Notícias
Tribunal obriga estado a devolver ISV de carro importado
O Tribunal Administrativo e Fiscal de Almada obrigou o Estado a anular o Imposto Sobre Veículos (ISV) cobrado indevidamente a uma cidadã que comprou em 2015 um automóvel usado de 2012 na Alemanha e que importou para o nosso país.
Já várias vezes o Fisco tem sido obrigado a devolver o valor cobrado indevidamente com o ISV aos automóveis usados importados da Comunidade Europeia para o nosso país, sempre que os compradores decidem colocar o Fisco em tribunal pela irregularidade da cobrança do ISV. No entanto, até agora essas decisões têm sido sempre emanadas pelos tribunais arbitrais e sempre a favor do contribuinte já que esses tribunais dão razão ao contribuinte por considerarem que essa cobrança de ISV vai contra as normas e leis comunitárias.
A própria Comissão Europeia já apontou o dedo ao Estado Português sobre a forma irregular como a fiscalidade incide sobre os modelos importados pois o ISV é calculado em função da cilindrada, da idade, da taxa de emissões e ainda da componente do gasóleo. Se a taxa de idade varia com os anos do veículo, o mesmo não acontece com os restantes parâmetros, o que faz com que um carro com cinco anos por exemplo seja taxado nesses pontos como um novo, o que cria uma anomalia no valor do carro em relação ao mercado, o que viola as normas de abertura do próprio mercado europeu.
Até aqui as decisões dos tribunais arbitrais têm sido sempre a favor do contribuinte, mas obrigam a que o Fisco pague apenas a diferença do ISV cobrado a mais, mas o contribuinte tem sempre de pagar o ISV. Desta vez foi um tribunal administrativo e fiscal quem decidiu a favor do contribuinte e a diferença desta decisão está no facto da Autoridade Tributária ser obrigada a pagar a totalidade do ISV e também as despesas do processo.
Neste caso, a decisão do Tribunal Administrativo de Almada refere que “Um Estado-Membro não pode cobrar um imposto sobre os veículos usados importados, calculado com base num valor superior ao valor real do veículo, tendo como efeito uma tributação mais onerosa destes relativamente à dos veículos usados similares disponíveis no mercado nacional” e justifica o porquê da Autoridade Tributária ter de devolver o ISV cobrado pois “O ato de liquidação foi anulado e a liquidação não pode ser corrigida porque a legislação que tinha sido aplicada estava em desconformidade com o direito comunitário”.
Como se trata de uma ação que não ultrapassa os cinco mil euros, esta decisão não está sujeita a recurso pelo que o Fisco terá mesmo de acatar a decisão do tribunal.
Notícias
Audi revela o interior do novo Q9
O Audi Q9 será o novo porta estandarte da marca dos anéis e para aguçar o apetite dos mais curiosos a Audi já revelou as primeiras imagens do interior.
As primeiras imagens oficiais divulgadas do futuro Audi Q9 são do interior, o que reforça a vontade da marca de estabelecer novos patamares de espaço e de exclusividade com aquele que será o seu futuro topo de gama. Com uma lotação que pode ir até aos sete lugares, o habitáculo do Q9 foi pensado para ser um “santuário” para a família, as longas viagens e os negócios. O acesso é facilitado por portas de abertura elétrica e o ambiente no interior pode variar em luminosidade graças a um teto panorâmico com transparência variável.
O novo Q9 conta com um sistema de som 4D de última geração da Bang & Olufsen, os bancos todos têm ajuste elétrico, sendo a segunda fileira composta por dois bancos individuais e a terceira com uma linha de três bancos.
Os detalhes técnicos e mais informação sobre o novo Audi Q9 ainda não foram divulgados e isso só acontecerá quando este SUV topo de gama for apresentado no próximo mês de julho.






Notícias
Jaguar já tem nome para o seu novo modelo
O modelo que assinala a nova era da Jaguar vai chamar-se Type 01 e a sua apresentação ao mundo está programada para o próximo mês de setembro.
O Jaguar Type 01 representa “um reinício total da marca” e quem o diz é o Managing Director da marca britânica, Rawdon Glover. Este GT totalmente elétrico vem reposicionar a marca como fabricante de modelos de elevado luxo e um dos protótipos já “desfilou” pelas ruas do Mónaco com o piloto português António Félix da Costa aos comandos. Mesmo que ainda bem camuflado este protótipo do Type 01 fez marcar bem a sua presença.
O nome Type 01 recupera a tradição de nomear os modelos com “Type”, tal como os emblemáticos C-Type, E-Type, ou F-Type e neste caso o “0” representa as zero emissões por ser um modelo totalmente elétrico e o “1” por ser o primeiro modelo desta nova era da Jaguar.
Para já pouco se sabe sobre as características técnicas do novo Jaguar type 01, apenas se estima que terá três motores elétricos capazes de uma potência combinada de mais de 1.000 cv e um binário superior aos 1.300 Nm.
-
Notícias2 semanas agoToyota bate o seu recorde de vendas mundial
-
Motos5 dias agoExposição de motos no Teatro Capitólio
-
Notícias2 semanas agoSkoda mostra os esboços do interior do Epiq
-
Notícias2 semanas agoO Nissan Terrano vai voltar
-
Motos1 semana agoMiguel Oliveira de fora na próxima ronda do WSBK
-
Manutenção2 semanas agoOs “sinais de fumo” do escape
-
Comerciais2 semanas agoDAF lança simulador de percursos para camiões elétricos
-
Notícias1 semana agoNovo Honda Prelude chega no verão e já tem preço

