Comerciais
O hidrogénio para os camiões está à porta. O mais recente projeto chama-se H2Accelerate

Vários fabricantes de veículos pesados e de empresas ligadas ao setor da energia anunciaram o lançamento do projeto H2Accelerate para apoiar a introdução em massa de camiões alimentados a hidrogénio na Europa.
A Iveco, a Daimler Trucks, Grupo Volvo, a OMV e a Shell anunciaram o lançamento deste projeto, que se destina a ajudar a criar as condições para a implementação em massa da circulação de camiões alimentados a hidrogénio na Europa.
O acordo entre estas cinco entidades foi revelado alguns dias depois de ter sido anunciado o compromisso das marcas das principais marcas de camiões e comerciais de deixarem de comercializar veículos Diesel a partir de 2040.
Uma das alternativas apontadas para a descarbonização completa do transporte de longo curso é o hidrogénio, sendo expectável um forte aumento da produção de camiões movidos a este tipo de combustível.
O novo desafio vai obrigar à criação de um ecossistema distinto, que inclui a implementação de instalações para a produção de hidrogénio de carbono zero, sistemas de distribuição do mesmo em larga escala, uma rede de postos de abastecimento de líquido e gasoso, assim como a produção de camiões alimentados a hidrogénio.
Os participantes do projeto defendem que os investimentos alinhados em todo o setor, ao longo desta década, permitirão criar as condições para a introdução em grande escala de transportes pesados a hidrogénio e, assim, serem cumpridas os objetivos de descarbonização até 2050.
Os membros do projeto H2Accelerate acreditam que o escalonamento da produção ao longo de uma década irá contribuir para atrair grupos de clientes que estejam dispostos a assumir um forte empenho no transporte a hidrogénio, logo desde o início.
Apoios públicos na fase inicial
Numa primeira fase, essas frotas devem operar em grupos regionais e ao longo dos corredores europeus de alta capacidade, com boa cobertura de postos de abastecimento.
Os membros do projeto consideram que será necessário um apoio do setor público na fase de lançamento da rede de abastecimento de hidrogénio, designadamente ao nível de financiamentos para projectos pré-comerciais antecipados.
Paralelamente, os participantes irão trabalhar no sentido de obter o envolvimento de responsáveis políticos e entidades reguladoras, de forma a incentivar um ambiente político que ajudará a apoiar, no período subsequente, a produção em grande volume de camiões a hidrogénio e a implementação, em toda a Europa, de uma rede de abastecimento de hidrogénio de carbono zero.
Comerciais
DAF atinge 300 000 contratos de serviço de reparação e manutenção MultiSupport.

O DAF MultiSupport garante o maior tempo de atividade do veículo através de uma excelente manutenção do camião.
Proporciona também aos operadores de transportes a máxima segurança em termos de custos por quilómetro, bem como uma ótima facilidade de gestão e administração.
O 300 000.º contrato foi assinado pela empresa polaca PC Logistics para um XG 480 da nova geração DAF. O veículo – parte de uma encomenda de 15 unidades de tratores especificadas de forma idêntica – será colocado em funcionamento para o transporte de matérias-primas líquidas em contentores-cisterna na Europa Ocidental.
A PC Logistics, fundada em 2014 e com sede em Dębica, no sul da Polónia, opera uma frota de quase 100 camiões de várias marcas, incluindo um número crescente de camiões DAF.
É especializada em transporte de longa distância. Para os seus clientes, a PC Logistics liga centros de distribuição em 12 países europeus.
Um contrato de reparação e manutenção DAF MultiSupport é sempre feito à medida. Os operadores podem escolher o seu próprio nível de serviço e termos contratuais, com a opção de alargar o âmbito do contrato para incluir, por exemplo, carroçarias e superestruturas.
Além disso, o concessionário DAF trata de todo o planeamento e administração de manutenção, permitindo assim que as empresas de transporte se concentrem no seu negócio principal.
Com um contrato de reparação e manutenção DAF MultiSupport, os operadores de transporte têm a garantia de uma frota com manutenção perfeita e disponibilidade máxima do veículo a um preço fixo por quilómetro.
O DAF MultiSupport disponibiliza quatro pacotes de assistência, desde a manutenção preventiva a todos os serviços de reparação e manutenção imagináveis. Com clientes em toda a Europa, a PC Logistics escolheu estrategicamente um contrato DAF MultiSupport Full Care de 5 anos para a sua frota crescente de camiões DAF.
Comerciais
V8 da Scania mostra economias de combustível superiores a 20% nos duo trailer

A Scania Ibérica apresentou os resultados de um estudo, baseado em dados operacionais reais, que compara os consumos de combustível e AdBlue na motorização Scania V8 utilizada em conjuntos duo trailer (70 toneladas) e, a mesma motorização, utilizada no transporte de 40 toneladas.
A rota escolhida para o estudo foi a que liga as cidades de Madrid e Barcelona pela A-2, um trajeto muito habitual para o transporte de mercadorias em geral e para os conjuntos duo trailer em particular. Um total de 625 quilómetros com zonas muito exigentes como o Puerto de Somosierra, o troço entre Medinaceli e Alcolea del Pinar ou os quilómetros entre Fraga e Lérida.
Os resultados do estudo demonstram as vantagens significativas de utilizar a motorização Scania V8 para aplicações duo trailer, destacando a sua eficiência e capacidade para reduzir custos operacionais. O consumo médio de combustível para um camião com uma carga de 40 toneladas foi de 28,9 litros por cada 100 quilómetros, enquanto o consumo médio de AdBlue situou-se em 3,50 litros por cada 100 quilómetros.
Em contraste, o duo trailer com uma carga total de 70 toneladas apresentou um consumo médio de combustível de 43,6 litros por cada 100 quilómetros e um consumo médio de AdBlue de 5,32 litros por cada 100 quilómetros.
Se extrapolarmos estes resultados, a percentagem de economia de combustível ao utilizar um duo trailer de 70 toneladas em comparação com dois camiões de 40 toneladas é de 24,57%. Na parte de AdBlue, a economia ascende até 24,12%.
O motor V8 da Scania, com uma potência de até 770 CV e um binário de motor de até 3.700 Nm, está desenhado para oferecer uma eficiência superior em aplicações de transporte de cargas pesadas. Esta tecnologia avançada, que inclui a caixa de mudanças Opticruise e um novo grupo cónico traseiro adaptado para velocidade de cruzeiro em marcha direta, contribui para uma redução significativa nos custos operacionais e de manutenção.
-
Avaliações Usados6 dias ago
Mini Countryman (2010-2016)
-
Manutenção2 semanas ago
Maus sinais da correia de distribuição
-
Comerciais1 semana ago
Flynt anuncia furgão elétrico com 500 km de autonomia
-
Comerciais2 semanas ago
Nors entrega o milionésimo camião Renault Trucks à TJA
-
Notícias1 semana ago
MG revela o seu novo SUV
-
Notícias7 dias ago
A Renault abriu as encomendas para o 5 Turbo 3E e já vendeu 500
-
Comerciais2 semanas ago
VDO Link é a ligação direta entre o tacógrafo digital e a nuvem
-
Comerciais1 semana ago
Já são mais de 100 os MAN eTruck que estão a circular na Europa