Gama de furgões elétricos PSA conquista troféu “Furgão Internacional do Ano” – Motorguia
Ligue-se connosco

Comerciais

Gama de furgões elétricos PSA conquista troféu “Furgão Internacional do Ano”

Published

on

O mais prestigiado prémio internacional premeia os modelos Peugeot e-Expert, Citroën ë-Jumpy, Opel Vivaro-e e Vauxhall Vivaro-e – um reconhecimento da relevância da estratégia de eletrificação da gama de Veículos Comerciais Ligeiros do Groupe PSA.



Desde 2019 que todos os novos modelos lançados pelo Grupo PSA propõem uma motorização 100% elétrica ou híbrida plug-in. O objetivo do Grupo é ter no mercado uma gama totalmente eletrificada em 2025.

A partir do final de 2021, a eletrificação dos seus Veículos Comerciais Ligeiros (VCL) irá abranger toda a gama de modelos que são propostos na Europa.

Um júri de 24 jornalistas de 24 países da Europa e Rússia, independentes e especializados atribuiu o prestigiado troféu “International Van Of The Year 2021” (IVOTY) aos modelos Peugeot e-Expert, Citroën ë-Jumpy, Opel Vivaro-e e Vauxhall Vivaro-e, os primeiros veículos eletrificados da gama VCL do Grupo.

Integrados num programa transversal, os novos Peugeot e-Expert, Citroën ë-Jumpy, Opel Vivaro-e e Vauxhall Vivaro-e foram projetados para disponibilizar, a todos os clientes – artesãos, profissionais, empresas, associações e administrações – prestações que não comprometem os valores de carga útil e volume de carga.

Todos beneficiam das mais recentes tecnologias e ajudas à condução, garantias de segurança e de conforto para os utilizadores.
Após a conquista do IVOTY 2019 por parte dos modelos Peugeot Partner, Citroën Berlingo Van, Opel Combo e Vauxhall Combo, este segundo troféu IVOTY alcançado no espaço de dois anos confirma a pertinência da nova geração de VCL do Groupe PSA e da sua estratégia de eletrificação.

Jarlath Sweeney, Presidente do júri IVOTY comentou, assim, a decisão: “Com este seu quarteto, o Groupe PSA lança no mercado europeu os primeiros furgões elétricos com uma autonomia superior a 300 quilómetros.

Eles beneficiam de uma qualidade de construção sólida, muito boas qualidades dinâmicas e, para além de um silêncio de operação superior, poucos são os que conseguem distinguir as sensações de condução das proporcionadas pelas versões diesel.”

“Com estas versões 100 por cento elétricas dos seus furgões, as quatro marcas da PSA dão um tremendo impulso à mobilidade elétrica no meio profissional, promovendo a democratização e a extensão do transporte de emissões zero.”

“Os furgões elétricos do Grupo PSA estabelecem novos padrões e contribuem com uma parcela de evolução. É exatamente isto que é exigido a uma ‘International Van of the Year’. O melhor de tudo é que cada marca da PSA desenvolveu derivativos elétricos dos seus modelos, do furgão fechado aos ‘shuttles’ para transporte de passageiros, sem comprometer a carga útil ou o volume de carga”.

“O novo quarteto de furgões elétricos da PSA leva ainda mais longe o conceito de integração máxima dos modos de propulsão, elétrica ou via combustão interna, assente na mesma plataforma. A sua autonomia é tal que podem ser propostas atrativas para todos os tipos de negócios, bem como para entregas do tipo ‘último quilómetro’.

Comerciais

Bosch e Qingling Motors colaboram nas células de combustível

Published

on

Em conjunto com o fabricante de veículos comerciais premium Qingling Motors, a Bosch estabeleceu uma joint venture na China, designada Bosch Hydrogen Powertrain Systems (Chongqing) Co. Ltd. A nova empresa irá desenvolver, montar e comercializar sistemas de célula de combustível para o mercado chinês.



O principal objetivo é reunir a tecnologia e experiência dos dois parceiros e contribuir para o desenvolvimento do mercado chinês de células de combustível e para a transformação da indústria automóvel local.

De acordo com o Energy Saving and New Energy Vehicle Technology Roadmap 2.0 da Sociedade Chinesa de Engenheiros Automóveis (China-SAE), mais de um milhão de veículos com sistemas de célula de combustível podem vir a ser registados na China até 2030. A joint-venture tem como objectivo fornecer todos os fabricantes de veículos chineses com este tipo de sistema.

Os componentes necessários para isso, como pilha de células de combustível, compressor de ar com electrónica de potência e unidade de controlo com sensores, têm como origem a Bosch, principalmente a fábrica de Wuxi.

A produção em pequena escala irá começar nessa fábrica este ano. Também em 2021, uma frota de teste de 70 camiões Qingling equipados com o Módulo de Célula de Combustível da Bosch irá fazer-se à estrada. O lançamento no mercado do sistema de célula de combustível está previsto para 2022/2023.

Continuar a ler

Comerciais

É um AVIA e é o primeiro camião elétrico desenvolvido em Espanha

Published

on

O operador logístico FM Logistic e CITYlogin, empresa especializada em logística da última milha e distribuição urbana de mercadorias, iniciou os testes do primeiro camião 100% elétrico desenvolvido e produzido em Espanha pela Avia Engenharia e Design.



O veículo em período de testes destina-se à logística urbana e vai ser testado na distribuição de mercadorias para uma loja do IKEA no centro de Madrid. O camião elétrico foi desenvolvido no âmbito do projeto europeu CIVITAS ECCENTRIC, no qual participaram a Câmara de Madrid, a FM Logistic, a Universidade Politécnica de Madrid e a Avia Engenharia e Design. A finalidade deste projeto europeu passa por melhorar a mobilidade urbana, “um dos grandes desafios que tem a Europa”, de acordo com estas empresas.

O desenvolvimento foi alinhado com as políticas europeias que constam do Acordo de Paris, nas quais os países assumem o desafio de limitar o aquecimento global e reconhecem a necessidade de uma resposta progressiva e eficaz à ameaça das alterações climáticas.

Este camião é um modelo de 12 toneladas de peso bruto e oferece uma autonomia de 120 km. Um carregamento completo é feito em 6 horas. Os primeiros testes foram realizados em redor da loja do IKEA e nas ruas ali perto.

Continuar a ler

Comerciais

Ford lança duas séries especias da Ranger que chegam em outubro

Published

on

A Ford apresentou duas novas versões da sua pick-up, Ranger, que vão chegar ao mercado europeu já no próximo mês de outubro. São elas as variantes Stormtrak e Wolftrak, de edição limitada e cujo objetivo é reforçar a gama da pick-up da oval azul com mais estilo e maior capacidade de carga.



A Stormtrak vai posicionar-se no topo da gama e assume caraterísticas premium, com um estilo diferenciado e que surge equipada com faróis LED e proteção inferior. O visual é reforçado por decalques exclusivos no capô e nas laterais, pára-choques traseiro em preto e barra desportiva.

Adicionalmente, o revestimento do piso da caixa de carga, a divisória de carga e a nova cobertura Power Roller Shutter da Ford estão incluídos no equipamento de série, proporcionando maior conveniência e versatilidade em tudo o que diz respeito à carga.
O interior está repleto de equipamento premium, com destaque para os bancos específicos que apresentam o mesmo couro flexível da icónica Ford Ranger Raptor, acentuado com logótipos Stormtrak bordados e gomos revestidos a tecido técnico.
Para além disso, este modelo está dotado de superfícies interiores em grafite escurecida e as costuras vermelhas combinam com a inconfundível paleta exterior da Stormtrak.

A produção desta nova variante será bastante limitada de modo a garantir a sua exclusividade, estando disponível em versão Cabine Dupla, com bancos confortáveis e maior habitabilidade, ou Super Cab, com mais espaço de carga.
Todas as versões da Ranger Stormtrak vão contar com o motor Diesel Ford EcoBlue 2.0 Bi-turbo de 213 cv de potência, um binário de 500 Nm e uma transmissão automática de 10 velocidades.
Por sua vez, a Ranger Wolftrak apresenta-se como uma pick-up arrojada e robusta, concebida para responder às necessidades dos clientes que trabalham ao ar livre e desejam um desempenho off-road.

Tendo por base a versão Ranger XLT, a Wolftrak é animada pelo motor Diesel Ford EcoBlue 2.0 com 170 cv, com opção de transmissão manual de seis velocidades ou automática de 10 velocidades.
O sistema selecionável de tração integral com função shift-on-the-fly, o bloqueio eletrónico do diferencial traseiro e os pneus todo-o-terreno são de série, de forma a assegurar a sua evolução, mesmo nas mais exigentes condições fora de estrada, contando com o apoio de uma configuração de tração integral com relações de caixa curtas (redutoras) para melhorar o desempenho em subidas íngremes e pisos macios.
A nova Ranger Wolftrak, dispõe de uma carga útil de 1,0 tonelada e 3.500 kg de peso máximo rebocável.

Continuar a ler
Publicidade

Estamos no Facebook

Newsletter

Em aceleração