Curiosidades
SkyDrive testa carro voador com piloto a bordo
O sonho do carro voador é tão antigo quanto o nascimento do carro e do avião e ao longo da história várias têm sido as tentativas de desenvolver uma máquina deste género, umas mais racionais, outras mais loucas.
Desta feita a ideia vem do Japão por iniciativa da SkyDrive num projeto denominado Cartivator que agora realizou um vôo com um piloto a bordo que pairou a uma altura entre um a dois metros durante quatro minutos num recinto protegido por uma rede.
O projeto Cartivator começou em 2012 e contou com fundos de grandes nomes da indústria nipónica como a Toyota ou a Panasonic. O seu mentor, Tomohiro Fukuzawa, refere que “dos cerca de 100 projetos de carro voador no mundo, apenas uma meia-dúzia tiveram sucesso num vôo com uma pessoa a bordo e neste momento o maior desafio é mesmo a segurança de um aparelho deste género”.
De momento o Cartivator, que parece mais uma moto voadora que um carro, é totalmente elétrico e só tem uma autonomia de dez minutos. Naturalmente um veículo deste tipo apresenta enormes desafios não apenas máquina que é onde o peso das baterias é um obstáculo como pelo tipo de veículo que é que implica mexer com regras de tráfego aéreo e também com outras infraestruturas necessárias à sua comercialização e “democratização”.
Ainda não é desta que as cidades do mundo se tornam urbes voadoras como nos desenhos animados dos Jetsons, mas o vídeo do vôo do Cartivator não deixa de ser uma espécie de antevisão do que poderá um dia vir a ser uma realidade:
Curiosidades
Sem lugar de estacionamento? Põe-se o Ferrari na varada!
O proprietário de um Ferrari 296 GTB quis guardar melhor o seu bólide para o inverno, mas o condomínio onde mora não lhe cedeu um lugar de estacionamento extra e por isso ele decidiu meter o Ferrari na varanda!
A estranha situação aconteceu na cidade de Viena, na Áustria onde um comerciante de partes automóveis que detém vários modelos desportivos decidiu que o seu Ferrari 296 GTB devia ficar ao abrigo dos rigorosos invernos daquele país. Como não lhe foi cedido mais um lugar de garagem no seu prédio ele inspirou-se nos milionários que têm as suas preciosidades automóveis na sala, por exemplo, e encarregou-se de colocar o seu Ferrari na sua varanda. Contratou uma grua e colocou o 296 GTB na sua varanda, documentando o momento num vídeo para o Tik Tok. Tudo correu bem durante uma semana pois não tardou que inspetores de segurança civil ordenassem que o carro fosse removido da varanda alegando que se tratava de uma situação que colocava em risco a segurança caso acontecesse um incêndio. O resultado foi que o Ferrari foi retirado da varanda mais uma vez por uma grua e passou a ficar guardado no armazém do comerciante de peças.
Curiosidades
A nova Gymkhana de Travis Pastrana arrasa na Austrália
-
Notícias2 semanas agoAudi GT50 Concept celebra o motor de 5 cilindros
-
Motos1 semana agoDois italianos batem recorde do Guiness numa Ducati Scrambler
-
Comerciais1 semana agoIsuzu comemora 3 milhões de pick-up exportadas desde a Tailândia
-
Notícias1 semana agoNovo Nissan Micra já tem preços
-
Notícias2 semanas agoGNR aumenta fiscalização ao álcool até domingo
-
Notícias2 semanas agoFórmula 1 regressa a Portugal em 2027
-
Manutenção2 semanas agoEquipe o seu carro para o inverno
-
Curiosidades5 dias agoSem lugar de estacionamento? Põe-se o Ferrari na varada!
