Comerciais
IVECO revela novo camião destinado a obras e estaleiros T-WAY
A IVECO apresentou o novo camião de todo-o-terreno T-WAY. O novo modelo baseia-se na tradição de robustez e fiabilidade da longa linhagem de camiões de todo-o-terreno da marca, introduzindo soluções tecnológicas de última geração para superar todas as expectativas nos domínios da produtividade, capacidade de carga, segurança e conforto para o motorista.

O T-WAY foi projetado para oferecer o melhor desempenho em todas as missões de offroad. Destaca-se pelo seu desempenho em todo-o-terreno, robustez e rigidez torsional. O eixo dianteiro tem uma capacidade máxima de 9 toneladas, enquanto o eixo traseiro conta com um redutor de série, destinado a maximizar a robustez e o desempenho. O novo sistema de suspensão traseira para eixos Tandem otimiza o peso do veículo e melhora o desempenho fora de estrada, com uma maior distância ao solo e um melhor ângulo de saída.
Oferece toda a potência necessária em termos de tração e na denominada PTO (tomada de força) com recurso ao motor IVECO Cursor 13 (de 13 litros), com potências até 510 cv, superior em 10 cv à do Trakker. Para configurações mais ligeiras, o modelo estará também disponível com o motor Cursor 9.
Estes motores estão acoplados à caixa automatizada HI-TRONIX de 12 e 16 velocidades, agora com novas funções especificamente destinadas à mobilidade fora-de-estrada. Estas incluem uma função Hill Holder, para ajudar o arranque em subidas íngremes, Modo Rocking, para ajudar a recuperar a tração em superfícies escorregadias, e Modo Creep para velocidades ultrabaixas, ao ralenti.

Para as secções em estrada de cada missão, o sistema IVECO HI-CRUISE aumenta ainda mais a eficiência da transmissão, incluindo passagens de caixa preditivas, cruise control preditivo e uma função de andamento ecológico (eco-roll) que recorre à inércia do veículo em descidas. Com esses novos algoritmos, a transmissão HI-TRONIX oferece a estratégia perfeita de passagens de caixa para cada aplicação.
O novo camião tem tudo para se tornar num dos modelos preferidos dos construtores de carroçarias devido à sua flexibilidade. Com versões rígidas e articuladas, possui a mais ampla oferta de opções de transmissões do mercado: Tração Parcial em modelos rígidos e articulados 6×4 e rígidos 8×4; Tracção Integral em modelos 4×4 e 6×6 rígidos e articulados, e em versões rígidas 8×8. A linha de Tracção Integral (All-Wheel Drive) foi aumentada com novos modelos com 4, 4,2 e 4,5 metros de distância entre eixos, que podem transportar cargas especiais sem modificações no chassis.

A nova arquitetura elétrica e eletrónica HI-MUX é totalmente compatível com os sistemas de controle de última geração. A nova linha de PTO inclui uma nova PTO tipo Sandwich de elevado desempenho que oferece até 2.300 Nm de binário.
A cabina partilha a mesma conceção amiga do motorista da gama S-WAY, com as suas linhas elegantes e aerodinâmicas. Disponível em duas versões – curta AD e longa AT, com teto standard ou alto – está centrada na funcionalidade para facilitar o trabalho diário do motorista com características que melhoram a visibilidade e a proteção da sujidade, bem como simplificam as operações de manutenção e reparação.
Comerciais
Renault Trucks cria corredor logístico 100% elétrico em França
A Renault Trucks, em parceria com o transportador Malherbe, implementou um corredor logístico totalmente elétrico em França, ligando Blainville-sur-Orne, Bourg-en-Bresse e Lyon, para o transporte de cabines, motores e eixos entre as suas unidades industriais.
O corredor opera segundo o princípio do just in time, assegurando o abastecimento contínuo das linhas de montagem. As cabines produzidas em Blainville-sur-Orne seguem para Bourg-en-Bresse, enquanto os motores e eixos fabricados em Lyon são enviados para Blainville-sur-Orne.
A operação é realizada com uma frota de 22 camiões elétricos Renault Trucks E-Tech T, distribuídos por dois circuitos logísticos, permitindo percursos diários superiores a 700 quilómetros através de um sistema de revezamento de veículos e condutores, sem paragens para carregamento durante o transporte.
Com este modelo, a marca estima evitar a emissão de cerca de 2.869 toneladas de CO₂ por ano, reforçando o seu compromisso com a descarbonização e com uma logística mais eficiente e sustentável.

Comerciais
Renault 4 E-Tech aposta forte na versão van
A Renault apresentou a versão comercial do 4 E-Tech, uma variante pensada para uso profissional que privilegia a capacidade de carga em detrimento da lotação.
Para esse efeito, o modelo abdica da segunda fila de bancos, passando a disponibilizar 1.045 litros de volume útil, com capacidade para transportar mercadorias até 1,2 metros de comprimento, além de um compartimento de arrumação inferior adicional. A carga útil anunciada é de 375 kg.

Esta versão elétrica do 4 E-Tech foi desenvolvida segundo as especificações de veículo comercial ligeiro N1 pela Qstomize, subsidiária da Renault especializada em conversões, sendo produzida na mesma unidade de Maubeuge onde é fabricado o modelo de passageiros.
No mercado francês, o Renault 4 E-Tech comercial tem preços a partir de 29.300 euros (antes de impostos) na versão equipada com bateria de 40 kWh e motor de 120 CV (88 kW), que oferece uma autonomia de até 307 km. Está também prevista uma variante mais potente, com 150 CV (110 kW) e bateria de 52 kWh, capaz de atingir uma autonomia máxima de 409 km. Em ambas as versões, o carregamento rápido permite recuperar de 15 a 80% da bateria em cerca de 30 minutos.

-
Notícias1 semana agoRadares em dezembro
-
Notícias2 semanas agoFiat Topolino já tem preços e já pode ser encomendado
-
Comerciais2 semanas agoRenault Trucks lança novas versões elétricas do E-Tech T
-
Motos1 semana agoInspeções às motos não avançam na Europa
-
Notícias2 semanas agoJá foram fabricados 100 mil Renault 5 E-Tech Electric
-
Notícias1 semana agoJá pode saber se o seu carro tem algum “Recall” pendente
-
Manutenção2 semanas agoCuidado com o que come e bebe no Natal
-
Sem categoria7 dias agoA nova Gymkhana de Travis Pastrana arrasa na Austrália
