SkyDrive testa carro voador com piloto a bordo – Motorguia
Ligue-se connosco

Curiosidades

SkyDrive testa carro voador com piloto a bordo

Published

on

O sonho do carro voador é tão antigo quanto o nascimento do carro e do avião e ao longo da história várias têm sido as tentativas de desenvolver uma máquina deste género, umas mais racionais, outras mais loucas.



Desta feita a ideia vem do Japão por iniciativa da SkyDrive num projeto denominado Cartivator que agora realizou um vôo com um piloto a bordo que pairou a uma altura entre um a dois metros durante quatro minutos num recinto protegido por uma rede.

O projeto Cartivator começou em 2012 e contou com fundos de grandes nomes da indústria nipónica como a Toyota ou a Panasonic. O seu mentor, Tomohiro Fukuzawa, refere que “dos cerca de 100 projetos de carro voador no mundo, apenas uma meia-dúzia tiveram sucesso num vôo com uma pessoa a bordo e neste momento o maior desafio é mesmo a segurança de um aparelho deste género”.

De momento o Cartivator, que parece mais uma moto voadora que um carro, é totalmente elétrico e só tem uma autonomia de dez minutos. Naturalmente um veículo deste tipo apresenta enormes desafios não apenas máquina que é onde o peso das baterias é um obstáculo como pelo tipo de veículo que é que implica mexer com regras de tráfego aéreo e também com outras infraestruturas necessárias à sua comercialização e “democratização”.

Ainda não é desta que as cidades do mundo se tornam urbes voadoras como nos desenhos animados dos Jetsons, mas o vídeo do vôo do Cartivator não deixa de ser uma espécie de antevisão do que poderá um dia vir a ser uma realidade:

Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Curiosidades

O rugido de um anjo

Published

on

A Toyota lançou um vídeo onde o foco é o som do motor do Lexus LFA que foi lançado pela marca em 2010 e esse vídeo tem mais de três horas, sim, leu bem, mais de três horas.



Muitos ouvem sons de água, de chuva, da natureza ou de música relaxante para conseguirem dormir, mas se calhar alguns “petrolheads” mais apaixonados pelos motores irão adorar adormecer ao som do V10 que equipa o Lexus LFA de 2010 e para isso podem ver um vídeo de três horas que o canal Toyota Times lançou recentemente.

Este vídeo conta apenas com o som deste motor que foi desenvolvido de forma a ter a melhor banda sonora possível de uma motorização com esta arquitetura. De acordo com Yusuke Nakayama, um dos responsáveis pelo desenvolvimento deste motor, “nas nossas simulações ao acrescentar dois cilindros a um motor V8 a 90º percebemos que o som não era o ideal devido às oscilações entre as ignições nos cilindros e por isso decidimos desenvolver um V10 a 72º”. Ainda segundo Nakayama, este motor tem o “rugido de um anjo”.

Continuar a ler

Curiosidades

Uma escola especial com a Porsche

Published

on

A Porsche Track Experience é uma iniciativa da marca alemã que proporciona a emoção da condução em pista com a aprendizagem dada por monitores especializados.



Celebrando o 50º aniversário desde que começou em 1974 com a então denominada Porsche Sportfahrschule, o construtor alemão comemorou o aniversário da Porsche Track Experience condignamente e fez este pequeno vídeo com imagens de vários momentos desta “escola especial” ao longo da sua história:

Continuar a ler
Publicidade

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

  • por skoll1975
    Bom dia Tenho uma Fiat Doblo de 2005 e de um momento para o outro a viatura parece que ficou possuída. A viatura simplesmente desliga o painel de...
  • por Pneucareca
    Começam a circular as primeiras informações/rumores da próxima geração do C-Suv da Renault. Será inspirado no concept Emblem e não deverá...
  • por juliogomes26297
    Boas pessoal quero comprar um carro comercial e vi uns clio 1.5 dci, qual é opinião de vocês sobre esses carro, motor e o preço deles? ...
  • por FilipeC2
    Boas Ando de olho nos Qashqai 1.5 dci por volta do ano 2010. Com 7 ou 8 k ja se vê algo sem muitos km. Antigamente não gostava nada desse motor,...

Em aceleração