Comerciais
Ford anuncia painéis luminosos para furgões de emergência rodoviária
Seja na assistência às avarias nas estradas, em trabalhos de reparação nas mesmas ou na manutenção dos fornecimentos de serviços, como gás e água, muitos funcionários têm de trabalhar em ambientes de risco para minimizar os nossos problemas do dia a dia.

Todos os anos, muitos trabalhadores ficam feridos ou morrem nas estradas europeias. Os painéis retrorefletores podem ser uma ajuda valiosa, especialmente nas noites de inverno, mais longas e escuras, mas estes materiais dependem da iluminação dos faróis dos outros veículos. Ora, isto faz com que este recurso se possa tonar menos eficaz quando os veículos estão parados, por exemplo, no final da trajetória de uma curva. Mas a Ford acaba de ter uma ideia brilhante.
Os inovadores Painéis Eletrónicos de Elevada Visibilidade são fabricados com materiais que não dependem de fontes externas de luz para se tornarem claramente visíveis. As suas listras vermelhas são iluminadas com a eletricidade que passa por uma fina camada de gás fósforo, tecnologia já usada em cockpits de aviões e em ecrãs de equipamentos médicos e militares.

A Ford testou estes novos painéis, no Reino Unido, em colaboração com o Grupo Northumbrian Water. Este grupo permitiu que os engenheiros da Ford monitorizassem a eficácia da ideia em cenários reais, avaliando os benefícios destes painéis que se auto iluminam, mesmo quando os demais condutores se esquecem de ligar os faróis dos seus veículos.
No Reino Unido, esta tecnologia já está disponível nos modelos Ford Transit e Transit Custom. Os novos Painéis Electrónicos de Elevada Visibilidade são fáceis de ligar, bastando pressionar um botão colocado por detrás do banco do condutor. O Grupo Northumbrian Water é a primeira entidade a recorrer a esta tecnologia. A Ford está atualmente a explorar novas oportunidades de utilização dos Painéis Eletrónicos de Elevada Visibilidade noutros países europeus.
Em 2020, foram vendidas um total de 203.074 unidades de furgões Transit e Transit Custom, contribuindo assim de forma significativa para que a Ford alcançasse pelo sexto ano consecutivo a liderança no segmento dos veículos comerciais na Europa.
Comerciais
MAN lança primeiro camião elétrico de Natal
Tradição e inovação unem-se num ato simbólico: o camião de Natal da MAN que este ano se estreia com propulsão 100% elétrica. A marca entregou ainda as duas primeiras estações de carregamento de alta potência para o futuro parque de carregamento de veículos comerciais do FC Bayern de Munique, na Allianz Arena.
O projeto, localizado no entroncamento rodoviário a norte de Munique, terá capacidade para carregar até 500 camiões e autocarros elétricos por dia. O lendário jogador do Bayern, Claudio Pizarro, recebeu simbolicamente as estações. A localização é ideal: conta com energia 100% verde, infraestruturas elétricas robustas e um espaço amplo.

Este parque irá apoiar não só o transporte de longa distância, mas também o primeiro autocarro totalmente elétrico do clube. O camião de Natal da MAN funcionou este ano com energia elétrica pela primeira vez. Tem por base um MAN eTGX com seis baterias e uma autonomia de até 570 km. Incorpora tecnologias avançadas como o MAN OptiView e sistemas de assistência em curva baseados em radar.
Dez funcionários da fábrica de Munique passaram seis semanas a decorá-lo; Utilizaram 150 metros de luzes LED, detalhes dourados e um logótipo iluminado; O resultado: um “trenó elétrico” que combina o espírito natalício com a mobilidade sustentável.
Até ao final de dezembro, o camião visitará creches, escolas, organizações sociais e fábricas da MAN em Munique, Nuremberga, Salzgitter e Wittlich.
A iniciativa, que vai já no seu 20º ano, continua a trazer alegria durante o Advento. Mas agora, também transmite uma mensagem clara: a sustentabilidade e a responsabilidade social caminham juntas e com este gesto, a MAN demonstra que a transição para a eletricidade não é apenas técnica.
Comerciais
Stellantis Pro One leva ao Salão de Bruxelas o novo Fiat TRIS
A Stellantis Pro One marcará presença no 102.º Salão Automóvel de Bruxelas com a sua gama completa de soluções dedicadas aos profissionais, apresentando também importantes novidades nas áreas da micromobilidade e da personalização.
Em destaque estará a estreia europeia do Fiat Professional TRIS, um veículo de três rodas 100% elétrico concebido para a mobilidade urbana e para as entregas de última milha, que alia dimensões compactas a uma impressionante capacidade de carga útil de até 500 kg e elevada versatilidade.
A oferta de micromobilidade será ainda reforçada com o Citroën Ami Cargo, respondendo às crescentes necessidades das entregas em meio urbano. O stand contará igualmente com edições especiais como o Citroën Berlingo “XTR” e o Opel Vivaro “Sportive”, modelos que combinam conforto, funcionalidade e estilo para o uso profissional.
A Stellantis Pro One dará também destaque ao programa CustomFit, reafirmando o seu compromisso com soluções de conversão e personalização à medida, com qualidade de fábrica e prazos de entrega otimizados. No total, estarão em exposição oito veículos, abrangendo desde a micromobilidade até aos grandes furgões, num conjunto de sete modelos distintos apresentados no stand da marca, localizado no Hall 5.
-
Notícias1 semana antesAudi GT50 Concept celebra o motor de 5 cilindros
-
Notícias2 semanas antesMudanças no IUC afinal são só a partir de 2027
-
Motos1 semana antesDois italianos batem recorde do Guiness numa Ducati Scrambler
-
Comerciais6 dias antesIsuzu comemora 3 milhões de pick-up exportadas desde a Tailândia
-
Notícias6 dias antesNovo Nissan Micra já tem preços
-
Notícias2 semanas antesGNR aumenta fiscalização ao álcool até domingo
-
Notícias2 semanas antesFórmula 1 regressa a Portugal em 2027
-
Manutenção1 semana antesEquipe o seu carro para o inverno
