Nova geração da Canter começa a ser produzida no Tramagal – Motorguia
Connect with us

Comerciais

Nova geração da Canter começa a ser produzida no Tramagal

Published

on

A FUSO, marca do grupo Daimler Truck, anuncia o início da produção (SOP) da nova geração Canter na Europa. A partir de dezembro de 2021, este modelo sai das linhas de produção da fábrica europeia da FUSO, a Mitsubishi FUSO Truck Europe (MFTE), situada no Tramagal, em Abrantes.


O início da produção da sua 9ª geração, a mais recente e evoluída de sempre, é um marco importante na história de sucesso da FUSO Canter, não apenas a nível global, mas especialmente a nível do mercado nacional onde, em 2022, a Canter celebra 50 anos de comercialização, sendo que as primeiras unidades deste icónico modelo matriculadas em Portugal datam de 1972 – 50 anos ao longo dos quais já foram matriculadas por terras lusas mais de 80.000 unidades e sendo possível encontrar em circulação unidades com mais de 30 e até 40 anos.

Exteriormente, a nova Canter apresenta-se com uma cabine redesenhada e visualmente mais apelativa, onde os novos faróis, mais expressivos (contando já com luzes diurnas em LED) são combinados com a faixa negra que ostenta o lettering “FUSO” e sublinhados por para-choques mais robustos e que revelam mais inspiração no desenho.

O interior da cabine apresenta o conceito típico de chassis-cabine avançada que sempre caracterizou a Canter ao longo das suas várias gerações, fazendo da robustez de construção, ergonomia e espaço interior os seus principais argumentos, num tablier de linhas simples e limpas, muito apreciados para um uso estritamente profissional. É este conceito de chassis-cabine que torna a Canter num veículo extremamente manobrável, apresentando uma visibilidade ímpar e um raio de viragem imbatível no seu segmento.

Esta renovada cabine assenta num chassis concebido e tratado para ser robusto e durável, capaz de suportar um peso bruto deste 3.500kg até 8.550kg, tornando a Canter num veículo apto para um mundo de possibilidades e aplicações.
Também mais económica e amiga do ambiente, a nova FUSO Canter conta com um novo sistema de escape, estando agora apta a cumprir a norma de emissões EURO VI – Step E.

A FUSO Canter produzida no Tramagal foi desenvolvida no Japão especificamente para ser construída na Europa. A maioria dos seus componentes são como tal provenientes de mais de 90 fornecedores europeus como o motor, peças dos eixos, molas, travões, pneus, grupos óticos e farolins, bem como os bancos e painéis do interior.

A FUSO contribui, desde o Japão, essencialmente com peças específicas para a cabine e chassis, componentes dos eixos, volante, sistemas de climatização e ainda a inovadora transmissão de Dupla Embraiagem DUONIC. A nova FUSO Canter estará disponível em Portugal no final do primeiro trimestre de 2022.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comerciais

Volvo apresenta novos camiões elétricos com até 700 km de autonomia

Published

on

A Volvo Trucks continua a avançar na eletrificação do transporte pesado com a apresentação de uma nova geração de camiões elétricos. A empresa anunciou o lançamento de novos modelos com maior autonomia, melhor desempenho e maior flexibilidade operacional, entre os quais se destaca o Volvo FH Aero Electric, capaz de atingir até 700 km de autonomia com uma única carga.
Com esta nova gama, a Volvo reforça a sua posição como um dos líderes mundiais em camiões elétricos de grande tonelagem e amplia a sua oferta para cobrir um maior número de aplicações de transporte.

A principal novidade é o Volvo FH Aero Electric com autonomia alargada, concebido para o transporte de longa distância. Este modelo pode percorrer até 700 km com uma única carga, o que representa um avanço importante para o setor do transporte pesado elétrico.
Esta maior autonomia é possível graças a uma nova tecnologia de linha motriz baseada num eixo elétrico, que permite libertar espaço para instalar mais capacidade de baterias

O camião também é compatível com o novo sistema de carregamento de megawatts (MCS). Graças a esta tecnologia, a recarga das oito baterias do veículo de 20 % a 80 % pode ser realizada em aproximadamente 50 minutos, um tempo que se enquadra nos períodos de descanso obrigatórios dos condutores na União Europeia.


“Este camião elétrico de longo curso oferece uma autonomia excecional combinada com uma grande capacidade de carga, carregamento rápido e um excelente conforto de condução. Com ele, os nossos clientes podem percorrer longas distâncias ao longo de todo o dia de trabalho com uma produtividade comparável à dos camiões a diesel», explica Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.

Além do novo modelo de longo curso, a Volvo também atualizou os seus camiões elétricos FH, FM e FMX, que agora incorporam uma linha motriz completamente nova. Estes modelos foram concebidos para oferecer maior flexibilidade em diferentes aplicações de transporte e permitem alimentar equipamentos auxiliares — como betoneiras, guindastes de gancho ou sistemas de recolha de resíduos — sem necessidade de motores adicionais. Isto é possível graças a uma tomada de força (PTO) integrada na caixa de velocidades, que permite utilizar estes sistemas mesmo enquanto o camião está em movimento.

Os novos camiões elétricos FH, FM e FMX Electric oferecem uma autonomia de até 470 km e podem ser carregados de 20 % a 80 % em cerca de 65 minutos.
Estes modelos foram concebidos para oferecer maior flexibilidade em diferentes aplicações de transporte e permitem alimentar equipamentos auxiliares — como betoneiras, guindastes de gancho ou sistemas de recolha de resíduos — sem necessidade de motores adicionais

Todos os novos camiões elétricos da Volvo incorporam motores duplos e uma caixa de velocidades otimizada para transmissões elétricas, o que permite um funcionamento mais suave e eficiente.
Os modelos FH, FM e FMX Electric estão equipados com uma caixa Powershift de oito velocidades, enquanto o FH Aero Electric utiliza uma transmissão de seis velocidades. Este sistema melhora a suavidade nas mudanças de marcha e reduz o ruído e as vibrações, o que contribui para uma condução mais confortável para o condutor.

A Volvo Trucks confirmou que os novos camiões elétricos serão introduzidos progressivamente nos mercados a partir de 2026.
A empresa considera que os veículos elétricos terão um papel fundamental no futuro do transporte pesado. «Acreditamos firmemente que os veículos elétricos representarão uma grande parte do transporte rodoviário mundial no futuro. Com o desempenho dos nossos novos modelos, é fácil perceber porquê», conclui Roger Alm.

Continue Reading

Comerciais

O primeiro Leapmotor Van é elétrico e ideal para a cidade

Published

on

A Leapmotor reforça a sua aposta na mobilidade elétrica com o lançamento do novo T03 VCL, um veículo comercial ligeiro 100% elétrico desenvolvido para responder às crescentes necessidades da logística urbana.

Com este modelo, a marca pretende expandir a sua presença para além dos clientes particulares, direcionando-se agora a empresas, operadores de entregas e serviços urbanos que procuram soluções eficientes, económicas e com emissões zero. O crescimento das zonas de baixas emissões e das entregas de última milha impulsiona esta estratégia.


Baseado no modelo de passageiros T03, o T03 VCL foi adaptado para uso profissional, mantendo dimensões compactas (3.620 mm de comprimento) e oferecendo uma área de carga de 657 litros, com capacidade útil até 220 kg, ideal para ambientes urbanos exigentes.

Está equipado com um motor elétrico de 70 kW (95 cv) e 158 Nm de binário, proporcionando uma autonomia até 256 km (WLTP), adequada para operações diárias. A bateria de 37,3 kWh permite carregamento rápido de 30% a 80% em cerca de 36 minutos.


Apesar da vocação comercial, o modelo inclui um bom nível de tecnologia e conforto, com painel digital de 8”, ecrã tátil de 10,1”, conectividade 4G, navegação online, controlo por voz e atualizações remotas. Através da app da marca, é possível gerir várias funções do veículo à distância.

Em termos de segurança, o T03 VCL integra diversos sistemas de assistência à condução, como travagem autónoma de emergência, controlo de velocidade adaptativo, manutenção na faixa de rodagem e deteção de ângulo morto, além de vários airbags e câmara traseira.

O modelo será produzido na fábrica de Mirafiori, em Turim, com encomendas previstas para abril em alguns países da União Europeia. A chegada aos concessionários está marcada para o verão, com um preço inicial de 15.435 € (+ IVA).

Com este lançamento, a Leapmotor reforça o seu compromisso em democratizar o acesso à mobilidade elétrica, oferecendo uma solução prática, acessível e adaptada às novas exigências do transporte urbano.

Continue Reading

Ultimas do Fórum

  • por m0fl
    Boas tardes colegas. Recentemente pus uma bateria nova e até agora não tive qualquer problema e ficou resolvido. Hoje numa situação, andei com...
  • por Pneucareca
    Eu acho que já vi tópico mas na pesquisa não encontrei nada. Nova geração do "Spring" ou possivelmente Evader, em preparação: ​ ​ ​ ​ ​ ​
  • por DeCeIi
    Se estivessem de escolher um VW Polo com as motorizações 1.0 TSI 95 ou 1.2 TSI 105, qual escolheriam e porquê? Vantagens e desvantagens de um e...
  • por LinoMarques
    Este tópico é dedicado ao Jewel, onde ele pode expor todos os seus pontos de vista sem ir estragar todos os outros tópicos em que participa,...

Em aceleração