Comerciais
Primeiro MAN eTGM já anda por Lisboa

O primeiro camião zero emissões, MAN eTGM, adquirido pela TJA – Transportes J. Amaral, S.A, já está nas estradas ao serviço do Aldi.
Foi no passado mês de Maio que o totalmente elétrico, silencioso e altamente eficiente MAN eTGM, deu inicio à sua primeira viagem pelas estradas na zona da Grande Lisboa.
Completou de forma eficiente um percurso de 92 quilómetros, consumiu um total de 96,2 kW de energia, ou cerca de 1,04 kW por quilómetro, regressando no final às instalações do Aldi, na Moita, ainda com 48% de bateria disponível.
Estes valores foram alcançados graças à tecnologia eficiente do MAN eTGM e a uma notável taxa de recuperação de energia. A energia para a viagem foi fornecida por 12 baterias de iões de lítio NMC altamente eficientes com 185 kWh de capacidade montadas de forma a poupar espaço e não foi necessário nenhum carregamento intermédio.
Sendo o MAN eTGM um veículo com um peso bruto total de 26 toneladas, assegura uma autonomia fiável de 190 quilómetros e funções de carregamento rápido, que satisfaz todos os requisitos de utilização prática.
Este impressionante e flexível camião zero emissões está ainda equipado com uma caixa de frio do parceiro Costa & Reis, Lda, cujo pavimento é de material topo de gama da marca Lamberet, eliminando todos os ruídos consequentes das cargas e descargas.
Tem ainda, um motor de frio 100% eléctrico da Carrier e uma plataforma elevatória da Dhollandia também 100% eléctrica. Todo este equipamento de última geração, funciona graças a um conjunto de baterias desenvolvido pela empresa Addvolt.
Este conjunto de requisitos e soluções inovadoras tornam o MAN eTGM, a escolha de eleição da TJA e do Aldi que apostam, cada vez mais, na inovação e em estratégias de sustentabilidade e diminuição do impacto ambiental das suas atividades.
Valores totais da viagem do MAN eTGM:
Distância total 92 km
Consumo total de energia 96,2 kW
Comerciais
Este é o camião MAN com a maior quilometragem da Europa

No âmbito do concurso «MAN Truck Max Mileage Master 2025», a MAN procurava o camião do leão com mais quilómetros percorridos… e encontrou-o!
O vencedor é um MAN TGX 18.360 de 2008 que soma 3.266.208 quilómetros, uma distância equivalente a cerca de oito viagens da Terra à Lua. O veículo pertence à Osthavelland Transport GmbH, de Helmut Heckmann, desde o primeiro quilómetro.
«Parabéns ao vencedor e os nossos sinceros agradecimentos a todos os que partilharam connosco o seu entusiasmo e as suas experiências com um camião MAN. Isso demonstra de forma eloquente a fiabilidade e a robustez dos veículos MAN no dia a dia, muitas vezes capazes de ultrapassar o milhão de quilómetros — afirma Friedrich Baumann, membro do Conselho de Administração e responsável por Vendas e Soluções para Clientes na MAN Truck & Bus.
Este ADN também está presente nos nossos modelos mais recentes, tanto nos veículos a diesel PowerLion, que se destacam pela sua rentabilidade, como nos nossos camiões elétricos de 12 a 50 toneladas, concebidos para qualquer tipo de aplicação. Os nossos clientes podem confiar plenamente na sua MAN».
O concurso, anunciado nas redes sociais e na Internet, era dirigido a todos os clientes da MAN na Europa com veículos fabricados a partir de 2007. Foram recebidas mais de 70 candidaturas — muitas delas com mais de um milhão de quilómetros no conta-quilómetros — correspondentes aos modelos fabricados entre 2007 e 2019.
A quilometragem total de todos os veículos participantes ultrapassou os 75 milhões de quilómetros, o que equivale a cerca de 100 viagens de ida e volta à Lua ou, por outras palavras, mais de 1800 voltas à Terra. Um número impressionante que destaca claramente a resistência e o desempenho da frota de camiões MAN na Europa, composta por cerca de 880 000 veículos. «Graças à boa qualidade, à manutenção adequada e a uma boa equipa humana, é possível evitar avarias. Os camiões são fiáveis na estrada»
O camião vencedor continua em funcionamento no transporte convencional de longa distância, com dois motoristas que se revezam ao volante. Esta utilização intensiva tornou possível atingir uma quilometragem tão elevada. «Fiquei curioso para saber se há outras empresas capazes de manter os seus camiões em serviço durante tanto tempo», explica o vencedor, Helmut Heckmann.
Graças à boa qualidade, à manutenção adequada e a uma boa equipa humana, é possível evitar avarias. Os camiões são fiáveis na estrada.» Como vencedor do concurso, agora poderá desfrutar de uma experiência exclusiva com o novo MAN eTGX: um tour pessoal pelos Alpes, formação ProfiDrive sobre eTrucks, uma visita guiada à fábrica de Munique e um lote de merchandising de primeira qualidade.
Comerciais
Esta é a nova geração do Ford F-Max

A Ford Trucks revelou a nova geração do F-MAX, reforçando a sua posição no segmento de veículos comerciais pesados, com um design renovado, maior eficiência e inovações tecnológicas.

O novo F-MAX está equipado com o motor Ecotorq GEN2, que promete até 11,3% de poupança de combustível, combinando desempenho, durabilidade e eficiência. A grelha frontal redesenhada e os espelhos digitais melhoram a estética e a aerodinâmica, enquanto os faróis dianteiros com moldura preta acrescentam estilo e funcionalidade.

No interior, o F-MAX apresenta um painel digital de 12”, ecrã multimédia de 12,4”, carregamento sem fios, travão de estacionamento eletrónico e arranque sem chave. A trava de segurança máxima oferece proteção adicional durante o estacionamento.

O camião conta ainda com um assistente de voz avançado, capaz de operar em 13 idiomas, permitindo controlar ar condicionado, música, rádio e telefone através de comandos de voz ou de um ecrã tátil de 7” junto à cama do condutor.
Segundo Emrah Duman, vice-presidente da Ford Trucks: “O objetivo é proporcionar aos condutores uma viagem tranquila, conforto superior e eficiência. O novo F-MAX eleva o conforto e a eficiência, reforçando a nossa presença em todos os mercados.”
bento4d bento4d-
Avaliações Usados2 semanas ago
Renault Austral (2022-…)
-
Comerciais1 semana ago
China prepara entrada no mercado europeu dos camiões elétricos
-
Notícias2 semanas ago
Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico em outubro no Porto
-
Notícias2 semanas ago
A Lancia vai voltar aos ralis
-
Notícias1 semana ago
Yangwang U9 Extreme é o mais veloz do mundo
-
Notícias1 semana ago
Kia mostrou o K4, o sucessor do Ceed
-
Motos1 semana ago
Honda “Mia” portuguesa ganha a prata no Honda Customs 2025
-
Comerciais2 semanas ago
Volvo Trucks lança versão 4×4 atualizada do FL