Sarens transporta o barco solar mais antigo do mundo para o Egipto – Motorguia
Ligue-se connosco

Comerciais

Sarens transporta o barco solar mais antigo do mundo para o Egipto

Published

on

O novo Gran Museu Egípcio do Cairo recebeu o barco solar do rei Khufu depois de uma meticulosa viagem de 10 km que a levou desde o seu anterior espaço no museu de Giza. O barco, descoberto em 1954, vai ser exposto no novo museu do Egipto que será inaugurado este ano.



O projeto, realizado pela empresa belga Besix-Orascom Joint-Venture, foi entregue à Sarens, referência mundial especializada no transporte e na elevação de cargas pesadas, por isso se fez o transporte deste prestigiado projeto.

A logística do projeto foi extremamente complicada, já que a equipa de Sarens tratou de garantir a segurança do barco e evitar qualquer dano no “objeto”. Os trabalhadores asseguraram-se de o barco esteve sempre posicionado horizontalmente com toda a precisão durante a operação, devido à sua estrutura frágil.

A missão do transporte requereu vários Transportadores Modulares Autopropulsados (SPMT) que foram levados para o Egipto a parte da Bélgica, assim como uma grua de 800 toneladas para ajudar na elevação do barco.

Para proteger a embarcação de possíveis danos, a equipa da Sarens instalou uma jaula de aço em volta da embarcação de 43 metros de comprimento e 20 toneladas, com a qual o peso total ascendia a 100 toneladas.

Por fim, a equipa construiu uma ponte de aço de 52 metros de comprimento para que os SPMT pudessem aceder e estacionar exatamente debaixo do barco para o levantar da sua posição.
A missão foi concluída com êxito em apenas 10 horas, colocando a barco no seu destino final, onde se espera que seja uma das atrações principais para os turistas que visitam a cidade.

Os antigos egípcios acreditavam que os barcos solares eram capazes de transportar a realeza falecida para o além. Este barco pertenceu ao rei Khufu, um monarca da quarta dinastia. O barco solar de Khufu é um dos dois que acabaram no chamado Gran Museu Egípcio.

Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Comerciais

Frota da Primafrio ganha novas unidades Volvo FH Aero

Published

on

A Primafrio, empresa espanhola sediada em Múrcia, mas que emprega diversos motoristas portugueses, juntou à sua frota de veículos 300 unidades do novo Volvo FH Aero.



A ideia é inovar para um transporte mais eficiente com o compromisso de avançar com tecnologia de ponta para oferecer um serviço de excelência.
Este novos modelos vão acabar por conseguir alcançar menos 7% de consumo de combustível e surgem equipados ccom sistema de espelhos retrovisores por câmara para maior segurança e conforto.

Continuar a ler

Comerciais

Renault Trucks E-Tech T aumenta autonomia para 600 km em 2025

Published

on

A partir do segundo semestre de 2025, a Renault Trucks receberá pedidos para uma extensão de seu modelo Renault Trucks E-Tech T. Com uma autonomia de 600 km com uma única carga, este veículo abre novas perspetivas para a descarbonização do transporte de longo curso.



Com 30 milhões de quilómetros de utilização pelos transportadores, os camiões elétricos da Renault Trucks já pouparam 29.000 toneladas de emissões de CO₂. Com esta nova oferta, o fabricante francês está a ampliar ainda mais a sua gama de soluções de transporte sustentável para apoiar os seus clientes na transição energética.

O aumento da autonomia do Renault Trucks E-Tech T é conseguido através da integração de um novo componente, nomeadamente um eixo elétrico.
A tecnologia E-axle permite que todos os elementos do trem de força – motores elétricos e transmissão – sejam agrupados na parte traseira do veículo, libertando espaço entre as longarinas para acomodar baterias adicionais. A Renault Trucks E-Tech T equipada com eixo elétrico pode percorrer 600 km com uma única carga.

“O advento deste camião elétrico impulsionará a transição para a mobilidade elétrica”, explicou Emmanuel Duperray, vice-presidente sénior de eletromobilidade da Renault Trucks. “Acreditamos que um alcance de 600 km com uma única carga, combinado com o desenvolvimento de redes de infraestrutura de carregamento público até 2026 – em particular através da nossa joint venture Milence – nos permitirá alcançar a paridade operacional [com a tecnologia diesel] que os nossos clientes esperam.”

Concebido para o transporte de longo curso, este Renault Trucks E-Tech T com uma gama alargada irá melhorar a oferta elétrica do fabricante sem substituir as soluções atuais. A Renault Trucks continuará a oferecer uma vasta gama de autonomias, configurações e equipamentos adaptados a utilizações específicas. Para ajudar os transportadores a encontrar a solução ideal, a Renault Trucks também fornece ferramentas avançadas de simulação que permitem configurar cada camião elétrico de acordo com as suas necessidades específicas.

“Não estamos a procurar entrar numa corrida pela autonomia com uma única carga”, enfatizou Emmanuel Duperray. Baterias superdimensionadas penalizam a carga útil, aumentam os custos operacionais totais e aumentam a pegada ambiental. Em essência, um camião elétrico é mais caro do que um veículo a combustão. Precisamos repensar a logística de baixo carbono, ou seja, reconsiderar os padrões de transporte para otimizar o uso de veículos de transporte e, portanto, reduzir o custo por quilómetro.”

A Renault Trucks incentiva os seus clientes a ajustar o tamanho das baterias de acordo com as suas necessidades reais e presta apoio na otimização da solução, incluindo a estratégia de carregamento. “Esta abordagem já nos permite atingir uma quilometragem diária de mais de 700 quilómetros com a nossa produção em série Renault Trucks E Tech T.
As encomendas para este novo veículo serão abertas no segundo semestre de 2025, com a produção a cargo da fábrica de Bourg-en-Bresse, que monta as gamas elétricas topo de gama da marca desde o final de 2023.

Continuar a ler
Publicidade

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

  • por edeezz
    Carro: Ford Focus Mk1 1.4 gasolina, 75c O carro tem mostrado algumas falhas de funcionamento há uns 2 meses, que duas oficinas ainda não...
  • por Mrodrigues
    Novo RAV4 apanhado.​
  • por paraquedista1
    Bom dia, gostava de uma informação, vou colocar óleo no Motor Opel Corsa D Gasolina 2011, costumo ir ao mecânico mas para poupar uns € fazia eu...
  • por fransilva
    Que máquina aconselham para testar baterias, para uso ocasional, 2/3 por ano? As fotos são apenas algumas que eu vi no AliExpress e Amazon.

Em aceleração