I-Shift, a transmissão da Volvo Trucks que continua a ser uma revolução – Motorguia
Connect with us

Comerciais

I-Shift, a transmissão da Volvo Trucks que continua a ser uma revolução

Published

on

A inovação da transmissão manual automatizada inteligente (AMT) I-Shift da Volvo Trucks continua a constituir um importante marco no setor graças ao seu impacto em múltiplos aspetos.



A I-Shift foi lançada pela primeira vez em 2021. Nesse momento, a Volvo Trucks reafirmou a sua aposta num sistema de transmissão baseado na embraiagem como o foco mais eficiente para a caixa automática. Desde então, em todo o mundo foram comercializados mais de um milhão de camiões com tecnologia I-Shift. Atualmente, todos os camiões Volvo FH, FH16, FM e FMX estão equipados de série com o I-Shift.

Esta caixa contribui para reduzir o consumo de combustível e, como consequência, melhorar o impacto no meio ambiente. Para além disso também influencia positivamente na segurança e na condução, mas também no que diz respeito a um nível de ruído inferior, vibrações e esforço físico do condutor.

Desenvolvida pela Volvo Trucks, a tecnologia I-Shift está sincronizada a 100% com o resto do veículo. A transmissão utiliza a informação disponível tanto do motor como do próprio veículo de forma a trabalhar conjuntamente da melhor forma com diferentes aplicações e combinações de camiões.

A partir daí, foram lançados vários sistemas com base nesta caixa:

I-Shift de dupla embraiagem

Quando no ano de 2014, a Volvo Trucks apresentou o sistema I-Shift de dupla embraiagem, tratava-se de um sistema para veículo pesados. Inspirada nas caixa de velocidades utilizadas nos carros de corrida, ofereciam um sensação instantânea e imediata de entrega de potência durante as trocas de caixa.

I-Shift com relação super curta

Em 2016, a caixa I-Shift ganhou mais uma inovação focando-se nos serviços pesados que exigem um maior binário e maior capacidade de arranque. A I-Shift com transmissão de lagarta para relações super curtas, permite arrancar desde zero numa estrada plana,um camião que transporte um peso bruto de até 325 toneladas. A relação de transmissão permite que o camião se desloque a velocidade tão baixas como 0,5 km/h, o que resulta de conveniente no momento de realizar manobras de precisão, por exemplo, em obras, no asfaltar de uma estrada ou no transporte de madeira.

I-See utiliza dados de mapas baseados na nuvem

O I-See é um sistema independente que pode ser integrado com a I-Shift e que foi concebido para analisar a topografia da estrada e utilizar esse dados de forma a manter o camião na relação de caixa mais eficiente em termos de consumo de combustível. Atualizado em 2017, o sistema I-See ajuda o camião a manter uma velocidade média constante com a análise de dados de mapas baseados na nuvem sobre a topografia da estrada e, para além disso, indica à I-Shift quando é o momento ótimo para trocas de caixa e, desta forma, poupar combustível.

I-Shift com função de mudança de direção

O lançamento da nova gama de veículos pesado da Volvo Trucks em 2020, trouxe consigo a introdução de uma outra função inovadora: I-Shift com mudança de direção. Esta nova função permite ao camião mudar de direção sem que o condutor tenha de utilizar o pedal do travão, uma caraterística muito útil em operações de construção e minas.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comerciais

MAN Truck & Bus Portugal reorganiza liderança a partir de janeiro de 2026

Published

on

A MAN Truck & Bus Portugal anunciou uma reorganização estratégica da sua estrutura de liderança, que entra em vigor a 1 de janeiro de 2026, com o objetivo de reforçar o crescimento sustentável, a inovação e a excelência operacional.

No âmbito destas mudanças, Afonso Guimarães, atual Diretor de Serviço a Cliente, é nomeado Center Lead MAN GBS Portugal, assumindo a liderança do novo centro de Global Business Services da MAN, um projeto internacional com base em Portugal. Ao longo dos últimos sete anos, destacou-se pela expansão da rede própria de oficinas, pelo crescimento do negócio de contratos de serviço e peças originais e pela coordenação de projetos estruturais na área de após-venda.


A Direção de Serviço a Cliente passa a ser assumida por João Cruz, até agora Diretor Comercial de Autocarros. Com quase 25 anos de experiência no setor dos veículos pesados, João Cruz traz um percurso sólido nas áreas de produto e vendas, ficando responsável pela gestão da rede de oficinas, negócio de peças e formação técnica, num contexto de crescente exigência tecnológica no após-venda.


Por sua vez, Daniel Soares, atual Truck & Van Retail Sales Manager, é nomeado Diretor Comercial de Autocarros, ficando responsável pela definição e execução da estratégia comercial das marcas MAN e Neoplan em Portugal. Com cerca de 20 anos de experiência no setor, o responsável assume o desafio de fortalecer o negócio de autocarros com uma abordagem transversal e alinhada com a evolução do mercado.


Segundo a empresa, estas alterações refletem a aposta no desenvolvimento de talento interno e na preparação da organização para os desafios de um setor em profunda transformação.

Continue Reading

Comerciais

Renault Trucks cria corredor logístico 100% elétrico em França

Published

on

A Renault Trucks, em parceria com o transportador Malherbe, implementou um corredor logístico totalmente elétrico em França, ligando Blainville-sur-Orne, Bourg-en-Bresse e Lyon, para o transporte de cabines, motores e eixos entre as suas unidades industriais.

O corredor opera segundo o princípio do just in time, assegurando o abastecimento contínuo das linhas de montagem. As cabines produzidas em Blainville-sur-Orne seguem para Bourg-en-Bresse, enquanto os motores e eixos fabricados em Lyon são enviados para Blainville-sur-Orne.

A operação é realizada com uma frota de 22 camiões elétricos Renault Trucks E-Tech T, distribuídos por dois circuitos logísticos, permitindo percursos diários superiores a 700 quilómetros através de um sistema de revezamento de veículos e condutores, sem paragens para carregamento durante o transporte.

Com este modelo, a marca estima evitar a emissão de cerca de 2.869 toneladas de CO₂ por ano, reforçando o seu compromisso com a descarbonização e com uma logística mais eficiente e sustentável.

Continue Reading

Publicidade

Ultimas do Fórum

Em aceleração