Primeiro camião elétrico da Mercedes-Benz está pronto para a comercialização – Motorguia
Ligue-se connosco

Comerciais

Primeiro camião elétrico da Mercedes-Benz está pronto para a comercialização

Published

on

A Mercedes-Benz revelou o novo eActros, o seu primeiro camião elétrico para atividades pesadas de distribuição. Esta é a primeira tentativa da marca de eletrificar a logística e a indústria europeias com um veículo que é mais pequeno que um camião de 18 rodas, mas grande o suficiente para transportar cargas pesadas.



Conta com dois motores elétricos arrefecidos a água montados no eixo traseiro que produzem em parceria 330 kW (442,5 CV) de potência contínua, ainda que exista uma versão de 400 kW (536 CV).

Estão posicionados atrás em vez de estarem no cento do camião de forma a deixarem mais espaço debaixo do veículo para montar baterias. Estão acoplados a uma caixa de duas velocidades para uma melhor aceleração.

São alimentados por três ou quatro packs de baterias, o que significa que o eActros pode armazenar até 420 kWh de bateria. A autonomia deverá rondar os 400 km. Uma vez vazio, o eActros pode ser carregado até 160 kW e quando está ligado a um ponto de carga de 400A DC, as baterias podem ficar a 80% em apenas uma hora. Tal como acontece nos automóveis ligeiros, o eActros também ganha energia a partir da travagem regenerativa.

O silêncio a bordo é uma constante e a suavidade de condução acaba por dominar o cenário. De forma a ajudar as empresas a mudar para o elétrico, a marca oferece vários serviços integrados e vai ajudá-las a operar com os camiões, planeando infraestruturas e aplicando os melhores custos do mercado.

Graças a uma avançado sistema de infoentertenimento, os condutores são constantemente informados sobre o estado da bateria e da autonomia, bem como da potência disponível.
Este é o primeiro passo da Mercedes-Benz para mudar por completo o panorama das frotas de camiões na Europa e tentar que até 2039 sejam várias as frotas totalmente elétricas das empresas. A produção arranca no dia 1 de outubro deste ano na fábrica de Wörth am Reim.

Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Comerciais

Volvo Trucks alcança cinco estrelas nos testes Euro NCAP com dois modelos

Published

on

A organização europeia independente de testes de consumo Euro NCAP avaliou pela primeira vez a segurança de camiões pesados. Os modelos mais vendidos da Volvo, o Volvo FH e o Volvo FM, receberam a classificação máxima de cinco estrelas.




“Este excelente resultado deixa-me muito orgulhoso, pois confirma a posição de liderança da Volvo Trucks em segurança”, afirma Roger Alm, presidente da Volvo Trucks, para quem “a segurança é um valor fundamental para nós e uma pedra angular em nossa herança. A segurança tem-nos guiado desde o início de nossa empresa – e a cada lançamento de novo produto, estamos tornando nossos camiões ainda mais seguros.

A classificação de cinco estrelas do Euro NCAP significa que a Volvo demonstrou excelente desempenho em critérios como suporte ao motorista e prevenção de colisões, proporcionando segurança no trânsito para o motorista e os usuários da estrada ao redor. Além disso, ambos os modelos Volvo cumprem os chamados critérios City Safe, graças à boa visão e ao bom desempenho dos sistemas de segurança ativa da Volvo, concebidos para proteger os utentes vulneráveis da estrada em situações de trânsito urbano.
“Esta é a prova de nossos esforços consistentes em desenvolvimentos de segurança para ir além do que é exigido pela legislação, em direção à nossa visão de zero acidentes envolvendo os nossos camiões”, diz Anna Wrige Berling, diretora de Segurança de Tráfego e Produto da Volvo Trucks.

Continuar a ler

Comerciais

Skywell vai lançar grande furgão elétrico

Published

on

A Skywell vai entrar no mercado dos veículos comerciais já em 2025 com a introdução de um novo furgão elétrico de grandes dimensões. O veículo, com o nome de código “233”, deverá ser lançado no Salão de Birmingham em abril do próximo ano.

A Skywell, parte da marca chinesa de eletrónica de consumo Skyworth, é nova na Europa. O seu modelo de estreia é o BE11 SUV, que estará à venda em novembro. As importações para o Reino Unido, por exemplo, estão a cargo da Innovation Automotive, a empresa por detrás da DFSK.

O 233 estará inicialmente disponível em dois comprimentos de carroçaria (5.490 mm e 5.990 mm) e duas alturas de tejadilho (2.200 mm e 2.700 mm), correspondendo a uma gama de volume de carga de aproximadamente 9,5 a 13 metros cúbicos.

Haverá a opção de um veículo com peso bruto de 3,5t ou 4,25t; este último oferece uma carga útil de até 1.755Kg. O Skywell 233 conta com um motor elétrico de 204 CV e pode ser equipado com uma bateria de 88 kWh ou 105 kWh. Os pormenores sobre a autonomia ainda não foram divulgados.

Continuar a ler
Publicidade

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

  • por Tertuliano
    Boas: O título diz tudo. Preciso de comprar uma carroça (usado) e estou indeciso entre uma de duas: VW T-Roc 1.0 TSI Life [arranja-se de...
  • por PeLeve
    Gouveia e Melo informou Governo que não quer ser reconduzido no cargo...
  • por Shotukan
    Boa Tarde a todos Tal como o titulo indica estou a ponderar trocar de carro. Atualmente tenho uma carrinha Renault Clio IV 1.5 dCi 90 Sport...
  • por Paiyuca
    Muito boa tarde, não sei se estou no sítio certo mas aqui vai. Tenho uma citroen C5 1.6 hdi e de uns tempos para cá a carrinha tem se desligado...

Em aceleração