A partir de 2040 deixarão de se vender camiões Diesel e a gás na Europa – Motorguia
Connect with us

Comerciais

A partir de 2040 deixarão de se vender camiões Diesel e a gás na Europa

Published

on

Os principais construtores de veículos pesados europeus celebraram um acordo para acelerar a transição para o transporte industrial sem emissões de carbono. Uma década antes do planeado, em 2040, esperam deixar de vender camiões a gasóleo e a gás.



O setor do transporte continua a ser vital para o funcionamento essencial da sociedade e da economia. A verdade é que os camiões são fundamentais para o transporte de tudo um pouco.

Trata-se de um setor muito complicado de eletrificar, sobretudo quando falamos de distâncias médias e longas, onde as baterias não são viáveis. Por outro lado, existe o hidrogénio na pilha de combustível, uma tecnologia que a Hyundai já tem num estado muito próximo da produção em série.

O Financial Times adiantou o compromisso que foi assinado por: Daimler, DAF, IVECO, Ford, MAN, Scania e Volvo. Todos se comprometem em eliminar dos seus catálogos os motores a gasóleo convencionais em menos de 20 anos.

Isto significa que a aposta a longo prazo no mundo dos camiões passa pelo veículo pesados elétricos, a célula de combustível de hidrogénio o que sejam compatíveis com biocombustíveis ou equivalente sintéticos. Estes últimos podem alimentar motores de combustão interna mas com menor rendimento.

Nos últinos tempos observámos alguns movimentos para avançar neste sentido. Por exemplo, a Daimler e a Volvo Trucks já estão a colaborar na eletrificação dos camiões. A Hyundai iniciou na Suíça um teste piloto de camiões a hidrogénio XCIENT Fuel Cell. Para além disso, a Traton (Grupo que inclui a MAN, Scania, Volkswagen Caminhões e Ônibus e a Navistar) vai colaborar com a Hino Motors (Toyota) neste campo da eletrificação.

Estes construtores calculam que deverá ser necessário investir nestas novas tecnologias somas entre os 50 e os 100 mil milhões de euros. Abandonar o gasóleo não vai ser um processo nada simples.

Atualmente, os camiões Diesel representa mais de 98% dos camiões que circulam pela Europa. As motorizações a gás, fundamentalmente GNL, continuam a ter um papel muito discreto e aos ecologistas esta solução não convence em absoluto.

Estão ainda a ser pensadas alternativas ao facto dos camiões elétricos precisarem de uma imensidão de baterias para rolar durante algum tempo, reduzindo a sua capacidade de carga. Sem ir mais longe, a Scania testou um protótipo de uma camião híbrido que é alimentado através de uma catenária tal como acontece com um elétrico, rolando num troço da estrada delimitado.

Seja como for, os camiões acabarão poe ser movidos por motores elétricos. Isto vai permitir simplificar o seu design, as caixas de velocidades deixarão de ser necessárias e vão facilitar a condução dos profissionais. E, obviamente, reduziram as emissões de forma massiva.

É preciso ter em conta que um camião de longo curso muito eficiente não baixa dos 20l/100 km de média de consumos e o mais comum é gastar 30 l/100 km. Estes valores têm associados valores de CO2 elevados, valores esses que seriam reduzidos com os elétricos.

Todavia, o caminho a percorrer ainda é longo.

bento4d

situs togel

slot gacor

situs toto

bento4d

bento4d

situs toto

toto togel

toto slot

bento4d

situs togel online

situs togel

sydney night

bento4d

situs slot

bento4d

situs slot

bento4d

bento4d

bento4d

slot resmi

situs gacor

toto slot

toto slot

slot 4d

toto slot

situs slot

situs toto

toto togel

link alternatif bento4d

toto slot

situs toto

situs toto

situs toto

thepubtheatre

situs togel

link slot

toto togel

toto slot

slot gacor

situs togel

situs togel

toto slot

situs slot

situs togel

situs slot

situs toto

link slot

situs slot

situs togel

toto slot

toto togel

bento4d

situs gacor

rtp slot

toto togel

toto online

slot maxwin

toto slot

link gacor

link slot gacor

slot gacor

situs toto

situs toto

toto slot

rtp slot live

situs gacor

toto slot 777

link slot terpercaya

toto slot gacor

toto togel

toto slot

situs toto

toto slot

situs gacor

slot gacor

togel online

toto togel

situs slot

situs togel

link slot

toto slot

situs togel

slot gacor

toto togel

toto togel

toto togel

toto slot

slot thailand

slot gacor hari ini

situs togel

toto slot

toto slot

slot gacor hari ini

situs gacor

toto slot

situs togel

slot resmi

situs slot

situs toto

toto slot

situs toto

link slot

toto slot

toto togel

slot online

rtp slot

slot gacor hari ini

toto togel

toto slot

situs toto

toto togel

toto slot

situs togel

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comerciais

Volvo e IKEA apostam em camiões elétricos para descarbonizar o transporte

Published

on

A Volvo Trucks, a IKEA Supply Chain Operations, a GEODIS e a KLOG estão a implementar camiões elétricos em rotas de distribuição na Catalunha, avançando para o transporte com zero emissões e alinhando as suas estratégias com as metas de descarbonização para 2040.

A eletrificação de veículos pesados ​​de mercadorias deixou de ser uma promessa futura e passou a ser uma realidade em curso. A Volvo Trucks, a IKEA Supply Chain Operations, a GEODIS e a KLOG reforçam o seu compromisso com a descarbonização dos transportes na Catalunha, incorporando camiões 100% elétricos em rotas logísticas estratégicas. Esta iniciativa marca um novo marco na transição para a mobilidade com zero emissões.

As quatro empresas uniram esforços num projeto conjunto que representa um passo concreto para um transporte mais limpo. No âmbito dessa colaboração: a GEODIS acrescenta três unidades Volvo FH 100% elétricas à sua frota operacional; a KLOG incorpora um camião trator Volvo FH elétrico, juntando-se à implementação.

Os camiões abastecem diariamente as lojas IKEA em Barcelona, ​​​​reduzindo a pegada de carbono das operações de entrega do último quilómetro. Estas novas unidades elétricas operam em ambientes urbanos e suburbanos, otimizando a logística com zero emissões de gases de escape e reduzindo a poluição sonora.

Segundo Ewelina Taylor, Diretora Global de Transportes da IKEA Supply Chain Operations: “Ambicionamos um transporte com zero emissões, movido a energia 100% renovável, até 2040. Este projeto na Catalunha, em conjunto com a IKEA Retail Spain, inclui a instalação de pontos de carregamento elétrico no centro de distribuição e representa um passo fundamental na descarbonização dos nossos fluxos logísticos em Espanha.”

A estratégia da IKEA centra-se em liderar a mudança no setor da logística, utilizando a sua escala para acelerar soluções reais que combinem eficiência, sustentabilidade e responsabilidade social.

Continue Reading

Comerciais

MAN lança primeiro camião elétrico de Natal

Published

on

Tradição e inovação unem-se num ato simbólico: o camião de Natal da MAN que este ano se estreia com propulsão 100% elétrica. A marca entregou ainda as duas primeiras estações de carregamento de alta potência para o futuro parque de carregamento de veículos comerciais do FC Bayern de Munique, na Allianz Arena.

O projeto, localizado no entroncamento rodoviário a norte de Munique, terá capacidade para carregar até 500 camiões e autocarros elétricos por dia. O lendário jogador do Bayern, Claudio Pizarro, recebeu simbolicamente as estações. A localização é ideal: conta com energia 100% verde, infraestruturas elétricas robustas e um espaço amplo.


Este parque irá apoiar não só o transporte de longa distância, mas também o primeiro autocarro totalmente elétrico do clube. O camião de Natal da MAN funcionou este ano com energia elétrica pela primeira vez. Tem por base um MAN eTGX com seis baterias e uma autonomia de até 570 km. Incorpora tecnologias avançadas como o MAN OptiView e sistemas de assistência em curva baseados em radar.

Dez funcionários da fábrica de Munique passaram seis semanas a decorá-lo; Utilizaram 150 metros de luzes LED, detalhes dourados e um logótipo iluminado; O resultado: um “trenó elétrico” que combina o espírito natalício com a mobilidade sustentável.

Até ao final de dezembro, o camião visitará creches, escolas, organizações sociais e fábricas da MAN em Munique, Nuremberga, Salzgitter e Wittlich.

A iniciativa, que vai já no seu 20º ano, continua a trazer alegria durante o Advento. Mas agora, também transmite uma mensagem clara: a sustentabilidade e a responsabilidade social caminham juntas e com este gesto, a MAN demonstra que a transição para a eletricidade não é apenas técnica.

Continue Reading

Ultimas do Fórum

  • por Bart1987
    Boas tardes. Não sei se me conseguem ajudar, tenho um carro de 94 em que a chave para abrir o carro vira tipo uns 80% mas só tentando várias vezes é...
  • por Etcetera
    Bons dias, Espero que tenham passado um Excelente Natal junto das vossas famílias. A minha mãe vai precisar de trocar o seu Peugeot 207 1.4 vti...
  • por KiianPT
    Que tipo de carros gostas? Mazda CX-5, Octavia, Superb, Karoq Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C...
  • por Tabby
    Bom dia, desde já agradeço a quem me possa ajudar com esta situação. Comprei em Novembro deste ano um smart fortwo coupe de 2019 com caixa...

Em aceleração