Comerciais
PETRONAS Team De Rooy IVECO em preparativos para o Rally Dakar 2022

A edição de 2022 marca o 10ª aniversário da colaboração entre a IVECO, a PETRONAS e o Team De Rooy no Rally Dakar.
Estão em curso os preparativos do PETRONAS Team De Rooy IVECO para o Dakar 2022, o rali-raide mais exigente do mundo, que terá lugar pela terceira vez na Arábia Saudita.
A tradição da IVECO no Rally Dakar remonta à primeira edição, em 1979, quando começou a fornecer camiões de apoio, e prolongou-se durante os anos 80 com os modelos PAC 260 e 190. A cooperação entre a IVECO, a Petronas e o De Rooy Team teve início no Rally de Marrocos de 2011, prova que a IVECO venceu com um Trakker, dando início a uma emocionante jornada que conduziu a duas vitórias no Rally Dakar, em 2012 e 2016.
A equipa vai aventurar-se nos exigentes terrenos desta jornada de resistência a bordo de dois IVECO Powerstar e de um Trakker. Pelo décimo ano, a IVECO é fornecedora oficial da equipa, providenciando veículos, motores e peças sobressalentes.
Todos os camiões IVECO estão equipados com motores IVECO Cursor 13, especialmente concebidos pela FPT Industrial, debitando uma potência máxima de 1000 CV.
A nova edição do Rally Dakar regressa à Arábia Saudita através de um novo percurso, que levará os pilotos a percorrer novas paisagens através de vastas extensões de areia. Os concorrentes irão enfrentar todo o tipo de terrenos arenosos, em pistas de areia, correntezas de dunas e desfiladeiros, tendo de se socorrer das suas melhores capacidades de navegação para evitarem perder-se nesta desafiante rota. O percurso totaliza 8.000 km, dos quais 4.300 km são cumpridos em regime de Especiais (cronometrados).
Janus van Kasteren jr é piloto de rali-raides, apresentando-se no Rally Dakar pela terceira vez, ao volante de um IVECO Powerstar Evo (#504), sendo acompanhado pelo navegador Marcel Snijders e pelo mecânico Darek Rodewald. O seu objectivo será capitalizar a experiência que adquiriu nas edições anteriores, em que alcançou, por diversas vezes, posições entre os 10 primeiros.
Hans Stacey participou no Rally Dakar pela primeira vez em 2004, sendo que irá alinhar ao volante de um IVECO Powerstar (#515), fazendo equipa com o navegador Anton van Limpt e o mecânico Randy Smits.
Quanto a Mitchel van den Brink, fez a sua estreia em competição com apenas 16 anos, quando se juntou ao seu pai Martin como mecânico/navegador no Dakar de 2019, tendo sido, então, o participante mais jovem de sempre na história do rali. Regressaria ao Dakar como piloto na edição do ano passado, apresentando-se, este ano, pela primeira vez, aos comandos de um IVECO Trakker (#524), sendo navegado por Rijk Mouw e tendo Bert Donkelaar como mecânico.
Comerciais
Novo motor Ecotorq GEN2 para os renovados Ford F-MAX e F-LINE

A Ford Trucks está mais forte no mercado dos camiões pesados com o motor Ecotorq GEN2 de 12,7 litros, que cumpre as normas de emissões EU6 e é compatível com 70% da sua gama de veículos.
O motor Ecotorq GEN2 foi desenvolvido em consonância com os modelos F-LINE e F-MAX. Foi testado em diferentes condições climatéricas e de estrada, tendo sido projetado para obter um desempenho superior e maior durabilidade em comparação com a geração anterior.

A Ford Trucks garante que o Ecotorq GEN2 consome até 11,3% menos combustível do que o modelo anterior (Ecotorq GEN1.5), o que significa mais eficiência e economia, sem comprometer o desempenho.
Além disso, o motor Ecotorq GEN2 é compatível com combustíveis mais ecológicos, como o HVO (Óleo Vegetal Hidrotratado), permitindo uma condução mais sustentável e económica. Para avaliar com eficácia, a Ford Trucks fez mais de 25 mil horas de testes e percorreu mais de 1,5 milhões de quilómetros em oito países, comprovando-o em condições difíceis e garantindo que correspondesse às expectativas mais exigentes.

O motor Ecotorq GEN2 não é a única novidade. A série F-MAX foi melhorada e tem uma cabine otimizada para reduzir a resistência ao ar, novos pneus e sistemas de câmaras nos espelhos retrovisores, que maximizam a eficiência do combustível.
O sistema de transmissão foi melhorado, com mudanças mais baixas e uma caixa de velocidades com overdrive, que permite que o motor funcione com menos rotações quando o veículo circula em marcha mais elevada permitindo maior eficiencia do motor
Comerciais
PACCAR Parts tem painéis solares para tejadilhos do reboque e da cabina

A PACCAR Parts apresenta os painéis solares ultrafinos e flexíveis que podem ser instalados em quase todas as cabinas, reboques e carroçarias.

As células carregam continuamente a bateria com energia solar. Os painéis leves permitem poupar combustível, diminuir as emissões de CO2 e reduzir a degradação do alternador e da bateria.
Os painéis solares da PACCAR Parts estão disponíveis em dois tamanhos. A versão mais pequena tem apenas 3 milímetros de espessura, mede 110×30 centímetros, pesa apenas 700 g e utiliza 16 células para fornecer 55 WP. A versão maior tem o dobro do tamanho, pesa 1,3 kg e tem 32 células que fornecem 110 WP. Os painéis autocolantes são suficientemente flexíveis para acompanhar as curvas de um tejadilho ou spoiler, o que facilita a instalação. A energia gerada é alimentada através de um conversor (incluído) diretamente para a bateria, onde é armazenada ou utilizada imediatamente na cabina.
É possível instalar 1 painel solar grande e 1 pequeno em quase todos os tejadilhos da cabina. Em muito casos, também é possível instalar mais. Os reboques e carroçarias com uma superfície superior rígida e fixa podem acomodar vários painéis.
Os painéis garantem que o condutor raramente precisa de ligar o motor (por vezes, não tem de ligar de todo) quando utiliza acessórios enquanto o camião está estacionado. Isto poupa combustível, reduz as emissões de CO2 e limita a degradação do alternador e da bateria. Obviamente, a disponibilidade de luz do dia e a quantidade de eletricidade utilizada na cabina determinam a rapidez com que o investimento pode ser recuperado
-
Notícias2 semanas ago
Depois do Fiesta a Ford também vai pôr fim ao Focus
-
Notícias2 semanas ago
Citroën C3 foi eleito Carro do Ano 2025 em Portugal
-
Comerciais2 semanas ago
IVECO e Ford Trucks assinam acordo para nova cabina de camião
-
Notícias2 semanas ago
Jaguar Type 00 “desfilou” em Paris
-
Manutenção2 semanas ago
Dicas para conduzir em estradas de montanha
-
Notícias7 dias ago
Renault 5 Turbo está de volta
-
Notícias2 semanas ago
O Volkswagen elétrico mais acessível vai ser fabricado na Autoeuropa
-
Notícias1 semana ago
A coleção de Bernie Ecclestone foi vendida