Comerciais
Nova geração da Canter começa a ser produzida no Tramagal
A FUSO, marca do grupo Daimler Truck, anuncia o início da produção (SOP) da nova geração Canter na Europa. A partir de dezembro de 2021, este modelo sai das linhas de produção da fábrica europeia da FUSO, a Mitsubishi FUSO Truck Europe (MFTE), situada no Tramagal, em Abrantes.

O início da produção da sua 9ª geração, a mais recente e evoluída de sempre, é um marco importante na história de sucesso da FUSO Canter, não apenas a nível global, mas especialmente a nível do mercado nacional onde, em 2022, a Canter celebra 50 anos de comercialização, sendo que as primeiras unidades deste icónico modelo matriculadas em Portugal datam de 1972 – 50 anos ao longo dos quais já foram matriculadas por terras lusas mais de 80.000 unidades e sendo possível encontrar em circulação unidades com mais de 30 e até 40 anos.
Exteriormente, a nova Canter apresenta-se com uma cabine redesenhada e visualmente mais apelativa, onde os novos faróis, mais expressivos (contando já com luzes diurnas em LED) são combinados com a faixa negra que ostenta o lettering “FUSO” e sublinhados por para-choques mais robustos e que revelam mais inspiração no desenho.

O interior da cabine apresenta o conceito típico de chassis-cabine avançada que sempre caracterizou a Canter ao longo das suas várias gerações, fazendo da robustez de construção, ergonomia e espaço interior os seus principais argumentos, num tablier de linhas simples e limpas, muito apreciados para um uso estritamente profissional. É este conceito de chassis-cabine que torna a Canter num veículo extremamente manobrável, apresentando uma visibilidade ímpar e um raio de viragem imbatível no seu segmento.
Esta renovada cabine assenta num chassis concebido e tratado para ser robusto e durável, capaz de suportar um peso bruto deste 3.500kg até 8.550kg, tornando a Canter num veículo apto para um mundo de possibilidades e aplicações.
Também mais económica e amiga do ambiente, a nova FUSO Canter conta com um novo sistema de escape, estando agora apta a cumprir a norma de emissões EURO VI – Step E.
A FUSO Canter produzida no Tramagal foi desenvolvida no Japão especificamente para ser construída na Europa. A maioria dos seus componentes são como tal provenientes de mais de 90 fornecedores europeus como o motor, peças dos eixos, molas, travões, pneus, grupos óticos e farolins, bem como os bancos e painéis do interior.
A FUSO contribui, desde o Japão, essencialmente com peças específicas para a cabine e chassis, componentes dos eixos, volante, sistemas de climatização e ainda a inovadora transmissão de Dupla Embraiagem DUONIC. A nova FUSO Canter estará disponível em Portugal no final do primeiro trimestre de 2022.
Comerciais
Kia revela PV5 chassis-cabina elétrico na SOLUTRANS 2025
A Kia apresentou em Lyon, na feira SOLUTRANS 2025, o novo PV5 Chassis Cab, o primeiro chassis-cabina totalmente elétrico da marca e um passo central na estratégia Platform Beyond Vehicle (PBV).
Construído sobre a plataforma E-GMP.S, o modelo destaca-se pela eficiência, modularidade e foco nas necessidades dos profissionais europeus.

Com menos de cinco metros de comprimento, o PV5 oferece até 1005 kg de carga útil e até 8 m³ de capacidade com a configuração High Box, igualando furgões de segmento superior, mas mantendo dimensões compactas e um raio de viragem de 5,5 metros.
Desenvolvido em colaboração com transformadores europeus, permite várias conversões profissionais, como versões Dropside, Tipper, Box Van e Refrigerated Van. Na SOLUTRANS, a Kia demonstra uma versão adaptada à distribuição alimentar.
O PV5 estará disponível com bateria de 51,5 kWh no lançamento e uma opção de maior autonomia, de 71,2 kWh, em 2026. Consoante a configuração, a autonomia pode atingir valores equivalentes aos do L2H1 Cargo: até 297 km com a bateria padrão e 416 km com a bateria maior. O carregamento rápido a 150 kW permite repor 10% a 80% em cerca de 30 minutos.

O modelo integra ainda um conjunto completo de sistemas de assistência à condução e a garantia Kia de sete anos/150 000 km (extensível).
Além da estreia do PV5 Chassis Cab, a Kia apresentou o novo Ecossistema Business Solutions, que reúne serviços de condução, carregamento, conectividade e gestão de frotas. A plataforma inclui soluções como Kia Charge Business — com acesso a mais de um milhão de postos na Europa —, a ferramenta de gestão Kia | PLEOS Fleet e o Business Mode da app Kia para supervisão de até cinco veículos.
O objetivo é simplificar operações, reduzir custos e acelerar a adoção de frotas elétricas no setor empresarial.
situs toto situs gacorComerciais
DAF XD e XF Electric vencem prémio do International Truck of the Year 2026
Os novos DAF XD e XF Electric foram eleitos International Truck of the Year do Ano 2026 por um júri idóneo composto por 24 jornalistas especializados, representantes de 24 países.
É a terceira vez que a DAF conquista o título com a sua gama New Generation, após o sucesso dos modelos XF, XG e XG+ em 2022, e do XD em 2023, trazendo o prémio mais uma vez
para a casa de Eindhoven.
O troféu foi entregue a Harald Seidel, presidente da DAF Trucks, durante o Jantar de Gala Internacional de atribuição destes prémios que decorreu na feira Solutrans em Lyon, França, com a presença de mais de 1300 convidados.
Com 92 pontos alcançados, a gama elétrica pesada do construtor holandês terminou à frente dos seus concorrentes na contagem final. O MAN D30 PowerLion a gasóleo foi um forte concorrente, enquanto o SANY e435 totalmente elétrico, marcou a primeira vez que um camião chinês chegou à lista de finalistas do prémio de camião mais prestigiado da Europa.
De acordo com as regras do “International Truck of the Year (IToY)”, o título é concedido anualmente ao veículo lançado nos 12 meses anteriores e que tenha dado a maior contribuição para a eficiência do transporte rodoviário. A avaliação abrange uma série de critérios, incluindo inovação tecnológica, conforto, segurança, dirigibilidade, eficiência energética, desempenho ambiental e custo total de propriedade (TCO).
Este é o terceiro ano consecutivo em que um camião elétrico conquista o título. Dos cinco veículos selecionados para 2026, três eram modelos elétricos a bateria, destacando que a transição energética continua na vanguarda da indústria dos pesados de mercadorias, mesmo com a evolução contínua do motor de combustão interna.
Durante extensos testes de condução, os membros do júri elogiaram os modelos XD e XF Electric pela perfeição das suas transmissões, com passagens de caixa quase impercetíveis. A sua autonomia também beneficia da melhoria aerodinâmica de 9% alcançada em toda a última geração de produtos DAF.
O conceito de veículo modular, que oferece uma ampla escolha de configurações de bateria e eixos, também foi elogiado por proporcionar aos operadores uma flexibilidade excecional.
Florian Engel, presidente do júri do “International Truck of the Year”, resumiu esta vitória: “Com os novos XD e XF Electric, a DAF Trucks demonstra que a combinação de um motor elétrico central e um eixo traseiro tradicional pode ser tão eficiente em termos energéticos quanto uma transmissão com um eixo elétrico (e-axle). Além disso, esta configuração da DAF proporciona uma distribuição de pesos perfeita, permitindo que praticamente todos os casos de utilização sejam abrangidos por uma única plataforma técnica.”
Os nomeados 2026 (por ordem alfabética):
DAF XD / XF
MAN D30 PowerLion
MAN eTGS
SANY e435
SCANIA Super 11
-
Motos2 semanas agoMiguel Oliveira despediu-se do Algarve com um 14º lugar
-
Notícias2 semanas agoNovo Golf GTI Edition 50 já tem preço
-
Novos2 semanas agoTruques para conduzir à noite
-
Notícias1 semana agoNovo Clio já tem preços e já pode ser encomendado
-
Comerciais2 semanas agoNors e Renault Trucks iniciam comercialização da Master e da Trafic em Portugal
-
Notícias1 semana agoAutoeuropa já fabricou o primeiro lote do novo T-Roc
-
Curiosidades1 semana agoBugatti Tourbillon, o mestre do ar
-
Notícias1 semana agoCastrol lança gama própria de baterias
