada modelo da gama de passageiros e comerciais até 2024.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comerciais

Volkswagen Caddy 2026 vai ser mais “elétrico” em 2026

Published

on

A Volkswagen Caddy vai receber alterações significativas para 2026… embora nem todas sejam visíveis. A Volkswagen Veículos Comerciais revelou imagens do exterior atualizado do modelo e confirmou a introdução de uma versão híbrida plug-in comais autonomia elétrica, deixando no entanto antever que “haverá mudanças importantes no interior”.


Entre as novidades já visíveis, destacam-se os novos para-choques dianteiro e traseiro, que apresentam um design mais agressivo do que anteriormente, podendo ser configurados com acabamento pintado ou em plástico texturizado.

A marca anuncia também novas opções de cores, incluindo um tom vermelho mais escuro, bem como jantes de liga leve entre as 16 e as 18 polegadas. A disponibilidade destes elementos dependerá do nível de equipamento escolhido. Embora os detalhes completos ainda não tenham sido revelados, a marca alemã confirmou o regresso dos níveis Life e Style, assim como a possibilidade de optar entre versões de distância entre eixos curta ou longa, esta última com capacidade até sete lugares. Tal como na geração atual, o modelo continuará disponível nas variantes de passageiros (MPV) e furgão.


É, contudo, no interior que se esperam as mudanças mais profundas, embora ainda sem divulgação completa. A atual geração do Caddy utiliza um sistema de infotainment semelhante ao do Volkswagen Golf Mk8, e a nova versão deverá receber um ecrã central de maiores dimensões, com formato independente, provavelmente semelhante ao introduzido no mais recente Golf.

Outra novidade relevante é a introdução de uma motorização híbrida plug-in, partilhada com o Golf. A par dos tradicionais motores a gasolina e Diesel, o Caddy passará a contar com este sistema, que continuará a utilizar o conhecido bloco 1.5 com uma potência combinada de cerca de 204 CV. Nesta configuração, a autonomia em modo 100% elétrico poderá atingir os 122 km elétricos.


Os preços ainda não foram anunciados, mas é expectável um ligeiro aumento face ao modelo atual.
A Volkswagen prevê iniciar a pré-venda a meio do ano, altura em que deverão ser revelados todos os detalhes do novo interior.

Continue Reading

Comerciais

MAN reforça segmento pesado com novo TGX de 250 toneladas

Published

on

A MAN Truck & Bus apresentou o novo TGX 41.640 8×4/4, um trator desenvolvido para operações de transporte pesado até 250 toneladas, marcando uma aposta clara da marca no segmento de cargas extremas.

Equipado com um motor de seis cilindros com 640 cv e 3.000 Nm de binário, o modelo foi concebido para aplicações exigentes, como o transporte de turbinas eólicas, transformadores ou outras cargas de grandes dimensões. Entre os principais destaques técnicos estão a embraiagem com conversor de binário, a caixa de velocidades adaptada a operações pesadas e sistemas hidráulicos que permitem um controlo preciso de reboques com múltiplos eixos.


O novo TGX é produzido como uma solução completa de fábrica, com o veículo base a ser fabricado em Munique e posteriormente adaptado para transporte pesado em Wittlich. A MAN passa, assim, a disponibilizar uma oferta abrangente que cobre veículos entre 3,5 e 250 toneladas.

O primeiro exemplar já foi entregue à empresa alemã BFS, especializada no aluguer de veículos pesados, estando disponível para operações que exigem elevada capacidade e rápida resposta.

Além do desempenho, o modelo pode integrar opções de personalização e conforto da linha MAN Individual, bem como um conjunto completo de serviços, financiamento e assistência através da rede global da marca.

Com este lançamento, a MAN reforça a sua posição como fornecedor de soluções integradas para o transporte pesado, combinando desempenho, fiabilidade e suporte ao cliente.

Continue Reading

Ultimas do Fórum

  • por fmlbotelho
    Boa noite a todos. Nos últimos anos tenho tido bastantes problemas com o meu carro. Depois de muito pesquisar e tendo em conta o valor da retoma,...
  • por sempreabrir
    Pensei que,tal como por ex. o vinho do Porto,não fosse possivel usar o nome para algo que fosse feito fora do local onde foi criado Neste caso é...
  • por Mrodrigues
    ​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
  • por ribaz09
    Boa tarde. Preciso de trocar os amortecedores da porta da bagageira na minha carrinha. Peça comprada: Conforme me aconselharam via ref. OEE e...

Em aceleração