Comerciais
Volta Trucks anuncia novos camiões 100% elétricos

A marca de camiões apresentou a sua estratégia Road to Zero Emissions onde revelou diversas informações sobre a produção, os produtos e a sua comercialização até final de 2025.
Começando com o Volta Zero, o camião de 16 toneladas totalmente elétrico de design exclusivo para as entregas do último km em ambientes urbanos, a Volta Trucks pretende ampliar a sua gama de pesados com três modelos adicionais no segmento médio baixo dos camiões. Com versões do Volta Zero disponíveis em segmentos de peso de 7,5m 12, 16 e 19 toneladas, a empresa vai propor uma completa gama de veículos industriais totalmente elétricos.
O Volta Zero de 16t será o primeiro veículo a ser produzido. As unidades da frota piloto vão ser produzidas no final de 2021 e a produção em série começa nos 12 meses seguintes. O veículo ainda se encontra em fase de desenvolvimento de engenharia e os testes iniciais com protótipos vão começar a breve trecho.
A produção do veículo de 16t será seguida pela do modelo de tamanho médio (12t) e superior (19t) em 2023. Espera-se ainda o lançamento para testes dos clientes de uma frota piloto dos veículos de menores dimensões (7,5t) no mesmo ano, e cuja produção deve começar no final de 2024.
Previsões de vendas disparam
“Ao apresentar o Volta Zero, esperávamos comercializar 5000 veículos por ano de um só modelo em 2025. Com o nosso ritmo de desenvolvimento atual, impulsionado pela procura dos clientes, podemos apreciar com claridade a possibilidade de produzir um conjunto de veículos baseados no Volta Zero para propor aos clientes uma gama de diferentes tamanhos de veículos totalmente elétricos e acelerar a eliminação de emissões. Assim, as nossas expetativas de vendas são mais ambiciosas: esperamos produzir um número de veículos cinco vezes superior ao da nossa proposta original. Desta forma, no ano de 2025 poderemos chegar às 27 mil unidades, esperando-se um crescimento superior no futuro”, afirmou o diretor geral da Volta Trucks, Essa Al-Saleh.
Comerciais
Novo motor Ecotorq GEN2 para os renovados Ford F-MAX e F-LINE

A Ford Trucks está mais forte no mercado dos camiões pesados com o motor Ecotorq GEN2 de 12,7 litros, que cumpre as normas de emissões EU6 e é compatível com 70% da sua gama de veículos.
O motor Ecotorq GEN2 foi desenvolvido em consonância com os modelos F-LINE e F-MAX. Foi testado em diferentes condições climatéricas e de estrada, tendo sido projetado para obter um desempenho superior e maior durabilidade em comparação com a geração anterior.

A Ford Trucks garante que o Ecotorq GEN2 consome até 11,3% menos combustível do que o modelo anterior (Ecotorq GEN1.5), o que significa mais eficiência e economia, sem comprometer o desempenho.
Além disso, o motor Ecotorq GEN2 é compatível com combustíveis mais ecológicos, como o HVO (Óleo Vegetal Hidrotratado), permitindo uma condução mais sustentável e económica. Para avaliar com eficácia, a Ford Trucks fez mais de 25 mil horas de testes e percorreu mais de 1,5 milhões de quilómetros em oito países, comprovando-o em condições difíceis e garantindo que correspondesse às expectativas mais exigentes.

O motor Ecotorq GEN2 não é a única novidade. A série F-MAX foi melhorada e tem uma cabine otimizada para reduzir a resistência ao ar, novos pneus e sistemas de câmaras nos espelhos retrovisores, que maximizam a eficiência do combustível.
O sistema de transmissão foi melhorado, com mudanças mais baixas e uma caixa de velocidades com overdrive, que permite que o motor funcione com menos rotações quando o veículo circula em marcha mais elevada permitindo maior eficiencia do motor
Comerciais
PACCAR Parts tem painéis solares para tejadilhos do reboque e da cabina

A PACCAR Parts apresenta os painéis solares ultrafinos e flexíveis que podem ser instalados em quase todas as cabinas, reboques e carroçarias.

As células carregam continuamente a bateria com energia solar. Os painéis leves permitem poupar combustível, diminuir as emissões de CO2 e reduzir a degradação do alternador e da bateria.
Os painéis solares da PACCAR Parts estão disponíveis em dois tamanhos. A versão mais pequena tem apenas 3 milímetros de espessura, mede 110×30 centímetros, pesa apenas 700 g e utiliza 16 células para fornecer 55 WP. A versão maior tem o dobro do tamanho, pesa 1,3 kg e tem 32 células que fornecem 110 WP. Os painéis autocolantes são suficientemente flexíveis para acompanhar as curvas de um tejadilho ou spoiler, o que facilita a instalação. A energia gerada é alimentada através de um conversor (incluído) diretamente para a bateria, onde é armazenada ou utilizada imediatamente na cabina.
É possível instalar 1 painel solar grande e 1 pequeno em quase todos os tejadilhos da cabina. Em muito casos, também é possível instalar mais. Os reboques e carroçarias com uma superfície superior rígida e fixa podem acomodar vários painéis.
Os painéis garantem que o condutor raramente precisa de ligar o motor (por vezes, não tem de ligar de todo) quando utiliza acessórios enquanto o camião está estacionado. Isto poupa combustível, reduz as emissões de CO2 e limita a degradação do alternador e da bateria. Obviamente, a disponibilidade de luz do dia e a quantidade de eletricidade utilizada na cabina determinam a rapidez com que o investimento pode ser recuperado
-
Notícias2 semanas ago
Depois do Fiesta a Ford também vai pôr fim ao Focus
-
Notícias2 semanas ago
Citroën C3 foi eleito Carro do Ano 2025 em Portugal
-
Comerciais2 semanas ago
IVECO e Ford Trucks assinam acordo para nova cabina de camião
-
Notícias2 semanas ago
Jaguar Type 00 “desfilou” em Paris
-
Manutenção2 semanas ago
Dicas para conduzir em estradas de montanha
-
Notícias7 dias ago
Renault 5 Turbo está de volta
-
Notícias2 semanas ago
O Volkswagen elétrico mais acessível vai ser fabricado na Autoeuropa
-
Notícias1 semana ago
A coleção de Bernie Ecclestone foi vendida