A Volkswagen revelou as primeiras imagens da Multivan T7, um modelo que promete substituir o monovolume Sharan e que assenta na plataforma MQB.
É capaz de transportar até sete ocupantes e acaba por ser maior do que a geração anterior do modelo. Tem 4973 mm de comprimento, 1941 mm largura e 1903 mm de altura. No entanto, há uma versão mais comprida com um total de 5173 mm. A distância entre eixos de ambas é de 3,12 m.
A VW diz o que o novo monovolume tem um interior mais flexível e mais espaçoso, com um novo sistema modular de bancos e uma mesa multifunções. Os cinco lugares posteriores podem ser removidos na sua totalidade e a segunda fila de bancos pode ser rodada em 180 graus.
Promete maior foco na aerodinâmica, tecnologia, estilo, ergonomia e na eficiência. Para começar, traz pela primeira vez uma opção híbrida plug-in. O Multivan eHybrid junta um motor 1.4 de quatro cilindros turbo TSI com 150 cv e um motor elétrico de 109 cv posicionado no eixo dianteiro, em associação a uma caixa de dupla embraiagem DSG de seis velocidades (de sistema “shift-by-wire”), para um total de 218 cv.
A bateria de 13 kWh de capacidade colocada no piso do carro permite percorrer até cerca de 50 km em modo elétrico. A gama dispõe ainda de opções a gasolina 1.5 TSI de 136 cv e 2.0 TSI de 204 cv e uma Diesel 2.0 TDI de 150 cv (que chegará apenas em 2022), todas em associação com uma DSG de 7 relações.
Tem uma grelha a toda a largura, faróis em LED de formato afilado (com opção adaptativa IQ.Light) e pode ser encomendado num esquema de duas cores. Por dentro, com a remoção da consola central (e com ela o travão de mão e o convencional punho da caixa) foi possível criar um piso totalmente plano para todo o carro.
Na versão base a bagageira tem 469 litros de capacidade, extensível a 4053 litros com a remoção individual dos bancos da segunda e terceira fila na versão longa. Os bancos do T7 são 25% mais leves. Na terceira fila há também lugares individuais, sendo possível instalar elementos amovíveis (como uma mesa) que podem movimentar-se através de uma calha entre os bancos.
É o primeiro “comercial” da VW a vir equipado com o sistema Travel Assist, que permite uma condução semiautónoma. O novo Multivan vai ser mostrado ao público no Salão de Munique em setembro.