Comerciais
IVECO revela novo camião destinado a obras e estaleiros T-WAY
A IVECO apresentou o novo camião de todo-o-terreno T-WAY. O novo modelo baseia-se na tradição de robustez e fiabilidade da longa linhagem de camiões de todo-o-terreno da marca, introduzindo soluções tecnológicas de última geração para superar todas as expectativas nos domínios da produtividade, capacidade de carga, segurança e conforto para o motorista.

O T-WAY foi projetado para oferecer o melhor desempenho em todas as missões de offroad. Destaca-se pelo seu desempenho em todo-o-terreno, robustez e rigidez torsional. O eixo dianteiro tem uma capacidade máxima de 9 toneladas, enquanto o eixo traseiro conta com um redutor de série, destinado a maximizar a robustez e o desempenho. O novo sistema de suspensão traseira para eixos Tandem otimiza o peso do veículo e melhora o desempenho fora de estrada, com uma maior distância ao solo e um melhor ângulo de saída.
Oferece toda a potência necessária em termos de tração e na denominada PTO (tomada de força) com recurso ao motor IVECO Cursor 13 (de 13 litros), com potências até 510 cv, superior em 10 cv à do Trakker. Para configurações mais ligeiras, o modelo estará também disponível com o motor Cursor 9.
Estes motores estão acoplados à caixa automatizada HI-TRONIX de 12 e 16 velocidades, agora com novas funções especificamente destinadas à mobilidade fora-de-estrada. Estas incluem uma função Hill Holder, para ajudar o arranque em subidas íngremes, Modo Rocking, para ajudar a recuperar a tração em superfícies escorregadias, e Modo Creep para velocidades ultrabaixas, ao ralenti.

Para as secções em estrada de cada missão, o sistema IVECO HI-CRUISE aumenta ainda mais a eficiência da transmissão, incluindo passagens de caixa preditivas, cruise control preditivo e uma função de andamento ecológico (eco-roll) que recorre à inércia do veículo em descidas. Com esses novos algoritmos, a transmissão HI-TRONIX oferece a estratégia perfeita de passagens de caixa para cada aplicação.
O novo camião tem tudo para se tornar num dos modelos preferidos dos construtores de carroçarias devido à sua flexibilidade. Com versões rígidas e articuladas, possui a mais ampla oferta de opções de transmissões do mercado: Tração Parcial em modelos rígidos e articulados 6×4 e rígidos 8×4; Tracção Integral em modelos 4×4 e 6×6 rígidos e articulados, e em versões rígidas 8×8. A linha de Tracção Integral (All-Wheel Drive) foi aumentada com novos modelos com 4, 4,2 e 4,5 metros de distância entre eixos, que podem transportar cargas especiais sem modificações no chassis.

A nova arquitetura elétrica e eletrónica HI-MUX é totalmente compatível com os sistemas de controle de última geração. A nova linha de PTO inclui uma nova PTO tipo Sandwich de elevado desempenho que oferece até 2.300 Nm de binário.
A cabina partilha a mesma conceção amiga do motorista da gama S-WAY, com as suas linhas elegantes e aerodinâmicas. Disponível em duas versões – curta AD e longa AT, com teto standard ou alto – está centrada na funcionalidade para facilitar o trabalho diário do motorista com características que melhoram a visibilidade e a proteção da sujidade, bem como simplificam as operações de manutenção e reparação.
Comerciais
Volvo e IKEA apostam em camiões elétricos para descarbonizar o transporte
A Volvo Trucks, a IKEA Supply Chain Operations, a GEODIS e a KLOG estão a implementar camiões elétricos em rotas de distribuição na Catalunha, avançando para o transporte com zero emissões e alinhando as suas estratégias com as metas de descarbonização para 2040.
A eletrificação de veículos pesados de mercadorias deixou de ser uma promessa futura e passou a ser uma realidade em curso. A Volvo Trucks, a IKEA Supply Chain Operations, a GEODIS e a KLOG reforçam o seu compromisso com a descarbonização dos transportes na Catalunha, incorporando camiões 100% elétricos em rotas logísticas estratégicas. Esta iniciativa marca um novo marco na transição para a mobilidade com zero emissões.
As quatro empresas uniram esforços num projeto conjunto que representa um passo concreto para um transporte mais limpo. No âmbito dessa colaboração: a GEODIS acrescenta três unidades Volvo FH 100% elétricas à sua frota operacional; a KLOG incorpora um camião trator Volvo FH elétrico, juntando-se à implementação.
Os camiões abastecem diariamente as lojas IKEA em Barcelona, reduzindo a pegada de carbono das operações de entrega do último quilómetro. Estas novas unidades elétricas operam em ambientes urbanos e suburbanos, otimizando a logística com zero emissões de gases de escape e reduzindo a poluição sonora.
Segundo Ewelina Taylor, Diretora Global de Transportes da IKEA Supply Chain Operations: “Ambicionamos um transporte com zero emissões, movido a energia 100% renovável, até 2040. Este projeto na Catalunha, em conjunto com a IKEA Retail Spain, inclui a instalação de pontos de carregamento elétrico no centro de distribuição e representa um passo fundamental na descarbonização dos nossos fluxos logísticos em Espanha.”
A estratégia da IKEA centra-se em liderar a mudança no setor da logística, utilizando a sua escala para acelerar soluções reais que combinem eficiência, sustentabilidade e responsabilidade social.
Comerciais
MAN lança primeiro camião elétrico de Natal
Tradição e inovação unem-se num ato simbólico: o camião de Natal da MAN que este ano se estreia com propulsão 100% elétrica. A marca entregou ainda as duas primeiras estações de carregamento de alta potência para o futuro parque de carregamento de veículos comerciais do FC Bayern de Munique, na Allianz Arena.
O projeto, localizado no entroncamento rodoviário a norte de Munique, terá capacidade para carregar até 500 camiões e autocarros elétricos por dia. O lendário jogador do Bayern, Claudio Pizarro, recebeu simbolicamente as estações. A localização é ideal: conta com energia 100% verde, infraestruturas elétricas robustas e um espaço amplo.

Este parque irá apoiar não só o transporte de longa distância, mas também o primeiro autocarro totalmente elétrico do clube. O camião de Natal da MAN funcionou este ano com energia elétrica pela primeira vez. Tem por base um MAN eTGX com seis baterias e uma autonomia de até 570 km. Incorpora tecnologias avançadas como o MAN OptiView e sistemas de assistência em curva baseados em radar.
Dez funcionários da fábrica de Munique passaram seis semanas a decorá-lo; Utilizaram 150 metros de luzes LED, detalhes dourados e um logótipo iluminado; O resultado: um “trenó elétrico” que combina o espírito natalício com a mobilidade sustentável.
Até ao final de dezembro, o camião visitará creches, escolas, organizações sociais e fábricas da MAN em Munique, Nuremberga, Salzgitter e Wittlich.
A iniciativa, que vai já no seu 20º ano, continua a trazer alegria durante o Advento. Mas agora, também transmite uma mensagem clara: a sustentabilidade e a responsabilidade social caminham juntas e com este gesto, a MAN demonstra que a transição para a eletricidade não é apenas técnica.
-
Notícias2 semanas agoAudi GT50 Concept celebra o motor de 5 cilindros
-
Motos2 semanas agoDois italianos batem recorde do Guiness numa Ducati Scrambler
-
Comerciais1 semana agoIsuzu comemora 3 milhões de pick-up exportadas desde a Tailândia
-
Notícias1 semana agoNovo Nissan Micra já tem preços
-
Notícias2 semanas agoFórmula 1 regressa a Portugal em 2027
-
Manutenção2 semanas agoEquipe o seu carro para o inverno
-
Curiosidades7 dias agoSem lugar de estacionamento? Põe-se o Ferrari na varada!
-
Notícias1 semana agoNeste Natal, “agasalhe” o seu todo-o-terreno
