Nova plataforma converte clássicos em elétricos – Motorguia
Ligue-se connosco

Notícias

Nova plataforma converte clássicos em elétricos

Published

on

A empresa californiana Zero Labs Automotive desenvolveu uma plataforma elétrica que pode ser adaptada automóveis clássicos convertendo-os em modelos elétricos, prolongando assim o seu tempo de vida, considerando que o futuro se adivinha difícil para modelos a combustão, especialmente para os mais veteranos.



Tendo já desenvolvido o seu primeiro projeto sobre esta plataforma, um Ford Bronco, esta empresa sediada na Califórnia, Estados Unidos, mostra num vídeo de apresentação a versatilidade da sua plataforma que pode ser adaptada a várias carroçarias de modelos clássicos, sendo que para já o foco está em modelos SUV ou todo o terreno como os Toyota BJ40 ou os Land Rover Série III.

Equipada com um motor elétrico no eixo traseiro com 300 cv de potência e a opção de equipar um motor equivalente no eixo dianteiro, esta plataforma possui o compartimento das baterias na sua base e pode ser ajustada em termos de distância entre eixos para cada modelo de clássico considerado e o seu ano de produção específico. Em função do desenvolvimento de novas baterias, estas poderão ser substituídas no futuro por modelos mais atualizados e de maior rendimento.

A Zero Labs ainda não anunciou o custo desta plataforma, mas na sua página o custo de adaptar um Land Rover Série III 109 ronda os 185 mil dólares, qualquer ciosa como 153 mil euros.

Notícias

Ebro está de regresso com uma pick-up elétrica

Published

on

A Ebro Ecopower será uma pick-up elétrica totalmente desenvolvida em Espanha que marcará o regresso da marca após ter estado desaparecida desde os anos 80 do século passado.



Conhecida pelo fabrico de tratores e camiões a espanhola Ebro cessou a atividade em 1987, mas agora a marca tem planos para renascer e esses passam pelo lançamento de uma pick-up totalmente elétrica denominada Ecopower.

Equipada com dois motores elétricos que lhe darão uma potência total de 201 cv e uma autonomia de 400 quilómetros, a EcoPower será produzida na fábrica de Barcelona que atualmente ainda é pertença da Nissan, mas que no final deste ano deixará de estar sob a responsabilidade do construtor japonês.

Com um comprimento de quase cinco metros e uma largura a rondar os dois a EcoPower terá quatro tomadas para carregamento e para ligar outros elementos e também painéis solares instalados no capot e no tejadilho de forma a garantir alguma autonomia sem ser necessário parar para recarregar as baterias.

A marca estima que esta nova pick-up elétrica seja uma concorrente da Tesla Cybertruck e a sua chegada ao mercado está prevista para o terceiro trimestre de 2022.

Continuar a ler

Notícias

Tesla planeia limpar para-brisas com lasers

Published

on

A Tesla conseguiu recentemente patentear a ideia de um sistema inovador para remover a água do para-brisas recorrendo a lasers.



Esta solução utilizará lasers colocados no capot dos modelos da Tesla, mais ou menos onde habitualmente vemos as saídas dos esguichos do limpa para-brisas, e esses lasers serão os responsáveis pela limpeza da superfície vidrada.

Pelo que se pode deduzir do diagrama deste sistema não será apenas o para-brisas dianteiro o contemplado, mas também as outras áreas com vidro.

De momento ainda não há nada concreto quanto à implementação desta tecnologia num próximo modelo, mas com esta patente a Tesla demonstra a vontade de desenvolver este tipo de solução.

Continuar a ler

Notícias

Gran Turismo 7 acelera para 4 de março

Published

on

O jogo para Playstation Gran Turismo 7 já tem data de lançamento marcada. Será no dia 4 de março de 2022 que já se poderá acelerar nesta nova geração de um dos mais bem sucedidos jogos de simulação para consolas.



Com o anúncio da data de lançamento a editora do jogo, a Polyphony Digital, revelou também um teaser com algumas imagens do Gran Turismo 7 onde se pode ter uma ideia dos inúmeros circuitos disponíveis:

Continuar a ler
Publicidade

Estamos no Facebook

Newsletter

Em aceleração