Comerciais
MAN e ABB E-mobility avançam para os camiões elétricos de longo curso

Nas instalações do antigo Aeroporto de Berlim Tempelhof, na presença do Ministro Federal Alemão para o Digital e Transportes Dr. Volker Wissing, a MAN Truck & Bus tinha um protótipo do seu próximo camião elétrico, conduzido hoje pela primeira vez.
Uma das principais características técnicas do pioneiro veículo comercial elétrico, que será lançado no mercado em 2024, é a sua capacidade de carregamento futuro em megawatts. ABB E-mobility, um fornecedor líder global em soluções de carregamento em eletricidade, pretende trazer a tecnologia de carregamento de megawatts para o mercado nos próximos três anos.
A MAN e a ABB E-mobility aceleram assim, para a próxima fase da mobilidade elétrica: capacidade operacional para camiões pesados de longa distância com intervalos diários entre 600 e 800 quilómetros. Além disso, com os seus compromissos com a mobilidade elétrica, as duas empresas assinalam uma nova fase, mostrando que a indústria está pronta para prosseguir, e que os legisladores devem estabelecer uma estrutura política para emissões zero no transporte rodoviário.
Para permitir percursos diários de longa distância entre 600 e 800 quilómetros, o camião elétrico MAN, que deverá estar disponível em 2024, já está equipado com os requisitos técnicos para futuros sistemas de carregamento em megawatts. A ABB E-mobility, como fornecedor líder mundial de soluções de carregamento, pretende trazer tais sistemas para comercializar rapidamente.
Uma norma vinculativa e uniforme é também crucial para a introdução de tecnologia de carregamento em megawatts. A Alemanha poderia estabelecer aqui parâmetros de referência: mais de 20 parceiros da indústria e da ciência, incluindo a MAN e a ABB, trabalham no projeto de carregamento de alto desempenho (conhecido como “HoLa” em alemão), que é financiado pelo governo alemão e é o primeiro projeto de carregamento em megawatts.
Dois pontos de carregamento de alto desempenho com megawatts (MCS) estão a ser construídos em quatro locais ao longo da Auto-estrada A2. O projeto destina-se a servir de base para expansão a nível nacional.
Comerciais
Motor V8 da Scania domina o segmento de motores de alta potência

Com uma quota de 47% no segmento de motores de 16 litros no primeiro semestre, o motor V8 da Scania consolida-se como a escolha preferida para o transporte de cargas pesadas em Espanha e Portugal
A Scania reafirma a sua liderança no segmento de transporte de cargas pesadas graças ao excelente desempenho comercial do seu emblemático motor V8 durante o primeiro semestre do ano. Com um total de 323 unidades vendidas no mercado ibérico, a marca alcança uma quota de mercado de 47% no segmento de motores de 16 litros, consolidando a sua posição de liderança tanto em Espanha como em Portugal.
Por mercados, a Scania alcança uma quota destacada de 46,1% em Espanha e uma participação notável de 51,4% em Portugal, reforçando o seu domínio no segmento de motores de 16 litros na Península Ibérica.
“O sucesso do V8 não é fruto do acaso. É o resultado de uma proposta tecnológica que combina potência, eficiência e fiabilidade, especialmente concebida para enfrentar os desafios do transporte de cargas pesadas, como o duo trailer e o mega trailer”, afirma Roberto San Felipe, diretor comercial de camiões da Scania Ibérica. “Os nossos clientes valorizam a capacidade do V8 para transportar mais carga com menor consumo, o que se traduz numa maior rentabilidade por quilómetro percorrido.”
A gama V8 da Scania, com potências entre os 530 CV e os 770 CV e um binário máximo de até 3.700 Nm, tem demonstrado ser a opção ideal para configurações de transporte de grande tonelagem. Graças à sua ampla curva de binário e à nova cadeia cinemática com caixa de velocidades Opticruise, o V8 permite manter a mudança mais eficiente durante mais tempo, reduzindo o consumo de combustível até 20% em comparação com configurações convencionais.
Com estes resultados, a Scania, além de liderar o mercado, traça também o caminho para um futuro mais sustentável e rentável no transporte de mercadorias.
bento4dComerciais
Volvo Trucks lança nova geração do sistema i-Roll

A Volvo Trucks continua a sua jornada rumo à sustentabilidade com o lançamento de uma nova geração da sua tecnologia I-Roll, que inclui uma funcionalidade inédita: o sistema de start/stop do motor.
Desenvolvido internamente pelo fabricante sueco, esta inovação assinala um marco histórico no setor dos pesados, ao integrar uma solução que promete diminuir o impacto ambiental e otimizar os custos operacionais no transporte.
Este novo recurso, que funciona em conjunto com as tecnologias I-See e I-Roll já existentes, opera através da monitorização constante dos dados relativos à estrada e à sinuosidade do percurso. Sempre que é detetada uma descida ao longo da rota, o motor é desligado temporariamente. Este processo elimina o consumo de combustível e as emissões de dióxido de carbono durante o período em que o motor estiver parado, resultando numa diminuição significativa do impacto ambiental.

A marca já demonstrou que as suas inovações tecnológicas podem proporcionar melhorias reais na eficiência de combustível, como comprovado pela recente atribuição do prémio Green Truck Award 2025 ao modelo Volvo FH Aero. A nova cabina Aero, lançada em 2024, inclui melhorias aerodinâmicas que contribuíram para uma diminuição significativa do consumo de combustível e das emissões de dióxido de carbono. Com a introdução do novo sistema start/stop, a Volvo reforça o seu compromisso com a sustentabilidade.
Com o novo I-Roll e o sistema start/stop, a Volvo estima que será possível reduzir até 1% das emissões de combustível e de CO₂, em condições favoráveis, como uma topografia e uma temperatura ambiente ideais. Embora esta redução pareça modesta, soma-se às melhorias já alcançadas com outras tecnologias da marca, criando um impacto positivo tanto nas emissões como nos custos operacionais para os operadores de transporte.
A nova funcionalidade estará disponível nos modelos Volvo FH e FH Aero com motor diesel de 13 litros e os clientes poderão encomendar a tecnologia a partir de setembro de 2025. A estratégia de descarbonização da Volvo Trucks, que inclui também o uso de combustíveis renováveis, camiões elétricos a bateria e com células de combustível, reflete o compromisso da empresa com a inovação e a sustentabilidade no transporte rodoviário.
Ao introduzir o sistema start/stop, a Volvo Trucks reforça a sua liderança na transformação do setor dos transportes, combinando a eficiência operacional com a responsabilidade ambiental. A marca segue a todo o vapor rumo a um futuro mais verde, comprovando que a inovação tecnológica pode ser a chave para um transporte mais limpo e eficiente.
bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d situs toto bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d slot resmi bento4d-
Notícias2 semanas ago
Alpine celebra 70 anos com um vídeo
-
Comerciais2 semanas ago
Túnel do Monte Branco fechado ao trânsito de setembro a dezembro de 2025
-
Notícias1 semana ago
Adamastor Furia ao vivo e a cores no Caramulo
-
Notícias2 semanas ago
BYD quer superar os 3000 cv com o Yangwang U9
-
Manutenção1 semana ago
Poupe a sua caixa de velocidades manual
-
Curiosidades2 semanas ago
A 105 km/h na auto-estrada… numa trotinete
-
Comerciais1 semana ago
Esta estação tem 200 carregadores para camiões. E onde fica?
-
Notícias1 semana ago
Bugatti Brouillard, exemplar único